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Data de publicação:

nov. 22, 2021

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Como investir certo em Google Ads

Como investir certo em Google Ads

O Google Ads é o antigo Google Adwords, uma plataforma de anúncios que foi criada no ano 2000 e até hoje é parte fundamental das estratégias de marketing de qualquer negócio.


Por meio dele, é possível criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa, anúncios de display, para o YouTube, dentre outros.


É muito difícil encontrar alguém no mundo que nunca tenha feito uma pesquisa no Google, e dentre os resultados que encontramos, estão alguns links que se destacam.


Outra situação muito comum é quando acessamos blogs e sites e visualizamos anúncios sobre diversos tipos de produtos e serviços. Também, antes, durante ou depois de um vídeo no YouTube, lá estão as propagandas.


Apesar de serem 3 tipos diferentes de anúncios na internet, todos eles foram criados pela plataforma do Google Ads. 


Em outras palavras, quando o assunto são anúncios pagos, a melhor opção, sem dúvidas, é a plataforma do Google.


Mas mesmo sendo bastante intuitiva e fácil de usar, é normal vermos empreendedores e profissionais que têm dúvidas acerca de seu funcionamento.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Google Ads, como funciona o investimento baseado em taxas de conversão e a importância do uso das palavras-chave.

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios que foi lançada em 2000 e continua fazendo parte do planejamento de marketing de empresas dos mais variados setores e portes.


Seu crescimento é admirável e isso se deve ao fato de que, por meio dela, seu negócio consegue se destacar nos resultados de pesquisa.


Mas, veja, quando falamos que uma empresa de aluguel andaime vai se destacar, queremos dizer que ela vai se tornar visível para pessoas que realmente têm algum interesse em seus serviços.


Em outras palavras, o intuito de utilizar essa ferramenta não é aparecer para um número maior de usuários, mas sim, para os usuários certos.


Isso acontece por meio de cookies e uso correto de palavras-chave para determinar onde os anúncios serão exibidos. 

Portanto, as principais formas de anunciar com essa ferramenta são:


  • Anúncios na rede de pesquisa;
  • Anúncios na rede de display;
  • Anúncios no YouTube;
  • Anúncios em aplicativos.


Os anúncios exibidos em resultados de pesquisa dependem do uso de determinadas palavras-chave. 


Eles aparecem no início e no fim da página e são identificados como anúncios. Esse formato é muito útil para as empresas que querem encontrar pessoas que estão procurando por soluções específicas. 


Uma das maiores vantagens desse formato é que você só paga por ele quando o usuário clica na sua campanha.


Quando bem planejado, ele oferece o melhor custo-benefício, assim como no caso dos anúncios na rede de display.


Mas ao invés de aparecer nos resultados de pesquisa, o anúncio de uma empresa de aluguel de aparelhos de estética vai aparecer em outros canais, como sites, blogs, dentre outros.


Para se ter uma ideia do alcance desse tipo de anúncio, ele pode aparecer em cerca de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos.


Pode ser segmentado por meio de palavras-chave, estratégias de remarketing e informações demográficas. 


Com isso, mais pessoas vão notar a sua marca, ficar por dentro de suas ofertas estarão mais propensas à compra.


Na rede de display, podemos fazer anúncios em formato de banner, texto, pelo Gmail e em aplicativos. 


Os anúncios no YouTube, por sua vez, são do conhecimento de todos e são exibidos antes, durante e após a transmissão de um vídeo.


É interessante veicular anúncios no YouTube porque essa plataforma possui cerca de 1 bilhão de usuários. 


Nela, a segmentação do público pode ser feita com base na idade, interesse, gênero, dentre outros.


O pagamento dos anúncios também só acontece quando o usuário interage com ele. Se alguém pular antes dos 30 segundos ou antes do fim, o anunciante não precisa pagar.


Por fim, temos os anúncios em aplicativos, ideais para quem quer aumentar o seu alcance. Uma empresa de conserto de ar condicionado, por exemplo, pode anunciar para aplicativos Android ou iOS.

Como é o investimento baseado em taxas de conversão?

Para fazer um investimento baseado em taxas de conversão, primeiro você precisa definir quantos clientes quer gerar ao fazer o seu anúncio.


Se você quer fazer uma conversão direta, ou seja, uma venda, possui uma única taxa pela relação do número de visitantes que chegam ao seu site provenientes das vendas fechadas.


