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Data de publicação:

jan. 28, 2022

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4 dicas para se tornar especialista em Google

4 dicas para se tornar especialista em Google

Não é preciso ser uma autoridade em marketing ou internet para saber o quanto a esfera digital se tornou indispensável nos últimos anos, seja no sentido pessoal ou comercial. A maior prova disso é o crescimento de buscadores como o Google.


No caso, existem também outros motores de busca, como Bing, Yahoo! e Ask Brasil, porém, a Google Inc. é a que mais cresce e já detém 98% do mercado de buscas no mundo todo, segundo dados da própria empresa, que são emitidos anualmente pela Google Insights.


De fato, basta abrir agora a plataforma e pesquisar por algo como limpeza de cadeiras estofadas, que centenas ou mesmo milhares de resultados logo aparecem, com recursos que estimulam a contratação e a negociação entre as partes.


Um desses recursos é o famoso Google Meu Negócio, que é gratuito e permite que a empresa informe sua localização, para o cliente em potencial ativar o GPS e ir até o local, além de seu horário de funcionamento, seus dados para contato, valores e muito mais.


Mesmo que essa opção seja gratuita, no entanto, muitos empresários e autônomos ainda não desfrutam dela, às vezes por ignorarem as oportunidades que estão contidas ali. 


Justamente por essa razão é importante falar na questão de se tornar um especialista em Google.


O motivo para tal é que essa plataforma mudou totalmente nosso modo de fazer marketing, sendo hoje uma das maiores vitrines digitais do mundo todo. Portanto, imagine quando uma loja de ceras para carros entende isso e aprende a atuar nesse espaço.


Obviamente, seus resultados comerciais serão potencializados, de modo que a marca acabará crescendo em termos de presença e de autoridade, ao mesmo tempo que a captação de leads, novas oportunidades e clientes trará um aumento no faturamento.


Isso é o que podemos chamar de círculo virtuoso de crescimento digital, pois chega um tempo em que as vantagens se somam e se tornam constantes, seja pelo crescimento orgânico ou impulsionando essa expansão, como veremos adiante.


No primeiro caso, um site de motor de portão pode crescer como que por indicação, de maneira totalmente espontânea e sem precisar pagar por isso. Para tanto, é preciso criar conteúdos originais que agreguem valor e fazer a otimização dessas páginas.


No segundo caso, é possível impulsionar cada uma das páginas ou palavras-chave, por meio do famoso PPC (Pay per Click), que são as campanhas de tipo “Pague por Clique”. Sendo que hoje há outras modalidades que ajudam ainda mais a crescer.


Por esse motivo é que decidimos tratar deste assunto, trazendo não apenas as dicas mais importantes para você se tornar um especialista em Google, mas como fazer isso por meio de cursos gratuitos em que você pode se inscrever agora mesmo.


Inclusive, um ponto interessante nesse sentido é o fato de que hoje tais cursos realmente podem ajudar qualquer tipo de empresa, seja uma indústria super nichada ou uma loja que vende camisa social branca slim no varejo, atendendo a clientes de todos os tipos.


Portanto, se o seu interesse mais urgente e genuíno é aprender como se tornar um especialista nesse que é o maior buscador do mundo, e com isso melhorar a sua posição na plataforma e aumentar suas vendas, então basta seguir adiante até o fim.

A importância e as vantagens disso

Acima, já ficou claro que é importante marcar presença no Google simplesmente porque ele se tornou uma das maiores vitrines online do mundo todo.


Mas há outros motivos para se aliar a ele, como o fato de que a tendência para tudo isso é apenas crescer mais e mais. 


Por exemplo, com a chegada dos recursos mobile, como pesquisa por comando de voz (voice search), que a pessoa pode fazer pelo microfone do celular.


Assim, a empresa que não quiser ficar para trás precisará se adaptar e crescer na velocidade da luz, especializando-se realmente no Google e nos seus recursos mais inovadores. Outro exemplo é o da pesquisa por foto (Google Lens).


Neste caso, o recurso também é voltado eminentemente para empresas, cotações e afins. Com ele, o indivíduo pode tirar fotos de qualquer coisa e encontrar opções equivalentes. Assim, ao fotografar uma capa banco carros, o Google mostra outras opções.


Como o recurso já vem atrelado à aba do Google Shopping, isso torna a experiência de compra muito mais dinâmica e muito mais interessante para quem já é usuário da plataforma.


As vantagens ou benefícios para isso também são tremendas, tanto por parte das pessoas que vão utilizar gratuitamente esses recursos, quanto por parte das empresas que vão precisar marcar presença e investir cada vez mais em tais soluções.


