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Data de publicação:

jun. 30, 2022

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Link building para se posicionar melhor no Google

Link building para se posicionar melhor no Google

O Google Chrome não só é a ferramenta de buscas mais usada do planeta, como é também, por consequência, um dos fatores mais importantes nas transações comerciais online. Tendo isso em vista, é muito importante apostar na tática do link building.


Essa estratégia precisa estar presente no escopo de todos os empreendedores digitais que desejam ter algum nível de relevância nos sites das suas lojas, uma vez que são justamente esses tipos de técnicas que fazem um negócio ganhar mais destaque e autoridade.


Quanto mais links estiverem apontados para o site institucional de uma creche berçário, mais engajamento essa plataforma terá. 


Mas, não para por aí pois, quanto mais engajamento por meio das menções externas, maior será a credibilidade transmitida.


Por esta razão, aqueles que não conhecem a importância de se posicionar bem nos resultados dos navegadores não dão a merecida importância a essa estratégia e acabam, por isso, perdendo dinheiro e grandes oportunidades de sucesso no mercado.


Outros, por não saberem do que se trata a técnica e não fazerem ideia de que, para acharem o seu site, ele precisa estar estrategicamente planejado no que diz respeito aos termos usados nas buscas, passam dificuldades para potencializar o seu negócio.


Não sabendo que é necessário que a página seja configurada e os textos escritos de maneira que, palavras-chave como sacada de vidro com torre, que o público geralmente digita no navegador, levem até ela, muitos empreendedores deixam de fazer sucesso.


A verdade é que dentre todas as estratégias de rankeamento digital, existem inúmeras opções gratuitas que são, em certo sentido, mais importantes que as que precisam pagar. A que será abordada neste texto é o link building, uma técnica de postagens externas.


O que é, quais as suas métricas e como aplicar o método no posicionamento digital serão os tópicos abordados para que, ao final da leitura, esteja claro como essas ferramentas impactam nos resultados comerciais, ainda que seja nas vendas de adega 12 garrafas.

Conceito de link building

O link building é um grupo de estratégias que têm como objetivo criar links externos que indiquem para determinado site, com o objetivo de influenciar e otimizar a popularidade dele nas plataformas de busca e, com isso, conquistar mais tráfego orgânico.


Esse último diz respeito ao tipo de visitante que cai em uma página na internet de maneira orgânica, isto é, sem precisar que a empresa compre anúncios pagos para destacar a sua plataforma. No primeiro momento, essa estratégia servirá para fazer as coisas de graça.


Deve-se ter em consideração os três critérios que são mais importantes na aplicação do link building, que são a quantidade, a qualidade e relevância para alcançar um posicionamento mais vantajoso no buscador. Dessa forma, um link funciona como se fosse um voto. 


Quanto melhor for a qualidade da origem do link, maior será o valor que ele irá passar para o site linkado. Os votos têm valores diferentes de acordo com várias circunstâncias.


Para fazer uma análise apropriada do progresso na construção de links para um site, é preciso a utilização de técnicas especialmente arquitetadas para este fim. 


Esses dados são fornecidos a partir de alguns desenvolvedores, como é o caso do Open Site Explorer ou os próprios navegadores do Bing e do Google Chrome. 

O método ideal de indexação

Um link ideal pode surgir de diferentes maneiras. Entretanto, o essencial neste processo é o texto âncora, por onde tudo começa, e que fará a indicação para o site.


Se referir ao termo indexação significa dizer que a plataforma online da empresa será indexada no índice do Google. Mas, para isso se dar corretamente, ela precisará ajudar o buscador a identificar as palavras que estão relacionadas ao site.


Alguém que busca por portão deslizante 2 folhas precisa achar, como resultado da pesquisa, a empresa com a entrega da melhor solução no primeiro lugar da página, e para isso acontecer, o método link building traz engajamento por meio das citações.


Entre os diversos fatores, o posicionamento adequado das palavras-chave necessárias é a melhor maneira de criar a tag ideal para a estratégia de links externos.


Por exemplo, ao vender sacola plástica branca personalizada ou outros itens artesanais, uma empresa que produz conteúdo sobre essas confecções poderá produzir três estilos de chamada com o link para a visita.


A loja poderia escrever, em uma frase só, o pedido para que o público conheça o tutorial de confecção de sacolas, e um botão de “Clique aqui”.


No segundo caso, ao invés de escrever uma chamada para o clique, também é possível simplesmente escrever o link do outro blog no final da mesma frase, para que os leitores tenham a consciência da empresa de que se trata.


