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Data de publicação:

abr. 20, 2021

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O que é SEO e como funciona?

O que é SEO e como funciona?

O SEO é uma técnica de marketing digital que coloca páginas e artigos no topo das pesquisas do Google.

De fato, o que é o SEO? Para explicar como um todo, primeiro é preciso entender que SEO é um conjunto de técnicas de marketing digital para tornar sites e conteúdos de BLOGs relevantes para que os mecanismos de buscas os posicionem no topo das pesquisas. A sigla significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismo) e é por meio das estratégias de SEO que o público-alvo chega ao seu site de acordo com cada pesquisa.  

Existem diversas estratégias de SEO, sendo elas fixas ou variáveis. Um site com uma boa estruturação de SEO consegue chegar às primeiras páginas do Google com a técnica certa, mas é com o BLOG que você atinge os melhores resultados de SEO criando conteúdos para cada tipo de pesquisa. 

SEO é a estratégia de marketing digital mais consistente para conseguir resultados. Quanto mais alta a classificação do seu site nos mecanismos de busca, mais visível seu negócio está para o público, aumentando o tráfego do seu site e gerando vendas.

Com uma boa estratégia de SEO em uma operação de 12 meses, por exemplo, você passa de 2 a 5 anos colhendo resultados sem depender de anúncios. Para isso, você precisa entender de fato como funciona o SEO e quais os desafios e oportunidades dele no Marketing Digital.  

Como funciona o SEO do Google?

Como funciona o SEO do Google?

Como funciona o SEO do Google? Os robots do Google leem os conteúdos de sites e blogs constantemente para distribuir as melhores respostas para cada pesquisa. Com as novas atualizações, as páginas que tiverem os melhores conteúdos com respostas objetivas ganham o topo das pesquisas. Para entregar a melhor resposta, você não pode confundir os robosts do Google, que leem os conteúdos em estruturas de títulos de H1, H2, H3, H4, etc. Nunca deixe um título sem resposta e nunca mude a ordem de estruturação de títulos nos seus códigos do site.  

Qual a melhor técnica de SEO?

Qual a melhor técnica de SEO?

Com as novas atualizações, a melhor técnica de SEO é ser objetivo nas respostas de cada título e manter a estrutura de H1, H2, H3, H4, etc, para que os robôs do Google tenham a melhor percepção do seu conteúdo. Além disso, é importante (mas não essencial) você ter backlinks direcionados para o seu site e uma certa autoridade no seu domínio.


Na sua estratégia de SEO, se você tem um site com autoridade média significa que é preciso apostar em pesquisas com autoridades médias. Por isso, antes de criar qualquer conteúdo ou página, faça uma análise anterior relacionada às pesquisas.

Quanto tempo até o SEO funcionar?

Quanto tempo até o SEO funcionar?

Quanto tempo até o SEO funcionar de fato? Com as novas atualizações dos algoritmos do Google, um site pode chegar as primeiras página do Google com menos de 30 dias se ele tiver a melhor resposta para aquela pesquisa. Entretanto, ainda é plausível avaliar o tempo para resultados de SEO entre 4 e 12 meses.


Como falamos no primeiro parágrafo deste artigo, uma estratégia de SEO eficiente garante resultados de tráfego de 2 a 5 anos com tranquilidade. Nós temos um artigo que mede e mostra exatamente quanto tempo para ter resultados com o site no SEO. Leia.

SEO On-Page e SEO Off-Page, qual a diferença?

SEO On-Page e SEO Off-Page, qual a diferença?

SEO On-Page faz referência às mudanças que você faz em seu site e que afetam o SEO, como adicionar um sistema XML para impulsionar seu SEO. SEO Off-Page faz referência a estratégias fora do seu site, como construção de links para conteúdos de pilar.


Apesar de serem técnicas de SEO comprovadas, elas não são essenciais a ponto de definir os resultados dos mecanismos de pesquisas. Como dissemos, o Google quer a melhor resposta para cada pesquisa, e o seu conteúdo é cada vez mais fundamental acima de tudo isso.

O que são os backlinks e eles ainda importam?

O que são os backlinks e eles ainda importam?

Os backlinks são links de outros sites que direcionam para o seu site. Basicamente, é como você estar lendo algum conteúdo deste site e eu disser, por exemplo, que existe um conteúdo de uma agência especializada em saúde que pode te ajudar. Ao gerar esta ação, direciono você do site A para o site B, e ainda gero autoridade para o site que está sendo direcionados.


Entretanto, esta é uma estratégia que deve ser usada com cautela. O Google pune severamente todos os links de sites sem autoridade ou que são suspeitos, e você cai no número de pesquisas. Por isso, nunca compre backlinks e faça parcerias com seus amigos, clientes, fornecedores e troque informações no BLOG ou site.

Fatores SEO que reinam até hoje e além.

Agora que você já viu o básico, podemos aprofundar. Vamos cobrir fatores críticos em SEO. Lembre-se: ele muda constantemente e o resultado de hoje pode mudar em alguns meses.

Conteúdo relevante e otimizado sempre vence

Existem diversos fatores técnicos de SEO – texto âncora, estrutura do site, estrutura da URL e etc.

Esses detalhes são importantes, mas o que sustenta tudo isso é o conteúdo otimizado de alta qualidade. Acertando o restante do SEO será facilitado.

