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Autor:

Talita Cristina

Data de publicação:

mai. 04, 2021

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Como contratar uma agência de marketing digital

Como contratar uma agencia de marketing digital
Está querendo descobrir como contratar uma Agência de Marketing Digital para cuidar da divulgação do seu negócio? É necessário, primeiramente, analisar o tipo de serviço de marketing que sua empresa precisa, avaliar o desempenho da agência a ser contratada, o seu histórico, reputação e os exemplos de sucesso. 

É fundamental o cliente entender também mais sobre como funciona a operação da agência para o serviço que será contratado. Ter em mente que as melhores agências de propaganda do Brasil tem a missão de reforçar a sua comunicação, o seu produto ou o seu serviço. Dependendo do serviço, sem as informações corretas, contratar uma agência de marketing de performance não é sinônimo de sucesso, pois sem base ela não consegue desenvolver o seu trabalho com eficiência.      

Além disso, antes de contratar uma empresa de marketing digital, solicite sempre uma amostra dos resultados com o investimento que você vai fazer em publicidade, pois toda agência de marketing experiente tem as ferramentas essenciais para mostrar uma prévia. 

Com uma sintonia entre a sua empresa e a agência e com a confiança conquistada em reuniões, você poderá fazer opções e iniciar o trabalho com maior serenidade. Tenha atenção ao contrato e solicite que todas as ações descritas na proposta estejam objetivas. 

Acompanhe a leitura a seguir e veja algumas dicas para contratar a agência certa para a sua empresa!

O que pedir antes de contratar uma agência de publicidade?

contratar uma agência de publicidade

Para investir no marketing da sua empresa, a agência tem que garantir resultados, sejam eles positivos ou negativos. Então, de fato, o que pedir antes de contratar uma agência de publicidade? Tudo depende dos serviços que você precisa para sua empresa e os objetivos do marketing, se é para expansão de marca ou conversão de cliente. 


Todas as boas agências de marketing digital do mercado tem grandes amostras de sucesso para apresentar. Não é preciso ser um case de uma marca famosa, mas sim um bom resultado de algum serviço prestado.


Avalie o portfólio da agência que for contratar e serviços bem sucedidos. Não adianta a agência ter desenvolvido um bom trabalho para uma grande marca, mas que não tem relação com o serviço que você está contratando. Seja consciente ao analisar!

Devo conversar com outros clientes?

Entrar em contato com outros clientes atendidos pela agência é uma boa forma de saber se o serviço oferecido é bom ou ruim.


Tem agências que mostram sua carteira de clientes em seu site como prova social. É como se elas quisessem dizer: “Atendemos determinada empresa X, também podemos te atender”! Outras vão mais além e colocam depoimentos de clientes plenamente satisfeitos.


Tudo isso gera um grande valor. Entretanto, não dá para considerar somente os argumentos das próprias agências.


É recomendável entrar em contato com esses clientes pa
ra agendar reuniões. É uma forma de pesquisar sobre os resultados obtidos, satisfação e tirar possíveis dúvidas sobre o trabalho das agências.

Devo buscar agências que garantam resultados?

Contratar uma agência de marketing digital pode ser um desafio se você não souber como escolher. Então, procure sempre empresas que garantam resultados. Uma agência de publicidade que dá garantias, passa confiança e oferece segurança aos seus clientes. 


Mas é importante reforçar que, o fato de uma agência dar garantias não significa que suas vendas aumentarão, pois a função de vender é do departamento comercial da sua empresa.


A agência deve garantir do resultado do serviço que você contratou, seja conversões, acessos, SEO, tráfego, etc.

Qual é a meta da minha empresa?

agência de publicidade que dá garantias

Todas as empresas têm como meta aumentar o faturamento, sendo necessário criar um plano de crescimento de marca antes da geração de clientes. Essa é a ação mais consistente, pois você passa anos convertendo clientes de uma campanha mais antiga. 


Já outras empresas têm o objetivo de gerar clientes rápidos para faturar rápido. Por isso, tudo depende de qual objetivo você quer para o momento e qual o seu plano como empresa.

Crescimento de marca:

São ações de marketing que tem o propósito de alcançar o maior número de pessoas que passarão a interagir com a marca. O objetivo é agregar valor para possíveis clientes que, com isso, compram constantemente da sua empresa no decorrer do tempo.

Estratégias para crescimento de marca:

Ações em redes sociais com anúncios para reconhecimento de marca, visualizações de vídeos, engajamento, atração de seguidores, entre outros.


Já no Google as ações ocorrem na rede de display, em conteúdos de BLOG e vídeos do YouTube.

Atração de clientes:

São ações de agência de marketing digital que visam a conversão rápida do cliente. Nestas ações você investe mais, porém converte rápido com tráfego de marketing e remarketing.

Estratégias de atrair de clientes:

Tanto nas redes sociais quanto no Google, o objetivo é direcionar a pessoa para uma página de vendas e acompanhá-la com remarketing (ou target), que são aqueles anúncios que ficam acompanhando durante a navegação na internet.

Qual a estimativa de CPA (Custo por Aquisição) do meu mercado?

dicas para contratar a agência certa

Se ao solicitar uma média do Custo por Aquisição do seu mercado e a agência não souber a resposta, é sinal de que não está preparada. 


O maior investimento de uma agência de marketing é em ferramentas de dados para a tomada de decisões, e quase todas as melhores agências de marketing digital tem essa resposta com somente alguns cliques. 


Saber qual é o CPA do seu mercado é simplesmente entender o quanto você tem que investir em tempo ou campanhas para ter resultados satisfatórios. 


Geralmente, se um mercado tem um CPA de R$20, para ter 100 clientes é preciso investir R$2 mil. Essa conta quase sempre tem variáveis extremamente baixas, e para modificar essa situação é necessário desenvolver uma campanha muito boa ou muito ruim.

Em quais mercados a agência atua?

Sabendo que as operações de marketing mudam constantemente, muitas agências são segmentadas e boas em algumas operações e falhas em outras. 


Se a agência de marketing digital já entende sobre o seu mercado, ela vai encurtar muito o caminho do seu trabalho em marketing.

O que você tem que avaliar na sua empresa antes de contratar marketing digital?

escolher o marketing digital

Antes de escolher o marketing digital para sua empresa, primeiro faça uma avaliação sobre a sua operação, sobre os seus produtos ou serviços e o seu atendimento. Não adianta nada reforçar a comunicação da sua empresa se você não está pronto para receber bem o público-alvo ou não entregar o melhor daquilo que você vende. 


Além disso, você precisa entender mais sobre o seu orçamento, seu objetivo de marketing, suas prioridades e ter a consciência de que você vai precisar municiar a agência de informações. Esteja preparado para a operação antes de contratar, mas claro, tudo depende do serviço e do seu objetivo.


Quanto é o meu orçamento?

A não ser que você contrate a especialidade em SEO ou Social Media, não adianta contratar uma agência de marketing e não ter verba de anúncios para potencializar as comunicações e ações.


Quando falamos de pequenas e médias empresas que querem contratar marketing, muitas vezes não há orçamento suficiente para operar com eficiência em todas as ações de marketing digital. 


Por isso, é preciso avaliar o orçamento para saber o que é mais importante.


Qual é o orçamento mínimo para investir?

Para pequenas e médias empresas que estão começando, é preciso investir no mínimo R$1.500,00 em anúncios. Tem como investir menos? Sim! Mas, para investir menos, é melhor não contratar uma agência que tem o objetivo de aumentar as vendas em massa.

Qual é o orçamento ideal?

Para pequenas e médias empresas que vão operar em mídias sociais e Google, o valor ideal é pelo menos R$4 mil para desembolsar. Fazer tal investimento é menor que em um funcionário CLT.

Qual a campanha de marketing prioritária para o meu produto ou serviço?

Quando não existe um orçamento muito alto para investir em marketing digital, é preciso priorizar algumas ações para ter sucesso. Não adianta dividir as ações e investir pouco tempo ou dinheiro em cada opção.

Campanhas no Google Ads:

Quando você decide contratar agência de Google Ads, você está buscando resultados mais rápidos para gerar clientes rapidamente. E esta ferramenta, em conjunto com uma boa página de vendas, é a melhor e mais eficiente de todas.

Planejamento de SEO:

Ao contratar uma agência de SEO e investir nessa estratégia, o investimento em tempo é maior que em dinheiro, já que a  função do SEO é tornar o seu site bem ranqueado nos mecanismos de busca. 


Se você tem um orçamento baixo, mas quer apostar em resultados a médio e longo prazo, o SEO é a estratégia ideal e mais consistente para sua empresa.


Para quem tem pressa em faturar e tem orçamento para investir, aposte em estratégias de Google Ads.

Tráfego social:

A estratégia funciona bem para quem precisa de resultados rápidos sem depender de uma planejamento de social média. É preciso renovar campanhas constantemente.

Serviços de Social Media:

Um social média gera o máximo de conteúdos possíveis nas redes sociais e proporciona engajamento para as suas ações. O orçamento é relativamente baixo e você garante resultados mais a médio e longo prazo.

O que esperar ao contratar serviços de marketing digital?

contratar serviços de marketing digital

Ao contratar serviços de marketing digital, você estará priorizando o crescimento da sua empresa, das suas vendas, da sua marca, etc. É preciso ocorrer uma operação entre o cliente e a agência para que o trabalho desenvolvido apresente bons resultados.


É essencial ter um plano de marketing determinado conforme as metas de crescimento da empresa, considerando quantos clientes você quer atender? Quantas vendas você quer fazer? Quantos atendimentos você precisa? Quantos acessos você precisa? 


Cobre da agência contratada os serviços prometidos e saiba que em todas as ações de marketing podem ocorrer erros, e não é com eles que você tem que se preocupar, mas sim em como vocês reagem aos imprevistos. 


Entretanto, contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor opção para sua empresa evoluir e crescer, mas é preciso analisar e fazer a escolha certa. 


Esperamos ter ajudado através deste artigo!

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