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Data de publicação:

dez. 08, 2021

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Agência de marketing digital focada em Google

Agência de marketing digital focada em Google

Todo mundo que é da área já ouviu falar na famosa história de que qualquer empresário tem um amigo ou sobrinho que faz sua divulgação na internet. Na verdade, o mais indicado para isso é uma agência de marketing, especializada no assunto.


De fato, não podemos falar em desempenho sólido, sustentável e previsível sem a devida profissionalização dessa frente tão importante para qualquer empresa, que é justamente a do marketing e a publicidade como um todo, especialmente nos dias de hoje.


Assim, se a empresa trabalha com manutenção de bomba de piscina, ela pode até operar uma ou outra estratégia de maneira amadora e inicial. Mas, para realmente dar um passo além, é preciso contar com uma ajuda profissional de qualidade.


Há vários motivos para isso ser assim, sendo um dos principais o fato de que a internet é um pouco ambígua no tocante à questão das oportunidades que gera. Sem dúvida, ela logo se tornou um oceano de oportunidades para as empresas.


Basta ver o caso das redes sociais, que antes eram restritas a usos pessoais, como a troca de fotos do fim de semana ou do prato de comida. Ou ainda, o caso dos grandes motores de busca, que antes serviam para buscas acadêmicas e afins.


Hoje tudo mudou radicalmente, de modo que uma empresa de limpeza de estofados ou de qualquer outro nicho de mercado pode ter resultados brilhantes nessas e em várias outras plataformas digitais. Entretanto, isso tudo ignora um outro fator.


É que, junto com as possibilidades e com a democratização, também o número de empresas e marcas ali presentes tem crescido muito. De tal modo que para conseguir vencer a competitividade e se destacar na multidão é cada dia mais difícil.


Aí é que entra o papel da agência de marketing, bem como a importância de tratar deste assunto, como vamos fazer aqui, explicando qual o papel de cada uma das partes envolvidas e quais resultados é possível esperar no curto, médio e longo prazo.


Um ponto interessante e que ajuda a estimular quem está começando agora, é justamente o fato de que esse tipo de parceria é tão efetivo que pode ajudar qualquer modelo de negócio, de venda popular até serviços como coleta de residuos hospitalares.


Por isso mesmo, se o seu interesse é entender melhor como um serviço profissional de marketing é algo que pode virar a chave do seu negócio, melhorando sua posição no mercado e impactando os resultados mais práticos, então basta seguir até o fim.

O que é o marketing?

Antes de tudo, é preciso compreender o que é o próprio marketing, já que é muito comum ver algumas pessoas confundindo o seu papel, por não entender sua origem.


Ocorre que ele surgiu logo depois da Revolução Industrial, quando as fábricas e indústrias passaram a consumir um excedente cada vez maior de produtos, precisando distribuí-los de alguma maneira.


No entanto, no começo, o marketing era focado apenas nas vantagens da marca, ou mesmo na disputa com concorrentes e afins. Até que veio a internet e mudou tudo, colocando os holofotes no cliente, que agora decide o que quer e como quer.


Assim, o marketing se torna esse esforço de compreender melhor os perfis do público-alvo, de modo a atrair, educar e engajar o cliente com uma eficiência crescente.


Afinal, se a empresa lida com limpeza de carpete residencial, o que realmente chama a atenção do seu público, fazendo com que uma marca possa performar melhor que outra?


As perguntas que podem ajudar nisso são:

  • Onde está meu cliente ideal?;
  • Quais sites e plataformas ele mais acessa?;
  • Qual sua rede social predileta?;
  • Afinal, o que ele faz nas horas vagas?;
  • Ele curte que tipo de filmes, séries e músicas?;
  • O que ama e o que odeia que façam?


Falando no advento da internet, outro fator que também muda drasticamente o papel do marketing é o surgimento dos motores de busca, como o Google, que é nosso foco aqui.


De fato, hoje quando o cliente em potencial quer algo como aula de dança do ventre, a primeira coisa que ele faz é abrir o buscador pelo computador, notebook ou mesmo pelo celular, e jogar ali essa palavra-chave.


Por isso, hoje há muitas agências de marketing digital focadas no posicionamento nesse buscador. Ou seja, em conseguir fazer com que determinado site ou página fique bem ranqueado quando o cliente em potencial fizer uma busca.


Adiante detalharemos ainda mais esse universo. O que precisa ficar claro é que o marketing é esse esforço sistemático de consolidar determinada marca, o que pode fazer com que ele se apoie em outros esforços que são parecidos, mas extrapolam seu campo.


