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Data de publicação:

dez. 15, 2021

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Como melhorar uma campanha do Google Ads

Como melhorar uma campanha do Google Ads

Uma campanha do Google ADS é uma estratégia importante e que deve fazer do planejamento de marketing de qualquer empresa, independentemente de seu segmento.


Essa plataforma foi lançada pelo Google em 2000 e desde então é considerada a mais importante, podendo veicular os anúncios como resultado de pesquisa, display, YouTube, Gmail e Play Store.


Você mesmo, como usuário, já deve ter feito alguma pesquisa no Google e obteve como resultado alguns links em destaque, e também já deve ter acessado um blog e visualizado um banner ou anúncio.


Outra situação muito comum é visualizar um vídeo no YouTube antes de consumir o conteúdo do seu interesse. Por isso, todas essas situações são exemplos de campanhas criadas no Google Ads.


Ele está acessível para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento, assim, precisa entrar para o seu planejamento de marketing.


Se você tem um negócio e quer usufruir das possibilidades que o Google tem a oferecer, não deixe de ler este artigo.


Vamos explicar o que é campanha no Google Ads e como otimizá-las. Dessa forma, vai usar a ferramenta do jeito certo e obter excelentes resultados. 

O que é campanha Ads?

Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, que foi lançada em 2000 com o nome de Google Adwords. Desde então, ela lidera o mercado e se tornou uma das ações mais importantes.


Cada campanha criada nela nada mais é do que uma maneira de se destacar no buscador, em diferentes canais, como:


  • Resultado de pesquisa;
  • Gmail;
  • Play Store;
  • YouTube.


Entretanto, seu maior diferencial é o fato de que as empresas, como uma autoescola especializada em carteira de moto e carro, podem segmentar suas campanhas e aparecer para o público certo.


Portanto, não se trata apenas de pagar para aparecer mais, mas de investir em uma audiência qualificada e que realmente se interesse pelos produtos e serviços que você oferece.


Pense, por exemplo, em uma churrascaria, ela não vai querer que seus anúncios apareçam para um público vegano, mesmo que isso signifique ser vista por um número maior de pessoas.


Em outras palavras, é muito melhor aparecer para poucos usuários, mas que se interessam pelo que você vende, do que aparecer para muitos que não têm o menor interesse.


Essa é a principal premissa de uma campanha no Google Ads, que se baseia em palavras-chave e determinam onde esses anúncios precisam ser exibidos.

Tipos de anúncio no Google Ads

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, é importante que você saiba que um fabricante de bateria 60 A pode investir, basicamente, em 4 tipos de campanhas. 

Redes de pesquisa

Esses anúncios são exibidos diretamente nos resultados de pesquisa do Google, levando em conta uma palavra-chave. O link é destacado no início ou no fim da página, sendo identificado como anúncio.


Trata-se de uma opção útil para empresas que desejam alcançar pessoas que procuram por produtos ou serviços específicos.


Também é uma opção muito vantajosa porque você só paga se o usuário clicar no link e acessar o seu site.


Além disso, se a campanha for bem planejada, apresenta um excelente custo-benefício.

Rede de display

Essa campanha aparece em sites, blogs e páginas de notícias, que são as plataformas que formam a rede de display do Google. 


Sua principal característica é que ela é capaz de alcançar 90% dos usuários de internet no mundo.


Para se ter uma ideia, os anúncios são exibidos em mais de 2 milhões de sites e cerca de 650 mil aplicativos. Essas campanhas possibilitam opções especiais de segmentação, palavras-chave, remarketing e informações demográficas.


Por meio delas, um fabricante de copos personalizados para casamento pode incentivar os clientes a realizar alguma ação, aumentar a presença da marca e expõe suas ofertas.


A publicidade gráfica da rede de display pode ser em formato de banner, texto, Gmail e aplicativo.

Anúncios no YouTube

Todos os usuários do YouTube já visualizam anúncios que são exibidos no início e no fim dos vídeos, e eles são acessíveis a qualquer tipo de negócio.


Essa plataforma traz excelentes resultados porque possui mais de 1 bilhão de usuários, além da possibilidade de selecionar melhor o público-alvo, levando em conta sua idade, gênero, local, dentre outras possibilidades.