Por outro lado, nas conversões indiretas que são aquelas nas quais o resultado é um potencial cliente e não a venda em si, o caminho é um pouco mais longo.


Você precisa saber qual é a sua taxa de conversão de landing page para a qual o usuário será direcionado quando clicar no seu anúncio.


Tendo como base o percentual de pessoas convertidas, você já pode descobrir o número de conversões de leads em oportunidades.


Chamamos de oportunidades os contatos que um escritório de arquitetura para escolas possui e que têm as características necessárias para adquirir seus serviços. Em outras palavras, são pessoas que estão bem próximas da compra.


Depois disso, é importante conhecer as conversões de oportunidades que se transformam em clientes. 


Normalmente, o lead se torna uma oportunidade quando um vendedor entra em contato com ele.


Por conta disso, ao analisarmos essa taxa, também refletimos sobre a eficácia dos vendedores. 


Se você tem um número de clientes que precisa gerar e a quantidade de pessoas que converte em suas etapas, pode fazer o cálculo reverso.


Com isso, você consegue descobrir quantas pessoas consegue levar até suas páginas de conversão e as oportunidades de conquistar as vendas almejadas.


Todos os anúncios feitos no Google, seja por uma loja de computador novo ou qualquer outro tipo de empresa, precisam contar com as palavras-chave corretas, pois elas são muito importantes para o desempenho da campanha.

Importância das palavras-chave no Google Ads

As palavras-chave são os termos usados pelas pessoas para fazer pesquisas na internet. Por exemplo, se você quiser encontrar um restaurante de comida vegana na sua cidade, pode utilizar "restaurante comida vegana em (nome da cidade)”.


Esses termos são muito importantes para que seus anúncios tenham um bom alcance e para que possam entregar resultados satisfatórios para os usuários.


O Google é extremamente preocupado com a experiência das pessoas em suas pesquisas, portanto, na hora de criar o seu anúncio, você precisa agradar o buscador e utilizar termos correspondentes às pesquisas de seu público.


No caso de um fabricante de desengraxante industrial, ele precisa conhecer bem esses termos porque eles ajudam a segmentar suas campanhas, com isso, conseguem atingir um público maior.


Essas palavras funcionam como um filtro que possibilita que o anúncio seja visualizado por aqueles que realmente têm interesse na oferta. Também é necessário definir os fatores de impressão para que as palavras otimizem ainda mais o conteúdo.


Saber escolher as palavras-chave também é importante para garantir buscas exatas, isso porque, quando fazemos uma pesquisa, digitamos exatamente o termo correspondente aos assuntos que queremos procurar.


Se uma empresa de avaliação patrimonial conseguir se antecipar a esse termo e empregá-lo em seu anúncio, provavelmente, ela vai aparecer em uma quantidade maior de resultados.


A utilização correta dessa estratégia também é importante para que você seja encontrado pelas pessoas, e isso se dá tanto na busca orgânica quanto nas estratégias pagas.


As palavras-chave corretas influenciam nas buscas, por conta disso, são consideradas primordiais pelos buscadores.


Por fim, você precisa saber escolher os termos porque eles também são responsáveis pelo destaque da sua empresa durante essas campanhas.


Todo tipo de negócio, como no caso de uma loja especializada em aparelho surdez, possui concorrentes e todos estão em busca das melhores palavras para utilizar em suas campanhas.


Se você conseguir se diferenciar, pode se colocar em posição de destaque e estar sempre à frente de sua concorrência. 


Portanto, para conseguir isso, você pode fazer uma pesquisa para encontrar termos relacionados às palavras que você pode utilizar.


Por fim, as palavras chaves são muito importantes para garantir uma boa experiência ao usuário. O ideal é que seus anúncios sejam capazes de entregar resultados em pouco tempo para essas pessoas.


É exatamente por isso que o Google preza pela qualidade, por isso, você precisa otimizar seu conteúdo e optar por termos que se relacionem com a sua proposta.

Conclusão

Portanto, o Google Ads é extremamente importante para potencializar o alcance da sua marca e fazer com que ela apareça entre os principais resultados de pesquisa.


Embora você não alcance um número maior de pessoas, vai impactar o público certo e conversar com quem realmente tem interesse em seus produtos e serviços. Consequentemente, as oportunidades de vendas serão muito maiores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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