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Data de publicação:

jan. 11, 2022

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Estratégias de SEO para rankear bem no Google

Estratégias de SEO para rankear bem no Google

O SEO trata-se de um conjunto de ações que otimizam o site e está entre as principais estratégias de Marketing Digital.


Antes de continuar falando sobre ele, é essencial compreender a importância do marketing feito pela internet.


Hoje em dia, a presença digital se tornou fundamental para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Por essa razão, o marketing digital se tornou o principal meio para divulgar uma marca, seus produtos e serviços.


Afinal, dentro desse conjunto de ações existe um leque de possibilidades, e uma delas é o SEO. Ele é importante porque, a cada mês, de acordo com pesquisas do setor, cerca de 100 bilhões de pesquisas são realizadas no Google.


No entanto, assim como existem diversos usuários pesquisando, todos os dias milhares de páginas novas são adicionadas na web. Ou seja, estamos falando de um ambiente competitivo onde seu negócio precisa se destacar.


A melhor maneira de fazer isso é evidenciando suas páginas na web, e isso vale tanto para o site, quanto para o blog e até para as redes sociais.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o Search Engine Optimization, sua importância, além de dar algumas dicas para conquistar um bom posicionamento. Confira!

Afinal, o que significa SEO?

Quando uma pessoa tem uma dúvida, a primeira coisa que faz é pesquisar na internet. Esse comportamento também é comum quando queremos encontrar um produto ou serviço e, por essa razão, o Google se tornou essencial para as empresas.


Contudo, mesmo que o buscador traga inúmeros resultados para uma única pesquisa, apenas os primeiros links costumam ser acessados.


Por exemplo, ao pesquisar sobre varal de teto com manivela, o usuário encontra o que precisa nos três primeiros links.


Caso tenha alguma dúvida, ele vai, no máximo, dar uma olhada até o final da primeira página de resultados.


Só que estar entre as primeiras posições não é questão de sorte, mas sim de estratégia. É aqui que entra o SEO, sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como “Otimização para Mecanismos de Busca”.


Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias que melhoram uma página e fazem com que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.


É muito importante fazer melhorias no conteúdo das páginas para que elas possam ser encontradas pelos usuários, e é por meio do SEO que as marcas podem fazer isso.


A empresa otimiza seu site, de modo que ele atraia mais pessoas e ofereça conteúdos relevantes para o público. A partir disso, fica mais fácil compreender o quão relevante é essa técnica.

A importância da otimização para as empresas

Um dos principais objetivos dessa estratégia é transformar o site em um canal relevante para o público-alvo de uma pessoa ou empresa. Nesse sentido, é fundamental oferecer uma boa resposta ao que o usuário pesquisa no buscador.


Mas, no que diz respeito à importância do SEO, ela vai depender dos resultados que a empresa quer alcançar. Se o objetivo de um pet shop para adotar cachorros é ser visto e se tornar uma referência, é essencial investir nessa estratégia.


Por meio dela, a organização atrai visitantes qualificados para o seu site, mas desde que o SEO seja bem planejado e executado. Com isso, mais pessoas serão atraídas e fica mais fácil despertar o interesse delas.


Raramente uma pessoa clica em uma página com expectativas diferentes do conteúdo que ela oferece. Por conta disso, é fundamental ter visitantes qualificados, pois são eles que vão se interessar pelos produtos e serviços oferecidos.


Outro objetivo do SEO é aumentar a relevância e a eficácia dos conteúdos publicados, sendo uma ferramenta que melhora o relacionamento com o público.


Se a empresa não oferece respostas para aquilo que as pessoas procuram, elas vão encontrá-las nas páginas dos concorrentes.


Contudo, se alguém visita o site de um veterinário de aves e esclarece suas dúvidas, esse profissional terá mais facilidade para transformá-lo em cliente.


Também é importante lembrar que as pessoas que já compram com uma marca podem ser fidelizadas e até mesmo recomendá-la para seus conhecidos.


No entanto, isso só é possível se a companhia oferecer materiais que se encaixam às necessidades de seu público-alvo.


Por fim, se a empresa atrai visitantes qualificados e atende às suas necessidades, consegue estabelecer um contato mais próximo com seu público.


Essa aproximação é importante porque leva informações sobre os potenciais clientes e clientes da marca, melhorando seus produtos e serviços e demais estratégias de marketing.


