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Data de publicação:

out. 19, 2022

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Rolagem infinita do Google: o que isso pode causar nas suas estratégias de marketing?

Rolagem infinita do Google

É certo que o mercado digital tem imposto novos paradigmas para as empresas. Isso se dá, sobretudo, pela exigência e qualificação do usuário. Por isso, torna-se imperativo entender como a rolagem infinita do Google funciona.



Alguns pontos que se relacionam com a experiência do usuário têm sido os grandes critérios para que os mecanismos de pesquisas entendam quais sites se posicionam nos topos das páginas de busca.


Essa perspectiva, do ponto de vista empresarial, demanda que alguns critérios para a otimização de buscas orgânicas sejam obedecidos.


Por isso, as técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization têm ganhado tanto destaque no ambiente digital.


Essas técnicas se baseiam nos algoritmos do Google para adaptar os sites à lógica que eles impõem. Se essa estratégia for bem delineada e aplicada, é possível que haja um destaque para a marca nos sites de pesquisa.


Supondo que uma empresa de berçario e creche esteja procurando meios de se consolidar nesse mercado, ela pode construir um blog com dicas pedagógicas e adaptá-las para SEO.


Além da busca via anúncio pago, é possível que ela se destaque a partir das buscas orgânicas do Google.


Por isso, é importante entender quais mecanismos estão disponíveis no mercado para perceber como os mecanismos de busca vão reconhecer um site como relevante.


Nesse caso, a rolagem infinita tem sido um fator preponderante, uma vez que o Google reconhece quando um usuário entra em um site e logo o abandona.


Com esse recurso, é possível criar páginas mais interativas que corroboram com a estadia daquele leitor por mais tempo em um site.


Por essa razão, o Google também está buscando a implementação desse recurso, uma vez que é uma tendência colocada muito por conta das redes sociais.


É importante, portanto, entender alguma vantagens que esse mecanismos pode trazer quando adotado corretamente:


  • Maior aderência;
  • Aumento de tempo de tela;
  • Adaptação para mecanismos de busca;
  • Melhor experiência do usuário.


Com esses pontos colocados, já é possível se debruçar sobre os pormenores dessas ferramentas.

O que é rolagem infinita?

Assumir alguns recursos impostos pelo mercado demandam das empresas alguns pontos de atenção. Com a rolagem infinita não é diferente.


O primordial é entender do que se trata essa ferramenta, como ela funciona e, principalmente, como aplicá-la.


A rolagem infinita consiste em uma perspectiva de timeline que não acaba. Ou seja, conforme o usuário vai rolando aquele site, ele vai sugerindo novas coisas a fim de mantê-lo entretido.


Essa é uma perspectiva muito baseada nas experiências das redes sociais que, em grande medida, garante um tempo maior dos usuários em seus ambientes.


É possível imaginar esse tipo de dinâmica em um blog de uma distribuidora hortifruti que, por exemplo, faz posts recorrentes sobre curiosidades sobre seus frutos.


Por se tratar de um conteúdo leve e de fácil compreensão, é possível que um usuário passe horas ali aprendendo sobre aquelas hortaliças.


No entanto, para que isso ocorra, a plataforma não pode ser hostil a esse tipo de consumo e, portanto, precisa adotar alguns mecanismos de navegabilidade. Dentre eles, está a rolagem infinita.

Rolagem infinita no Google

A adoção desses mecanismos de rolagem infinita por parte do Google pode levantar algumas dúvidas de como isso pode beneficiar ou, ao menos, influenciar as empresas anunciantes.


Em outubro de 2021, a plataforma lançou a ideia de adaptar as páginas de pesquisa para a lógica de navegabilidade via smartphone. Isso significa, em grande medida, um avanço para que as empresas consigam se posicionar dentro do mecanismo.


Esse recurso pode trazer ao usuário a possibilidade de ir além da primeira página de pesquisa como acontece recorrentemente.


É muito comum que um usuário que procura um produtor específico no Google, fique apenas nas primeiras páginas.


Supondo que uma empresa de vending machine de café está buscando se consolidar através do tráfego orgânico para seu público, a rolagem infinita pode contemplá-la.


Isso se dá, sobretudo, pela grande capacidade do usuário passar mais tempo navegando naquele site a fim de obter a melhor resposta para si.


Do ponto de vista do usuário, pode ser não muito convidativo o fato de uma página acabar e, naquela trava, sugerir um clique para carregar a próxima página. No entanto, a rolagem infinita vem como a alternativa para salvar os usuários dessa navegação mais truncada.

