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Data de publicação:

jan. 24, 2022

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Ferramentas de SEO para você chegar ao topo do Google

Ferramentas de SEO para você chegar ao topo do Google

As ferramentas de SEO são consideradas fundamentais para aplicar as estratégias de otimização de maneira assertiva. No entanto, para usá-las, em primeiro lugar é necessário compreender o conceito de SEO.


Com a chegada do Marketing Digital, juntamente com o fato dele ter se tornado o principal meio para divulgar uma marca, seus produtos e serviços, construir uma boa presença digital tornou-se essencial para as empresas.


Contudo, não é fácil aparecer entre os primeiros resultados do Google, afinal, mesmo que na internet tenha espaço para todos, as melhores posições são extremamente concorridas. É exatamente aqui que entra o Search Engine Optimization.


A otimização de páginas é a melhor forma de construir esse posicionamento sem precisar investir rios de dinheiro em anúncios pagos. Aliás, até para trabalhar com eles é necessário entender de otimização para motores de busca.


Tendo em vista que a cada mês são realizadas mais de 100 bilhões de pesquisas, estar no topo da primeira página é fundamental para qualquer negócio.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é SEO e quais são as principais ferramentas para colocá-lo em prática do jeito certo. Acompanhe!

SEO: entenda a sua definição

Quando uma pessoa tem dúvidas sobre determinado assunto, o mais comum é fazer uma pesquisa no Google. O mesmo acontece quando se quer comprar um produto, pesquisar preços ou saber um pouco mais sobre uma determinada marca.


Trata-se de um comportamento padrão e comum no mundo todo e, por essa razão, o Google se tornou um aliado das empresas, desde um pequeno negócio de salgados assados para festa até uma multinacional.


Mas, de modo geral, as pessoas costumam clicar apenas nos primeiros links da primeira página, ou seja, quem está no final dela ou nas páginas posteriores têm poucas chances de receber uma visita.


É nesse momento que você descobre que precisa investir no SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para

Mecanismos de Busca, em português.


Trata-se de um conjunto de estratégias que otimizam as páginas dos sites para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.


Em outras palavras, o SEO é usado para que qualquer site ou blog sejam encontrados pelos usuários toda vez que eles fizerem uma pesquisa.

Princípios de ranqueamento do Google

Para compreender um pouco mais sobre o trabalho executado pelo SEO, é necessário conhecer alguns fatores de ranqueamento do Google.


Eles nada mais são do que aspectos que o algoritmo do buscador leva em conta na hora de rastrear, indexar e ranquear as páginas presentes na web.


Um deles é a qualidade do conteúdo que, por sinal, deve ser uma das maiores preocupações das marcas. Note que, quando falamos de conteúdo, estamos nos referindo a materiais de diferentes formatos, como:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Áudio;
  • Infográficos.


Ou seja, um fabricante de bateria de carro 60 amperes pode criar conteúdos de distintas configurações, mas desde que eles tenham qualidade e sejam relevantes para as pesquisas às quais se destinam.


Em outras palavras, eles devem conter informações úteis, responder às dúvidas dos usuários e atender às demandas.


Só que muito mais do que garantir um bom ranqueamento no Google, tenha em mente que os conteúdos ajudam a construir a autoridade da marca e assim aumentar a confiança dos usuários em relação a ela.


Outro fator de peso para o ranqueamento é a responsividade, isso porque a maior parte dos acessos à internet nos dias de hoje é proveniente de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.


Esses aparelhos mudaram a forma como a web é acessada, e o próprio Google já anunciou que prioriza os sites responsivos na hora de ranqueá-los.


Isso acontece porque o principal objetivo do buscador é garantir a melhor experiência aos usuários. O design responsivo permite que as páginas sejam acessadas por qualquer tipo de dispositivo, adequando todos os seus elementos ao tamanho da tela.


Muitos outros fatores fazem a diferença e devem ser analisados pelas empresas, como uma de impermeabilização de bancos automotivos, antes de começar a aplicar as estratégias SEO.


Além disso, é fundamental conhecer as principais ferramentas de otimização de páginas, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Principais ferramentas de SEO para os negócios

As estratégias orgânicas demoram um pouco mais para dar resultados, mas em compensação eles são mais duradouros e lucrativos.


