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Data de publicação:

nov. 19, 2021

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Google Ads para Advogado

Google Ads para Advogado

O Google Ads para advogado é um recurso importante para os profissionais de Direito que desejam aparecer na primeira página de resultados do maior buscador do mundo.


Aqui, também existe a opção da produção de conteúdos orgânicos para que este seja encontrado pelos usuários. Mas, apesar dessa estratégia ser importante, é necessário conquistar sua audiência com mais rapidez.


Foi exatamente pensando nisso que o Google criou sua plataforma de anúncios, e muito além de agilizar as oportunidades de negócios, ele ainda tem a missão de fazer com que a empresa ou profissional alcance as pessoas certas.


O Ads é uma excelente opção para os profissionais que estão começando a investir em marketing agora, pois é fácil e muito intuitivo. Em outras palavras, você não precisa ser um expert no assunto.


Tendo em vista todas as exigências e restrições impostas aos advogados pela OAB, no que diz respeito à divulgação de seus serviços, essa estratégia se encaixa perfeitamente nas possibilidades desses profissionais.


Se você quer divulgar o seu escritório, mas não sabe por onde começar, leia este artigo. Vamos explicar qual é o conceito do Google Ads para advogados e dar algumas dicas para criar anúncios inteligentes sobre o seu escritório. Confira!

O que é Google Ads para advogados?

Em primeiro lugar, é importante dizer que não existe uma regra que permite ou proíbe fazer anúncios no Google, utilizando palavras-chave adequadas. 


Entretanto, a OAB de diferentes cidades possui um entendimento distinto acerca desse tipo de publicidade.


Nesse sentido, é essencial que você consulte o órgão do seu estado ou cidade e se atualize a respeito dessa informação. A partir disso, é possível começar a entender o que é o Google Ads para advogados.


Um fabricante de aparelho surdez pode usar esta ferramenta para divulgar sua marca e seus produtos. Inicialmente conhecido como Google Adwords, ele foi criado em 2000 e desde então se tornou parte fundamental das estratégias de marketing digital.


Por meio dele, pode-se divulgar o negócio e gerenciar campanhas e anúncios, tendo como objetivo conquistar um número maior de clientes.


É possível criar diferentes formatos de campanhas, levando em consideração as necessidades e interesses do escritório. A plataforma também ajuda a aumentar as vendas e a organizar toda a estrutura de publicidade online.


Com o Ads, o advogado pode definir seu orçamento e suas estratégias, além de mensurar os resultados para que os anúncios sejam mais claros e objetivos.


Essa ferramenta traz resultados rápidos, mas é necessário saber configurar suas campanhas para aproveitar o seu potencial.


Quando estamos criando um anúncio, o próprio site nos ajuda a ter algumas ideias para nossas campanhas publicitárias, além de ajudar a definir as estratégias, por meio de pesquisas e palavras-chave.


Portanto, estamos falando de um recurso completo, onde desde uma autoescola especializada em cnh deficiente físico até um profissional de Direito autônomo pode investir para obter excelentes resultados.

Como o Google Ads pode ajudar advogados?

As empresas e profissionais podem utilizar 6 tipos diferentes de campanhas para anunciar nesta plataforma. São eles:


  1. Discovery;
  2. Rede de pesquisa;
  3. Smart;
  4. Rede de display;
  5. Vídeo;
  6. Google Shopping.


Uma campanha Discovery é direcionada para diferentes feeds do Google, como no caso do YouTube, Gmail, o próprio Discovery, dentre outros.


É uma campanha de amplo alcance, podendo impactar cerca de 3 bilhões de pessoas. Com isso, a empresa gera mais engajamento e se torna mais atraente para o seu público.


O advogado consegue encontrar o público-alvo por meio da intenção de busca de seu cliente. Por essa razão, é a melhor opção para quem quer alcançar objetivos específicos, como aumentar as conversões e atrair novos clientes.


Os anúncios da rede de pesquisa são os mais populares, sendo exibidos nos resultados de busca, quando determinada palavra-chave é utilizada.


Por exemplo, se alguém pesquisar sobre avaliação de imóveis rurais, as 4 primeiras posições que visualizar e as 3 últimas são identificadas pela palavra “anúncio”.


O objetivo é impactar pessoas que estejam procurando por determinado produto ou serviço, que desejam esclarecer uma dúvida ou que procuram uma solução específica.


O anunciante só paga por esse tipo de anúncio se ele receber algum clique, portanto, além de trazer ótimos resultados, possui um bom esquema de cobrança.