Para estar na primeira página do Google, você precisa de conteúdo:

  •   Relevante
  • Bem Otimizado
  • Que ganhe link

Por conteúdo de qualidade entende-se:

 

  • Palavras-chaves são cruciais, mas o contexto importa mais.

Agora os rastreadores Google        analisam o contexto e procuram por palavras chaves secundárias relacionadas que transmitem a intenção do pesquisador.

 

  •   Inclusão de títulos claros e ricos em palavras-chave, meta descrição, atributos alt, tags H! e URLs. Esses fatores conversam com o Google e informam sua relevância, ajudando no ranqueamento.
  •  O Comprimento importa, mas a relevância importa muito mais. Segundo o Google: “A quantidade de conteúdo necessária para que a página seja satisfatória depende do tópico e da finalidade da página. “

 

Ou seja: Todo o conteúdo escrito deve ser escrito primeiramente para humanos e em segundo lugar, otimizado para o Google.

Metadados importam

Metadados são o título e um pequeno resumo que aparecem em cada resultado de pesquisa. Eles informam ao usuário o que esperar ao clicar na página.

 

Como otimizar metadados:

 

  •  Use palavras-chave relevantes, mas não repetitivas e também busque variações no título e na descrição.
  •  Seja sucinto, mas não muito. O Google corta meta descrições que ultrapassem 160 caracteres, tente usar menos que isso.
  • Tenha clareza e concisão. Os usuários devem saber o que esperar do seu link com informações claras.

 

Pense neles como anúncios do seu conteúdo. Entre tantos resultados, por que o seu deve ser escolhido? Ao encorajar cliques usando a meta, o tráfego será direcionado, desencadeando mais tráfego.

Sobre os Links:

Links informam ao Google que outros sites consideram o conteúdo útil e relevante. Então, quanto mais links relevantes e de alta qualidade você adquirir, maior a probabilidade de classificação nos termos-chave relacionados.

A qualidade é mais importante que a quantidade. Caso invista na construção de links, direcione os links vindos de sites com autoridade e tráfego altos.

A experiência de usuário (UX) afeta suas classificações

A experiência de usuário depende de vários fatores, como layout, infraestrutura, conteúdo... É algo difícil de medir.

 

Para vencer no SEO se colocar no lugar do usuário afim de oferecer uma boa e se possível excelente experiência, é fundamental!  Algumas dicas para essa prioridade:

 

  • Seu site deve ser fácil de navegar. Nada se encontra em bagunça física, muito menos virtual. Garantir uma localização rápida, passa pela máxima “quanto mais simples, melhor”. Menus suspensos, barras de navegação, links internos e uma pesquisa site ajudarão.

 

  •   Velocidade Importa. Muitos usuários desistem de um site ao se depararem com demora. Em um mundo ideal, carregamentos levariam apenas 2 segundos, mas para isso, todo um trabalho de compactação de imagens, vídeos, otimização de códigos e estrutura, além de servidores mais rápidos, precisa ser feito. Como PageSpeed Insight, é possível analisar sua velocidade.

 

  • Certifique-se de que o tempo na página e o CTR sejam altos, enquanto a taxa de rejeição deve ser baixa. Não são fatores diretos de classificação, mas a geração de um alto envolvimento ajuda de forma indireta. Usuários felizes deixam o Google feliz. Além de que bons sites ganham indicações espontâneas entre as pessoas.

 Conforme a inteligência do Google aumenta, a tendência de a experiência do usuário ter um papel ainda mais relevante é uma aposta.

O celular é mais importante do que nunca.

Mais de 50% das pesquisas são realizadas por dispositivos móveis. Em 2018 o Google decidiu priorizar esses usuários, mudando sua indexação.

 

Baseado nisso, o Google recomenda o investimento em um design responsivo. Um conteúdo acessível em todos os formatos e tamanhos, é fundamental! Precisar sair do celular para abrir um site no notebook pode ser a diferença entre uma venda realizada e a desistência.

A pesquisa de voz

A busca por voz já foi tímida e repleta de erros. Quem nunca disse algo em uma pesquisa por voz e leu um significado completamente diferente na tela do celular? Com o avanço da tecnologia, hoje temos até Smart TVs com controles com pesquisa por voz integrados. Provavelmente a tendência será de crescimento.

 

Em contrapartida, 72% dos profissionais de marketing não possuem planos de otimização para pesquisas por voz. Talvez não seja o primeiro item da lista de prioridades, mas a otimização por voz auxilia em estratégias de pesquisa semântica.

 

As pessoas usam em suas pesquisas a linguagem comum ao dia a dia, falada. Então os seguintes passos são interessantes para que você seja localizado:

 

 

  •  Responda perguntas e use uma linguagem natural no conteúdo. Talvez aquele termo ultra técnico não seja interessante ou palavras pouco conhecidas. Use sinônimos.
  • Otimize trechos em destaque.
  •   Crie e marque páginas de Q&A (Perguntas e respostas).

 

Este item não é obrigatório, mas pode te deixar à frente em alguns anos. Lembre-se: O Google segue tendências.

Conclusão

Trabalhar com SEO nos coloca fora da zona de desconforto, mas é muito recompensador. Não existem fórmulas mágicas e o trabalho passa por olhar além das regras e práticas recomendadas e descobrir o que funciona para o seu site ou cliente e não ter medo de mudar tudo quando parar de funcionar.

 

Meu conselho final é este:

  • Teste
  • Observe seus concorrentes
  • Invista nas melhores práticas

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