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Data de publicação:

mai. 28, 2022

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4 Dicas atualizadas de como posicionar seu blog organicamente

4 Dicas atualizadas de como posicionar seu blog organicamente

Um meio de comunicação que ganhou força junto com a popularização da internet foi o blog, que no início, tinha como uma finalidade de lazer, mas passou a ser utilizado também como uma estratégia empresarial de conquista de consumidores.


Por demandarem atualizações frequentes, esses blogs podem ser configurados para a vontade do usuário que o utilizar, desde um layout para apresentar uma página de cunho pessoal ou informativo, até para vender um produto ou um serviço.



Como uma placa fotovoltaica para ar condicionado, um blog pode tanto ser de caráter informativo como também uma forma de anunciar, de maneira orgânica, a empresa que vende a peça.

O surgimento do blog e as evoluções na humanidade

Criado por volta de 1997, essa plataforma teve origem com o sistema desenvolvido por Jorn Barger, que inicialmente o nomeara como “weblog”, e acabou sendo alterado para apenas “blog” pelas maneiras distintas das quais as pessoas pronunciavam.



No fim dos anos 1990, o blog tornou-se uma tendência sobre os mais diversos assuntos, desde como fazer a conexão para mangueira de polipropileno até dicas de viagens, e em pouco tempo, a função de administrar um blog se tornou algo respeitado.


Diversas plataformas surgiram para auxiliar os que desejavam construir sua própria página, e com recursos que poderiam estar disponíveis no modo pago ou no modo gratuito, também havendo a possibilidade de ter uma autonomia sobre os conteúdos publicados.


Estes poderiam ser textos, fotos ou vídeos próprios, bem como links externos de alguma plataforma para este tipo de mídia.


Com o aumento de números de blogs crescendo dentre as variedades de assuntos, destacar-se dentre eles de modo inovador pode ser um desafio e, com isso, as ferramentas para que o blog apareça no campo de busca se tornaram mais frequentes.

Como criar um blog?

Dar início a um blog pode exigir algumas técnicas das quais o seu administrador deve ter a ciência de não utilizar somente no início, mas também em todo o período do qual gerenciar a página. Algumas dicas para isso é estabelecer:


  • Planejamento;
  • Definição de tema e público;
  • Domínio;
  • Hospedagem;
  • Layout.


O planejamento e o tema são os pontos de partida para a criação do blog, além de ser importante ter um conhecimento da temática da qual a página irá ser construída, como tudo o que envolve um módulo injeção programável e outros temas.


O planejamento também pode envolver os custos que o site terá, quanto tempo demora para que os conteúdos sejam criados e a periodicidade de cada publicação em texto, vídeo ou outros formatos que se englobam na temática.


O que, por sua vez, deve atrair o público de uma maneira que a página possa se tornar uma referência dentro daquele assunto, ao ponto de que os conteúdos sobre manutenção preventiva empilhadeira sejam sempre vistos naquela página.


A linguagem da temática estabelecida também deve ser adaptada quando se deseja conquistar um determinado público-alvo, especialmente com as palavras e termos próprios do tema, dando uma impressão ainda maior de que há domínio sobre o assunto.


O endereço eletrônico da página também deve chamar a atenção a ponto de se destacar, portanto, na criação e no planejamento do blog, este tópico deve obter relevância, principalmente por ser algo que tenha que ver com a disponibilidade para ser usado.


Afinal, através dele, é possível montar a hospedagem em uma plataforma que irá suportar os arquivos e os conteúdos desejados, assim como o layout e as configurações visuais do blog.


A hospedagem de um site deve condizer com o que o seu usuário deseja, optando para os formatos pagos, caso queira dar à página um aspecto que transmita um profissionalismo no que está sendo postado.

 

Portanto, criar um blog requer investimento de tempo e também financeiro.

Os benefícios do tráfego orgânico

Tratando-se da internet, ganhar um destaque dentro do assunto do qual uma página trata é um dos principais objetivos dos seus administradores, e mesmo quando não há financiamento para investir em meios pagos, o tráfego orgânico pode ser útil.


Isto porque essa estratégia tem um custo-benefício praticamente gratuito, mesmo que o reconhecimento demore. Não há um valor a ser pago em anúncios ou outras estratégias de marketing digital que faça com que o destaque ocorra rapidamente com um alto custo.