As principais razões que podem ser listadas são as seguintes:

  • Fortalecimento da marca;
  • Otimização de tempo gasto e recursos financeiros;
  • Colocação de metas e objetivos;
  • Análise de métricas e resultados;
  • Acessibilidade para os dois lados;
  • Digitalização da marca ou empresa.


Enfim, há vários fatores que tornam esse esforço todo simplesmente indispensável. Quando falamos em fortalecimento de marca, por exemplo, trata-se não apenas de começar a aparecer no lugar certo, para as pessoas certas.


Mas também de afastar a concorrência, que provavelmente está investindo no Google neste segundo, enquanto você lê este artigo.


Já a otimização tem a ver com o fato da usabilidade da ferramenta, que economiza tempo e até recursos que não poderiam ser melhor investidos. O mesmo vale para as metas e métricas, que são super intuitivas e podem ser feitas por qualquer pessoa.


Todas essas ações e muito mais indicam várias razões pelas quais é fundamental tornar-se especialista em Google, mais ou menos como antes era preciso saber fazer panfletagem e anúncios em revistas e jornais.

1 - Google Workspace

Uma dica de ouro para se tornar um especialista é aproveitar as dicas e instruções que a própria plataforma do Google confere a qualquer um, bastando apenas que você crie um e-mail no Gmail e se cadastre nos sites e funcionalidades.

 

A primeira delas é o próprio Google Meu Negócio, de que falamos acima. Nesse ambiente você segue o passo a passo de modo totalmente intuitivo, de modo que um chaveiro 24 hs pode começar a aparecer e receber cotações em poucos dias.


Mesmo que as telas sejam intuitivas, para se tornar especialista, é preciso dar um passo adiante e se cadastrar no Workspace, que funciona como uma escola online gratuita. Alguns também chamam essa comunidade de G Suíte.


Ali você aprende a lidar com várias funcionalidades comerciais que podem ajudar e muito na hora de potencializar e profissionalizar o seu negócio.


Por exemplo, toda a parte de agendas e reuniões, de Meet, chat e videoconferência, além do Drive que trabalha com Computação na Nuvem, trazendo documentos, planilhas, formulários, apresentações e muito mais, sem precisar fazer download.


Com esse passo inicial, certamente um empresário, autônomo ou até mesmo um gestor de marketing já começa a se especializar em Google de modo prático, gratuito e estimulante. Quando as vendas começarem a crescer com isso, ficará ainda melhor.

2 - Google Analytics

Temos aqui outra ferramenta que pode ajudar qualquer um a se tornar especialista em Google no sentido mais comercial e profissional do termo.


A princípio, um usuário novo pode se assustar com a apresentação básica do Analytics, já que ele lida com números, relatórios, gráficos e muitas telas cuja função principal é mostrar os bastidores do site, não apenas seu aspecto visual e amador.


Com esta ferramenta, qualquer gestor se torna um especialista na área, deixando de investir na plataforma apenas por hobby para se tornar alguém que tem controle da situação.


Como já dito, basta ter uma conta no Gmail para acessar essa funcionalidade, que permite entender a fundo as campanhas e ações de marketing empreendidas, ajustando o que precisa melhorar ou mantendo o que já deu certo.

3 - O famoso remarketing

Outra dica de especialização que pode mudar a realidade de qualquer um que atua no Google, tornando o processo muito mais profissional e especialista, é do remarketing, também conhecido como retargeting por quem já é da área.


Trata-se de aprender a configurar suas campanhas e ações com base nos leads que já foram impactados por esforços anteriores.


Assim, se uma pessoa pesquisa auto elétrica mais próxima, entra em sua página e sai sem ligar para a empresa ou contratar o serviço, seus anúncios começam a aparecer para ela em todo lugar, como banners, vídeo de chamada e afins.


O termo “remarketing” tem justamente esse sentido de retrabalhar as oportunidades que ainda não foram fidelizadas pelo seu marketing.

4 - Link Patrocinado ou SEO?

Por fim, uma dica de ouro para se especializar é adaptar sua equipe de marketing entre essas duas realidades do Google, que dizem respeito ao crescimento orgânico e ao patrocinado.


No primeiro caso, uma empresa de projetos de ar condicionado precisa que os colaboradores façam cursos de Ads (Advertising) e sigam as dicas da própria plataforma, pois assim as campanhas e ações serão melhor configuradas.


No segundo caso, é preciso pesquisar diariamente as novidades de SEO (Search Engine Optimization), que permitem uma melhor Otimização de Páginas para Motores de Busca e um conhecimento de algoritmos e padrões que podem mudar a qualquer momento.

Conclusão

Tornar-se um especialista em Google já não é opção, mas questão de sobrevivência. Com as dicas que demos acima, qualquer um pode encontrar os caminhos para fazer isso do modo mais seguro, fácil e promissor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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