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Data de publicação:

dez. 10, 2021

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Como anunciar gratuitamente no Google?

Como anunciar gratuitamente no Google?

Boa parte dos empreendedores querem saber como anunciar gratuitamente no Google, afinal, o maior buscador do mundo pode trazer resultados surpreendentes para os negócios.


O Google Meu Negócio é uma ferramenta de marketing digital ideal para as pequenas e médias empresas, além do primeiro passo para começar a trabalhar as estratégias de divulgação pela internet.


Ou seja, os empreendedores precisam conhecê-lo, visto que se trata de uma excelente oportunidade para divulgar a organização de modo totalmente gratuito. Assim, quando o usuário fizer uma pesquisa, seu negócio pode aparecer entre os resultados.


Inclusive, ele pode ser facilmente localizado no Google Maps, o que consequentemente auxilia o consumidor a chegar ao seu estabelecimento com muito mais facilidade.


Essa ferramenta é muito importante para empresas, independentemente de onde elas estejam. Isso porque, em qualquer lugar do mundo que estiver, ao fazer uma pesquisa sobre pizzaria, por exemplo, vai encontrar estabelecimentos próximos à você.


Imagine a quantidade de clientes que o seu negócio pode impactar usando essa ferramenta simples, inteligente e gratuita.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o Google Meu Negócio, sua importância e dar algumas dicas para anunciar no Google totalmente de graça. Então, se você deseja saber mais sobre o assunto, leia até o final.

Para começar: o que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio nada mais é do que um diretório criado pelo buscador e que se tornou extremamente importante para as estratégias de marketing digital dos pequenos negócios.


O serviço é totalmente gratuito e ainda permite que as empresas anunciem de graça no Google para aparecer entre os principais resultados de pesquisa.


Pode ser usado por qualquer tipo de empresa, como uma escola de educação infantil. Assim, quando o usuário fizer uma pesquisa relacionada, além de apresentar o nome e o endereço de alguns locais, também mostra a fachada escola.


Isso é possível porque, ao cadastrar as informações do negócio, o empreendedor precisa inserir informações, como:


  • Nome da empresa;
  • Endereço e telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Formas de pagamento;
  • Outras informações importantes.


No entanto, para que sua empresa tenha relevância nas pesquisas, é essencial preencher o máximo de dados possíveis, principalmente os que costumam ser mais buscados pelos clientes.

Qual a sua importância?

Usar essa ferramenta pode trazer várias vantagens para a sua empresa, o que demonstra a sua importância, e dentre as que mais se destacam estão:

Ajuda a estabelecer um bom relacionamento com os clientes

O Google Meu Negócio ajuda a criar uma espécie de rede social para a empresa, e alguns recursos da ferramenta melhoram a interação entre ela e seus clientes.


Seu potencial é muito grande e pode levar o negócio para 100% de seus seguidores, sem que ele precise gastar com isso. Em outras palavras, um fabricante de bateria estacionária 150 amperes contará com algo melhor do que Facebook e Instagram.

Reforça as estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas que otimiza o seu site para que ele apareça entre os primeiros resultados do Google.


Se a sua empresa está presente no Google Meu Negócio, certamente vai reforçar essas estratégias porque a ferramenta possibilita inserir um link para o site. Assim, você pode conquistar tráfego orgânico e melhorar seu posicionamento.


É por isso que quando os especialistas falam sobre SEO local, automaticamente estão falando sobre o Google Business.


Tenha em mente que as estratégias de marketing digital precisam ser interligadas para trazer resultados efetivos. Assim sendo, ter uma presença a mais por meio dessa ferramenta é colaborar com suas ações de marketing pela internet.

Atrai clientes para o estabelecimento

Você já sabe que esse recurso vai aumentar o tráfego do seu site, mas tenha em mente que ele disponibiliza um mini site com todas as informações mais importantes sobre a sua empresa.


Para os negócios físicos que estão começando agora, é a oportunidade perfeita de atrair mais pessoas para o estabelecimento, como no caso de uma loja que vende bateria 80 amperes, uma academia, uma clínica, dentre outros.


Para ter acesso a esse benefício, no entanto, é essencial fazer um cadastro completo na ferramenta, incluindo todos os dados da sua marca.

Atrai tráfego qualificado

Além de aumentar o tráfego em seu site, o Google Meu Negócio leva até eles clientes que realmente têm interesse em comprar a solução que você vende.


