Layout do blog

Autor:

Data de publicação:

jan. 19, 2022

Siga o autor:

Como posicionar minha empresa na primeira página do Google?

Como posicionar minha empresa na primeira página do Google?

Talvez já não seja novidade para ninguém como os grandes motores de busca revolucionaram nosso modo de fazer marketing e compras no geral. O que poucos sabem é como dominar a primeira página do Google e tirar disso o melhor proveito.


De fato, nos últimos anos ou décadas, esse buscador se tornou uma das maiores marcas não apenas de buscas ou do universo digital, mas do mundo todo. Para muitos, é um sonho pensar em trabalhar em uma empresa tão futurista e tão tecnológica.


Realmente, isso reflete uma tendência e um poder de digitalização do mercado de compra e venda que é algo que, no fundo, tende apenas a crescer cada vez mais. Afinal, quando uma pessoa precisa de algo como cadeira de jantar, qual a primeira coisa que ela faz?


Se fossem duas décadas atrás, ela pediria conselhos como no famoso “boca a boca”, ou então abriria um guia de compras com o nome de algumas empresas para as quais puxar o telefone e ligar. Mas hoje ela simplesmente abre o Google e joga essa palavra-chave lá.


Em poucos segundos, aparecem centenas ou milhares de resultados, alguns deles com funções como a de geolocalização. Assim, se a pessoa estiver pelo celular, ela pode ativar o GPS e pedir que o Google a leve até a loja mais perto que oferece a solução desejada.


Aqui estamos dando apenas um exemplo prático de algo que qualquer loja de móveis vende, mas não pense que o Google serve apenas para produtos populares. No fundo, ele atende também a nichos mais específicos como aluguel de retroescavadeira.


Na verdade, existe um preconceito de achar que segmentos assim não obteriam resultados com o mecanismo, mas a verdade é que quanto mais nichado melhor, já que tudo funciona com base na palavra-chave, a assertividade cresce conforme ela é mais específica.


É justamente nesse contexto que surgem questões como a do título deste texto: afinal, como é possível posicionar minha empresa na primeira página do Google? É o que realmente importa, pois o topo das buscas traz um resultado muito maior.


Assim, além de dar dicas práticas e de aprofundar sobre a importância de estar na primeira página, trazemos também alguns conceitos imprescindíveis, bem como exemplos práticos que ajudam qualquer um a visualizar o que está sendo dito.


Inclusive, falando em exemplo concreto, um dos pontos mais vantajosos de tudo isso é justamente o fato de que os conselhos servem para todo e qualquer tipo de negócio, seja uma fábrica de uniforme social feminino ou a loja que vende esse produto.


Por isto mesmo, quem tem o interesse de entender de uma vez por todas como estratégias simples de posicionamento na primeira página do Google podem fazer toda diferença na hora de captar mais leads e clientes, basta que siga até o fim da leitura.

Qual o diferencial do Google?

Antes de tudo é preciso explicar o diferencial do Google, pois é justamente isso que vai fazer com que sua empresa domine o topo da primeira página de maneira sustentável e contínua, em vez de precisar ficar correndo atrás de novidades diárias.


Até porque o Google nunca divulgou explicitamente quais são seus algoritmos e parâmetros de exigência para que uma página se coloque na frente das outras. Tudo que o mercado sabe são princípios genéricos que indicam algo, mas não de modo científico.


Por essa razão, é preciso ter uma cultura de organização e de produção de conteúdos que seja coerente com a própria cultura empresarial do Google, sendo este o modo mais seguro de se manter bem posicionado sempre.


Assim, um escritório que emite laudo de periculosidade posto de gasolina não precisa ficar reescrevendo do zero as páginas do seu site, mas apenas fazer alguns poucos ajustes quando surgem novidades no radar.


Dito isto, o principal diferencial do Google é a excelência em termos de usabilidade e de experiência do cliente, que no caso são todas as pessoas e usuários da plataforma. Ou seja, cada indivíduo que faz uma busca por ali, seja diariamente ou com frequência.


Isso se manifesta sobretudo na história do buscador, já que ele não foi o primeiro a ser inventado, mas logo tomou a frente e superou todos os demais.


Ocorre que os anteriores determinavam quais páginas iam aparecer para cada palavra-chave por meio de sumários ou categorias de interesse. Alguns chegaram a organizar os resultados apenas por data de postagem, deixando os últimos em primeiro.


Ora, no fundo, nenhum dos dois critérios garante que determinada página será boa, ou que seu conteúdo será de melhor qualidade. Por isso, os algoritmos do Google passaram a usar inteligência artificial para “ler” página por página.