De acordo com o próprio YouTube, o anunciante só paga se o usuário interagir com a campanha. Se ele pular o vídeo antes de 30 segundos ou antes do fim, a empresa não paga.

Anúncios em aplicativos

Essas campanhas são criadas para quem possui aplicativo e deseja aumentar o alcance da marca. Por exemplo, um fabricante de compactador de solo elétrico pode promover seu negócio e seu aplicativo para os usuários iOS e Android.


Isso é feito por meio de uma configuração simples e logo o anúncio está qualificado para alcançar mais de um bilhão de usuários, em diferentes formatos.

Como otimizar suas campanhas no Google Ads

Para que suas campanhas nessa plataforma tenham um excelente resultado, existem algumas estratégias que podem otimizá-las ainda mais, e dentre as que mais se destacam estão:

Usar Call to Action

Existem alguns detalhes muito importantes e que convencem o usuário a clicar no seu anúncio. O CTA (Call to Action - Chamada para ação) é um exemplo disso.


Trata-se de um convite para que a pessoa realize alguma ação, por meio de termos como “Aproveite”, “Corra”, entre outras.

Usar URL legível

A URL do anúncio que o usuário visualiza é muito importante e pode ser usada para otimizar sua campanha.


Por meio dela, uma empresa de corte de chapa a laser ajuda o usuário a identificar o tipo de página que ele vai acessar ao clicar no link.


Portanto, não use endereços que levem a uma landing page que não tenha relação com o conteúdo. Também procure incluir a palavra-chave na URL, visto que o Google vai colocá-la em negrito.


É uma forma de mostrar para o usuário que o anúncio em questão é relevante para sua busca. 


Ademais, prefira endereços curtos porque eles garantem uma visualização mais clara e de acordo com o tamanho do anúncio.

Otimizar para mobile

Você mesmo, como usuário, se for pesquisar sobre qualquer assunto, como perfumes masculinos, provavelmente vai usar o celular para isso. Pois bem, a maioria das pessoas faz a mesma coisa.


Por essa razão, é fundamental otimizar seus anúncios para os dispositivos móveis. Mas, para isso também é necessário que o seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte bem aos dispositivos, como celular e tablet.


Além de se encaixar perfeitamente às suas páginas, o tempo de carregamento deve ser rápido. Isso vai garantir que as pessoas tenham uma boa experiência ao clicar em seus anúncios.

Personalizar o mesmo anúncio

Nas campanhas por meio do Google Ads, as empresas precisam editar cópias de um mesmo anúncio, para que ele possa impactar públicos diferentes, ou seja, eles precisam ter um conteúdo diferenciado.


Isso significa que uma mesma campanha pode ter chamadas diferentes, e um fabricante de placa solar 320w pode se basear em informações como idade, localização, gênero e outras características do público.


Se o seu negócio investe em campanhas locais, pode fazer essa otimização, de acordo com a localização do usuário ou de acordo com o local especificado na busca.


Essa otimização é muito eficiente porque o anúncio estará de acordo com cada público e situação, o que aproxima mais a marca do cliente.


Além disso, é uma forma de identificar quais anúncios de uma mesma ação estão trazendo bons resultados ou aqueles que precisam ser ajustados.

Aproveitar bem as extensões

Chamamos de extensão um recurso extra que ajuda a melhorar as campanhas, para que elas fiquem mais atraentes para o público.


Por meio delas, uma escola de aula de música infantil consegue fornecer mais informações para os usuários, por meio de botões de chamadas, textos adicionais, links específicos, localização e outras possibilidades.


Essa estratégia é muito útil para os anúncios no Google porque consegue transmitir as informações que as pessoas realmente querem saber, ajudando a aumentar as taxas de conversão.

Conclusão

Portanto, as campanhas de Ads são fundamentais para qualquer negócio que queira fazer um bom trabalho de marketing digital na internet.


Como vimos, é possível criar diferentes tipos de campanhas, por meio de canais diferentes e de maneira otimizada para garantir resultados ainda melhores.


Assim, sua empresa aproveita todo o potencial do Google para divulgar as soluções que vende e encontrar pessoas interessadas. É dessa forma que cada centavo investido vai valer a pena e mudar os rumos da sua organização.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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