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Data de publicação:

out. 23, 2022

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O que é busca orgânica no Google?

O que é busca orgânica no Google?

A busca orgânica no Google é quando o usuário realiza as pesquisas e entra em um site otimizado para SEO, sem que o proprietário do site tenha que pagar por esse clique.

A pesquisa orgânica no Google é um dos canais mais eficazes para obter tráfego ou conversões em um site porque é totalmente gratuita, dependendo apenas de técnicas de SEO e otimizações de páginas que chegam aos primeiros lugares nas pesquisas.  Além de vantagens orçamentárias em relação à pesquisa paga, onde você precisa pagar por seu posicionamento e cliques no Google, os usuários entendem que o seu site é relevante para o que eles digitaram, uma vez a sua página está sendo escolhida e não comprada para estar ali.


A otimização orgânica do mecanismo de pesquisa (SEO) é o processo de aparecer mais nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) naturalmente. Essa estratégia de marketing digital é realizada para aumentar o tráfego de um site entregando ao usuário respostas interessantes para o que eles pesquisam.


Podemos utilizar muitas estratégias para pesquisa orgânica, como pesquisa de palavra-chave e otimização de conteúdo ou correção de problemas técnicos que impedem o usuário de acessar o site. Basicamente, para colocar um site na primeira página do Google, é necessário conhecimento em SEO e técnicas de HTML e conteúdos que se conectam aos algoritmos dos mecanismos de busca.


Neste post, a KOP vai te ajudar a entender as diferentes maneiras de aumentar sua visibilidade orgânica, como funciona a pesquisa orgânica do Google e a importância de adotar a estratégia de pesquisa orgânica no Google para o seu site, uma vez que todos os custos de tráfego pago estão crescendo consideravelmente no Brasil e no mundo.

Como funciona a pesquisa orgânica?

Como funciona a pesquisa orgânica?

A maneira mais simples de se referir à pesquisa orgânica é pensar sobre qual é o resultado de pesquisa mais relevante para um usuário ver quando digita uma palavra-chave ou consulta específica no Google. O Google vai sempre priorizar as melhores respostas para as pesquisas, mas isso desde que os seus algoritmos consigam entender o conteúdo do seu site.


Por isso, o conhecimento em redação e HTML são tão importantes para colocar o site na pesquisa orgânica do Google. A busca orgânica é um processo composto por várias estratégias de marketing digital para garantir que nosso resultado apareça primeiro ou, no mínimo, na primeira página dos resultados dos buscadores.


Basicamente, a pesquisa orgânica consiste em uma variedade de técnicas diferentes, como pesquisa de palavras-chave, otimização e criação de conteúdo, além de auditoria técnica e estratégias de marketing institucional da empresa. O objetivo da busca orgânica é garantir que o usuário tenha uma ótima experiência em seu site e landing pages, e obtenha a resposta que procura – seja consumir conteúdo, entrar em contato ou comprar um produto.


A preocupação principal que sua empresa tem que ter com essa prática é a mesma que o Google, ou seja, garantir que seus usuários encontrem conteúdo de qualidade, útil e relevante para o que estão procurando. Se você puder combinar seu conteúdo com a experiência do usuário, poderá garantir que o Google recompense seus esforços e mostre sua página mais acima de outras.


Há muitas maneiras diferentes de criar uma ótima experiência do usuário em seu site. É preciso entender que a pesquisa orgânica é dividida em três categorias principais: relevância, descoberta e autoridade.

  • Relevância: é a relevância do tema e do conteúdo de uma página relacionados a palavras-chave específicas.
  • Descoberta: A capacidade de descoberta é a capacidade de um site ser encontrado e indexado adequadamente pelos mecanismos de pesquisa.
  • Autoridade: é a autoridade da página nos mecanismos de pesquisa, seja ele com links vindos de outros sites ou frequência de conteúdos relevantes no site.

Esses fatores podem contribuir para que as páginas atinjam as principais pesquisas do Google com as palavras-chaves combinadas do seu conteúdo. Tudo isso, claro, desde que o seu site possa garantir que vai fornecer a melhor experiência do usuário aos seus clientes.


