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Data de publicação:

nov. 15, 2021

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Como otimizar campanhas de Google Ads

Como otimizar campanhas de Google Ads

Vivemos uma época de grandes transformações na área da tecnologia e da internet, a prova disso é o alcance de estratégias como as do Google Ads, que faz propagandas no mundo todo.


Sigla para Advertising (Anúncios), o que esse recurso permite é que empresas façam marketing e publicidade para aparecerem com destaque nos resultados dos motores de busca, bem como em toda uma rede de veículos do mundo digital.


Assim, quando uma pessoa for procurar algo como higienização de bancos de carros, a empresa que tiver uma campanha ativa no Google Ads vai aparecer com destaque nesse motor de busca, conseguindo obter muito mais resultados.


Lembrando que hoje esse recurso já se tornou a maior vitrine do mundo, graças ao seu alcance e ao fato de que as pessoas utilizam cada vez mais os buscadores. 


Já nem se trata de uma questão de opinião, já que várias pesquisas apontam nesse sentido.


Uma das mais recentes e relevantes trouxe vários dados interessantes, como o fato de que diariamente o Google opera mais de 3,5 bilhões de buscas. 


É isso mesmo, é como se todos os dias metade do planeta todo fizesse ao menos uma pesquisa.


O relatório também mostra que esse buscador domina quase 93% do mercado, restando pouca participação para concorrentes como Bing, Yahoo e Ask. 


Ademais, o brasileiro está entre os 5 países que mais interagem com seus conteúdos comerciais.


Os dados são da Internet Live Stats, uma referência mundial em pesquisas digitais. Assim, o que se verifica é que o brasileiro médio, quando vê um anúncio de algo como serviços de limpeza, que é um serviço popular, tende a interagir melhor com ele.


Já outros países costumam ter aversão por certo tipo de propagandas. Também por isso, a empresa que souber otimizar melhor suas campanhas no Google Ads, certamente acabará conquistando uma fatia bem maior do seu mercado.


Daí que tenhamos decidido aprofundar este assunto aqui, por meio deste artigo em que não apenas mostramos como fazer essa otimização, mas também a importância disso, bem como os impactos que serão atingidos no curto, médio e longo prazo.


Um ponto extremamente interessante é que hoje o Google evoluiu tanto em termos de serviço e de marketing, que ele já pode gerar resultados para qualquer modelo de negócio, seja no setor primário de indústrias ou na parte de vendas de pias de inox.


Por isso mesmo, se o seu interesse genuíno é mergulhar de cabeça em uma estratégia que pode revolucionar a história de sua empresa, fazendo seu telefone tocar e sua caixa de e-mail encher de pedidos de cotação e compra, basta seguir com a gente até o fim.

Por que o Google importa?

Falar da ferramenta de Ads do Google é extremamente importante, pois os motores de busca são um dos principais pilares do universo digital de hoje, como já referido.


Na prática, isso ainda remete ao papel das novas gerações no mundo corporativo, já que os hábitos de compra das pessoas é algo que tem mudado drasticamente nos últimos anos.


Nesse sentido, se antes uma pessoa precisava de algo como impermeabilização de piscina, provavelmente ela pediria indicações e esperaria conhecer uma firma na base do boca a boca. Mas, hoje ela abre o Google e digita ali o serviço de que precisa.


Na verdade, muita gente faz isso pelo celular e nem sequer precisa digitar, pois basta acionar o microfone e pronunciar a palavra-chave em questão. 


O que também reforça o quanto os hábitos de compra e a relação com as marcas é algo que tem mudado.


Além do mais, o Google Ads também é importante porque é um dos recursos mais assertivos e customizáveis da esfera digital. 


Sendo assim, ele tem alto poder de impactar a pessoa certa, do jeito certo e na hora certa.


Ao mesmo tempo em que pode ser configurado em detalhes, para que a empresa pague apenas por aquilo que vai usar, otimizando o processo e ampliando os resultados. 


Na prática, suas principais frentes de exposição são as seguintes:


  • O motor de busca;
  • A rede de aplicativos;
  • A rede de displays;
  • As caixas do Gmail;
  • A rede do YouTube.


Ainda assim, o carro-chefe acaba sendo o da SERP (Search Engine Results Page), isto é, da Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa.


É ali que um usuário digita palavras-chave como imóvel comercial para alugar. O que permite uma eficiência muito maior no sentido de impactar a pessoa que está no momento de compra.


