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Data de publicação:

jan. 17, 2022

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Como funciona a consultoria de Marketing no Google?

Como funciona a consultoria de Marketing no Google?

Se tem algo que todo negócio precisa são vendas e resultados práticos, o que depende quase que exclusivamente da publicidade e de esforços similares. Por exemplo, o marketing no Google, que nos últimos anos revolucionou o mercado do mundo todo.


De fato, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de dizer que não se preocupa com as vendas, já que todas elas dependem da captação de novos leads, novas oportunidades, novas cotas do mercado, novos contratos e daí em diante.


Por exemplo, se uma fábrica confecciona uniforme personalizado lanchonete, ela precisa considerar que já existe um número específico de lanchonetes existentes em seu raio de atuação. Porém, algumas fecharão com o tempo, e outras abrirão.


Aí é que entra o esforço contínuo no sentido de compreender o mercado, estudar as tendências e comportamentos da clientela, bem como tentar antecipar-se não apenas a esses fatores, mas também à concorrência.


Uma empresa que faz planos e estratégias sem levar em conta a vontade do cliente ou a força do concorrente, está pensando de modo totalmente alienado. Do mesmo modo, hoje em dia é fundamental levar em conta o Google, maior buscador do mundo.


Até porque certamente sua concorrência já está lá e seu público-alvo passa algumas boas horas da semana ou do mês contado por ali. Basta pesquisar algo como bolsa personalizada para loja e, em segundos, aparecem milhares de resultados.


Alguns deles já vêm sincronizados com o GPS do celular e ajudam o cliente que está em momento de compras a se direcionar para a loja mais próxima. O que também já demonstra como nem sempre fazer marketing no Google é algo fácil.


De fato, a correria do dia a dia e as demandas que os donos, sócios e líderes precisam atender já são tão grandes que faltaria tempo para lidar com essa outra frente. Por isso é fundamental falar em consultoria, que é o serviço que ajuda com tudo isso.


Assim como uma consultoria financeira dá conta de todas as demandas econômicas, administrativas e até legais no que diz respeito às finanças, uma consultoria de marketing no Google é capaz de montar e fazer a manutenção de uma estratégia completa.


Para explicar melhor o que exatamente consiste esse serviço, quais suas vantagens e os cuidados a serem tomados, preparamos este material, aprofundando o assunto de modo didático, ilustrativo e ao mesmo tempo profundo.


Um ponto muito positivo é que atualmente o marketing no Google evoluiu tanto que ele já pode dar suporte a todo e qualquer segmento, seja uma loja que faz comodato máquina de café expresso ou uma indústria que produz essas mesmas máquinas.


Diante disto, se a intenção mais urgente e genuína do leitor é compreender como uma consultoria dessas pode revolucionar a realidade comercial da sua empresa, oxigenando as vendas e resultados, basta ler este artigo até o fim.

O que é uma consultoria, afinal?

Acima mencionamos o exemplo de uma consultoria financeira, mas também podemos usar o exemplo de uma consultoria jurídica, que é até mais delicada e urgente, ao menos quando a empresa está com algum problema legal sério.


O fato é que a empresa que propõe a consultoria precisa ter uma expertise muito grande em seu nicho, bem como uma idoneidade tremenda, para prestar o serviço com a mesma dedicação que teria caso a demanda fosse para si mesma.


No caso do marketing no Google, muitas marcas já identificam que se trata de uma solução que pode revolucionar o seu negócio, mas é preciso não cair em falsas promessas. Por mais incrível que a ferramenta seja, é preciso muito trabalho pela frente.


Por exemplo, se uma loja vende mesa e cadeiras de plástico, com certeza já existem outras lojas presentes no Google, dominando essa palavra-chave. Portanto, conseguir tomar esse lugar é algo que levará tempo e dedicação.


Neste caso, nos referimos ao famoso SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca, cujo resultado não exige nenhum investimento em dinheiro, a não ser com eventuais programadores, redatores e afins.


Mas o próprio Google não cobra nada para dar o destaque na sua seção orgânica. Outra solução que uma consultoria traz é a do Link Patrocinado, que permite a uma marca pagar para aparecer com destaque.


Contudo, a agência de marketing precisa ser sincera em dizer que isso também exige esforço, pois não basta pagar. É preciso saber configurar e customizar cada campanha ou ação, ou a pessoa só vai perder dinheiro.


