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Data de publicação:

jan. 21, 2022

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Escritório de advocacia na primeira página do Google

Escritório de advocacia na primeira página do Google

As primeiras posições nos resultados de pesquisa são os espaços mais cobiçados por empresas e produtores independentes na web. Este artigo vai apresentar como é possível aparecer na primeira página do Google para qualquer negócio. 


Os serviços de advocacia são listados entre aqueles que são essenciais, um amplo mercado que absorve milhares de novos profissionais a cada ano. Como uma área competitiva, tais profissionais devem explorar todas as oportunidades disponíveis. 


A internet, sob a imagem dos motores de busca, é um extenso campo de atuação para escritórios de advocacia e quaisquer outros segmentos de mercado, uma vez que contam com um amplo público e forte potencial de engajamento. 


Contudo, explorar as possibilidades que o marketing digital oferece pode parecer uma tarefa confusa para muitos empreendedores. Acompanhe a leitura e conheça a importância e como adaptar as técnicas mais eficientes na produção de conteúdo para o seu nicho.

O valor do marketing digital para a advocacia

Marketing digital pode ser definido como o conjunto de práticas que otimizam a produção de conteúdo aos critérios utilizados pelos algoritmos que analisam, como um software de gestão para pequenas empresas, os espaços virtuais em busca de páginas de qualidade. 


Sua primeira e maior aplicação se encontra nos sites com o formato de blogs, com publicações periódicas em texto sobre um tema de nicho, cujo objetivo é educar o leitor. 


Outros exemplos de sites são os catálogos de produtos e as redes sociais, com diferenças que devem ser sinalizadas. 


Assim, por exemplo, uma pessoa que menciona
bateria 60 amperes nos mecanismos de pesquisa, pode visualizar uma série de cards com imagens do item e seus preços, facilitando o direcionamento para páginas de catálogo. 


Isso é possível graças aos meios de sinalização criados pelo Google e outras plataformas, que enriquecem a indexação de conteúdo e contribuem com uma melhor experiência do usuário. 


Outras plataformas, como as redes sociais, contêm seus próprios mecanismos de indexação e pesquisa, exigindo o estudo de seus critérios separadamente. Um escritório de advocacia pode conquistar, na primeira página do Google, os benefícios:

1 - Maior preferência de mercado

É fato que a advocacia é um segmento concorrido, especialmente nas grandes capitais. Muitos escritórios se encontram no mesmo espaço, nas regiões mais centrais das cidades e muitos atendem nas mesmas especializações. 


Esse cenário contribui com uma intensa competitividade, uma vez que o cliente se vê diante de múltiplas opções muito similares. Cabe a cada profissional ou empresa destacar-se, uma vez que muitos escritórios atuam como uma
empresa de terceirização para outros locais. 


No contexto da internet, o usuário valoriza uma empresa ou profissional que seja alcançável, com informações disponíveis e claras sobre seu serviço ou como contatá-lo. Além da confiabilidade gerada, tamanha acessibilidade garante conforto. 


Por isso, estar na primeira página do Google funciona, para muitos potenciais clientes, como um atestado de idoneidade. Por trás de um link estampado nas primeiras posições, está um site responsivo e com um alto volume de tráfego e, por isso, altas recomendações.

2 - Maior potencial de fidelização de clientes

Um escritório de advocacia, seja este um empreendimento administrado por um único profissional ou por um conjunto deles, é marcado por uma extensa fase de negociação, além do contato contínuo do cliente durante toda a prestação do serviço. 


Por apresentar esse perfil, quem trabalha no setor jurídico reconhece a importância de fidelizar clientes. Manter uma carteira constante de consumidores é essencial para a estabilidade financeira de estabelecimentos como esse. 


Como serviços que envolvem o compartilhamento de dados sensíveis, como o atendimento médico em
casa de repouso em santo andré, o advogado deve ser visto por seu cliente como alguém de confiança, que pode ser contatado com frequência. 


Assim, o relacionamento com o cliente é parte vital do trabalho de um escritório de advocacia. Contudo, é importante considerar que, para fidelizar clientes, é necessário manter um bom fluxo de novos indivíduos em contato com a sua marca. 


Para isso, ferramentas como o Google exercem grande impacto, visto que uma boa presença na rede mantém um forte tráfego que ajuda na expansão da marca para novos consumidores. O trabalho de embaixadores também pode ser explorado na web. 


O Google oferece um serviço de registro de marca que permite o rastreio de qualquer menção ao nome ou símbolo visual da marca inserida no banco de dados do serviço. Para escritórios de advocacia, é uma grande oportunidade de capitalizar recomendações. 


