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Data de publicação:

dez. 13, 2021

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Como colocar artigo jurídico na primeira página do Google?

Como colocar artigo jurídico na primeira página do Google?

Você sabia que o artigo jurídico também pode aparecer na primeira página do Google? Quando se fala em estratégias de marketing pelo maior buscador do mundo, muitas pessoas acreditam que isso só é possível para as empresas.


O advogado e seu escritório de advocacia são profissional e empresa, e ambos precisam vender o seu serviços, respeitando as limitações da OAB. Pois bem, colocar o artigo na primeira página de resultados é uma maneira de fazer isso.


Assim, um número maior de usuários interessados no que você tem a dizer vão localizar seus materiais.


Dentro do marketing digital, os advogados podem aproveitar o marketing de conteúdo para levar informações ao seu público e construir uma imagem de confiança. É assim que, naturalmente, eles alcançam seus potenciais clientes.


Mas, para que seus investimentos em marketing de conteúdo realmente tragam bons resultados, é essencial que os materiais apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de artigo jurídico e dar algumas dicas para colocá-lo na primeira página do Google. Se você deseja saber mais a respeito deste assunto, confira até o final.

Artigo jurídico: o que é?

Chamamos de artigo jurídico ou científico um trabalho que mostra resultados relacionados a uma pesquisa, tendo como base um método que seja aceito pela comunidade de pesquisadores.


Assim sendo, o artigo científico é algo submetido a exame por outro pesquisador, que busca verificar informações e a precisão lógico-metodológica dos resultados.


Comparado a outros tipos de artigos, ele é considerado curto, já raramente ultrapassa 20 páginas, diferente, por exemplo, do manual de instruções de baterias automotivas, que pode ter uma quantidade de páginas muito maior.


Geralmente, o primeiro artigo de um advogado é o artigo científico, após sua aprovação e quando está executando a função, este profissional pode desenvolver artigos jurídicos.


Este tipo de artigo, por sua vez, tem como missão conscientizar as pessoas sobre determinado tema, por meio de uma escrita clara e objetiva.


Trata-se de uma produção que também costuma ser curta, podendo até mesmo ser síntese de trabalhos maiores. Esse material pode ser usado pelo advogado ou pelo escritório de advocacia para divulgar seus serviços, contanto que esteja dentro das limitações da OAB.


Nesse sentido, a estratégia aplicada é conhecida como Marketing de Conteúdo, e vamos falar um pouco mais sobre ela no próximo tópico.

A importância do Marketing de Conteúdo para advogados

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada pelos mais diferentes tipos de empresas, como uma de instalação de gnv, para divulgar assuntos pertinentes ao seu mercado e levar informações para o público-alvo.


Os advogados podem fazer uso dessa estratégia porque seu objetivo não é vender produtos e serviços, mas sim, educar o público e construir uma imagem de autoridade perante o mercado.


Para esses profissionais, essa estratégia é importante porque ajuda a atrair clientes por meio de materiais relevantes.


Hoje em dia, entregar informação é essencial para quem deseja vencer a concorrência e se destacar. Esses materiais ajudam a gerar tráfego orgânico para o site e aumentam a qualificação da imagem profissional.


Em outras palavras, o advogado consegue atrair pessoas que estão interessadas e precisam dos seus serviços, influenciando positivamente em sua contratação.


Dentro do âmbito jurídico, o Marketing de Conteúdo é fundamental também ao passo que ele esclarece as pessoas, lembrando que muitos têm dúvidas em relação ao que diz a lei em várias situações.


Se você esclarece seu público e seus clientes por meio desses materiais, acaba por construir uma relação mais próxima com eles. Para quem já contratou você, vai te procurar todas as vezes que precisar.


Além disso, os artigos jurídicos podem ser publicados em canais como blogs e redes sociais, que oferecem recursos para que as pessoas interajam com o advogado.


Muito mais do que se aproximar delas, é ainda uma forma de entender suas dúvidas e criar outros conteúdos para esclarecê-las. O melhor de tudo é que eles podem assumir diferentes formatos, como:


  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens.


Assim como no caso de um fabricante de copos personalizados para casamento, o advogado só precisa estar por dentro de tudo o que acontece em seu setor, para manter seus materiais sempre atualizados.


No entanto, para colher bons resultados com seus artigos jurídicos, esse profissional precisa garantir que ele apareça na primeira página do Google.