Ou seja, sua marca vai se relacionar com pessoas que têm um potencial muito maior de serem convertidas para clientes.

Exposição gratuita

Muitas empresas estão apertando as finanças por conta das constantes crises econômicas enfrentadas pelo país, por essa razão, publicidade gratuita é algo muito bem-vindo.


O Google Business expõe gratuitamente a sua empresa em posições de destaque nas páginas de pesquisa e no Google Maps, independentemente de você ter um site ou não.

Como anunciar de graça no Google?

Além do Google Meu Negócio, existem outras maneiras de anunciar gratuitamente pelo maior buscador do mundo. São elas:

1 - Participar de diretórios

Um buffet de festa infantil menina pode usufruir de vários outros diretórios que aparecem no Google. Existem aqueles mais conhecidos que são vistos como confiáveis pelo buscador, por isso, essas páginas aparecem primeiro.


Os estabelecimentos são mencionados por essas páginas por meio das meta descrições. Além disso, todo negócio que teve publicidade gratuita no Google já apareceu na lista desses diretórios.

2 - Otimizar a lista do Google Meu Negócio

Ter uma boa lista no Google Business é a melhor forma de anunciar de graça no buscador. Isso acontece porque as listagens completas recebem cerca de 7 vezes mais visitas e têm mais chances de vender do que os negócios sem listagem.


O fato é que, quanto mais informações uma loja de cobertura telha sanduíche inserir nesse site, mais clientes ela pode atrair. Tenha em mente que as pessoas só vão comprar com quem tem boas referências e são fáceis de encontrar.


Nesse sentido, adicione fotos do seu negócio, bem como telefone, endereço, perfil nas redes sociais e todas as outras informações que forem solicitadas.


Mantenha a seção de perguntas e respostas sempre atualizada e incentive comentários e avaliações, pois eles aumentam as chances de a sua empresa aparecer entre os primeiros resultados.


Outra boa estratégia é possibilitar um tour virtual do negócio, pois isso atrai muitos usuários. Mas, lembre-se de mostrar imagens de ambientes profissionais e devidamente compatíveis com a proposta da sua empresa.

3 - Criar conteúdo de valor

Algo que as pessoas buscam e valorizam muito hoje em dia é a informação, por isso, toda empresa, como um fabricante de persiana romana com bandô deve criar materiais ricos e relevantes e compartilhar seu conhecimento.


Deste modo, procure falar sobre assuntos que interessam ao seu público e que estejam relacionados com o segmento em que a sua empresa atua. 


Esses materiais podem ser publicados em plataformas, como o blog, e vão aparecer entre os primeiros resultados quando o usuário fizer uma busca no Google.


Além disso, podem assumir diferentes formatos, como os textos, os áudios, os vídeos, as imagens, entre outros.

4 - Publicar nas redes sociais

Você já sabe que criar um perfil para o seu negócio nas redes sociais é 100% gratuito, e você pode usar o Facebook para promover publicações informativas e incentivar perguntas e respostas de seus seguidores, diretamente nos comentários de postagens.


Pelo Instagram, por exemplo, um fabricante de roupas evangélicas femininas para jovens pode oferecer instruções e mostrar um pouco mais sobre seus produtos e serviços.


O LinkedIn, por sua vez, pode ser usado para publicar artigos relacionados à liderança de pensamento e para interagir com outras organizações que complementam o seu negócio de alguma maneira.


Existem diversas outras redes sociais que podem ser utilizadas, mas tenha em mente que, por meio dessas estratégias, sua empresa certamente conquistará exposição gratuita perante o público certo, aumenta o tráfego e constrói credibilidade.

Considerações finais

O Google é o maior buscador do mundo e tem uma capacidade inigualável de impulsionar o seu negócio de transferência de veículo com multa


Como vimos ao longo deste conteúdo, ele conta com diferentes estratégias e ferramentas que funcionam como anúncios gratuitos e orgânicos para impulsionar sua empresa nos motores de busca.


O principal deles é o Google Meu Negócio, ou Google Business, que reúne as informações mais importantes sobre a empresa em um perfil, possibilitando que ela seja encontrada pelos usuários.


É assim que sua organização vai atrair mais clientes, fazer bons negócios e melhorar os lucros. Portanto, as facilidades do Google não podem ficar fora do seu planejamento de marketing. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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