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Data de publicação:

dez. 17, 2021

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Como posicionar meu negócio nas primeiras páginas do Google?

Como posicionar meu negócio nas primeiras páginas do Google?

Atualmente, nenhum empresário ou gestor pode ignorar o papel da internet e dos grandes motores de busca na história de uma empresa. Daí a pergunta sobre como posicionar meu negócio nas primeiras páginas do Google.


De fato, segundo dados da Ebit/Nielsen, uma organização canadense imparcial e referência no universo digital, a Google Inc. é a maior empresa de motores de busca do mundo, com dados que chegam a espantar de tão acima da concorrência.


Assim, quando uma pessoa pesquisa por algo como camiseta personalizada de aniversário, talvez ela não compreenda toda a tecnologia que está por trás dessa simples operação. Como o fato de que já são registradas mais de 3 bilhões de buscas por dia.


Ou seja, é como se ao menos uma a cada duas pessoas do nosso planeta inteiro fizesse uma pesquisa no Google. O mesmo relatório demonstrou que a marca é detentora de quase 98% do segmento, restando a todas as demais brigar pelos 2% que sobram.


Então, não é difícil imaginar os benefícios que uma empresa pode conseguir ao ganhar destaque nessa que já se tornou uma das maiores vitrines do mundo. Neste sentido, o Google mudou totalmente o modo de fazer marketing e divulgação.


Antes, uma grande indústria de piso para cozinha industrial podia até fazer anúncios e comerciais em televisão e rádio, conquistando os maiores ibopes da época. Hoje, porém, qualquer empresa pode participar da internet.


Por um lado, isso representa uma vitória enorme em termos de democratização. Por outro lado, o acesso indiscriminado a qualquer empresário ou mesmo empreendedor aumenta incrivelmente a concorrência, chegando a saturar alguns segmentos.


Daí a necessidade de falarmos sobre como posicionar o seu negócio nas primeiras páginas do Google, uma vez que é preciso cumprir alguns requisitos para conseguir isso, como ficará claro neste material que desenvolvemos especialmente para isto.


Lembrando que o maior problema quando se fala neste assunto é ficar apenas em abstrações, fazendo afirmações vagas e esquecendo de dar dicas práticas. Por isso vamos trabalhar com vários exemplos concretos, facilitando a assimilação.


Inclusive, um ponto indiscutivelmente interessante é o fato de que hoje essa estratégia evoluiu tanto que ela já pode ajudar qualquer modelo de negócio, seja na área de venda de produtos populares como aluguel de box para armazenagem, ou na área de serviços.


Por isso mesmo, ao leitor que quiser mergulhar de cabeça no funcionamento do Google e dominar a primeira página dele, extraindo disso os melhores resultados de vendas e de captação de leads e novas oportunidades, basta seguir adiante.

Como funcionam as SERPs?

Sigla para Search Engine Results Page, as SERPs nada mais são do que as Páginas de Resultados de Pesquisa dos Buscadores. Ou seja, em tese o termo remete a qualquer plataforma, não só o Google, bem como a qualquer página, não só a primeira.


Contudo, é fundamental salientar que o nosso foco aqui recai sobre o Google apenas, bem como o fato de que o foco de qualquer estratégia deve ser conquistar a primeira página, ou pelo menos as primeiras, pois elas trazem muito mais resultado.


Dito isto, o funcionamento das páginas de resultados é um dado muito importante.


Primeiramente, o Google reserva o topo da página a anunciantes, que fazem Link Patrocinado, e abaixo do terceiro ou quarto link (isso já mudou várias vezes), vêm os resultados orgânicos.


Por orgânico entende-se o site que não pagou nada para aparecer, mas fez um ótimo serviço em termos de otimização de páginas, que é a famosa SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a Otimização para Motores de Busca.


Assim, uma empresa que queira ganhar destaque com uma palavra-chave como cama hospitalar de idosos, precisará fazer um desses dois esforços.


Aliás, as palavras-chave, do inglês keyword, são outro elemento essencial para entendermos o funcionamento das SERPs do Google.


Por fim, um dado interessante e que geralmente os gestores acabam esquecendo, é o fato de que embora existam vários critérios, parâmetros ou algoritmos que determinam o ranqueamento de uma página, no fundo o que importa é a qualidade do conteúdo.


Ou seja, você precisa criar conteúdos originais e de qualidade, que realmente agreguem valor aos visitantes e faça com que eles queiram voltar.


Só isso pode garantir um bom posicionamento, sempre que atrelado às estratégias certas. Portanto, qualquer tentativa de burlar esse sistema sempre dará errado em algum momento.


