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Autor:

Talita Cristina

Data de publicação:

mai. 03, 2021

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19 erros de SEO mais comuns que prejudicam suas classificações

19 erros de SEO mais comuns que prejudicam suas classificações
Como uma das melhores agências de SEO do Brasil, trouxemos uma lista dos 19 erros mais comuns de SEO e logo abaixo iremos detalhar um por um para ajudar você a chegar ao topo nas pesquisas do Google. Tratam-se dos principais erros que vemos em diversas estratégias de SEO em operações dos clientes que chegam à KOP. 
  • Conteúdo duplicado.
  • Tags Noindex esquecidas.
  • Uso de iFrames.
  • Baixo número de palavras.
  • Flash, Elementos obsoletos.
  • Erros CSS e JavaScript.
  • Código de status do servidor 4xx.
  • Código de status do servidor 5xx.
  • Conteúdo Misto.
  • Entrada de senha insegura.
  • Incompatibilidade de nome comum.
  • Páginas órfãs.
  • Links para páginas redirecionadas.
  • Links de páginas ruins.
  • Não usando o Cache do Navegador.
  • Não habilitando a compreensão.
  • Conflitos de origem da página hreflang.
  • Valores Hreflang inválidos.
 
Todos os sites estão sujeitos a erros. Mesmo aqueles com um SEO dedicado e atento às práticas recomendadas e esses erros afetam de forma adversa as classificações de pesquisas. Você não está sozinho, estudos mostraram que 0% de páginas tiveram uma pontuação perfeita. Sim, todas tinham erros. Mas vamos entender os mais comuns deles para você começar bem ou mudar de rota e sair do erro cometido.

Acessibilidade e Indexação

1. Conteúdo Duplicado

Quando o Google encontra duas páginas idênticas em seu site, fica mais difícil para o mecanismo de pesquisa determinar o que apresentar no resultado de pesquisa (SERPEs).


Quando o Google é obrigado a escolher entre conteúdos idênticos, todo o site sofre. Da mesma forma, tanto o poder da mídia social, como do link acaba se perdendo quando a atenção é dividida entre diversos clones da mesma produção.


Páginas iguais ou quase iguais, com endereços como os endereços fictícios:


https://www.noticiasnoticias345/blog/categoria/mais-sobre+tv

https://www.noticiasnoticias345/blog/categoria/mais-sobre%78tv

https://www.noticiasnoticias345/blog/categoria/mais-sobre_tv


Existem várias formas de gerenciar o conteúdo duplicado, mas um jeito comum é o usar a tag canônica. Ela diz aos motores de busca quais páginas são as preferidas para indexação.


2. Tags Noindex esquecidas

Não quer que o Google indexe uma página em especial? Use uma tag noindex. Mas algumas vezes as pessoas fazem uso dessa tag e esquecem disso. O resultado? Páginas que deveriam ser indexadas, acabam não sendo.


Para evitar esse erro, tenha o controle das páginas que contém tags noindex e tenha o hábito de manter esse item na sua lista de verificações de publicação.


3. Usando iFrames

O iFrame (quadro embutido) é um arquivo HTML inserido em outro arquivo HTML dentro de um site.


Por não estar tecnicamente dentro do código da página, esse conteúdo se torna invisível para os mecanismos de busca e geralmente leva as páginas a terem uma qualidade baixa e conteúdo mínimo. Além de prejudicar a velocidade de carregamento e pontuações de experiência de página.


Estão suscetíveis a malwares, são confusos e no geral ninguém gosta deles.



4. Baixo número de palavras

Caso sua postagem ou página de blog seja muito curta para fazer jus ao tópico, o Google pode a considerar como conteúdo de “baixo valor” ou “fino”.


Isso não significa que a contagem de palavras seja um fator de ranqueamento, pois não é. Mas é importante ter uma explicação suficientemente boa, já que o leitor fez a busca para aprender.


Em última análise, pode ser bem difícil classificar sua página nesse caso, pois você não usou palavras-chave o suficiente e palavras-chave semanticamente vinculadas. Elas servem para responder totalmente às consultas do usuário. O texto deve ser completo, de fácil leitura e com informações suficientes.


5. Flash

O Flash foi descontinuado em 31 de dezembro de 2020. Está super desatualizado! Ele não funciona mais e foi removido dos principais navegadores. Também é impossível para qualquer buscador renderizar de forma adequada qualquer conteúdo alojado em arquivos flash.


Caso não tenha feito ainda, por favor, dê adeus ao Flash!


