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Data de publicação:

abr. 16, 2021

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Como diagnosticar queda no ranking do site

como diagnosticar queda no ranking do site
Para saber como diagnosticar queda no ranking do site nos mecanismos de buscas, a melhor ferramenta é o próprio Google Search. Se as impressões do site ou da página caem de repente consideravelmente, verifique as posições de cada palavra-chave relacionada. Atualizar a página com novos conteúdos é um bom caminho, mas não é garantia de recuperação no ranking. 

E fato é que existem milhares de motivos pelos quais uma página pode sofrer declínios e em alguns casos até um SEO experiente pode ter dificuldade para saber o que está acontecendo. Alguns SEOs perguntam: “Meu site está perdendo as classificações da página inicial, mas as páginas internas estão bem classificadas. Qual poderia ser a razão para isso?” E o problema pode ser ainda mais frustrante quando algumas páginas de um site estão diminuindo, enquanto outras apresentam aumento.

Como colocar meu site na primeira página do Google grátis? Vou abordar cada um dos pontos abaixo e te ajudar a sair dessa encrenca:
  • Observe o quadro geral
  • Identifique as perdas
  • Verifique seus links
  • Ponto Chave.

O que fazer quando o site perde classificação

Quando você perde classificação de um site nos mecanismos de buscas, deve-se atualizar a página ou criar novos conteúdos relacionados com outras páginas. Receber novos backlinks de sites de autoridade para a página que está perdendo classificação pode ajudar, mas novamente digo que não é uma garantia. É preciso entender que ganhar e perder posições no Google vai se tornar cada vez mais normal com as atualizações pós 2021.

1. Observe o quadro geral

É importante que você tenha uma visão geral dos seus esforços de SEO, especialmente se seu site está em constante mudança.


Caso sua página inicial esteja em queda, mas as páginas internas estão crescendo – pode não ser um grande problema, se seu tráfego e leads gerais estiverem crescendo constantemente.



Entenda os objetivos e metas do seu site no que diz respeito ao SEO. Ao não ter objetivos gerais, você pode ser empurrado para baixo tentando arrumar coisas que não estão quebradas, prejudicando a longo prazo o seu site.


2. Quais são as perdas?

Mesmo sem conseguir identificar a razão da recusa de uma página, você deve ser capaz de ver sua origem.


Analisando o rastreamento de classificações e configurando análises, você poderá ver quais palavras-chaves estão caindo de classificação.


Se você não conseguir ver nenhuma queda na posição de sua página inicial, é necessário observar quais tipos de tráfego estão diminuindo. Algumas vezes problemas técnicos podem fazer páginas caírem nas SERPes. Especialmente na versão mobile de um site. O comportamento do pesquisador pode também impactar o tráfego de páginas específicas.


Se as suas páginas estão segmentando palavras-chave que diminuem no volume geral de pesquisas, seu tráfego vai cair.

A melhor alternativa para um volume de pesquisa baixo é trabalhar para criar interesse geral, e isso não necessariamente é feito nas páginas de resultados do Google.


3. Verifique seus links

Não há nada de errado com páginas internas ultrapassando uma página inicial. Pode até ser bastante benéfico para algumas empresas. O segredo é garantir nas páginas internas um caminho claro para a primeira página. Isso ajuda os visitantes que encontraram seu site pela primeira vez através de uma página interna.



Trabalhe para tornar suas páginas internas relevantes para novos visitantes e assim facilitar a conversão desses visitantes.

4. Ponto Chave

Há muitas razões para uma página interna receber mais visitas que a inicial. Mas no fim das contas isso pode não importar. Se você está preocupado com a perda de classificações, verifique se conteúdo, links, SEO técnico e concorrência o motivo deles estarem classificando e você não.


Caso seja apenas uma mudança no comportamento do seu público, migrando para páginas internas, é simples: Adapte suas páginas internas para que sejam convertidas.

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