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Data de publicação:

jan. 12, 2022

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Marketing digital especialista em Google

Marketing digital especialista em Google

Nos dias de hoje, o marketing digital é o principal meio para divulgar uma marca, seus produtos e serviços, tanto que é difícil encontrar uma empresa que não esteja presente na internet de alguma maneira.


Inclusive, atualmente, as pessoas usam a internet para tudo, principalmente para responder às suas dúvidas e encontrar produtos e serviços. Você mesmo, como usuário, quando quer encontrar alguma informação recorre logo ao buscador.


As empresas que não estão presentes no ambiente digital perdem espaço para os concorrentes e boas oportunidades de negócio, sem falar no fato de que o marketing digital é muito mais barato do que o marketing tradicional.


Assim, a marca consegue circular em diferentes canais, como site, blog, redes sociais e, claro, o Google. Aliás, qualquer organização que utiliza a internet como ferramenta de negócios tem nessa ferramenta de busca um de seus principais canais.


Isso se dá por meio das estratégias orgânicas e pagas, que permitem que as companhias sejam encontradas pelo público.



Para entender um pouco mais sobre esse assunto e aproveitar as boas oportunidades da internet, neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre a importância do Google para o Marketing Digital, além de seus benefícios nas estratégias online. Confira!

A importância do Google para o Marketing Digital

O Google possui uma infinidade de conteúdos sobre os mais diversos assuntos e de diferentes formatos, como:


  • Texto;
  • Imagem;
  • Vídeo e áudio;
  • Infográficos.


Por essa razão, muito além da qualidade do material, é fundamental pensar na maneira como ele se apresenta. Se a empresa cria um conteúdo e ele é exibido para o público certo e na hora ideal, trará mais resultados do que um texto enorme e com muitas informações.


O Google se tornou importante devido à sua capacidade de indexar conteúdos de diversos assuntos, como onde encontrar clínicas de acupunturas auriculares, notícias, dentre outros.


Apesar de outros buscadores terem surgido antes, eles eram facilmente manipuláveis, ao contrário do Google, que evoluiu seus algoritmos ao ponto de entregar o resultado mais adequado para um público correto e sem manipulações.

Antigamente, era possível burlar os buscadores para ganhar mais exposição, perdendo muito em termos de critério de segmentação.


Atualmente, essas ações não são mais possíveis, ou seja, os proprietários de sites precisam ser honestos e seguir as boas práticas do Google, caso queiram uma boa exposição.


Em outras palavras, é necessário otimizar o material, de modo que ele seja compreendido pelo mecanismo de busca, seja indexado e entregue para os usuários que realmente precisem dele.


É exatamente todo esse critério que faz do conteúdo algo realmente relevante, visto que o Google não vai empurrar o material para o visitante.


O buscador sabe que os usuários recorrem a ele quando precisam solucionar uma dúvida ou problema, como no caso de uma pessoa que deseja contratar serviços de adestramento de cães ou similares.


Essa eficiência acabou por aumentar a autoridade dos resultados e dos sites que aparecem entre as primeiras posições.


O mecanismo consegue operar com o público de topo de funil, tirar suas dúvidas e propor soluções. Mas ele também é crucial para as estratégias de fundo de funil, como na hora de comparar preços.


Por exemplo, no caso dos consumidores que ainda estão no topo do funil, a empresa deve estabelecer uma relação entre o que eles buscam e o que ela oferece.


Se o público quer esclarecer uma dúvida, é necessário oferecer um conteúdo preliminar informativo, além de ser um material rico, que esclareça as dúvidas e que possa ser baixado em troca de algumas informações, como nome e e-mail.


Por outro lado, para aqueles que já estão no fundo do funil, não é necessário oferecer uma grande quantidade de materiais, pelo contrário: uma landing page já é o suficiente para fazer uma boa oferta.


Contudo, assim como o Google é importante para o Marketing Digital, as estratégias online também trazem muitos benefícios para as empresas.

Benefícios do Marketing Digital para os negócios

Como falamos, todos os tipos de organizações, como uma especializada em frutas secas de natal, precisa ter uma boa presença online, e para isso é necessário investir em Marketing Digital. Suas estratégias trazem vários benefícios, como:

1 - Aumenta o engajamento da persona

Na internet, um negócio consegue atrair bem mais clientes e aumentar as oportunidades de vendas, além de que também é possível criar relacionamentos duradouros e promissores com os clientes.