A campanha smart é direcionada para a rede de display, por isso, ficou conhecida como campanha inteligente. Essa opção surgiu há pouco tempo, tem como objetivo melhorar a experiência dos anunciantes.


O objetivo é alcançar uma boa performance de conversão, por meio de práticas como machine learning e a automatização dos leilões.


Se você tem uma agenda personalizada com nome recheada de compromissos e por isso deseja poupar tempo para configurar os anúncios, esta é a melhor opção.


Já a rede de display é uma das campanhas veiculadas em sites e portais parceiros e chega a impactar 90% dos usuários de internet.


Existem mais de 2 milhões de plataformas parceiras, por essa razão, é uma ótima opção para quem quer ver seus anúncios em sites segmentados ou portais de notícias.


Os anúncios em vídeos, por sua vez, fazem bastante sucesso porque este é o tipo de conteúdo que os usuários mais gostam de consumir. Eles são veiculados principalmente no YouTube, antes, durante e após a exibição dos vídeos.


Por fim, o Google Shopping, apesar de não ser interessante para os advogados, é uma excelente opção para outras organizações, inclusive, empresas que alugam coworking para advogados.


Os usuários têm muita facilidade de acesso às informações referentes aos produtos e serviços, como o preço e onde eles podem ser encontrados.

Como anunciar nesta plataforma?

Um advogado pode fazer seus anúncios nesta plataforma de diferentes maneiras, das quais as principais são:

1 - Utilizar um bom CTA

CTA é uma sigla para Call to Action, ou chamada para a ação, e tratam-se de chamadas que estimulam os usuários a realizarem uma ação específica, determinada pela empresa.


Elas são muito importantes para potencializar as campanhas criadas pelos advogados nessa plataforma. Entre as sugestões de texto, podemos mencionar “Conheça nosso escritório”, “Fale com um advogado”, entre outras.

2 - Criar campanhas segmentadas

Uma das maiores vantagens desta ferramenta para os advogados é o fato de que ela permite segmentar bem os seus anúncios. Por conta disso, eles são apresentados para as pessoas certas.


Os banners personalizados podem ser baseados em segmentação geográfica, que faz com que o anúncio seja exibido apenas em locais relevantes para o seu escritório. Isso significa que eles vão aparecer para as pessoas que estão próximas de você.


Também é possível fazer a segmentação demográfica, levando em conta a idade, renda, estado civil, gênero e formação do seu público.


Por exemplo, no caso de um advogado especialista em previdência social, é necessário criar anúncios focados em pessoas que já se aposentaram.


Por fim, existe a possibilidade de se fazer a segmentação por público-alvo, categorizando seus interesses e necessidades.

3 - Fazer testes A/B

Ao fazer um anúncio sobre assessoria empresarial, ele será monitorado pelo próprio Google, pois é dessa forma que o buscador determina a relevância da campanha para os usuários.


Para facilitar esse processo, você pode criar diferentes campanhas e testar todas elas para saber quais trazem mais resultados. 


Da mesma forma, é recomendável testar diferentes palavras-chave, chamadas para ação, tom de voz, linguagem, dentre outros aspectos.


Determine um período para essa análise e considere repetir a campanha que traz mais resultados. Repita os testes quantas vezes achar melhor para otimizar ainda mais seus resultados.

4 - Criar uma boa landing page

Landing pages, também conhecida como páginas de destino ou páginas de conversão, são aquelas para onde o usuário é direcionado ao clicar em um anúncio.


Os conteúdos sobre escritórios virtuais são direcionados para os anúncios, de acordo com as palavras-chave utilizadas na campanha.

5 - Conhecer bem o seu mercado

Conhecer bem o seu mercado é um dos aspectos mais importantes quando se fala sobre marketing jurídico. No Brasil, existem milhares de pessoas que atuam nessa profissão, portanto, ela pertence a um mercado muito concorrido.


Por conta disso, é muito importante que você analise e estude o seu mercado, visto que somente dessa forma conseguirá mostrar todo o seu diferencial para as pessoas. Consequentemente, fica mais fácil atrair alguém que se interesse.

Conclusão

O marketing digital trouxe facilidades para todos os setores de empresas e profissionais, o que inclui os advogados.


Esses especialistas podem contar com estratégias que se encaixam às limitações e imposições da OAB, ao mesmo tempo em que é possível divulgar melhor seu trabalho.


Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é Google Ads que, como vimos ao longo deste artigo, possibilita diferentes tipos de campanhas, de acordo com as necessidades do anunciante.


Seguindo nossas dicas, você saberá como usar bem essa plataforma e alcançará novas oportunidades de negócios, que sem dúvidas vão melhorar muito o seu faturamento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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