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Data de publicação:

jun. 30, 2022

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07 dicas de SEO para aumentar sua audiência pelo Google

07 dicas de SEO para aumentar sua audiência pelo Google

Ter uma audiência é importante quando se está dentro do mercado para vender algo, seja uma audiência das empresas concorrentes ou, principalmente, do público-alvo. 


Com o avanço da internet, as possibilidades de se criar uma boa audiência dobrou nos últimos anos devido aos recursos que estão disponíveis de forma
gratuita, especialmente por meio de plataformas de busca e os seus motores.


Uma destas práticas para se obter a audiência se dá com a utilização de conteúdos que contem com as métricas de SEO (
Search Engine Optimization), ou otimização dos motores de busca.


Essa estratégia faz com que sites, blogs e outras páginas na web, dos mais diversos assuntos, desde cuidado com pets até como tirar
carteira de habilitação moto, possam ser encontradas com uma maior facilidade e no formato de pesquisa orgânico. 


O Google acabou sendo um portal onde boa parte dos usuários da web entra para tirar dúvidas ou encontrar aquilo que deseja, tornando os seus motores de busca um dos mais importantes dentro do campo online. 


Aparecer no topo do Google, de forma orgânica, é uma grande vitrine, podendo-se atrair uma boa audiência, além de demonstrar que há um conhecimento da área que atua, gerando oportunidade para que haja reconhecimento no nicho mercadológico.


Por exemplo, se alguém procura por
letreiro para loja, a tendência é que os sites que aparecem nas primeiras posições chamem mais atenção, levando o indivíduo à navegar, podendo chegar até a decisão de compra.

Como surgiu o SEO?

O recurso do SEO surgiu com a popularização da internet dentro da sociedade nos ambientes domésticos e empresariais, ainda no início da década de 90 com os sites e blogs ganhando força na internet.


Conforme foram criados, houve a necessidade de que as informações que estavam sendo disponibilizadas pudessem ser organizadas e apresentadas da melhor forma aos usuários.


Com o crescimento da internet, bem como dos mecanismos de busca, como o Google, os conteúdos começaram a ser disponibilizados com maior frequência e a plataforma ganhou relevância.


Os desenvolvedores do Google foram criando novos mecanismos de busca para que pudessem oferecer melhores resultados a quem utilizava a plataforma procurando, por exemplo, por
persiana vertical


O avanço da tecnologia e as melhorias que foram sendo feitas nas plataformas de buscas, incluindo o Google, proporcionaram ao marketing das empresas novos meios para se desenvolver conteúdos e disponibilizá-los. 


Os formatos de conteúdos que poderiam ser englobados dentro do SEO também foram sendo alterados ao longo dos anos, e, com isso, permitiu que as empresas fizessem a estratégia que mais combinava com os seus objetivos. 


Ter os conteúdos bem posicionados dentro do ranking do Google se torna um dos pontos principais dentro do marketing de uma empresa.

As vantagens e como aplicar o SEO 

Quando as técnicas de SEO são aplicadas, algumas vantagens acabam sendo englobadas nessa ação, sendo elas:


  • Ser encontrado por clientes;
  • Melhorar o tráfego de site;
  • Segmentação;
  • Competitividade no mercado;
  • Confiança.


Permitir que os clientes possam encontrar de forma mais fácil o site, é um dos motivos pelos quais o SEO deve ser aplicado de forma correta, podendo não ser somente uma palavra-chave como também, conteúdos inteiros otimizados. 


Pode-se, por exemplo, escrever um conteúdo voltado a áreas externas e de lazer, e inserir um tópico para falar sobre
nichos para área de churrasqueira.


Com isso, o SEO deve ser aplicado de forma inteligente e que traga tráfego para o site ou blog. Para isso é possível utilizar além de textos, elementos audiovisuais.


Outro aspecto positivo de se empregar as estratégias do SEO, é poder realizar um estudo mais aprofundado sobre os seus consumidores e possíveis futuros clientes, e, deste modo, produzir um conteúdo para atraí-los..


Uma estratégia de SEO bem trabalhada não interfere somente no ganho de clientes, como também no mercado em que a empresa atua, gerando uma competitividade que pode gerar bons resultados.

Dicas de como aumentar a audiência no Google

Se uma empresa, seja fabricante de portão de ferro articulado ou prestadora de serviços terceirizados, está buscando se destacar no mercado e na internet, é importante seguir algumas dicas e planejamentos relacionados ao SEO.