Considerando a importância da reputação do advogado ou do empreendimento, impulsionar menções orgânicas cria um ciclo que se retroalimenta entre novos clientes, clientes antigos e possíveis leads, como uma
empresa de portaria e recepção que busca por parceria.

Alcançando o topo

Para conquistar o topo das estratégias de marketing digital, é importante desenvolver uma série de técnicas que aumentem a relevância percebida pelos algoritmos que trabalham com a indexação de links nas pesquisas por palavras-chave. 


O Google funciona como uma vitrine global para qualquer negócio. Assim como a venda online de uma
persiana rolô sob medida depende da sinalização de sua disponibilidade no Google, a prestação de serviços é amplamente impactada por essa plataforma.


Cada método é permeado pelas diretrizes estabelecidas pelo próprio Google sobre o que é considerado de qualidade em relação às páginas da web. As principais técnicas para posicionar-se no topo dos resultados, são:

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma anexa ao buscador que permite o cadastramento de estabelecimentos comerciais e sua conexão com os serviços de GPS e mapas oferecidos pela marca. 


Entre as informações que podem ser inseridas, o nome, setor, endereço, sites e telefones de contato estão são os mais importantes, além de fotos que ilustrem o espaço, como a imagem de uma
Sala de reunião pequena, e ajudem na localização. 


Com uso dessa ferramenta, as chances de aparecer nos primeiros resultados de uma palavra-chave relacionada são altos, especialmente pela possibilidade de engajamento extra com o sistema de avaliações do público, presentes nesses
cards.

Conteúdo otimizado para blogs

As páginas sob o formato de sites são alternativas excelentes de desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing digital voltada para o Google. Marcadas pela produção periódica de artigos em texto, otimizar um blog institucional é a parte mais importante. 


A escolha de boas palavras-chave é o coração deste tipo de prática, que se inicia com o entendimento de quais são os assuntos, dentro de seu nicho, que despertam o maior interesse do público, como diretrizes para
primeira habilitação preço


Na advocacia, as dúvidas mais comuns sobre determinado processo jurídico, explicações sobre o pagamento de impostos entre outros pontos em alta, são oportunidades de atuação para o escritório de advocacia especializado em certa área. 


A experiência profissional com os problemas elencados e as exigências do mercado, aliada ao estudo das palavras-chave mais populares, lançam bases sólidas para a produção de conteúdo voltada para blogs. 


Outro aspecto a ser considerado nessa otimização é a frequência de publicação, que deve ser constante. Escolher dias fixos durante a semana e montar um cronograma a partir de então, faz parte do planejamento necessário para alcançar o resultado esperado.

Link building

Um dos pilares do marketing digital, o link building é uma prática de otimização de links que atua em conformidade com o PageRank, o principal algoritmo de indexação utilizado pelo Google para seu motor de pesquisa. 


Parte do princípio das recomendações para a criação de uma estratégia eficaz de posicionamento. Para o PageRank, uma página de qualidade é bem recomendada e possui uma navegabilidade compatível com o dispositivo e o usuário. 


Por isso, as práticas de link building são separadas entre “onpage”, voltadas para a otimização dos links já presentes em sua página, e “offpage”, reunindo ações que buscam aumentar as menções externas. Entre as práticas onpage, figuram: 


  • Adaptação de links automáticos para o modelo “titulo-da-postagem/”; 
  • Aplicação de UX Design no layout da página; 
  • Inserção de links de referência em um artigo para outro; 
  • Otimização de arquivos de imagem ou vídeo na página. 


Assim, as ações de link building onpage estão voltadas para a melhoria da navegação em página, com o objetivo de aumentar o tempo do usuário nela e reduzir sua taxa de rejeição. As estratégias offpage, por conseguinte, são marcadas por: 


  • Parcerias com criadores de conteúdo do mesmo setor; 
  • Cadastro de marca para identificação de menções no Google; 
  • Análise de atributos HTML “dofollow”, “nofollow”, “noindex”
  • Inclusão de links “dofollow” em conteúdo da página. 


Essas e outras práticas podem ser aplicadas em sites sob o formato de blogs ou de catálogos, além de ser possível incluí-las em APIs para atendimento automático de potenciais clientes.

Conclusão

Os escritórios de advocacia têm muito a ganhar com a aparição nas primeiras posições do Google. Contudo, esse tipo de conquista gera resultados constantes com o emprego de técnicas consistentes de marketing digital para a criação de conteúdo. 


Uma área em amplo crescimento, o marketing digital é um segmento importante para melhorar a comunicação entre empreendimento e seu público, além de estabelecer uma estrutura virtual segura e confortável para o atendimento ao consumidor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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