Novas experiências

Essa nova perspectiva traz ao usuário um maior acesso ao mix de conteúdos que o Google pode oferecer. Por essa razão, do ponto de vista da empresa, é necessário que se tenha em mente alguns pontos.


Um dos aspectos mais importantes é que, a partir de uma possibilidade de navegação mais dinâmica, o usuário vai ser convidado a especificar melhor a sua busca.


Por essa razão, estar entre os primeiros resultados passa a ser mais um aspecto para a experiência do usuário.


Ou seja, o que antes poderia ser resolvido com um clique a partir da pesquisa de, por exemplo, bota ortopédica para criança, agora, pode significar uma concorrência mais ampla.



Devido a isso, algumas questões precisam ser resolvidas antes que se incida em erros que podem significar um naufrágio para uma estratégia.

Foco em conteúdo

Diante de uma maior concorrência, algumas novas medidas precisam ser tomadas a fim de se posicionar de forma satisfatória para um mercado. Por isso, é essencial que se foque na diferenciação dos conteúdos oferecidos a fim de garantir a atração dos usuários.


No entanto, o Google ainda utilizará o mecanismos de rankeamento por páginas relevantes, mas, diante de uma plataforma mais convidativa à navegação, é preciso se destacar.


Se um restaurante está buscando se posicionar a partir de sua empada salgada de frango, é importante que boas fotos sejam colocadas à disposição, além de um bom texto.


Afinal de contas, se o usuário quer saber sobre as empadas mais saborosas da cidade, é capaz dele passar alguns minutos rolando a timeline do Google a fim de encontrar o resultado que melhor dialoga com ele.


Outro foco, além do oferecimento de produtos, pode estar na construção de conteúdo a partir de portais.


Supondo que um usuário está em busca de como exame toxicológico para concurso público funciona, é capaz que ele passe um bom tempo pesquisando.


Por isso, é importante estar bem posicionado através de boas práticas de SEO e, além disso, ter um conteúdo que prenda o usuário.

E os anúncios pagos?

A dinâmica de aparição de anúncios pagos pode ser uma grande preocupação das empresas diante dessa novidade.

O fato é que o que, antes, aparecia como primeiros resultados, agora, será distribuído pela página inteira a partir do investimento feito.


Se o usuário pesquisar por jazigo familiar, por exemplo, ele vai obter os mesmo resultados de antes, só que de forma que a disposição dos anúncios o impacte através da sua navegação.


No entanto, essa perspectiva é muito incipiente e o Google ainda não anunciou nenhum tipo de elaboração para essa questão em sua plataforma de shopping.


Nesse sentido, é importante frisar a importância de se ater às novas ferramentas que o mercado impõe, mas sempre buscando compreender os detalhes de seus mecanismos.

Considerações finais

Em virtude de todas as perspectivas que a rolagem infinita traz ao mercado, é possível tomar algumas atitudes para não ficar para trás diante dessa construção.


É certo que a sua dinâmica proporciona ao usuário um aspecto mais orgânico na navegação.


Essa tendência é muito percebida dentro dos ambientes das redes sociais, uma vez que o tempo de tela dos usuários acaba sendo muito maior por conta da rolagem infinita.


Isso pode ser aplicado a outras lógicas do ambiente digital. Uma plataforma de marketplace, por exemplo, pode beneficiar um anunciante de tenda branca grande em sua rolagem infinita para artigos de acampamento.


Há, portanto, uma perspectiva que veio para ficar e moldar os hábitos de consumo na internet. Além disso, é importante, principalmente, entender quais os impactos dessa ferramenta adotada pelo Google.


É certo que essa aplicação vai gerar novas experiências do ponto de vista do usuário e isso vai impactar nos sites que querem se posicionar através de seus algoritmos.


Com isso, urge a necessidade de um conteúdo mais direcionado e atraente para que os cliques sejam efetuados.


Sem abandonar as dinâmicas do SEO, é necessário, agora, que os conteúdos postados tenham um bom título, uma boa descrição e, se for o caso, uma imagem atraente.


Essa dinâmica ainda é muito incipiente e, por isso mesmo, vai se adaptando conforme o mercado for demandando novas ferramentas.


No entanto, é importante ficar de olho nas novas mudanças para que não se perca a perspectiva do tráfego orgânico no site de uma empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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