Neste sentido, a consultoria é justamente o serviço ou suporte que ajuda um cliente necessitado a encontrar o caminho para sua realização em termos de marketing. Assim, os pontos principais que ela pode incluir são:

  • Fortalecimento da marca;
  • Planejamento de marketing;
  • Definição de orçamentos e recursos;
  • Manutenção de campanhas e ações;
  • Definição do público-alvo;
  • Planejamento de metas e métricas.


Enfim, há uma série de esforços que se fossem deixados de lado ou negligenciados poderiam trazer prejuízos terríveis, já que algumas ações de marketing e publicidade não têm volta.


Lembrando que diversas empresas buscam essas estratégias justamente em um momento de crescimento, sendo que nessa hora é preciso tomar mais atenção, para não perder nenhuma oportunidade nem permitir desvios ou retrocessos.

Sobre benefícios e vantagens

Até aqui, já ficou claro que há vários benefícios em recorrer a uma consultoria, já que se trata de todo um suporte profissional por meio do qual uma agência de marketing se compromete a trazer os melhores resultados para cada marca.


Contudo, é possível salientar alguns deles, como o fato de que o planejamento de marketing é muito melhor do que simplesmente empilhar um monte de ações e campanhas sem saber para onde exatamente se está levando.


Se a empresa lida com camisas sociais masculinas, ela pode precisar passar um ano apenas pulverizando sua marca e conquistando espaço. Depois, vem a fase de aproximação e consagração da marca, quando os clientes se fidelizam ou “evangelizam”.


Isso já mostra que ter uma noção de começo, meio e fim ajuda e muito. Outro benefício é o de que otimiza-se muito tempo e dinheiro. Afinal, nada causa mais desperdício do que investir em algo que você não domina.

Nas sucessivas tentativas, o mais provável é que se faça muito investimento errado e muito esforço à toa. Às vezes, com expertise, é possível fazer bem mais, com bem menos.

Foque sempre no conteúdo

Se fôssemos dar dicas práticas ou mesmo sinalizar as ações principais que uma agência de marketing no Google com certeza teria que fazer, o ideal seria começar pela importância daquilo que hoje se chama marketing de conteúdo.


Isso consiste na diferença entre outbound e inbound, sendo que o primeiro faz uma prospecção ativa e uma venda mais explícita, ao passo que o segundo é mais indireto e perfeito para quem quer fortalecer sua marca.


Se a empresa lida com pin personalizado metal, ela pode explicar melhor que produto é esse, escrevendo artigos originais, gratuitos e ricos em conteúdo, criando vínculos maiores e mais duradouros com sua clientela.


Por isso mesmo, focar no marketing de conteúdo é uma das maiores dicas que qualquer agência ou marca pode seguir a fim de crescer no Google.

Faça a gestão das keywords

Termo inglês para palavras-chave, as keywords são um dos pilares do marketing no Google, haja vista que todo conteúdo começa por ela, que é aquele termo que os usuários digitam na barra de pesquisa, quando precisam de algo.


Curiosamente, existe uma certa tendência no sentido de todos escreverem mais ou menos igual quando querem algo, mas é preciso profissionalizar isso.


Se o ramo de atuação é coleta de recicláveis, use o Google Keyword Planner para saber se esse termo é melhor, ou se não seria mais assertivo tirar a preposição, trabalhando a palavra-chave “coleta recicláveis”.


Essa gestão também inclui saber como inserir as keywords em cada página criada, bem como acompanhar as novidades da área, por meio do Optimization Score, solução que também é da própria Google e é gratuita.

Fique em dia com as novidades

Por fim, é preciso lembrar que todo o marketing no Google acontece na velocidade da luz, isto é, com a mesma pressa típica de todo universo tecnológico.


Por isso, as novidades não param de chegar e é preciso levá-las em conta sempre. Um exemplo é o uso crescente de celular, aplicativos e afins, que faz com que uma página de aventais personalizados precise carregar também em um smartphone ou tablet.


Mais ainda, por conta do mobile, também tem se tornado mais comum pesquisar por voz (voice search) em vez de digitar, o que também vai acabar mudando um pouco o universo das keywords, exigindo que as melhores marcas se adaptem.

Considerações finais

Já não é possível buscar crescimento empresarial nem levar em conta o papel do marketing no Google, que já se tornou uma das maiores vitrines do mundo.


Acima, focamos em trazer informações essenciais e até dicas práticas que ajudam a entender o papel de uma consultoria nesse processo, para que seja possível saber como se posicionar quando for tomar uma decisão nesse sentido.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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