Assim, o que importa é o uso da palavra-chave, a coerência dela com o conteúdo real da página, os links internos e externos que o site faz, além de questões técnicas importantes como tempo de carregamento, responsividade na tela de celulares, e daí em diante.


Portanto, como referido acima, trata-se de uma cultura de criação de conteúdo. Ou seja, de sempre criar o melhor material, com a melhor experiência, para cada palavra-chave.

A importância das keywords

Também chamadas keywords, (termo em inglês para “palavra-chave”, a quantidade de vezes que falamos delas até aqui certamente já demonstra a sua importância.


De fato, para posicionar sua empresa na primeira página do Google, é preciso fazer um estudo muito assertivo de quais palavras-chave utilizar. Afinal, seria péssimo fazer todos os demais esforços, mas não ser encontrado por culpa disso.


Hoje, já existe a ferramenta Google Keyword Planner, mantida pela própria marca que ajuda nisso, mostrando se uma loja fica melhor usando o termo “amaciante para roupa de bebê”, ou apenas “amaciante roupa bebê”, sem preposições e afins.


Depois de definir a melhor versão para cada keyword forte do seu segmento, é hora de colocar a mão na massa e criar uma página para cada uma. Também é importante que o termo apareça em vários pontos do conteúdo, tais como:

  • Na URL da página;
  • No título do artigo;
  • No primeiro parágrafo;
  • No título das imagens;
  • Na meta-description;
  • Nos títulos H1, H2, H3.

Deste modo, você acerta não apenas na assertividade da keyword que decidiu utilizar, mas também na otimização que faz da página, que é o famosa SEO (Search Engine Optimization), ou seja, Otimização de Páginas para Motores de Busca.


Lembrando que não se trata de detalhes técnicos irrelevantes, mas o foco sempre é melhorar a experiência do usuário, que quer encontrar bons resultados para suas buscas.

Sobre o marketing de conteúdo

Se você ficou curioso sobre como exatamente criar os melhores artigos para cada palavra-chave que tem peso em seu segmento, podemos aprofundar um pouco nisso.


Trata-se de falar sobre o marketing de conteúdo ou inbound marketing, que é o oposto do outbound, cujo foco é fazer vendas explícitas, falando diretamente em promoções, preços e prazos.


No inbound, pelo contrário, a marca entende que precisa criar uma relação de médio e longo prazo com o cliente, inclusive dando algo em troca desde o começo, que é justamente um conteúdo gratuito, capaz de agregar valor na vida do público.


Artigos e posts do tipo “X vantagens de usar pele de vidro residencial” têm um alto potencial de atrair pessoas, agregar conhecimento e ajudar na geração de leads e clientes.


Por isso, tenha sempre no horizonte o marketing de conteúdo, como verdadeira filosofia que vai guiar seu marketing e até sua publicidade.

Entendendo o link building

Acima referimos os links, mas é preciso aprofundar nisso. Primeiramente, é necessário falar sobre links internos que ajudam seus artigos a se tornarem mais eficientes e mais completos, dando uma melhor experiência de leitura para o visitante.


Depois vem o link building, que é a gestão de links, como quando um site de ginastica laboral em empresas consegue ser citado por outros grandes sites e portais digitais.


No caso, se um fisioterapeuta de renome faz um link para sua página, ela ganha muito em termos de SEO e pontuação de ranqueamento.


Uma dica de ouro é propor guest post a esses profissionais, assim, você troca artigos com ele, colocando links nos seus para o site dele, e vice-versa.

Ficar de olho nas novidades

Certamente, a cultura de conteúdo rico, keywords e link building são a essência de qualquer boa estratégia sobre como posicionar sua empresa na primeira página do Google.


Além disso, deixe sua estratégia perfeita apenas ficando de olho nas novidades que surgem, como as de responsividade, que permitem que uma página sobre Acupuntura para enxaqueca abra pelo PC, mas também pelo celular ou tablet.


Outro exemplo é o voice search, já que cada vez mais as pessoas pesquisam pelo microfone do celular, em vez de digitar a keyword, o que também exige adaptação.

Considerações finais

A primeira página do Google é, hoje, uma das maiores vitrines do mundo, de modo que realmente pode trazer resultados incríveis para uma empresa.


Com os conceitos básicos e os conselhos práticos trazidos acima, ficará ainda mais fácil e mais seguro posicionar sua empresa, fortalecendo sua marca e aumentando as vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo da KOP

Share by: