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Data de publicação:

abr. 20, 2021

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Como escolher uma agência de marketing digital? 

Como escolher uma agência de marketing digital?
Como escolher uma Agência de Marketing Digital para sua empresa? Avalie o tipo de serviço de marketing que sua empresa precisa, avalie os resultados da agência de publicidade, o histórico da empresa e os cases de sucesso. Além disso, antes de contratar uma agência de marketing digital, peça sempre uma prévia de resultados com o investimento que você vai fazer em anúncios, pois toda agência de marketing experiente tem ferramentas e expertise suficientes para entregar uma prévia. 

Além dos resultados, é importante você entender mais de como funciona a operação da agência para o serviço que você for contratar. Avalie dentro desta operação o que sua equipe consegue abastecer a agência de marketing digital. Tenha em mente que as melhores agências de marketing do Brasil tem a função de potencializar a sua comunicação, os seus serviços ou o seu produto. Dependendo do serviço, sem informação adequada a empresa de marketing digital não consegue trabalhar.      

Tendo sinergia entre a sua operação interna e a operação da agência de marketing digital, com a confiança adquirida nas reuniões, você pode escolher uma empresa de marketing digital e iniciar o projeto com tranquilidade. Fique atento ao contrato e solicite que todas as ações descritas na proposta estejam claras. 

O que pedir antes de contratar uma agência de publicidade?

contratar uma agência de publicidade

Um investimento de marketing precisa ter garantias de resultado, seja ele qual for. Então, de fato, o que pedir antes de contratar uma agência de publicidade? Tudo depende dos serviços que você precisa para sua empresa e os objetivos do marketing, se é para expansão de marca ou conversão de cliente. 


Se for uma campanha para conversão de clientes, por exemplo, toda agência de publicidade experiente vai conseguir medir e te entregar uma média de CPA (Custo por Aquisição) do mercado. Se for uma campanha de expensão de marca, o número de acessos, visualizações, impressões, entre outras.

Procure agências que dão garantias de resultados?

Contratar uma agência de marketing pode ser um pesadelo se você não souber escolher. Portanto, procure sempre agências que dão garantias de resultados para sua empresa. Uma agência de publicidade que dá garantias significa que ela tem confiança no trabalho a ponto de oferecer segurança aos clientes. 


Mas não se iluda. As agências de marketing que dão garantias não significa que elas vão vender para você. Claro que não. Este é o seu trabalho. Mas elas vão dar garantias do resultado do serviço que você contratou, seja tráfego, acessos, conversões, SEO, etc.

Qual a média CPA (Custo por Aquisição) do seu mercado?

Se você pedir uma média do Custo por Aquisição do seu mercado e a agência não souber responder, significa que ela não está equipada o suficiente. O maior investimento de uma agência de marketing é em ferramentas de dados para tomar decisões, e praticamente todas as boas agências de marketing digital possuem essa resposta com apenas alguns cliques. 


Saber qual é o CPA do seu mercado é simplesmente descobrir quanto você tem que investir em tempo ou anúncios para quanto tem que ter de resultado. Normalmente, se um mercado possui um CPA de R$30, significa que para ter 100 clientes você precisa investir R$3 mil. Essa conta quase sempre tem variáveis extremamente baixas para mais ou para menos, e só uma campanha extremamente boa ou extremamente ruim pode mudar esse cenário.

Cases de sucesso de uma agência de marketing

Todas as boas agências de marketing digital do mercado tem grandes cases de sucesso para apresentar. Não necessariamente precisa ser um case de uma grande marca, mas sim um grande resultado do serviço que ela oferece. 


Peça os cases de sucesso de um agência de marketing naquilo que você vai contratar. Não adianta absolutamente nada a agência ter um bom case de uma grande marca, mas que não é a operação que você está contratando. Seja inteligente na hora de avaliar. 

Histórico para saber se é uma boa agência de publicidade

Não importa se a agência é grande, média ou pequena, o que é importante é o resultado que ela tem a capacidade de te entregar. É importante avaliar o histórico para saber se realmente é uma boa agência de publicidade capaz de entregar aquilo que você deseja.

Atuações da agência em quais mercados

Tendo em mente que as operações de marketing mudam conforme o mercado, muitas agências são segmentadas e boas em algumas operações e falhas em outras. Se a agência de marketing digital já entende sobre o seu mercado, ela vai encurtar muito o caminho da sua operação de marketing.

O que você tem que avaliar na sua empresa antes de contratar marketing digital?

contratar marketing digital

Antes de contratar marketing digital para sua empresa, primeiro faça uma avaliação sobre a sua operação, sobre os seus produtos ou serviços e o seu atendimento. Não adianta nada potencializar a comunicação da sua empresa se você não está pronto para receber bem o público-alvo ou não entregar o melhor daquilo que você vende. 


Além disso, você precisa entender mais sobre o seu orçamento, seu objetivo de marketing, suas prioridades e ter a consciência de que você vai precisar municiar a agência de informações. Esteja preparado para a operação antes de contratar, mas claro, tudo depende do serviço e do seu objetivo.

Quanto é o meu budget?