AMP

As AMP aceleram o carregamento nas páginas de dispositivos móveis. Porém, se a sua página não estiver otimizada para aparelhos mobile, ela nem ao menos será classificada e infelizmente é um erro bem comum.

6. Elementos obsoletos

São tags de documentos AMP desatualizadas. Limpar de vez em quando é bom para o site funcionar sem problemas. Também não sabemos quando uma atualização de algoritmos pode aumentar o peso de um erro, então é bom evitar.

7. Erros CSS e JavaScript

O código JavaScript e o CSS nem sempre são compatíveis com AMP. Verifique todo o trabalho a fim de encontrar erros antes de colocar o site no ar e execute verificações de tempos em tempos.

Código de status HTTP

Existem muitas ferramentas gratuitas de SEO para você usar e descobrir quais das suas páginas estão com problemas. Recursos com uma ótima visão geral dos códigos são muito úteis. Estes são os 2 erros mais comuns:

8. Código de status do servidor 4xx

Se você tem várias páginas com erros 4xx, pode acabar com menos visitas do seu site pelo Googlebot, pois atingirá os limites da ferramenta. Uma quantidade grande de erros afeta negativamente seu ranqueamento e prejudica oportunidades de links.

9. Código de status do servidor 5xx

Os erros 500-509 indicam que seu servidor não pode executar as solicitações dos visitantes. Também prejudica seu posicionamento e links.

Certificado HTTPS e parâmetros do servidor

10.  Conteúdo Misto

Se uma página mistura conteúdo seguro (HTTPS) com inseguro (HTTP), está suscetível a um ataque hacker. Páginas HTTPS também não devem ter acesso a recursos HTTP. Elimine ou corrija links inseguros.



O Google anunciou repetidamente que enviará avisos em caso de conteúdo misto e em seguida disse que não carrega mais conteúdo misto.


11.   Entrada de senha insegura

Campos <input type = “password”> deixam a página HTTP desprotegida. Nesse caso as senhas estão suscetíveis a roubos.

12.   Incompatibilidade de nome comum

Verifique sempre se o nome do domínio para o qual o certificado SSL está registrado corresponde ao nome exibido na barra de endereço.



TLS com versão ultrapassada: Atualmente a versão mais recente é a TLS1.3. Verifique se o seu está atualizado.


Links e redirecionamentos

13. Páginas órfãs

Uma página sem links para ela é chamada de página órfã. Se você quer que o Google mostre seu conteúdo, ele precisa antes de tudo, localizá-lo. Páginas órfãs seguem não indexadas e invisíveis nas SERPes, mesmo se forem incluídas no mapa XML do site.

14. Links para páginas redirecionadas

Não crie link para uma página de entrada. Essa é uma das técnicas de SEO de chapéu preto e podem acabar com uma campanha de SEO. Uma página de entrada é uma página que se classifica para uma palavra-chave, mas faz redirecionamento para outro site. Certifique-se de vincular diretamente às páginas de destino.

15. Links de páginas ruins

Caso um site com uma reputação ruim tenha um link para você, ele pode derrubar seu ranqueamento. Use o formulário de rejeição do Google para eliminar essa conexão.

Velocidade da Página

16.  Não usando Cache do Navegador

O uso de cache agiliza o carregamento, mostrando todo o conteúdo de uma vez, em vez de carregar tudo do zero a cada nova visita.

17. Não habilitando a compressão

A Compressão diminui o número de bytes transportados na rede e comumente compacta arquivos HTML, Java Script e CSS.

Atributos Hreflang

Também conhecidos como rel = ”alternate” hreflang = ”x” , os atributos Hreflang permitem que o Google saiba o idioma de uma página e assim forneça resultados nesse idioma.

18.  Conflitos da página hreflang

Hreflang pode causar problemas com:


  • Sem URLs hreflang de autorreferência.
  • URLs hreflang conflitantes.



Rel=URLs canônicos.

19.   Valores Hreflang inválidos

Use sempre o código de país e o idioma correto, e os use juntos. Faça a separação com um hífen, inserindo primeiro o código do país e depois o código do idioma.

Ponto Chave

Fuja dessas armadilhas comuns de SEO. Elas podem prejudicar suas chances de estar no topo das SERPes. Verificando seu site e evitando esses erros, você melhora a experiência de seus visitantes e sua taxa de cliques. Invista em um ciclo virtuoso!



Um trabalho bem feito atrai indicações. Boa sorte!


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