Como funciona o SEO do Google? Os robots do Google leem os conteúdos de sites e blogs constantemente para distribuir as melhores respostas para cada pesquisa. Com as novas atualizações, as páginas que tiverem os melhores conteúdos com respostas objetivas ganham o topo das pesquisas. Para entregar a melhor resposta, você não pode confundir os robosts do Google, que leem os conteúdos em estruturas de títulos de H1, H2, H3, H4, etc. Nunca deixe um título sem resposta e nunca mude a ordem de estruturação de títulos nos seus códigos do site.
Com as novas atualizações, a melhor técnica de SEO é ser objetivo nas respostas de cada título e manter a estrutura de H1, H2, H3, H4, etc, para que os robôs do Google tenham a melhor percepção do seu conteúdo. Além disso, é importante (mas não essencial) você ter backlinks direcionados para o seu site e uma certa autoridade no seu domínio.
Na sua estratégia de SEO, se você tem um site com autoridade média significa que é preciso apostar em pesquisas com autoridades médias. Por isso, antes de criar qualquer conteúdo ou página, faça uma análise anterior relacionada às pesquisas.
Quanto tempo até o SEO funcionar de fato? Com as novas atualizações dos algoritmos do Google, um site pode chegar as primeiras página do Google com menos de 30 dias se ele tiver a melhor resposta para aquela pesquisa. Entretanto, ainda é plausível avaliar o tempo para resultados de SEO entre 4 e 12 meses.
Como falamos no primeiro parágrafo deste artigo, uma estratégia de SEO eficiente garante resultados de tráfego de 2 a 5 anos com tranquilidade. Nós temos um artigo que mede e mostra exatamente
quanto tempo para ter resultados com o site no SEO. Leia.
SEO On-Page faz referência às mudanças que você faz em seu site e que afetam o SEO, como adicionar um sistema XML para impulsionar seu SEO. SEO Off-Page faz referência a estratégias fora do seu site, como construção de links para conteúdos de pilar.
Apesar de serem técnicas de SEO comprovadas, elas não são essenciais a ponto de definir os resultados dos mecanismos de pesquisas. Como dissemos, o Google quer a melhor resposta para cada pesquisa, e o seu conteúdo é cada vez mais fundamental acima de tudo isso.
Os backlinks são links de outros sites que direcionam para o seu site. Basicamente, é como você estar lendo algum conteúdo deste site e eu disser, por exemplo, que existe um conteúdo de uma agência especializada em saúde que pode te ajudar. Ao gerar esta ação, direciono você do site A para o site B, e ainda gero autoridade para o site que está sendo direcionados.
Entretanto, esta é uma estratégia que deve ser usada com cautela. O Google pune severamente todos os links de sites sem autoridade ou que são suspeitos, e você cai no número de pesquisas. Por isso, nunca compre backlinks e faça parcerias com seus amigos, clientes, fornecedores e troque informações no BLOG ou site.
Agora que você já viu o básico, podemos aprofundar. Vamos cobrir fatores críticos em SEO. Lembre-se: ele muda constantemente e o resultado de hoje pode mudar em alguns meses.
Existem diversos fatores técnicos de SEO – texto âncora, estrutura do site, estrutura da URL e etc.
Esses detalhes são importantes, mas o que sustenta tudo isso é o conteúdo otimizado de alta qualidade. Acertando o restante do SEO será facilitado.
Para estar na primeira página do Google, você precisa de conteúdo:
Por conteúdo de qualidade entende-se:
Agora os rastreadores Google analisam o contexto e procuram por palavras chaves secundárias relacionadas que transmitem a intenção do pesquisador.
Ou seja: Todo o conteúdo escrito deve ser escrito primeiramente para humanos e em segundo lugar, otimizado para o Google.
Metadados são o título e um pequeno resumo que aparecem em cada resultado de pesquisa. Eles informam ao usuário o que esperar ao clicar na página.
Como otimizar metadados:
Pense neles como anúncios do seu conteúdo. Entre tantos resultados, por que o seu deve ser escolhido? Ao encorajar cliques usando a meta, o tráfego será direcionado, desencadeando mais tráfego.
Links informam ao Google que outros sites consideram o conteúdo útil e relevante. Então, quanto mais links relevantes e de alta qualidade você adquirir, maior a probabilidade de classificação nos termos-chave relacionados.
A qualidade é mais importante que a quantidade. Caso invista na construção de links, direcione os links vindos de sites com autoridade e tráfego altos.
A experiência de usuário depende de vários fatores, como layout, infraestrutura, conteúdo... É algo difícil de medir.
Para vencer no SEO se colocar no lugar do usuário afim de oferecer uma boa e se possível excelente experiência, é fundamental! Algumas dicas para essa prioridade:
Conforme a inteligência do Google aumenta, a tendência de a experiência do usuário ter um papel ainda mais relevante é uma aposta.
Mais de 50% das pesquisas são realizadas por dispositivos móveis. Em 2018 o Google decidiu priorizar esses usuários, mudando sua indexação.
Baseado nisso, o Google recomenda o investimento em um design responsivo. Um conteúdo acessível em todos os formatos e tamanhos, é fundamental! Precisar sair do celular para abrir um site no notebook pode ser a diferença entre uma venda realizada e a desistência.
A busca por voz já foi tímida e repleta de erros. Quem nunca disse algo em uma pesquisa por voz e leu um significado completamente diferente na tela do celular? Com o avanço da tecnologia, hoje temos até Smart TVs com controles com pesquisa por voz integrados. Provavelmente a tendência será de crescimento.
Em contrapartida, 72% dos profissionais de marketing não possuem planos de otimização para pesquisas por voz. Talvez não seja o primeiro item da lista de prioridades, mas a otimização por voz auxilia em estratégias de pesquisa semântica.
As pessoas usam em suas pesquisas a linguagem comum ao dia a dia, falada. Então os seguintes passos são interessantes para que você seja localizado:
Este item não é obrigatório, mas pode te deixar à frente em alguns anos. Lembre-se: O Google segue tendências.
Trabalhar com SEO nos coloca fora da zona de desconforto, mas é muito recompensador. Não existem fórmulas mágicas e o trabalho passa por olhar além das regras e práticas recomendadas e descobrir o que funciona para o seu site ou cliente e não ter medo de mudar tudo quando parar de funcionar.
Meu conselho final é este:
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