Entretanto, para ter acesso a todos os benefícios do SEO, é imprescindível saber colocá-lo em prática.

Dicas de SEO para melhorar o rankeamento do site

Tanto um fabricante de forno de fusão quanto qualquer outra empresa podem ranquear melhor nos resultados de pesquisa, por meio das seguintes estratégias de SEO:


  • Design responsivo;
  • Pesquisa de palavra-chave;
  • Páginas com carregamento rápido;
  • Otimização de tags os page.


Se uma empresa sabe usar bem as estratégias de SEO, consegue atrair um grande volume de tráfego orgânico para o seu site.


Hoje em dia, a maioria das pessoas pesquisam tudo o que precisam no celular, e isso acontece no mundo todo, e o uso de smartphones mudou completamente a maneira como usamos a internet.


Inclusive, desde 2017, o Google estabeleceu que apenas os sites otimizados para acesso via smartphone ocupariam as primeiras posições nos resultados.


Nesse sentido, se alguém pesquisar sobre uniforme hospitalar feminino, vai encontrar entre os primeiros resultados os sites de empresas que possuem layout adaptável para todo tipo de dispositivo, garantindo uma boa experiência ao usuário.


O design responsivo influencia na velocidade de carregamento da página, algo essencial para aparecer entre os primeiros resultados.


Os usuários não querem esperar muito tempo para acessar uma página, o que tornou a velocidade de carregamento algo essencial para aparecer entre os primeiros resultados.


Por outro lado, quando o site é muito lento, pode prejudicar a experiência do usuário, fazendo com que as pessoas desistam e procurem outras opções.


O próprio Google encara a lentidão com maus olhos, além de prejudicar o tempo de permanência do usuário na página.


Consequentemente, o ranqueamento sofre quedas bruscas.


Outro ponto importante para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa é saber escolher boas palavras-chave.


Por exemplo, uma oficina descobriu que um dos termos mais buscados pelas pessoas na internet para os seus serviços é “borracharia 24 horas”.


Ele deve ser usado de maneira inteligente e sem exageros, fazendo sentido dentro do conteúdo e da própria página.


Para conseguir um bom resultado, a companhia deve fazer uma pesquisa de palavras-chave e assim determinar a mais apropriada para o momento.


Também é necessário identificar a facilidade de ranqueamento e o volume de busca, visto que, às vezes, termos com maior volume de pesquisa são mais difíceis de ranquear. Assim sendo, escolher uma palavra menos procurada pode até trazer mais resultados.


Por essa razão, diversas empresas, como um fabricante de crachá de pvc para sublimação, preferem usar as palavras-chave de cauda longa (long tail), visto que elas direcionam melhor os resultados.


Por outro lado, as de cauda curta (head tails) são mais abrangentes e não segmentam tão bem o público.


Por fim, trabalhar bem o SEO também significa otimizar as tags on page, ou seja, os títulos e meta description das páginas.


Eles precisam ser otimizados porque fazem o primeiro contato com o leitor.


O título auxilia o visitante a encontrar o que procura rapidamente, por essa razão, deve refletir o que determinado conteúdo tem a oferecer.


Isso quer dizer que ele deve transmitir uma mensagem clara e coerente, contando com a palavra-chave usada escolhida.


Ademais, é essencial que ele seja chamativo, pois fica mais fácil chamar a atenção do leitor e convencê-lo de que seu conteúdo é o melhor.


Quanto à meta description, trata-se de um breve resumo na página, com cerca de 150 caracteres e contendo a palavra-chave em questão.


Por exemplo, uma clínica veterinária pode usar o termo adestrador de cães para atrair os usuários de maneira orgânica, ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem clara e chamativa.


Para melhorar ainda mais a meta description, é possível incluir um CTA (ou chamada para ação), que incentiva o usuário a clicar no link.

Considerações finais

A internet é considerada um ambiente competitivo, em que todas as empresas precisam estar presentes. Por essa razão é necessário saber se destacar, principalmente em canais como o Google.


Para fazer isso, é fundamental investir em técnicas de SEO que, como vimos ao longo deste conteúdo, otimiza as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados.


Com isso, o negócio atrai mais visitantes em suas plataformas, oferece conteúdos do interesse deles e de quebra aumenta as chances de vender e conquistar novos clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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