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Data de publicação:

jan. 26, 2022

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Quanto investir no Google Ads para ter resultado?

Quanto investir no Google Ads para ter resultado?

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados, sendo que a cobrança pelos anúncios só acontece quando recebem cliques.


Por conta disso, o anunciante tem total controle de seu orçamento, além de que maneira vai pagar pelos anúncios, podendo ser por clique (CPC), visualizações (CPM) ou por resultados (CPA).


Hoje em dia, as empresas que querem construir uma boa presença na internet e melhorar sua receita precisam investir em links patrocinados. Ao falar sobre esse tipo de estratégia, logo nos vem à mente o Google Ads.


Contudo, mesmo sendo a principal ferramenta de anúncios pagos, alguns profissionais de marketing e empreendedores têm diversas dúvidas na hora de lidar com ela. Entretanto, é fundamental conhecê-la para valorizar os investimentos em Marketing Digital.


O melhor de tudo é que ele pode e deve ser usado por empresas de qualquer porte ou segmento, além de veicular anúncios de maneira totalmente segmentada. Mas se você não sabe por onde começar, não deixe de ler este artigo até o final.


Vamos falar um pouco mais sobre o Google Ads e mostrar que não existe um valor ideal inicial para investir. Confira!

Entendendo um pouco mais sobre o Google Ads

O Google Ads nada mais é do que uma plataforma de anúncios do Google, antigamente era conhecida como Google AdWords. É por meio desse recurso que as marcas divulgam seus produtos e serviços na internet.


Assim, as companhias só pagam pelas campanhas quando os usuários clicam nelas, visualizam seu conteúdo ou entram em contato com a empresa.


Além disso, os anúncios de um fabricante de pele de vidro espelhado, por exemplo, só serão visualizados pelas pessoas que realmente possuem algum interesse no assunto.


Isso acontece porque eles são exibidos no momento certo e para os usuários que estão procurando aquilo que está sendo oferecido pelo seu negócio.


Sem falar no fato de que os potenciais clientes podem encontrar links patrocinados toda vez que estiverem fazendo uma pesquisa na internet, acessando algum site ou até mesmo assistindo a vídeos no YouTube.


A plataforma é tão popular que já se tornou a principal fonte de receita do Google, ou seja, dificilmente existirá outra tão eficaz para os negócios, independentemente de seu ramo ou segmento.

Vantagens do Google Ads para as empresas

Um anúncio de qualidade é aquele que é capaz de impactar as pessoas certas e no melhor momento, sendo exatamente assim que os anúncios do Ads funcionam.


Ele é ideal para quem quer promover o negócio, produto ou serviço, levando as soluções para as pessoas certas e podendo mensurar os resultados, e dentre as principais vantagens do Google Ads estão:

1. Excelente custo-benefício

As pessoas usam a internet para pesquisar todo tipo de assunto, desde empresas que fazem caldeiraria pesada até notícias sobre o trânsito, previsão do tempo e daí em diante. Boa parte dessas pesquisas são feitas no buscador Google.


Se você quer bons resultados, precisa trabalhar com ele, e uma das principais vantagens disso é o custo-benefício adequado.


O Ads é mais barato do que as mídias tradicionais ou até mesmo outros espaços na internet onde as empresas podem anunciar.


Isso porque os anúncios são segmentados e direcionados, além da possibilidade de começar investindo pouco, para assim ter tempo de considerar o retorno obtido e o comportamento do público.

2. Avaliação do ROI

O ROI (Retorno Sobre o Investimento) é uma informação relevante, uma vez que mostra se as estratégias estão trazendo os resultados financeiros esperados.


Pois bem, ao utilizar o Google Ads, a companhia consegue obter informações essenciais relacionadas ao nível de interação entre o público e os anúncios.


O anunciante pode contabilizar as impressões e cliques e até mesmo saber se o usuário que clicou realizou alguma ação, como:


  • Realizar uma compra;
  • Preencher formulário;
  • Fazer o download de um material;
  • Entrar em contato com a marca.


Uma confecção de uniforme industrial também pode acompanhar esse usuário para colocar em prática suas estratégias de remarketing. Todas essas informações são contabilizadas e fornecem informações para mensurar o ROI.


Com isso, a marca descobre quais de seus anúncios recebem mais cliques, os que possuem boa performance e aqueles que devem ser melhorados ou interrompidos.

