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Data de publicação:

jun. 30, 2022

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Saiba quais métricas de marketing digital são importantes para busca do Google 

Saiba quais métricas de marketing digital são importantes para busca do Google

Toda e qualquer ação nos meios digitais que tem como objetivo estabelecer uma comunicação direta ou indireta entre uma empresa e seus consumidores em potencial pode ser considerada uma ação de marketing digital.


Esse segmento é um dos mais influentes no atual cenário do marketing no geral. A atenção das pessoas está cada vez mais direcionada para telas e fones ao invés de estar no mundo a sua volta. O marketing digital busca direcionar essa atenção para propostas de valores. 


O investimento nessa estratégia ocorre de forma um pouco distinta ao tradicional marketing de empresas de móveis para quarto planejado com mais tempo de mercado. 


Isso porque as ferramentas proporcionam mais liberdade e monitoramento do valor investido. 


Durante o período de qualquer ação de marketing digital é possível acompanhar resultados e mudar configurações que otimizam a utilização dos recursos investidos. Esses detalhes vão definir o rumo e o sucesso de qualquer estratégia independente do porte da empresa. 


Apesar de fundamental, esse é um quesito muitas vezes esquecido por gestores que negligenciam estatísticas importantes das ações, desperdiçam recursos, não atingem resultados e vão aos poucos perdendo espaço no mercado dinâmico do marketing digital. 


A análise de estatísticas é como uma chapa cimentcia que baseia e dá suporte para todas as decisões sensíveis de uma estratégia de marketing digital. 


É a partir dos dados da realidade que criar ações mais assertivas se torna uma ação mais simples e mais garantida. 

Por mais que a análise de conjuntura e a compreensão das estratégias sejam essenciais na área do marketing.


Essa é a análise em tempo real do resultado do próprio trabalho que pode gerar mais resultados conclusivos, afinal, marketing digital não é uma receita de bolo simples.

O que é marketing digital?

Marketing digital é toda a ação de comunicação entre uma empresa e seu público consumidor em potencial que ocorre por meio da internet. Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e no planejamento das empresas. 


Um dos grandes diferenciais desse tipo de investimento de marketing é o acesso quase ilimitado e em tempo real de uma série de métricas precisas sobre o desempenho das ações. 


Antes de analisar esses dados que são coletados pelas ferramentas de marketing é preciso entender cada um desses conceitos, como eles são gerados, qual o impacto real delas no desempenho da empresa e como alavancar os resultados. 


Em geral, qualquer informação pode estar inserida em um contexto e ser utilizada para melhorar a performance de uma campanha.


Contudo, cada métrica tem sua função específica, assim como um conjunto de ações para modificar o desempenho.


Diferente do marketing tradicional onde todo o planejamento parte no início da campanha, no marketing digital quase todas as estratégias podem ser modificadas com a ação em curso. 


Para isso, é preciso ter as informações certas para agir com assertividade no momento. 

Quais são as métricas do marketing digital?

Dentro de uma estratégia de marketing são vários os fatores que podem ser utilizados para definir o sucesso e o crescimento gerado por uma empresa de instalação deck madeira


No marketing digital cada detalhe é computado, gerando dados de mais qualidade. 


Toda e qualquer ação do marketing digital depende de uma ativação feita dentro de uma plataforma, desde o envio de emails até curtidas em redes sociais ou cliques em um site são levados em consideração e podem ser consultados ao longo dos projetos. 


Essa rastreabilidade da eficiência de uma determinada estratégia é o maior vetor de sucesso dentro do marketing digital, já que graças a essas métricas é possível ter resultados parciais e agir sobre eles, direcionando melhor todos os recursos. 


Cada estratégia possui um conjunto específico de métricas que delimitam o sucesso de sucesso de seu desempenho a partir do fator mais relevante para a plataforma: 


  • Em sites a métrica mais importante é o tráfego; 
  • Para email marketing é a taxa de abertura de mensagens; 
  • Em inbound marketing é o número de inscrições; 
  • Nas redes sociais é o engajamento. 


O site de uma empresa terceirizada copeira depende da métrica de tráfego para indicar seu desempenho, a partir dela é que surge o diagnóstico que verifica se o domínio está crescendo, estagnado ou em perda de visitantes. 


