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Data de publicação:

nov. 24, 2021

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Como colocar meu site na primeira página do Google?

Como colocar meu site na primeira página do Google?

Aparecer na primeira página do Google é o maior objetivo de todos que trabalham com marketing digital, portanto, é algo que absolutamente qualquer organização procura, tendo em vista que as estratégias de marketing pela internet são essenciais.


Não é fácil conseguir essa posição, e isso se dá por diversas razões. Em primeiro lugar, os algoritmos do Google são bastante exigentes e mudam sem aviso prévio.


Além disso, você precisa saber muito bem como funcionam as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) criadas para otimizar as páginas, com o intuito de fazer com que apareçam entre os primeiros resultados do Google.


Outras práticas ainda precisam fazer parte do seu planejamento de marketing, como os anúncios pagos, criação de conteúdo de valor, dentre outros.


Tudo isso se soma ao fato de que você também precisa vencer os seus concorrentes dentro desse ambiente, afinal, na internet existem milhares de organizações oferecendo os mesmos produtos e serviços que você.


Mas, se você não sabe como fazer com que o seu site apareça na primeira página do Google, não precisa se desesperar.


Neste artigo, vamos explicar a importância de alcançar a primeira posição e de que forma você pode conseguir isso. Acompanhe!

Por que você precisa estar bem ranqueado?

Estar na primeira página do Google está muito além de status e sucesso, sendo exatamente por isso que toda empresa almeja esta posição.


Se você fizer qualquer pesquisa no buscador, como por exemplo, sobre açaí em atacado, provavelmente você não vai passar da primeira página. Afinal, já entre os primeiros links é possível encontrar o que você procura.


Uma vez que o seu negócio está bem posicionado, ele vai figurar entre os 5 primeiros resultados de uma busca orgânica, e por isso estará em um lugar privilegiado.


Para se ter uma noção da importância disso, cerca de 87% dos cliques se concentram nos primeiros 5 links da pesquisa. Mais especificamente, os dados apontam:


  • 47% dos cliques no 1º link;
  • 15% dos cliques no 2º link;
  • 9% dos cliques no 3º link;
  • 6% dos cliques no 4º link;
  • 4% dos cliques no 5º link.


No entanto, você pode estar pensando que os 47% dos cliques que mostramos aqui estão relacionados aos anúncios pagos, mas na verdade não é bem assim que funciona.


No que diz respeito a eles, também é importante estar bem posicionado, visto que 59% dos cliques ocorrem justamente no primeiro anúncio, ao passo que o segundo recebe uma taxa bem inferior de 15%.


Só que, além de estar na primeira página do Google, você precisa ocupar o primeiro lugar, mas isso não é um golpe de sorte.


Na verdade, se um fabricante de mochila feminina personalizada conquista o primeiro lugar da pesquisa, é sinal de que a empresa trabalhou de maneira consistente em suas estratégias de SEO.


O Search Engine Optimization nada mais é do que um conjunto de estratégias que ajudam a melhorar as suas páginas para que elas figurem entre os primeiros resultados orgânicos dos buscadores.


A cada segundo, um número muito grande de páginas é inserida na internet, e o objetivo delas é entregar conteúdos que respondam às mais diferentes dúvidas.


Toda vez que o usuário faz uma pesquisa, o Google organiza os conteúdos e os disponibiliza em um ranking, onde as melhores respostas ocupam as primeiras posições.


Tendo isso como base, podemos classificar as pesquisas como oportunidades que o seu negócio tem de oferecer uma boa resposta para os usuários. Consequentemente, sua página ganha mais visibilidade e gera tráfego orgânico.


Entretanto, para conseguir esse feito, é necessário mostrar para o Google que seu site possui as melhores respostas possíveis, toda vez que alguém faz uma pesquisa sobre algum assunto, como organizador de maquiagem de acrílico.


Mas, você sabe de que forma precisa trabalhar para oferecer esta resposta e conquistar um bom posicionamento? É o que vamos mostrar a seguir.

Como conquistar uma boa posição no Google?

Existem várias práticas de SEO que o seu negócio pode utilizar para aparecer entre os primeiros resultados do buscador. São elas:

1 - Saber escolher boas palavras-chave

As palavras-chave são termos relacionados ao conteúdo que você está disponibilizando para o público-alvo. Da mesma maneira, elas servem para que os algoritmos compreendam do que se trata sua página e assim indexá-la nos resultados de pesquisa.


