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Data de publicação:

jun. 30, 2022

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Qual a relação entre o SEO e o Google?

Qual a relação entre o SEO e o Google?

Não é segredo para ninguém que nos dias de hoje a forma mais fácil de uma empresa ter destaque na Internet é por meio de boas técnicas de marketing digital como o SEO.


Para se destacar dos demais, essas empresas precisam correr atrás de boas posições nas páginas dos buscadores como o Google que é o maior buscador no país e no mundo.


A importância de se integrar às políticas do Google fica muito clara para todo empreendedor que começa a criar estratégias para aumentar a posição do seu site de automação industrial com arduino.


E o SEO é o que garante que o site seja mais considerado pelo Google e aumenta as chances dele aparecer no topo desse buscador além de ser visto por muito mais pessoas.


Uma empresa digital que foque em resultados positivos de forma orgânica garantirá um aumento de tráfego no seu site e trará um número maior de leads e consequentemente clientes.


O presente artigo explicará o que é SEO, como ele funciona e também quais as principais e mais importantes métricas usadas nessa estratégia.


Por fim, irá esclarecer qual a relação entre as métricas do SEO e os algoritmos do Google.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em uma tradução literal para a língua portuguesa é uma "otimização para os mecanismos de busca", como o Google.


Isso quer dizer que o SEO é um processo criado para um funileiro automotivo, por exemplo, aumentar o tráfego orgânico do seu site profissional nas páginas do Google.


Quando uma pesquisa no Google é feita, os resultados que aparecem nas primeiras páginas são foram filtrados e analisados pelos mecanismos de busca que levaram em conta conteúdos relevantes.


Sendo assim, sites de busca são um tipo de biblioteca virtual, mas com proporções gigantes que contém informações de toda e qualquer coisa sobre o nosso mundo todo.


Mas, diferente dos bibliotecários que levam um tempo para achar informações sobre os assuntos pesquisados, o Google usa um banco de dados que contém várias regras.


Além de selecionar e mostrar tudo o que for considerado relevante para tirar as dúvidas de quem está pesquisando, mesmo se a dúvida for sobre como preparar bacon defumado caseiro.


Portanto, o que os donos de site devem entender é que os mais relevantes são os sites que seguem o maior número possível de regras estipuladas pelo Google, suas políticas no caso.


Quanto mais adequado às regras desse ou de outros buscadores o site for, maiores são as chances dele aparecer entre os primeiros lugares nas páginas de busca.


Por isso, o SEO é tão importante, é por meio das suas técnicas que as páginas começam a subir nos buscadores e ter mais visibilidade para o público além de virarem referência para o público.


Sendo assim, usar o SEO é essencial para estratégias de sites que devem se tornar mais otimizados e serem mais relevantes nos buscadores.

Pilares das métricas do SEO

Depois de entender o que é o SEO é necessário saber quais são as suas métricas, existem muitas ferramentas para analisar as métricas como o Google Analytics.


Para explicar melhor, separamos as melhores métricas em 3 pilares, são elas, métricas de aquisição, conversão e comportamento, todas orgânicas.

Métricas de aquisição

As primeiras são as métricas de aquisição, elas medem o tráfego para um site de venda de freio a ar de caminhão e dizem como conquistar os usuários, por exemplo:

Sessões

Como explica o Google, a sessão é um grupo onde usuários interagem com o site em um determinado período de tempo. Uma única sessão pode ter muitas exibições e interações sociais.

Novos usuários

Um novo usuário é considerado como tal quando entra pela primeira vez na sessão do período analisado, e ele é considerado um usuário recorrente se teve duas ou mais sessões após o período analisado.

Métricas de conversão

Já as métricas de conversão podem ser separadas em dois objetivos para medir uma loja virtual ou para medir um site ou blog de dicas de comunicação visual para carros com foco na geração de leads.

Lojas virtuais ou e-commerce

Nas lojas virtuais existem algumas métricas de conversão mais conhecidas, a primeira é a taxa de conversão, ela calcula a porcentagem das sessões que resultaram em uma transação.