Além de verificar o desempenho geral do site, são esses dados que vão fornecer o indicativo de qual conteúdo gera mais interesse e visitas. Seja para reforçar uma estratégia ou para segurar recursos, as métricas são base fundamental.


Aprofundando o tráfego, é possível dividir esse dado em dois sentidos para um site de uma escola particular ensino fundamental, as visitas únicas e as visitas repetidas. 


Com essa diferenciação é possível ter uma visão mais dinâmica da utilização do seu site pelo público. 


Como o tráfego se faz presente em toda visita de um site, se faz necessário entender de quais ações estão chegando esses acessos, de forma geral é possível separar cinco possibilidades. 


A pesquisa orgânica é quando um visitante chega no site através de uma busca voluntária nos motores de pesquisas. Para otimizar essa oportunidade é preciso investir em SEO, assim o site estará melhor posicionado para receber mais cliques.


Já o tráfego de referência se dá pelas visitas geradas por sites que colocaram seu link como referência, postagens em collabs ou conteúdos de valor são responsáveis por gerar esse tipo de ação.


Quando as pessoas digitam de forma direta e integral o endereço de um site, essa visita entra para os dados de tráfego direto, já quando elas chegam no domínio de uma empresa de cilindro GNV novo por meio das redes sociais é nomeado tráfego social. 


Além desses meios orgânicos de obtenção de visitas é possível contrair acessos por meio do tráfego pago, neste o site promove anúncios com banners e colocações melhores em pesquisas para obter mais cliques.


Outra métrica importante é a taxa de rejeição, ela vai definir quantos dos visitantes evadiram do site depois de uma visita em uma única página do domínio, quanto menor for essa taxa, melhor será a retenção do site e as chances de gerar vendas a partir deles.


Além da taxa de rejeição, as taxas de saída cumprem a função de verificar quantas pessoas visitaram mais de uma página do site e saíram sem ter concluído uma compra.


Sendo assim, conhecer esses dados é positivo para fazer correções de conteúdo e otimizar resultados.


Por meio das ferramentas que os próprios motores de busca fornecem é possível também compreender qual é a página mais visitada de um site de cortina estilo romana. Essa métrica gera um bom entendimento do comportamento dos clientes dentro do site. 


Outra taxa importante a ser empreendida para o melhor desempenho das ações de marketing é a taxa de conversão. Esse dado vai ter um impacto direto no faturamento, isso porque indica quantos visitantes terminaram as compras. 


A conversão pode ser dividida a partir dos tipos e origens dos tráfegos para delimitar quais são os meios mais efetivos para gerar vendas e quais recebem mais visitas com rejeição.

 

Esse dado é fundamental para garantir o bom uso de recursos e a ampliação dos resultados.


Serviços e produtos como um curso de design de painel backdrop casamento que dependem de uma assinatura pode contar com o dado de tempo de vida dos clientes. 


Com essa informação é possível focar nos perfis que se mantém em uma assinatura por mais tempo. 


Ainda é possível quanto tempo em média os visitantes passam pelo seu site, esse dado é menos preciso, uma vez que abrir o site não significa realmente aumentar a taxa de conversão, mas pode dar uma ideia geral da retenção das páginas. 


A página de saída também é uma métrica importante, saber qual é a página que gera mais desistência pode tornar mais viável criar uma ação incisiva para combater esse problema e otimizar os resultados.

Considerações finais

Sendo assim, o marketing digital mudou completamente tudo que se entende atualmente ou já se entendeu sobre a comunicação entre uma empresas e seus compradores ou clientes e potenciais. 


Portanto, as ações automatizadas, marketing em grande escala e interações de branding são alguns exemplos. 


Apesar de pouco sensível para o consumidor existe um ponto essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital, se trata das análises das métricas. 


Diferente do marketing tradicional, o digital permite uma coleta quase infinita de dados organizados. 


Esses dados podem servir para mensurar o sucesso de uma estratégia, a eficiência de processos e outros quesitos fundamentais de serem colhidos para basear decisões da gerência de um projeto. 


O marketing digital criou a necessidade de que essas métricas sensíveis tivessem sempre que ser levantadas, consultadas e aprimoradas em tempo real para tomar decisões no ponto certo. 

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