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Data de publicação:

nov. 17, 2021

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Como aparecer gratuitamente no Google

Como aparecer gratuitamente no Google

A pergunta “como aparecer no Google” está entre as principais demandas do marketing digital. 


As primeiras posições nos resultados de busca do Google são ferrenhamente disputadas desde seu lançamento, em 1998. 


O tráfego dos sites é formado por três grandes fontes: o acesso por link direto, quando o usuário digita o endereço no navegador, o compartilhamento via redes sociais e outras plataformas e os resultados de busca do Google, sendo este último o principal. 


O fluxo de visitas advindas deste buscador pode abocanhar cerca de 60% ou 70% do tráfego total, forçando as estratégias de marketing digital a voltar seus esforços para os motores de pesquisa. Aparecer no Google, então, é questão de sobrevivência. 


A internet hospeda um intenso volume de conteúdo gerado, seja por atividade humana ou por bots, em formato de texto, imagem, áudio, vídeo em muitas linguagens, publicados a cada segundo. É uma grande biblioteca mundial, uma estante madeira


Por isso, manter-se em evidência é uma verdadeira batalha, uma tarefa que exige dedicação constante em atualizações e monitoramento. 


Apesar dos investimentos financeiros envolvidos, é possível alcançar este objetivo de graça. 


Este artigo vai apresentar um conjunto de estratégias que propiciam um melhor posicionamento no maior motor de busca da atualidade, bem como a lógica por trás da técnica e como combiná-las de maneira criativa. 

Por que o Google é tão importante?

O Google foi a primeira ferramenta de busca que introduziu o conceito posto em prática pelo PageRank, a bússola que norteia a ação de algoritmos de indexação.


Isto é, os bots responsável pela análise das páginas e compilação de seus links nos resultados. 


Antes da ferramenta, o conceito de palavra-chave como elemento indexador já estava presente nos sites de pesquisa. 


As primeiras páginas eram programadas inteiramente em HTML, a linguagem de hipertexto que hoje é apoio para o desenvolvimento web. 


Identificar o uso de HTML em código-fonte é fácil, usualmente aparecem como termos envoltos por sinais como “<” e “>”. 


Servem para exibir palavras, imagens ou qualquer conteúdo em uma página, nas posições e formatações corretas. 


A linguagem de marcação prevê o destaque estilístico de palavras, um ponto que foi usado na construção da tecnologia de palavras-chave para indexação. 


Anteriormente, o ranqueamento de páginas acontecia com base na frequência de repetição do termo. 


O Google se diferenciou em termos de qualidade das indicações ao criar o PageRank, mecanismo que avaliava a qualidade da página com base em outros critérios, como: 


  • Quantidade de citações externas a uma página; 
  • Relevância das citações; 
  • Interconectividade dos links internos; 
  • Rotatividade e variação das citações. 


Para o PageRank do Google, a internet é um grande emaranhado de páginas conectadas através de citações. 


Em outras palavras, se o site de uma empresa de serviços terceirizados inclui o link de outra página em seu conteúdo, ele fez uma citação. 


Cada página é considerada um nó ligado a fios que o conectam com outros nós, em diversas direções, isto é, as citações geradas e recebidas por uma página. 


Funciona como um sistema de recomendações, onde engajamento é sinônimo de qualidade. 


O PageRank é apenas um dos algoritmos de indexação do Google, mas o mais antigo deles, o responsável pelo sucesso imediato da plataforma em seus primeiros anos de atuação. Com o PageRank, os resultados se tornaram mais precisos e relevantes. 


O algoritmo também previne a formação de ciclos fechados, ou seja, um conjunto de páginas que se referenciam entre si, mas não referenciam ou são referenciadas por qualquer outro canal externo a este grupo. 


O poder das citações no Google tornam a plataforma mais democrática, concedendo destaques aos sites que naturalmente geram tráfego, um fator que potencializou o efeito das viralizações, quando um conteúdo provoca grande mobilização na web. 


O PageRank foi o grande trunfo da Google para consolidação de seu canal diante de outros mais antigos, já estabelecidos na opinião do público. 


Um conjunto de materiais para curso de violão iniciante ganha relevância de acordo com a importância percebida pelo usuário. 


Este e outros mecanismos lançam as bases para o estudo do marketing digital, de modo que o comportamento das páginas da web se tornam o foco das intervenções gratuitas, voltadas para melhorar o ranqueamento nos buscadores.

Anunciando gratuitamente no Google

Anunciar gratuitamente no Google é uma tarefa que requer a observância de seus algoritmos, como o PageRank e outros, demonstrados pelas muitas estratégias de marketing digital direcionadas à plataforma. 