A importância e as vantagens

Até aqui já ficou claro como é importante aparecer no Google, mas é preciso esclarecer esse ponto. Por exemplo, o efeito que isso pode causar no seu segmento, já que você será visto por concorrentes, parceiros e grandes clientes do seu mercado.


Essa é uma das importâncias de aparecer ali com destaque, o que abre portas para parcerias, inclusive em termos de SEO, como veremos abaixo, ao falar de link building.


As vantagens também saltam aos olhos mas precisam, igualmente, ser exploradas. Como no fato de que uma empresa da área de caldeiraria universal, ou de qualquer outro segmento, pode aumentar consideravelmente a captação de leads.


Lembrando que são leads qualificados, uma vez que é possível focar em palavras-chave ainda mais específicas, como o nome de um produto seguido de “preço”, o que revela que o cliente está em momento de compra.

Google Keyword Planner

Uma das táticas principais na hora de posicionar seu negócio nas primeiras páginas do Google é a de fazer uma boa gestão de palavras-chave.


Afinal, tudo depende disso, já que não adianta nada criar o melhor conteúdo do mundo, ou gastar uma fortuna com Link Patrocinado, se a palavra estiver errada, ou caso você não saiba exatamente como seu cliente procura por sua solução.


Para isso, a própria plataforma lançou o seu Google Keyword Planner, que permite a qualquer pessoa identificar, por exemplo, se seria melhor utilizar o termo “placa de vinil” ou apenas “placa vinil”, sem a preposição.


Depois de listar umas 30 ou 40 palavras-chave fundamentais do seu segmento, então comece a trabalhar duro para criar os melhores conteúdos com base nelas.


Além disso, essas keywords devem constar em várias partes do artigo, tais como:


  • Os títulos do texto;
  • A URL do site;
  • O primeiro parágrafo;
  • Os títulos das fotos;
  • A meta description.


Enfim, isso vai garantir que os clientes mais qualificados realmente encontrem o seu site na hora da cotação e da compra, em vez do site da concorrência.

Como fazer link building?

Se a gestão das keywords importa, a dos links vem logo na sequência. Primeiramente, os links internos, que garantem que o leitor tenha uma experiência melhor, no sentido de poder trafegar entre as várias páginas do seu portal que aprofundam o tema.


Mas o segredo mesmo está nos links externos e nas parcerias de sites que fazem link para o seu domínio, fortalecendo sua página em termos de SEO.


Ou seja, se a empresa lida com tela para janela, tanto ele pode fazer um link para uma página que explica a matéria-prima dessas telas, como pode fazer um link para o site do governo que explica a importância de usar as telas, e ainda receber outros links.


No terceiro caso, os maiores portais da internet simplesmente citam sua página no decorrer das publicações que eles próprios fazem. Um modo de conseguir isso é com guest post, assim, vocês trocam conteúdos e os dois lados saem ganhando ao mesmo tempo.

Fique de olho nas tendências

Por fim, tão importante quanto as estratégias anteriores é ficar de olho nas tendências que vão surgindo aos poucos. Até porque, o Google é conhecido por não divulgar quais são os seus parâmetros e algoritmos.


Ou seja, as pessoas precisam ficar tentando descobrir qual vai ser a próxima exigência, ou mesmo quais são as atuais em toda sua extensão. Um segredo é seguir a bússola do que falamos lá em cima: conteúdos originais e de qualidade.


Porém, há outros elementos que podem reforçar e muito, como o das páginas mobile. Ou seja, se o site trata de pelicula jateada, é preciso que ele abra em celulares e tablets com a mesma funcionalidade com que abre no laptop e em desktops.


Para isso, você precisa investir em tecnologia mobile e otimização de responsividade. Outra dica de ouro que vai na mesma linha é não se limitar apenas a escrever conteúdos.


Claro que a alma de qualquer estratégia de SEO são os artigos, contudo, você pode inovar e dar opções de o visitante ouvir seu conteúdo, em vez de precisar ler. Ou ainda, ele pode assistir a um vídeo explicativo, gerando um engajamento bem maior.


Em todos esses casos, a diversidade e originalidade da página é o que vai garantir uma boa pontuação em termos de otimização, ranqueamento, captação de leads e vendas.

Considerações finais

Nos últimos anos, o Google se tornou uma das maiores vitrines do mundo, podendo ampliar e muito o alcance comercial de qualquer marca.


Para extrair dele os melhores resultados, é preciso posicionar seu negócio nas primeiras páginas, tal como explicamos acima, com dicas valiosas de como fazer isso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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