3. Maior controle do investimento

Outra vantagem é o fato de que o anunciante tem total controle de seus investimentos, o que facilita na hora de determinar o quanto quer ou pode gastar por mês, dia ou semana.


Ademais, a empresa pode optar entre diferentes opções de pagamentos, sendo custo por clique (CPC), a cada 1.000 impressões (CPM) ou custo por conversão (CPA), como mencionamos no início do artigo.


Se uma empresa de serviço de terraplanagem criar um anúncio em formato de vídeo, é possível optar pelo CPV (custo por visualização). Nesse caso, se um usuário assistir a mais de 30 segundos do vídeo ou interagir com ele, o valor é cobrado.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens do Ads, mais adiante, vamos mostrar o quanto é necessário investir nele.

Mas, quanto aplicar no Google Ads?

Na verdade, é importante deixar claro que, para qualquer empresa, não existe um valor inicial fixo a ser aplicado, visto que isso depende do objetivo de cada negócio. De modo geral, é necessário considerar:

Taxas de conversão

Neste caso, uma empresa de guincho para motos só precisa definir quantos clientes ela pretende gerar com seus anúncios. A partir disso, é possível determinar as taxas de conversão.


Uma campanha que tenha a intenção de gerar conversões diretas, neste caso, as vendas, leva em conta apenas o número de vendas fechadas. Por outro lado, se a intenção é gerar leads, então o caminho é um pouco mais longo.


Isso porque é necessário determinar a taxa de conversão da landing page para onde o visitante é direcionado após clicar no anúncio. Com essa informação, é chegado o momento de descobrir a taxa de conversão do lead em oportunidades reais.


Então, o anunciante precisa saber quais são as conversões de oportunidades em clientes, que costuma ser quando o lead recebe um contato da equipe de vendas. Olhando por esse lado, pode-se dizer que essa taxa também reflete a eficácia dos vendedores.


Se a empresa já sabe qual é o percentual de pessoas que deve converter em cada etapa, está apta a fazer um cálculo reverso e descobrir quantas serão levadas à taxa de conversão para fechar as vendas.


Por exemplo, se uma companhia de manutenção de banheira deseja conquistar 100 clientes, possui taxa de conversão em leads de 25%, 30% de leads em oportunidades e 34% de conversão de oportunidades em clientes, deve usar a seguinte fórmula:


Visitantes: 0,25 x 0,30 x 0,34 = 100


Em outras palavras, cada vez que essa empresa receber visitantes, terá um determinado número de leads, que representam oportunidades que podem se transformar em clientes, o que representa a meta da companhia.

Campanhas de branding

Se o objetivo de uma empresa de instalação de tela de proteção para apartamento é conquistar mais visitantes, então deve-se observar outros fatores.


Em outras palavras, ela deve identificar o universo em potencial no que diz respeito à exibição dos anúncios, em seguida, estipular uma porcentagem que será atingida.


Uma forma de fazer isso é identificando a quantidade de IPs ou dispositivos conectados à internet em uma região. O anunciante pode encontrar a quantidade de IPs ao segmentar o local onde os anúncios devem ser exibidos.


Isso será decidido no momento em que o anúncio estiver sendo criado dentro da plataforma Ads.



Um fabricante de piso de concreto polido também pode tentar encontrar a quantidade de pessoas interessadas em seus produtos. Para isso, ele deve identificar quantos usuários viram o anúncio.


Com base nessa informação, fica mais fácil segmentar a campanha que será exibida dentro da rede de display.


Do mesmo modo, não podemos deixar de destacar que o usuário pode analisar a quantidade de buscas realizadas por meio de determinada palavra-chave, e uma das formas de fazer isso é usando o Planejador de Palavras-chave do próprio Google.


Por fim, a marca pode iniciar uma campanha com orçamento baixo e analisar os valores obtidos com o investimento. Com base nessa informação, pode-se aumentar aos poucos a quantia que será investida.

Conclusão

Desde o surgimento do marketing digital, muito se ouve falar a respeito das estratégias orgânicas. De fato, elas são muito importantes, entretanto, demoram um pouco mais para trazer resultados.


As empresas, de forma geral, têm pressa e querem alcançar seus objetivos o quanto antes, uma vez que isso aumenta os lucros.


O Google Ads veio para ajudar e hoje é a maior plataforma de anúncios pagos da internet. Como vimos ao longo deste material, os negócios não precisam se apegar a um valor fixo para alcançar bons resultados, apenas considerar seus objetivos e executar a campanha.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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