Entretanto, para garantir um excelente retorno, é fundamental otimizar as páginas por meio de ferramentas assertivas, e algumas delas são:

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas pelos profissionais de Marketing Digital. Por meio dela, é possível analisar diferentes métricas, bem como o tráfego e o desempenho do negócio.


Uma empresa de laudo veicular ECV também descobre dados sobre sua audiência, taxa de rejeição, visualizações mensais, tráfego referido, páginas mais visualizadas, dentre outros.

2. SEMRush

O SEMRush é ideal para quem deseja otimizar os conteúdos e torná-los mais inteligentes. Além de avaliar o desempenho do site, essa ferramenta mostra quais são as falhas, posições das palavras-chave, além de poder ser usada durante a criação de um texto.


Ela também sugere termos que podem ser usados ao longo do conteúdo, levando em conta o título do artigo, uso de H1 e H2, links internos e externos, e assim por diante.

3. Keyword Planner

Esta ferramenta pertence ao Google e funciona como um planejador de palavras-chave. Um pet shop para adotar cachorros pode usar o Keyword Planner para elaborar suas campanhas de mídia paga, além das estratégias orgânicas.


Uma das funções mais interessantes é que ela também gera palavras-chave, sempre priorizando os termos que o negócio pode usar nos conteúdos. Ademais, é possível definir filtros de palavras, localização e idiomas.

4. Google Pagespeed

O Google traz uma série de ferramentas para auxiliar criadores de conteúdos e de páginas na internet, e outra que se destaca bastante é o Pagespeed.


Por meio dele, é possível analisar a velocidade de carregamento do site e atribuir uma nota. Da mesma maneira, fornece orientações detalhadas de modo a melhorar suas páginas ao longo do tempo.

Essa ferramenta também possibilita otimizar a velocidade do site para dispositivos móveis, além de ser gratuita e intuitiva.

5. Check My Links

O Check My Links nada mais é do que uma extensão do Google Chrome, do qual um fabricante de cesta básica atacadão consegue identificar links quebrados e inválidos nas páginas.


Sabemos que essa função existe também em outras ferramentas de análise de SEO, mas o Check My Links identifica com maior rapidez e precisão.

6. Google Search Console

O Google Search Console, também conhecido como Webmaster Tools, ajuda a diagnosticar e a detectar problemas de SEO nas páginas da web.


A ferramenta mostra a posição do site dentro do buscador, analisa as palavras-chave que melhoram os resultados, dentre outras possibilidades.


Um distribuidor de coberturas de policarbonato retrátil, por exemplo, consegue analisar os cliques recebidos, impressões, obter dados de desempenho de videos, média de posições, linkagem interna, saúde do site e indexação das páginas.

7. Ubersuggest

Essa ferramenta foi criada por Neil Patel, um famoso profissional de marketing digital. Para utilizá-la, o usuário deve escrever uma palavra-chave na barra de pesquisa, e com isso encontrar sugestões de termos relacionados e ideias de conteúdos.


Ela ainda permite descobrir o volume de buscas das palavras, o custo por clique (CPC) e o nível de concorrência. O usuário pode fazer auditorias em seu site, entretanto, a ferramenta é mais conhecida por pesquisar palavras-chave.

8. Semrush

Esta ferramenta, na verdade, é um plugin para WordPress, e seu objetivo é acelerar o carregamento das imagens, toda vez que a página for acessada.


Dessa forma, um fabricante de cola para espelho terá em sua página um recurso que otimiza, redimensiona e comprime as imagens que possam prejudicar o carregamento.


Trata-se de um recurso fundamental, considerando que o proprietário do site não precisa alterar suas imagens manualmente antes ou depois de publicá-las. Portanto, ela ajuda a poupar tempo, algo essencial nos dias de hoje.

9. Linkstant

Por fim, há o Linkstant, que notifica o proprietário toda vez que seu site é mencionado por outro.


É uma forma de saber os links que direcionam para suas páginas e selecionar aqueles com mais relevância e confiabilidade.

Considerações finais

Investir em SEO é uma necessidade para qualquer empresa que queira se posicionar bem nos resultados de pesquisa e construir uma boa presença online.


Contudo, para que suas estratégias tragam bons resultados, é essencial saber trabalhá-las e, para isso, a melhor alternativa é fazer a utilização das ferramentas certas.


Neste artigo, você conheceu as principais delas, como podem te ajudar, e os resultados de suas estratégias de SEO serão otimizados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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