Um dos maiores diferenciais da comunicação digital é o fato de que ela permite às marcas oferecer conteúdos relevantes, ao mesmo tempo em que os consumidores podem interagir com eles.


Essa interatividade constrói uma relação mais forte, algo muito importante para a marca ser lembrada dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Assim sendo, pensar no engajamento é fundamental.

2 - Facilita a fidelização

Ao contrário do que alguns pensam, a relação com o cliente não termina depois que a venda é efetuada. É necessário manter contato com ele, uma vez que isso estimula a propaganda boca a boca e faz com que o consumidor volte a comprar.


Com isso, uma empresa de aluguel de ônibus para excursão é capaz de valorizar mais todo o investimento feito para conquistar novos clientes.


A internet oferece diferentes canais para não perder contato com o comprador, como no caso do blog, que ajuda a nutrir o relacionamento e despertar maior interesse pelos produtos e serviços.


A companhia ainda pode enviar ofertas por e-mail, prestar atendimento pelas redes sociais, dentre outras possibilidades.


O ideal é conhecer bem o perfil do cliente para investir na opção certa e fazer com que ele volte a comprar, uma vez que se identifica com a marca.

3 - Segmenta o público

Na internet, a organização fala com um público específico e que realmente se interessa por suas soluções, diferentemente do que acontece nos meios tradicionais.


Por meio do marketing digital, uma empresa de plano de manutenção de ar condicionado split consegue ser notada por uma grande quantidade de pessoas, além de falar com um público segmentado.


Segmentar a audiência é possível desde o primeiro contato do visitante com a companhia, como no caso dos anúncios no Google.


Além de garantir que o negócio converse com quem tem interesse, é uma forma de garantir uma experiência de compra mais satisfatória.


Também é por meio da segmentação que a marca oferece conteúdos e ofertas compatíveis com a etapa do lead dentro da jornada de compra.


Tudo isso é possível porque, ao navegar na internet, o usuário oferece algumas informações sobre ele mesmo, como ao preencher um formulário ou por meio dos cookies nos sites.


Com isso, uma empresa de reforma de estabelecimento comercial consegue analisar os dados e elaborar estratégias compatíveis com seus perfis.

4 - Resultados mais duráveis

Existem meios pagos e gratuitos de divulgar a marca na internet, bem como para se relacionar com clientes e consumidores no geral. No caso das ações orgânicas, é possível trabalhar com o SEO e com o Marketing de Conteúdo.


Eles trazem resultados duradouros e podem ser usados mesmo anos depois de serem colocados no ar. Por exemplo, os conteúdos publicados em um blog sempre estarão disponíveis e vão gerar conversões enquanto forem relevantes para o público.


Tudo o que uma empresa de limpeza a vapor automotiva precisa fazer é elaborar uma boa estratégia de publicação de conteúdos, como os chamados evergreen.

5 - Fácil mensuração

Não é fácil mensurar os resultados do marketing tradicional, visto que não é possível saber quantas pessoas visualizaram um anúncio ou quantos clientes a companhia conquistou com ele.


O Marketing Digital, por sua vez, oferece todas essas informações, uma vez que a internet fornece informações sobre os usuários, desde o e-mail que receberam até a compra realizada na loja virtual.


Com isso, uma empresa de conserto de máquina de lavar roupa pode saber quantas pessoas acessaram sua página, a quantidade que foi comprada e qual foi o retorno obtido com os investimentos em publicidade.


Essas informações podem ser coletadas de diversas maneiras, como no caso das redes sociais e plataformas de anúncios do Google.

6 - Melhor custo-benefício

Diante de tantas vantagens, diversos empresários e empreendedores acreditam que precisam investir uma grande quantia em marketing digital, o que não é totalmente verdade.


Tanto que as empresas de pequeno porte são as que mais percebem as vantagens das estratégias pela internet.


A companhia investe os recursos que tem e tudo o que precisa fazer é elaborar bem suas estratégias e considerar as características de seu público-alvo.

Considerações finais

Certamente, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas promovem seus produtos e serviços e como se relacionam com seus clientes.


Diversos canais têm um importante papel nesse cenário, mas sem dúvidas, o Google é o que mais se destaca, e como vimos ao longo deste artigo, ele assume um papel importante para o marketing na web.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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