Como usar o Google a favor do seu artigo?

O Google é o maior buscador do mundo, portanto, é muito provável que boa parte de seus clientes encontre você por meio dele e dos artigos jurídicos que você produzir.


Entretanto, existem milhares de advogados fazendo a mesma coisa, o que significa que você precisa se destacar e ser encontrado com facilidade. Para conseguir isso, as melhores estratégias são:

1 - Prezar pela qualidade do artigo

O conteúdo de um fabricante de cesta de natal para funcionários só vai aparecer na primeira página de resultados se for bom o suficiente, e é exatamente por isso que o Google é o maior buscador do mundo.


Essa plataforma tem como objetivo entregar a melhor experiência aos seus usuários, o que envolve rapidez e materiais completos.


Assim sendo, é muito importante que o seu artigo jurídico se baseie nesse quesito e preze por altos padrões de qualidade.


Os algoritmos do buscador mudam constantemente, mas os elementos que eles analisam não são expostos pela plataforma por completo. De qualquer forma, a qualidade se mantém como uma característica essencial.


Em outras palavras, se você quer provar para o Google que o seu conteúdo é a melhor resposta para os usuários, deve desenvolvê-lo com uma estrutura que entregue uma boa experiência ao público.


Por exemplo, ao postar em seu blog, uma empresa de martelete para alugar utiliza parágrafos curtos e com formato em “F” para facilitar a compreensão e tornar o material mais escaneável. Além disso, é importante inserir elementos visuais.

2 - Otimizar as imagens

Parágrafo NovoPor falar em elementos visuais, a busca por esse tipo de material é uma das maiores tendências para os próximos anos.


Por meio do Google Lens e do Pinterest Lens, as pessoas podem fazer pesquisas por meio de imagens e encontrar tudo o que precisam. No entanto, se você inserir uma imagem em seu artigo jurídico, ela precisa estar otimizada.


Seu conteúdo ficará mais agradável para os leitores, pois eles vão reter as informações com mais facilidade.


Portanto, tanto para um advogado quanto para um fabricante de relógio de ponto digital com comprovante, as imagens são essenciais para a qualidade do material.


Porém, o Google precisa entender do que se trata a imagem que você incluiu, para isso, seus algoritmos procuram pelo alt text, que nada mais é do que uma breve descrição da imagem.


Para otimizar essa descrição, utilize a mesma palavra-chave que você empregou ao longo do artigo jurídico, pois isso vai permitir que ela tenha um bom ranqueamento.


Também é essencial usar imagens leves e que não prejudiquem o tempo de carregamento da página. Isso porque sites lentos acabam tendo seu ranqueamento prejudicado nos resultados de pesquisa.

3 - Escolher boas palavras-chave

Já que você precisa de uma boa palavra-chave para a imagem do seu artigo, saiba que ele também precisa de bons termos para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.


Uma loja de cortinas pode usar a palavra-chave “persiana vertical para sala” em seus materiais para que eles sejam encontrados pessoas.


Esse termo liga o seu artigo ao seu público-alvo e é analisado pelos algoritmos, pois permite ao buscador compreender do que se trata o seu conteúdo. Aqui, você precisa usar palavras-chave de maneira inteligente e estratégica.


Para isso, procure entender um pouco mais sobre o seu público-alvo e quais são suas necessidades em relação aos seus serviços como advogado.


Isso vai possibilitar, inclusive, que você selecione tópicos que causem maior interesse e, com base nisso, encontrar termos que tenham a ver com a sua estratégia. Para te ajudar, é possível usar algumas ferramentas.


De qualquer forma, faça como uma escola especializada em aula de violão e não escolha apenas as palavras-chave mais populares, pois nem sempre elas são a melhor alternativa.


Pelo contrário, elas costumam ser termos muito concorridos e explorados por diversos profissionais do seu ramo, o que dificulta o ranqueamento.

Conclusão

Seu artigo jurídico pode se transformar em uma ferramenta importante para atrair clientes, desde que você saiba aproveitá-lo.


Para isso, é fundamental que ele apareça entre os primeiros resultados do Google e seja visto pelo maior número possível de usuários.


Neste conteúdo, você viu como funciona o ranqueamento do Google e como trabalhar em cima de seus conteúdos para atingir pessoas interessadas em seus serviços. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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