Daí é que vem esse poder de unir os clientes em potencial, com suas demandas específicas, às ofertas que cada empresa faz em termos de produtos ou serviços.


Tudo isso deixa bastante claro como é importante marcar presença no Google pela sua função Ads, além da questão do prestígio. 


Afinal, ter destaque ali hoje equivale a algo como instalar um outdoor na avenida mais importante do mundo.

Entenda o papel das keywords

Até aqui já ficou claro que as palavras-chave têm um papel fundamental quando o assunto é fazer anúncios em grandes motores de busca, sobretudo no caso do Google. 


E dizemos sobretudo, pois ele é o inventor dos principais algoritmos da área.


No começo as plataformas como o Yahoo indexam as páginas com base em data de publicação ou gênero do segmento. 


Até que o Google começou a aplicar inteligência artificial para trazer como resultado exatamente o que cada um precisa.

No caso, o que garante essa assertividade tão grande é o uso da keyword (palavra-chave) correta, por isso é que toda boa otimização deve começar exatamente por aí.


Tanto é assim que existe uma ferramenta oferecida por eles mesmos, que é a do Google Keyword Planner, na qual você pode verificar se é melhor usar um termo como “empresas de locação de impressoras”, ou extrair, por exemplo, as preposições.


Assim, ficaria “empresas locação impressoras”. Naturalmente, você só pode ser encontrado pela pessoa certa se entender a fundo qual a necessidade que ela tem, por um lado. E por outro lado, como ela expressa isso em termos de keyword.


Uma dica de ouro é usar a função de Grupos de Palavras-Chave, que é um recurso que ajuda a ser mais específico, aproximando-se mais ainda dos interesses do cliente. 


Mas, mesmo assim, é preciso juntar em grupos apenas as palavras que tenham uma alta sinergia.

Crie URLs enxutas e legíveis

Outro aspecto fundamental diz respeito ao domínio que sua empresa vai registrar. 


A primeira grande dica é que ele tenha a ver com seu segmento, como um nome fantasia de CNPJ, em vez de ser algo como o nome próprio de alguém.


Assim, uma fábrica de utensílios para cozinha industrial pode utilizar esses termos principais já no seu domínio, como www. utensilioscozinhaindustrial .com.br. 


Além do próprio site, é fundamental que cada página tenha um URL amigável.


Assim, em vez de o endereço vir com letras e números confusos, deve vir com o assunto principal do qual a página trata, como “10 -razoes -para- usar- utensilios- em- sua- cozinha- industrial”. Isso dá vários pontos para sua campanha em termos de otimização.

Saiba personalizar seu anúncio

Por fim, além de dominar o perfil do seu público, os traços das novas gerações, a gestão das keywords e as URLs amigáveis, é preciso utilizar outros recursos ainda mais nichados que a própria plataforma do Google Ads oferece.


Um dos principais é a função de gerar cópias do mesmo anúncio, como modo de criar um mix ou portfólio do mesmo produto/serviço, porém com configurações totalmente diferentes em termos de assertividade de público-alvo.


Esse é um daqueles casos famosos em que a divisão multiplica, na prática, o que você vai fazer é criar chamadas diferentes para um mesmo anúncio.


Assim, se a página trata de uniforme personalizado, você faz uma configuração de anúncio com público focado em empresas que queiram comprar esse tipo de produto para os seus funcionários.


Porém, também é possível que uma pessoa física ou cliente final consuma uma solução dessas com você, como para repor um uniforme que a pessoa tenha danificado. Então, você faz outro anúncio com foco em perfil de pessoas físicas.


Ademais, também é possível selecionar a localização (fazer para impacto no Brasil todo, ou então apenas na região em que sua fábrica se encontra), sem falar em filtros como os de gênero, idade, profissão e demais traços fundamentais.


Ao fazer isso, sua campanha ganha muito em termos de otimização e eficiência. Além de aumentar o tráfego da página e portanto as chances de conversão e vendas, isso aproxima seu portfólio do seu público-alvo, mostrando eficácia por parte da marca.

Considerações finais

Portanto, as campanhas do Google Ads podem colocar uma empresa qualquer na maior vitrine do mundo, tudo com poucos cliques e dentro de poucas horas.


Todavia, para isso é preciso entender de otimização de anúncios, tal como explicamos acima. 


Desta maneira, com as informações e dicas trazidas, ficará bem mais fácil e até mais seguro agir conforme as boas práticas da área.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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