01. Páginas com boa arquitetura

Todo site de uma empresa deve conter uma boa arquitetura para que a sua navegação seja feita com facilidade, e isso inclui todos os seus elementos visuais e usuais, como o menu de categorias.


A arquitetura do site também está ligada a fatores internos para operações e atualizações, sendo um preferencial que as plataformas contem com uma boa hospedagem para suportar os arquivos, como imagens e vídeos. 

02. Invista em boas imagens

Quando a otimização é realizada no site, é necessário melhorar também as imagens, isso porque os mecanismos de busca, como o Google, também possuem um campo de pesquisa exclusivo para imagens, e o site pode ser bem posicionado por meio delas.


Ou seja, se um site especializado disponibilizar imagens ilustrativas de como funciona e de como se instala um
suporte para fixação de painel solar, essas imagens podem também entrar nos motores de busca no que tange ao assunto abordado no conteúdo. 

03. Saber sobre o mercado que atua

Na internet, estudar o comportamento do consumidor e dos concorrentes dentro do segmento de atuação da empresa é a chave para uma estratégia de SEO assertiva. 


E isso se deve ao fato de que ao analisar, por exemplo, os concorrentes que aparecem nas primeiras posições do Google, é possível ter uma ideia de como aquele site foi trabalhado para aparecer em destaque, trazendo uma nova perspectiva do que pode ser feito no site da sua empresa


Além disso, entender o comportamento do consumidor do seu segmento de atuação, é fundamental para gerar um conteúdo relevante e otimizado para ele.

04. Ser estratégico nos títulos e descrições 

Ao pensar em otimização, é necessário entender que tudo no site entra nessa equação, e isso inclui os títulos e descrições.


Quando se busca um determinado termo no Google, pode-se observar que há sempre um título destacado e uma pequena descrição abaixo, como um resumo para que o usuário decida ou não entrar naquele site.


Considerando esse aspecto, é crucial ser estratégico na elaboração de títulos chamativos e descrições precisas.

05. Conteúdos com relevância 

Em um site estruturado considerando as métricas de SEO, o conteúdo é rei. Isso se deve ao fato de que um conteúdo bem elaborado traz uma relevância maior, tanto para o site em questão quanto para a marca.


Com isso, uma empresa de
envidraçamento articulado, por exemplo, pode se tornar uma referência em seu mercado de atuação, caso invista em um conteúdo de qualidade.


Um conteúdo relevante convida o leitor a passar mais tempo no site, navegando por outras páginas e podendo ser convertido em um consumidor, caso haja interesse.

06. Atualizações

Manter um site atualizado é uma das práticas que pode levar a um aumento na audiência gerada pelo Google, uma vez que a inteligência do mecanismo entende que a movimentação pode trazer mais conteúdos interessantes para os usuários.

07. Links internos e externos 

O emprego de links no conteúdo também é uma estratégia muito utilizada por quem aplica o SEO em suas páginas. 


Os links internos podem contribuir para outras postagens que foram feitas anteriormente com temas relacionados, como um post sobre
chave codificada para moto ser linkado em uma conteúdo sobre carteira de habilitação.


Já a utilização de links externos é uma estratégia que pode aumentar o nível de relevância de um site. Uma vez que se um site mais conhecido referenciar uma página menor, pode trazer uma boa quantidade de tráfego, bem como aumentar também a relevância da página que recebeu o link.


Aos olhos dos mecanismos do Google, quando um site faz referência a outro, há uma relação que pode beneficiar ambos, e melhorar seus posicionamentos nos rankings do buscador.

Considerações finais

As estratégias de SEO podem colaborar com uma empresa, fazendo com que ganhe destaque em plataformas de busca. 


Quando se possui um conteúdo com relevância e uma estratégia de SEO bem definida, a plataforma do Google consegue, com seus mecanismos, criar rankings que possibilitam o destaque das páginas que as empresas construíram, como blogs e sites.


Ter uma boa posição dentro das pesquisas do Google faz com que o reconhecimento dentro do mercado para os consumidores e, até mesmo, para a concorrência, acabe remodelando estratégias e alimentando o nicho, despertando assim, novas estratégias. 


Por esse motivo é crucial entender mais sobre como funcionam as técnicas de SEO antes de aplicá-las em um site, pois um estudo aprofundado pode trazer aplicações precisas e eficientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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