É o caso do branding, por exemplo, que vem antes do marketing e lança bases como os valores da marca, a filosofia de trabalho e a identidade visual e verbal. Ou ainda, da publicidade, que vem depois do marketing, como algo mais prático.

Sobre o papel da agência

Muitos empresários já tiveram a experiência de pegar uma maré de sorte e vender bem durante determinada época do ano, ou com base em alguma ação ou campanha empreendida.


Contudo, muitos também reconhecem que não é possível contar sempre com a sorte, já que conseguir fazer algo apenas uma vez, e sem conseguir definir por que exatamente conseguiu, não passa disso mesmo, de sorte ou acaso.


Já a agência de marketing tem um papel incrível na hora de consolidar um padrão de crescimento, que é exatamente o que se chama de previsibilidade e sustentabilidade.


Alguns pensam que ao falar de sustentabilidade se fala apenas em aspectos ecológicos, como uma oficina que faz limpeza de estofados e usa água de reuso com tanque especial.


Esse sentido também é importante, mas há um outro que é o do aspecto financeiro. Ou seja, um negócio financeiramente sustentável é aquele que cresce com solidez, o que também permite ganhar escala sem perder o controle.


Deste modo, podemos dizer que o papel da agência de marketing focada no Google não é apenas trazer mais clientes, mas consolidar um padrão de crescimento.

Crescimento e análise

Acima falamos sobre o crescimento que se dá de modo escalável e sustentável. Mas é preciso aprofundar um pouco para mostrar como isso ocorre, já que não é por pura sorte.


Um dos traços principais do marketing que se torna profissional é o da análise de dados, focada em monitoramento de resultados, métricas e afins.


Deste modo, se uma empresa de conserto de gerador fez uma campanha específica no Google para captar mais leads ou qualificá-los melhor, é preciso ter o controle de tabelas e números que mostram o passo a passo do processo executado.


Com isso, é possível saber quanto se gastou em cada ação, e qual o desempenho dos vários veículos e anúncios utilizados (como a rede de display, de aplicativos, de e-mail e até YouTube, que faz parte da Google), além do retorno proporcional de cada um.


Isso inclui tanto o crescimento orgânico, feito pelo SEO, que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca, quanto o Link Patrocinado, em que a empresa paga para aparecer com destaque.


Naturalmente, só faz sentido repensar as estratégias e definir quais esforços devem permanecer e quais precisam mudar, após ter esse subsídio em mãos. O que também é algo que a agência faz com bem mais assertividade.

Tecnologia e automação

Outra vantagem de contar com os serviços de uma agência de marketing focada no Google é que ela pode contribuir para um elemento fundamental na atualidade, que é a implementação de tecnologias e processos de automatização.


Sendo que não basta conhecê-los por cima ou ouvir falar neles, mas sim ter uma compreensão de conjunto que permita implementar algo customizado, especialmente porque o Google exige isso, já que as palavras-chave mudam de negócio para negócio.


Um exemplo é a própria plataforma do Google Keyword Planner, que define uma gestão de palavras-chave a serem trabalhadas, de modo automatizado e muito mais inteligente, sobretudo quando uma agência opera o programa com sua expertise.


Outro exemplo máximo é o dos softwares que hoje permitem fazer disparo de mensagens e e-mails em massa, ou ainda dos chatbots, que são robôs de atendimento que dispensam a influência humana, operando 24h por dia, sete dias da semana.

SEO e inovação constante

Por fim, indo além da própria tecnologia, a agência também tem a vantagem de contar com um know-how que se atualiza frequentemente.


Realmente, tocar a rotina de uma empresa não é nada fácil, e quanto mais o negócio vai crescendo, mais difícil fica e, por isso mesmo, é preciso ter esse suporte.


Assim, se os donos e sócios atuam na área de piscina de fibra grande, podem preocupar-se com a rotina e as novidades de seu próprio setor, delegando a função do marketing e do Google para a agência.


Na prática, não é difícil entender isso, afinal, quem poderia tocar uma empresa e cuidar, ao mesmo tempo, do crescimento, da recepção, da segurança, do financeiro e daí em diante?


No caso do SEO isso é fundamental, afinal, os algoritmos e parâmetros para garantir um bom ranqueamento mudam constantemente, então só a agência pode fazer um serviço de excelência nessa parte.

Considerações finais

Há vários motivos para contratar uma agência de marketing, especialmente quando falamos em Google, SEO e Link Patrocinado, como ficou claro acima.


Assim, ao seguir as dicas e informações detalhadas aqui, fica muito mais fácil e seguro encontrar a agência certa, iniciando a parceria com o pé direito.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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