A não ser que você contrate uma agência de SEO ou Social Media, não adianta contratar uma agência de marketing e não ter verba de anúncios para potencializar as comunicações e ações da agência. 


Quando falamos de pequenas e médias empresas que querem contratar marketing, muitas vezes não há orçamento suficiente para operar com eficiência em todas as ações de marketing digital. 


Por isso, é preciso avaliar o budget para saber o que é prioridade.

Qual o budget mínimo para investir?

Para pequenas e médias empresas que estão começando, é preciso investir no mínimo R$1.500,00 em anúncios. Pode investir menos? Pode! Mas, sinceramente, para você investir menos que R$1.500,00 em uma operação de marketing é melhor você não contratar uma agência, que tem como objetivo potencializar em massa as suas vendas.

Qual o budget ideal?

Para pequenas e médias empresas que vão operar em ações do Google e mídias sociais, o valor ideal é ter pelo menos R$4 mil de investimento. Se calcular o custo benefício disso, qualquer gestor vai entender que este investimento em agência e marketing se pagam e custam menos que um funcionário CLT.

Qual é o objetivo da minha empresa?

Claro que todas as empresas têm o objetivo de aumentar as vendas e os lucros, mas como ou que prazo isso? Muitas empresas criam um plano de expansão de marca antes da conversão de clientes e, por mais que pareça loucura, é a ação mais consistente, pois você passa anos convertendo clientes daquela campanha lá atrás. 


Já outras empresas tem o objetivo de gerar clientes rápidos para faturar rápido. Por isso, tudo depende de qual objetivo você quer para o momento e qual o seu plano como empresa.

Expansão de marca:

São ações de marketing que tem como objetivo alcançar o máximo de pessoas do público-alvo possíveis e fazê-las se conectar com a marca. A missão é gerar valor para os possíveis clientes que, com isso, fazem compras recorrentes da sua empresa conforme o tempo. 

Estratégias de expansão de marca:

São ações de mídias sociais com campanhas de reconhecimento de marca, engajamento, conquista de seguidores, visualizações de vídeos, entre outros; Já no Google as ações são da rede de display, conteúdos de BLOG e potencializar vídeos do YouTube.

Conversão de clientes:

São ações de agência de marketing digital que visam a conversão rápida do cliente. Nestas ações você investe mais, porém converte rápido com tráfego de marketing e remarketing.

Estratégias de conversão de clientes:

Tanto nas redes sociais quanto no Google, o objetivo é enviar a pessoa para uma página de vendas qualificada e acompanhá-la com remarketing (ou target). Sabe aqueles anúncios que ficam te acompanhando onde você navega? Então, assim.

Qual a campanha de marketing prioritária para o meu produto ou serviço?

Quando você não tem um orçamento alto para investimentos em marketing digital, você tem que priorizar algumas ações do seu marketing para conseguir êxito. Não adianta dividir as ações e investir um pouco de tempo ou dinheiro em cada ação. É preciso ter prioridades.

Ações de SEO:

Quando você escolher contratar uma agência de SEO ou apostar nesta estratégia, você está investindo muito mais tempo do que dinheiro. A função do SEO é tornar o seu site relevante suficiente para entrar nas primeiras posições dos mecanismos de busca. 


Se você tem um orçamento baixo, mas quer apostar em resultados a médio e longo prazo, o SEO é a estratégia ideal e mais consistente para sua empresa.

Ações de Google Ads:

Quando você escolhe contratar agência de Google Ads, você está buscando resultados rápidos para converter clientes rápidos. E esta ferramenta, em conjunto com uma boa página de vendas, é a mais fantástica e eficiente de todas. 


Se você precisa faturar rápido e tem orçamento para isso, aposte em estratégias de Google Ads. 

Ações de Social Media:

As ações de social media é gerar o máximo de conteúdos possíveis dentro de uma rede social e gerar engajamento para essas ações. O orçamento para isso é baixo e você consegue resultados mais a médio e longo prazo, mas também constantes.

Ações de tráfego social:

Quando você aposta em uma estratégia de tráfego social, significa que você precisa de resultados rápidos e não tem tempo para um plano social media, por exemplo. Funciona bem, mas trata-se de uma ação da qual você precisa renovar campanhas constantemente.

O que esperar de uma agência de marketing digital?

agência de marketing digital

Entenda que quando você for contratar serviços de uma agência de marketing digital, você está decidindo sobre o crescimento da sua empresa, das suas vendas, da sua marca, etc. Não adianta você contratar uma agência de marketing sem entrar em uma operação junto com ela de comunicação. 


Crie um plano de marketing junto com à sua agência defina as metas de crescimento da sua empresa. Quanto clientes você quer atender? Quantas vendas você quer fazer? Quantos atendimentos você precisa? Quantos acessos você precisa? 


Cobre da sua agência aquilo que você contratou e entenda que todas as ações de marketing são passíveis de muitos erros, e não é sobre eles que você tem que se preocupar e sim como vocês reagem diante dos imprevistos. 


Entretanto, contratar uma agência de publicidade pode ser o melhor caminho para sua empresa melhorar e crescer, mas escolha direito. Esperamos ter ajudado. 


Equipe KOP. 

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