As transações são os números totais das compras que são fechadas no site, a receita é nada mais nada menos do que o rendimento total vindo de todas as transações.


Assim como para uma loja virtual, se o negócio for um e-commerce, essas métricas também devem ser sempre avaliadas.

Site ou blogs focados em leads

Em sites ou blogs é necessário definir qual das conversões serão feitas, existem muitas opções, mas as mais comuns no SEO são:


  • Assinatura Newsletter;
  • Downloads de materiais gratuitos;
  • Inscrições (eventos);
  • Formulários de teste grátis do item oferecido.


Sendo assim, tudo o que pode fazer com que os visitantes do site se tornem novos leads e talvez novos clientes de uma marca de limpeza de carpete empresarial.


Depois de analisar os pontos acima será mais fácil entender como as páginas de contato ou de materiais grátis se tornaram essenciais para um site.

Métricas de comportamento

Essas métricas comportamentais precisam ser analisadas com muito cuidado porque elas são fundamentais para saber mais sobre o comportamento do cliente que visita o site. Fique de olho em:

Taxa de rejeição

A métrica de taxa de rejeição faz a análise de comportamento de um site, por isso, ela é muito importante. Ela é porcentagem de sessões de página única, quando o usuário não passou da página 1 e nem interagiu com o site.

Páginas por sessão

As métricas de páginas por sessão analisam a média de páginas visitadas que correspondem ao número de páginas visualizadas durante uma sessão comum.

Duração média da sessão

Essa métrica analisa a duração média de uma sessão para saber como está o interesse dos usuários pelos conteúdos do site.

SEO e algoritmos do Google

Quando se tem um negócio de fabricação de fresadoras convencional e deseja elaborar uma boa estratégia de SEO para marketing digital, é necessário saber como o Google funciona.


Se torna essencial saber como ocorrem os processos de busca dos seus usuários no Google, e a resposta para isso vem da psicologia.


A mente humana quando está lidando com os mecanismos de pesquisa sente a necessidade de suprir algo, o que significa que as pessoas criam um desejo específico de obter informações que podem ser sobre vários assuntos.


Portanto, o navegador irá se depara com um local que ele acredita fielmente que encontrará uma boa resposta para as suas dúvidas, então começará as duas buscas.


Nisso a empresa desentupidora de esgoto deverá entender a necessidade desse usuário e ter as melhores soluções para ele solucionar o seu problema.


Para o ter sucesso neste caso será necessário investir em boas estratégias de SEO para que o usuário e possível lead, ache sua resposta com você e não nos sites concorrentes.


Essa estratégia visa se colocar na cabeça do usuário e entender como eles fazem buscas nos mecanismos como como Google por meio de palavras-chave, por exemplo.


Esse é o passo inicial para saber a intenção de pesquisa e a necessidade do usuário de estar ali buscando alguma solução para solucionar seus problemas ou dúvidas.



Conhecer os processos e as políticas do Google se torna essencial para ter uma boa estratégia de SEO que atraia mais pessoas do seu público-alvo para o seu site, independente do segmento em que você atua.

Considerações finais

Sendo dessa forma, para novos empreendedores entenderem a importância de conhecer as métricas de SEO que de relacionamento com as políticas do Google, é necessário algumas coisas.


Primeiro, ele precisa conhecer bem os conceitos de SEO, como ele funciona e as métricas usadas, apenas as principais porque serão provavelmente as que ele usará.


Isso trará mais facilidade na hora de montar uma estratégia de SEO visando corresponder o máximo possível as expectativas do Google.


Além de muitas outras vantagens para melhorar o ranqueamento do site, otimizar seus conteúdos, aumentar o número de leads e possivelmente o número de novos clientes que podem aumentar o volume de compras do negócio.


Vale lembrar que todo negócio, seja ele online ou não, pode fazer uso dessa estratégia de marketing digital SEO, basta ter um site, seguir as políticas do Google como criar conteúdos relevantes e que sejam úteis para os usuários.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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