O Google possui uma plataforma de anúncio pago, onde assinantes “compram” palavras-chave leiloadas, de modo a exibir seu vídeo ou link na primeira posição do resultado de busca corresponde ao termo que adquiriu. 


No entanto, as soluções gratuitas podem ajudar o ranqueamento de página para oferta de um chaveiro de automóvel, por exemplo, se empregada de maneira consistente, concedendo ao produtor de conteúdo o tão desejado primeiro lugar.

Cadastro de estabelecimento comercial no Google

Toda pessoa que já utilizou o buscador pode notar que algumas palavras exibem um conjunto de estabelecimentos comerciais relacionados, nos primeiros resultados, com endereço, telefone e outros detalhes, como avaliações. 


O efeito é possível através do uso da ferramenta “Meu Negócio”, lançada em 2004 para empresas. 


O método permite a inserção de dados de maneira rápida e gratuita, favorecendo a localização das empresas e a avaliação destas. 



O recurso pode ser integrado ao Google Earth, ferramenta extensora dos famosos mapas da Google, que permite a visualização detalhada e navegação pelas ruas de quase toda cidade pelo mundo, exibindo sedes físicas de uma empresa de limpeza de fachada.

Otimização para motores de busca

Esta técnica famosa é empregada pelo marketing digital a partir do estudo dos algoritmos da Google para adaptar o conteúdo publicado em sites, blogs e landing pages aos indexadores da plataforma. Seus algoritmos mais importantes, são: 

Panda

A atualização foi lançada em 2011 para corrigir problemas com o ranqueamento das páginas com base em palavras-chave. 


Seu foco principal é analisar a qualidade do conteúdo, identificando erros de ortografia, repetições e plágios. 


Além disso, o Google Panda tenta inibir práticas abusivas de criação de conteúdo, como as fazendas de links. 

O mecanismo avalia a presença de imagem e audiovisual compatível ao assunto descrito em texto. 

Hummingbird

O hummingbird foi visto, por muitos, como uma substituição do PageRank, mas este último ainda permanece relevante na definição dos resultados de pesquisa. 


Entre as muitas inovações do novo algoritmo, a ênfase na intenção do usuário é a principal.


O foco do algoritmo é otimizar o rastreio de palavras-chave e sua indexação com base na pesquisa do usuário, aumentando a precisão dos resultados. 


Muitas vezes o usuário sabe o que deseja encontrar mas não sabe como; a ferramenta melhora essa dedução. 


Um exemplo muito comum é a busca de uma música que o usuário não conhece. Ele insere algumas palavras com erros de ortografia ou onomatopeias e a ferramenta de pesquisa descobre o que ele está tentando encontrar. 


O Hummingbird é um passo em direção à experiência do usuário. O algoritmo também permite a adaptação de fala, introduzindo inteligência artificial sob a forma de assistentes virtuais. Uma oficina de funilaria não mais depende da palavra exata. 

Penguin

Com ação direta sobre o PageRank, o Penguin é uma atualização que visa melhorar a classificação dos sistemas de links aos quais é inserida a página sob avaliação. Estudá-lo é importante para a prática de link building. 


Link Building é um recurso importante para a estratégia de ranqueamento gratuito de conteúdos como brindes personalizados, atuando sobre a organização de páginas internas e de parcerias com outros produtores de conteúdo para link externo. 


A estratégia inclui a inserção de meta tags no código da página, necessárias para descrições da página e títulos, sinalizando-os para os algoritmos do Google. 


Além disso, link building estimula a produção de conteúdo projetada para a interconectividade do site. 


No caso de parcerias, estas são realizadas de acordo com interesses mútuos. 


A atualização Penguin viabiliza o uso otimizado do Link Building, através de tags como “nofollow”, usadas por grandes produtores de conteúdo para evitar conexão com qualquer site que o cite. 

Inserção nas redes sociais

Um método muito usado de melhoria no ranqueamento do Google é a inserção da marca ou produtor de conteúdo nas redes sociais. 


A depender de uma estratégia que vise alcançar o usuário, é possível gerar engajamento mais rápido nestas plataformas. 


Uma empresa especializada em frete de mudança pode investir nessas ferramentas para alcançar clientes com maior eficácia e conquistar a atenção do público sem o emprego de práticas complicadas, uma vez que os algoritmos das redes sociais estimulam a interação.

Conclusão

Portanto, aparecer gratuitamente nas primeiras páginas do Google é um marco importante para um empreendimento online, um fenômeno que, caso permanente, pode alavancar seu engajamento e vendas a números inéditos. 


Investir nas ferramentas gratuitas é um modo inteligente de posicionar-se em um mercado competitivo, uma prática que não apenas ajuda o negócio, como aprimora a produção de conteúdo para a internet, um ganho de via dupla. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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