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Data de publicação:

mai. 26, 2022

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Qual a importância do Google Analytics?

Qual a importância do Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise que monitora com eficiência a atuação online e traça estratégias consistentes para um negócio.

 

Ele analisa e monitora sites e está integrado com outros serviços oferecidos pelo Google.

 

Além de identificar o perfil de quem acessa o site, quais foram as páginas mais clicadas, suas conversões, os dispositivos, e é capaz de mostrar o local de onde vieram os acessos.

 

Assim como, mostra resultados sobre o comportamento dos visitantes e fornece relatórios que podem ser diários, semanais, mensais ou anuais.


O uso dele é importante porque pode medir o resultado da campanha de marketing digital realizada. Isto é determinado por meio do ROI - Return on Investment (Retorno sobre Investimento).

 

Que significa saber o quanto de retorno a empresa obteve com um determinado investimento de marketing direcionado para o público que adquire calandra de chapa manual, por exemplo.


Após a identificação dos números de ganhos e de despesas em uma campanha publicitária, o cálculo do ROI é realizado quando é subtraído o investimento/custo da receita.

 

Depois é dividido pelo investimento/custo e multiplicado o resultado por 100, e deste cálculo, será obtido a porcentagem, esse percentual será o seu ROI.

Vantagens do uso

Assim como muitas coisas, o uso de técnicas e ferramentas online possuem muitas vantagens, e algumas delas, são:


  • Configuração de metas;
  • Configuração para lojas virtuais (e-commerce);
  • Informações de visitas;
  • Sazonalidades;
  • API;
  • Experiência com teste A/B;
  • Relatórios personalizados e com programação;
  • Mede todos os canais de entrada do site.


Um negócio de pneu 225 45 aro 18 ao usar os recursos do Google Analytics consegue configurar metas de vendas do produto.

Configuração de Metas

As metas avaliam como o site ou app atende aos objetivos, elas representam uma atividade concluída, chamada de conversão, e contribui com o sucesso da empresa. 



App é a abreviação da palavra aplicativo, e para configurar as metas, basta:


  1. Fazer login no Google Analytics;
  2. Clicar em Administrador;
  3. Navegar até a vista desejada;
  4. Na coluna VISTA, clicar em Metas;
  5. Clique + NOVA META ou Importar da galeria;
  6. Ou clicar na meta atual para editar a configuração.

Canais de entrada do site, campanhas de e-mail marketing, Google Adwords, tráfego orgânico (SEO), sites de referência, redes sociais, tráfego direto e campanhas off-line.


API, significa Interface de Programação de Aplicações, e é um conjunto de definições e protocolos para criação e integração de softwares de aplicações.

Diferenças entre Google Adwords e Google Analytics

O Google Adwords aceita a conversão no primeiro dia do clique, enquanto que o Analytics considera a conversão no dia que ela efetivamente ocorreu.


A meta importada de uma plataforma para a outra vem com a data específica, mas ela pode ser reinterpretada, e isto gera algumas desconformidades. A comparação pode incluir períodos em que sua conta não estava vinculada. 


A vinculação de várias contas do Google Adwords à mesma vista do Google Analytics acaba gerando relatórios com informações, às vezes, incompreensíveis.


Os filtros podem remover alguns dados dos relatórios do Google Analytics, verifique se não há filtros editando os URLs.


Os dados do Google Adwords são importados para o Google Analytics quando o relatório é visualizado. Portanto, ele inclui informações atualizadas até o horário mais recente.

Dicas do uso do Google Analytics

A velocidade do site confere o tempo que as páginas são carregadas e melhora a experiência dos internautas e influencia no ranking do Google.



Portanto, algumas dicas para o uso dessa ferramenta, são:


  • Configurar metas dos objetivos do negócio;
  • Emissão de relatórios de visitas em tempo real;
  • Monitoramento de campanhas de marketing;
  • Velocidade do site;
  • A busca do site.


A busca no site por meio da caixa de pesquisa realiza mais conversões em comparação com os internautas que não usam, ocorre maior engajamento.


O uso do Google Analytics permite conhecer a lista de palavras-chaves utilizadas nas buscas e ela pode ser usada para novas ideias de postagens.


A palavra-chave amortecedor de carro pode ser encontrada por meio da caixa de pesquisa na busca no site, realizando mais conversões. É comumente usada pelos internautas nas pesquisas pelo produto.

Métricas do Google Analytics

O número de visitas identifica se são visitantes únicos ou se são frequentes ao site. Ele mede quantitativamente a audiência do canal, por meio das seguintes métricas:


  • Número de visitas;
  • Sessões e hits;
  • Taxa de rejeição e saída;
  • Duração da sessão;
  • Canais de tráfego;
  • Páginas mais acessadas.