Uma das melhores maneiras de garantir que esse conteúdo seja encontrado e vinculando como conteúdo relevante, é entregar ao Google respostas diretas e objetivas para seus algoritmos. Portanto, quanto mais objetivo o seu conteúdo mais  fácil para o Google reconhecer e encontrar trechos importantes para oferecer aos usuários que pesquisam.

Por que a pesquisa orgânica é importante?

Por que a pesquisa orgânica é importante?

A pesquisa orgânica é importante para sua empresa porque seu consumidor gasta uma quantidade significativa de tempo procurando respostas para perguntas ou problemas no Google. Assim, o usuário pode encontrar o seu site e consumir o seu conteúdo, além de navegar e tomar decisões dentro do seu site.


Atualmente, existem mais de 2 trilhões de pesquisas no Google todos os anos. Além disso, quando você aplica uma estratégias de SEO e Otimizações de páginas, a maior parte do tráfego do seu site é proveniente da pesquisa orgânica, o que faz a sua empresa não depender de anúncios por um bom tempo.


Pense na frequência com que você digita algo no Google em seu smartphone, seja para pesquisar o filme mais recente de um ator, encontrar um novo produto, procurar um local ou digitar algo pessoal que não deseja perguntar a ninguém.


O ponto é que o Google é onde seus clientes vão está diretamente ligado para o início da jornada do comprador, por isso é importante garantir que você esteja investindo em pesquisa orgânica para poder classificar na primeira página para termos de pesquisa relevantes.


Você precisa ser mais proativo com seus dados de pesquisa e usar essas informações para potencializar o que você faz internamente com o seu site. As pessoas estão usando os mecanismos de pesquisa para cada coisa em seu dia-a-dia, então precisamos começar a investir mais tempo em SEO da mesma forma que as empresas dedicam tanto tempo à pesquisa paga.

A diferença entre pesquisa paga e orgânica

A diferença entre pesquisa paga e orgânica

A principal diferença entre a pesquisa paga e a orgânica é que a pesquisa paga é uma fonte de tráfego pay-to-play, enquanto a pesquisa orgânica é obtida fornecendo os melhores resultados para uma determinada pesquisa.


Normalmente, a pesquisa paga é indicada na parte superior ou inferior da SERP com um rótulo “Anúncio”. Tudo o que está abaixo desses anúncios pagos são os resultados da pesquisa orgânica.


A pesquisa paga é uma estratégia de curto prazo para aparecer nos mecanismos de pesquisa, porque no segundo em que você para de pagar pelos anúncios, para de aparecer.


A pesquisa orgânica é uma estratégia de longo prazo para aparecer nos mecanismos de pesquisa, porque você pode classificar consistentemente conteúdos na primeira página por anos, implementando apenas pequenos ajustes na página de classificação.


É uma maneira muito mais econômica de obter tráfego e conversões porque você não está pagando toda vez que alguém clica no seu conteúdo de classificação.


Priorizar a pesquisa orgânica é importante porque a taxa de cliques (CTR) dos resultados da pesquisa orgânica é dez vezes maior do que a pesquisa paga. Pense na frequência com que você pula os anúncios no YouTube ou avança rapidamente durante os comerciais.


Os usuários preferem navegar e clicar nas listagens orgânicas porque sabem que esse conteúdo terá a resposta que desejam.

Não estou dizendo para evitar completamente a pesquisa paga, mas deve haver um equilíbrio saudável e sinergia entre seus esforços pagos e orgânicos, em vez de concentrar todos os seus recursos nos ganhos de curto prazo fornecidos pela pesquisa paga.


Você pode criar uma estratégia de marketing digital muito eficaz garantindo sinergia entre os canais.

Conclusão

A pesquisa orgânica é a melhor maneira de garantir que os usuários encontrem seu conteúdo. Você não está pagando por esses cliques; você os está ganhando e sendo recompensado por seu esforço em criar conteúdos relevantes.


Os usuários entendem que o conteúdo exibido no topo dos resultados do mecanismo de pesquisa é o conteúdo mais relevante e útil para o que eles estão procurando.


Ao facilitar a vida do Google, você também acaba colhendo os frutos, pois seu conteúdo e site recebem mais tráfego orgânico, conversões e reconhecimento institucional.


Conheça mais sobre os trabalhos da KOP como Agência de SEO.

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