Criando assim uma relevância perceptível para os usuários da web que entrarem na página, visto que o ranking é montado de acordo com os acessos que a página tem em relação ao conteúdo, ou seja, se torna algo conhecido.



Podendo até gerar um relacionamento com o público-alvo, já que as plataformas para blogs permitem acompanhar o fluxo de andamento dentro das abas disponíveis na página.

Dicas para o blog ganhar destaque de forma orgânica

O tráfego orgânico de um blog de restaurante evento corporativo ou qualquer outro é derivado de uma série de fatores que, se bem planejados e aplicados, podem trazer bons resultados para a página.

1. Focar no público

Por ser um dos principais tópicos que deve ter destaque dentro de um site, o público-alvo do blog devem ser os primeiros a serem conquistados, porque devido ao seu fluxo de acesso e navegação, a página se torna mais fácil de ser localizada em sites de busca.


Isso porque a relevância do tema para aqueles que são o principal alvo pode ajudar outras pessoas que possam ter interesses futuros, ao fazer uma busca.

 

Portanto, transformar a experiência dos visitantes da página em algo importante, que possa garantir o seu retorno, ou a compra de algum produto ou serviço, deve ser algo a ser destacado quando estiver na etapa de planejamento.

2. Investir em SEO

Um dos principais investimentos do mundo digital é o SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização para mecanismos de busca. Trata-se de uma técnica fundamental para dar à página uma boa posição na busca de um termo.


O SEO pode ajudar o blog a ganhar destaque de forma orgânica uma vez que tudo estará atrelado aos conteúdos que a página estiver, sendo eles relevantes e importantes dentro da palavra-chave ou dos termos que deseja encontrar.



Tanto em textos como também em demais conteúdos, como imagens e vídeos, o SEO deve ser um investimento de planejamento para o seu funcionamento.


Por exemplo, o SEO de vistoria veicular mais próxima pode estar relacionado a termos de regularização, departamentos de trânsito ou de mecânica.

3. Títulos e conteúdos relevantes

A relevância dos conteúdos é a parte mais importante de um blog para se obter destaque, não somente dos textos, como também em relação aos títulos.


Estes que, por sua vez, são os principais pontos que chamam a atenção de um visitante que pode ser o público-alvo ou não do blog.



O engajamento de muitos conteúdos online deriva da importância que apresenta dentro do tema, por isso, todas as etapas que o englobam devem ser pensadas, desde os títulos até as imagens utilizadas, bem como as palavras-chaves.

4. Usufruir de mais de uma plataforma para diversos conteúdos

A tecnologia acabou fazendo com que mais de uma plataforma surgisse, começando por blogs e fóruns até os mais diferentes tipos de mídias sociais, das quais podem ser encontrados os mais diversos tipos de público.



Isso se mostra como um ambiente que pode atrair ainda mais visitantes para o blog, especialmente porque as redes sociais podem ser administradas no formato business e também podem ser inseridos links, o que ajuda a atrair visitantes para a página.


Os conteúdos acerca de um tema como limpeza de estofados a vapor, podem ter relações com a limpeza em uma rede social de vídeo, além de dicas de como manter o produto bem conservado após o serviço, e assim por diante.


Tudo isso dentro de links que podem levar ao direcionamento de outros conteúdos que não são necessariamente do blog, mas que ao ter alguma relação podem se tornar uma maneira para passar certa autoridade no assunto.

Considerações finais

Ter um blog tornou-se um meio para que as pessoas pudessem compartilhar seus conhecimentos e experiências, locais digitais onde até mesmo uma empresa de conexão polipropileno para irrigação pode expressar mais autoridade a respeito de seu serviço.


Com o avanço da internet, as plataformas de hospedagem de blogs possibilitaram aos seus administradores funções variadas e os mais diversos tipos de serviços, pagos ou gratuitos, o que também colaborou para o aumento das páginas na internet.


Ao gerar esse aumento, as formas para se destacar se tornaram ainda mais importantes em meio ao grande números de blogs.


Utilizando técnicas como títulos atrativos, conteúdos relevantes e boa estratégia de SEO, os blogs se mostram com um grande potencial de destaque nas páginas de busca de modo orgânico e com isso, crescem dentro do segmento de atuação e se tornarem referência.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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