Na pesquisa de urna giratória para sorteio o número de visitas dos clientes que procuram pelo produto, pode ser identificado pela métrica da ferramenta. Visitantes únicos ou visitas ao site.


Hit é a interação do visitante com o site, cada hit que acontece fornece informações da data, do horário e do navegador utilizado. Estas informações ficam reunidas em uma sessão.


A taxa de rejeição, conhecida como “bounce rate”, acontece quando a navegação não ultrapassa uma página do site.

A taxa de saída identifica quantas pessoas saíram de uma determinada página para um outro lugar.


A rosca helicoil m12 quando pesquisada pode fazer com que as pessoas saiam de uma determinada página, para outra, por motivos diversos, por exemplo, um grande número de fornecedores do produto.


Neste caso a taxa de saída pode ser identificada, apesar de ser um produto muito comum, a procura por ele pode levar o internauta a realizar a busca em locais diferentes.


A duração da sessão acontece baseada nos hits e com o uso do Google Analytics é possível determinar o tempo despendido pela interação do visitante no site.


Quando o internauta busca por filtro de ar comprimido coalescente é possível por meio desta ferramenta identificar o tempo gasto por ele junto ao site. É um produto específico, com informações detalhadas.

 

Por este motivo, o tempo que o internauta fica junto ao site, pode ser longo, devido às especificações dele.


As páginas mais acessadas e o tempo que dura cada sessão quando monitoradas otimizam elementos e os conteúdos, que podem atrair mais visitantes.

 

Os canais de tráfego mostram de que forma o visitante chegou ao canal digital, tais como:


  • Digitação da URL (canal direto);
  • Site de busca;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Sites com links externos,
  • Links patrocinados pelo Google AdWords.


A URL, Uniform Resource Locator, Localizador Uniforme de Recursos, na tradução livre, na qual por meio dela a página pode ser acessada em um endereço de fácil memorização.

 

Uma maneira fácil de encontrar adesivo perfurado personalizado é acessando um endereço previamente conhecido e fácil, para chegar às informações necessárias.

 

É um produto que bloqueia a luminosidade, mas permite a visão de ambos os lados. Pode ser utilizado em automóveis. Quem está dentro consegue enxergar o lado de fora, mas o inverso tem a visibilidade reduzida em 50%.

Integração com o Google Analytics

É possível obter informações do público-alvo, aquisição e comportamento com esta ferramenta diretamente na interface, com os seguintes passos:



  1. Faça o login no Google Analytics;
  2. Clique em Administrador;
  3. Acesse a conta;
  4. Propriedade;
  5. Vista que gostaria de visualizar;
  6. Acesse Personalização;
  7. Painéis ou Personalização;
  8. Relatórios personalizados;
  9. Na parte superior, clique no link para abrir um modelo;
  10. No modelo do Data Studio preencha os dados.


A integração com o Data Studio está disponível apenas para propriedades da Web, é gerado um código que será usado no site ou blog.


Assim, a ferramenta fornecerá informações relevantes, como:


  • Identificar o perfil de quem acessa a página;
  • Determina a frequência;
  • Descobre a localização e a região;
  • Determina faixa etária e gênero.


Estes dados desenvolvem melhores estratégias de marketing digital e facilitam a identificação da persona mostrada no perfil ideal do negócio.


Quando feita a integração com o Google Analytics a pesquisa sobre manutenção de empilhadeira a combustão vai gerar informações em um relatório identificando qual é a região onde este produto é mais procurado.


Assim como também a localização específica de quem procura o produto. O modelo preenchido no Data Studio possui funções, como:


  • Usar o controle de filtros;
  • Alterar o período do relatório;
  • Interagir com gráficos;
  • Filtrar o relatório.


Esta ferramenta é um recurso obrigatório para e-commerce, porque ele monitora dados completos cerca das vendas, como:


  • Quantidade de vendas e receita;
  • Quais produtos que são vendidos e quantidade;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão.

 

O e-commerce é o comércio eletrônico, onde a venda de produtos é realizada pela internet.

Como configurar Google Analytics para e-commerce

É necessário ativar o comércio eletrônico para cada vista desejada a fim de visualizar os dados, para isso:


  • Faça login no Google Analytics;
  • Clique em Administrador e navegue até a vista desejada;
  • Em VISTA, clique Configurações de comércio eletrônico;
  • Defina Ativar comércio eletrônico;
  • Clique em Salvar.

 

Os sites que trabalham com o Google Analytics captam dados importantes para um bom desempenho de trabalho.

Considerações finais

Sendo assim, todos os relatórios que esta ferramenta oferece quando aplicados em um negócio, podem identificar o que é necessário para que os produtos sejam divulgados, gerando mais vendas e impulsionando a empresa no ranking junto ao Google.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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