Além de descobrir os melhores termos, você precisa inseri-los de maneira estratégica, sendo esta uma maneira de superar os concorrentes.


Para descobrir as palavras que deve usar, uma empresa de cursos de cabeleireiros, primeiro, precisa definir sua persona. 

Trata-se de um personagem semi fictício que representa o seu perfil de cliente ideal, que reúne características, como:


  • Idade;
  • Sexo;
  • Necessidades;
  • Dores;
  • Desejos.


É a partir das características da sua persona que você vai selecionar assuntos de interesse dessas pessoas e então escolher as melhores palavras-chave para as suas estratégias.

2 - Criar conteúdos de qualidade

O Google é o mecanismo de pesquisa mais popular atualmente, uma vez que está atento aos avanços tecnológicos e se antecipa ao comportamento do público.


Se alguém pesquisa sobre pão artesanal, o objetivo do buscador é oferecer a melhor experiência e respostas completas e rápidas.


Por conta disso, é essencial que as marcas se adequem a esses padrões de qualidade, pois somente dessa forma vão aparecer na primeira página e entre as 5 primeiras posições.


Porém, não se esqueça de que os algoritmos mudam constantemente, o que aumenta a exigência em relação à qualidade dos materiais que você produz.


A estrutura precisa facilitar a experiência do usuário, como no caso das publicações em blogs, que dependem de parágrafos curtos e títulos bem elaborados para que o texto seja escaneável.


Além disso, você precisa incluir outros elementos ao longo do texto, como imagens de qualidade. Além de ser uma forma de conquistar a confiança do buscador, os próprios usuários verão suas páginas com mais confiança.


Daí em diante, sua empresa estará a um passo de conquistar autoridade digital e será favorecida nos resultados orgânicos.

3 - Destacar sua localização

Se você quer construir uma relação duradoura com seus potenciais clientes, é fundamental ser transparente em relação à sua companhia.


No caso de uma especializada em análise de solo completa, ela deve deixar evidente sua missão, visão, valores e até mesmo a sua localização.


Além de aumentar a confiança do público, também é fundamental para as estratégias de SEO local. Essa ferramenta é uma forma que o buscador tem de recomendar empresas que estejam próximas aos seus usuários.



Ela colabora para o seu ranqueamento e aumenta a relevância do negócio na região em que ele atua. Quando o usuário fizer uma pesquisa, ele também pode obter informações sobre a companhia no Google Maps.

4 - Investir em link building

Esta é uma das práticas mais utilizadas do marketing digital e se mantém eficiente para qualquer tipo de empresa, como aquelas que prestam serviços de certificação.


O link building nada mais é do que a menção que outros domínios fazem de suas páginas, inserindo links que direcionam o leitor para elas. Você pode conseguir esses links de maneira orgânica ou por meio de parcerias.


Aqui, lembre-se de que é fundamental que todas as menções partam de sites com boa imagem e autoridade na internet, e uma das principais estratégias utilizadas pelas marcas para conseguir esses links é a produção de conteúdos interativos.


São materiais originais e que possuem um grande potencial de engajamento, motivando outros domínios a indicar esses conteúdos aos usuários.

5 - Otimizar as imagens

Se uma pessoa procura por aluguel de andaime, ela pode localizar imagens desse serviço. Aliás, a busca por imagens é uma das maiores tendências de SEO.


Ferramentas como o Google Lens conseguem fazer pesquisas a partir de imagens, para encontrar produtos e facilitar as compras. Entretanto, para que os seus itens estejam entre os resultados, é necessário otimizar as imagens para SEO.


Não podemos deixar de dizer que os conteúdos visuais são mais agradáveis, visto que eles ajudam a reter as informações e melhoram a compreensão da audiência.


Imagine, por exemplo, que você está lendo um manual de instruções para montar um brinquedo. Se ele não tiver ilustrações, fica difícil interpretar. 


A busca por imagens funciona basicamente da mesma forma. Sem falar no fato de que esses elementos enriquecem o conteúdo, fazendo com que eles sejam mais autênticos e qualificados.


Para que o Google compreenda do que se trata a figura que você utilizou, você deve utilizar a palavra-chave predominante no artigo para descrever a imagem.

Conclusão

Estar entre as primeiras posições do Google é fundamental para o sucesso do seu negócio, e como vimos ao longo deste artigo, é possível conquistar esse posicionamento utilizando algumas técnicas.


Seu negócio terá muito mais visibilidade, conseguirá construir uma imagem de confiança, o que aumenta as oportunidades de conquistar clientes e vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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