Na terceira e última alternativa, o link pode estar também no meio da frase, indexado em um dos termos, como a palavra tutorial. Dessa forma, o visitante sabe exatamente o que vai encontrar ao clicar no link, pois está descrito na própria palavra.


Das três situações acima, é possível perceber que o primeiro texto âncora contém um termo de pouca relevância para a empresa, uma vez que mandar que o usuário simplesmente clique aqui não comunica nada a respeito do conteúdo da página linkada.


Uma loja gráfica, por exemplo, vai sair perdendo muito se colocar o seu link em uma frase mandando o usuário clicar, ao invés de anexar o endereço na frase placa em acrílico transparente com logo. O segundo caso aponta diretamente para o produto oferecido.


Já o segundo exemplo fortalece muito mais o endereço do site. O navegante que procurar por ele ou pela palavra contida a irá encontrar muito melhor posicionada.


Entretanto, mesmo que a tática consista em fortalecer o termo contido no endereço do site, utilizar como texto âncora não é muito viável.


Por fim, o terceiro caso mostra às ferramentas de busca, por meio da palavra-chave, o conteúdo adequado que está interligado à página de destino. 


Dessa maneira, o link inserido em termos que indicam eventos, como foi o caso do tutorial, é a solução mais eficiente.


Para dar categoria a um link como opção ideal, é necessário levar em consideração também o site onde ele estará localizado. Menções em páginas que não possuem relação nenhuma com a empresa linkada não soam como algo natural e não são de bom tom. 


É importante que o link esteja no seu ambiente natural, isto é, ele deve fazer sentido no local onde está colocado. Deve existir uma relação coerente entre o site que está fazendo a citação e aquele que está recebendo a linkagem.

Métricas da estratégia

São diversas as maneiras existentes para se verificar a funcionalidade e a eficácia da técnica adotada para rankeamento digital nos buscadores online.


Nem mesmo um serviço de impermeabilização de fachada de prédio é difundido na internet sem fazer uso de indexação de palavras-chave, que nada mais é do que colocá-las de maneira estratégica visando o engajamento da empresa.


Quando o assunto é link building, é possível citar, entre as mais diversas métricas e definições, seis opções eficientes. São elas:


  1. Outbound;
  2. Nofollow;
  3. Texto Âncora;
  4. Domínios Únicos;
  5. Autoridade do Domínio;
  6. PageRank.


Tendo essas ferramentas em mãos, é possível dispor do controle prático de coisas como o número de links externos, a prevenção de SPAMs e os textos que disponibilizam os links, como é o caso do Outbound, Nofollow e Texto Âncora, respectivamente.


Já o monitoramento da capacidade de posicionamento de um site e a verificação dos links únicos são feitos pelas ferramentas de Autoridade de Domínio e Domínios Únicos, por meio dela é possível acompanhar a relação dos sites com os seus links.


Por fim, o PageRank, apesar de ter caído no desuso por parte dos profissionais da área, serve para dar uma nota de 0 à 10 com base no número de links indexados.


É preciso tomar conhecimento dessas métricas, pois por mais que não pareça, esses fatores possuem total influência no faturamento. É possível vender mais conjunto de mesa e 4 cadeiras para cozinha em uma loja apenas posicionando bem os links para o seu site.

Como fazer um bom posicionamento?

Por fim, além de estudar e entender as métricas, se faz necessária uma orientação prática de como aplicar tudo isso de maneira correta no posicionamento digital de um site.


São quatro as práticas e advertências sobre o uso da estratégia de link building em negócio digital que foram separadas para este artigo. A saber:


  • Não acreditar em fórmulas mágicas;
  • Nutrir o negócio com boas parcerias;
  • Apostar na produção de conteúdo;
  • Não comprar backlinks.


Não se pode acreditar que aquilo que vale muito pode chegar de qualquer jeito nas mãos de quem o deseja, como em um passe de mágica.


É preciso investir em relações profissionais sólidas e amizades com empresas que não forneçam concorrência direta. Pois, no fim das contas, link building é feito com parcerias.


Por fim, é necessário produzir conteúdo informativo e evitar, de todas as formas, a aquisição de links para outras empresas de maneiras ilícitas ou compradas, pois o público percebe aquilo que não é natural, e o pior de tudo é que o sistema do Google também perceberá.

Considerações finais

Sendo assim, o bom posicionamento digital é uma das qualidades mais almejadas pelos comerciantes e grandes empresários do mercado digital no mundo inteiro.


Por meio do conteúdo deste artigo, foi possível ver descrito o conceito principal do método link building de indexação de palavras-chave e engajamento de páginas na web.


Colocar em prática todas essas táticas pode fazer a diferença na hora de posicionar um negócio novo na internet.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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