Layout do blog

Autor:

Data de publicação:

mai. 30, 2022

Siga o autor:

7 dicas para colocar o seu e-commerce na primeira página do Google

7 dicas para colocar o seu e-commerce na primeira página do Google

O faturamento do e-commerce ultrapassou a marca de 87 bilhões de reais, só no ano de 2020, dentro do território nacional.

 

Visto que os brasileiros passaram a comprar 17% a mais por meio do comércio eletrônico.


Isso não aconteceu à toa, o crescimento das vendas pela internet vêm atestando um dado que já está sendo observado no mundo inteiro.


Algo que está previsto para ter um crescimento cada vez mais e rapidamente, o mundo está se digitalizando.


Quem não se preparar para essa mudança agora, enquanto tudo está apenas começando e o mercado ainda está se aquecendo, irá perder a maior oportunidade da história de montar um negócio de sucesso. E isso vale para todas as áreas de vendas do mercado.


Se as pessoas estão comprando pela internet mais do que nunca, significa que até alguém que deseja trocar uma peça do carro vai preferir pedir pela internet.

 

Portanto, é possível achar um amortecedor automotivo aqui com um preço bem mais em conta do que nas lojas físicas.


Não importa qual seja o setor, o melhor momento de todos para expandir um comércio para dentro da internet é agora.


Por isso, o texto de hoje trará sete dicas de como colocar um e-commerce na primeira página do Google, bem como as ferramentas e disposições para isso.


Ao término da leitura, será possível não só entender a importância desse posicionamento estratégico na internet, como o passo a passo necessário para sair do zero e chegar ao sucesso no digital.

O que é o e-commerce?

Comércio eletrônico ou e-commerce, diz respeito a todo tipo de venda pela internet, seja de produtos ou de serviços. Nessa modalidade comercial, todas as transações de compras são realizadas pelas plataformas da internet.


Alguém que deseje comprar um piso com resina epóxi não precisa se dirigir mais para a sede física da loja, nem mesmo para efetuar o pagamento.

 

Para isso, o site da empresa deve contar com ferramentas para todo o processo, da escolha até a finalização do pedido.

Dessa forma, o comércio eletrônico se refere a negócios que estruturam o próprio processo de venda na internet. Portanto, esse conceito de e-commerce envolve bem mais do que a criação de sites.


O comércio eletrônico tem o poder de trazer uma empresa do mundo físico para atuar dentro da internet também. Uma loja de materiais de construção que vendia portão de ferro social somente no comércio físico, poderá agora ser encontrada na internet.


É um estilo de empreendimento que traz um diferencial por sua estrutura de funcionamento, que está inteiramente atrelada ao digital.


Uma loja física de artigos domésticos pode existir antes da criação do seu site. Não é necessário criar um comércio apenas para o digital, para poder ganhar o nome de e-commerce.


A diferença agora é que os clientes desta loja poderão pedir e receber uma persiana externa motorizada entregue diretamente em suas casas.


Além de tudo isso, é válido destacar que o comércio eletrônico digitaliza muito mais do que a entrega do produto.

 

Ele também digitaliza o atendimento ao cliente, bem como as campanhas de marketing, o controle de finanças e o estoque.


Por exemplo, se alguém compra uma janela pivotante vidro de uma loja de materiais de construção e acaba tendo algum problema na entrega do produto, essa pessoa pode estar segura da existência de uma equipe de suporte para atendê-la direto de casa.


Dessa forma, toda a equipe da empresa pode estar bem sincronizada para a melhor qualidade do atendimento e do bom andamento do negócio, mesmo que a maior parte ou a totalidade do time esteja trabalhando em home-office.



Tanto o posicionamento estratégico quanto a logística da empresa saem ganhando.

Qual a importância de estar na primeira página?

Não existe nada mais fácil nos dias de hoje do que fazer uma busca na internet. Seja na busca por produtos, serviços ou informações, é possível abrir uma guia em um buscador e pesquisar aquilo que deseja encontrar.


Dentre esses buscadores, o Google é o mais acessado, tendo noventa por cento das pesquisas feitas na internet sendo realizadas em sua plataforma.


Esse é o tipo de ferramenta que fornece ao usuário todos os tipos de resultados que ele deseja e procura. 

Portanto, estar bem posicionado nesse site fornece a oportunidade de conquistar mais visibilidade, e assim alcançar grande sucesso nas vendas.


A busca por algo banal como forro de gesso para igreja mostra o grande poder que a internet possui. Pois, quem faz esse tipo de busca certamente estará pronto para comprar caso encontre um belo site vendendo esse produto como resultado.


Isso significa que o dono de loja que aparecer no topo dos resultados dessas pesquisas estará com o ouro nas mãos.


Pois, nesse caso trata-se de milhares de clientes buscando por um produto, visitando o site onde ele se encontra e fazendo diversas compras sem que o empreendedor precise ir atrás deles. É uma estratégia extremamente rentável e econômica.


Sem falar que a internet facilita a velocidade com que o cliente faz as suas pesquisas de preço e toma a decisão final. Ter na palma da mão a possibilidade de buscar por preço de pneu michelin para carreta agiliza e muito a vida dos motoristas.


Portanto, para sair na frente dos concorrentes, é imprescindível que o comerciante bem preparado esteja na primeira página do Google.


O maior motivo para isso é que a maioria dos usuários não passam para outras páginas quando fazem uma busca na internet. Geralmente, os cinco primeiros resultados conseguem a esmagadora maioria dos cliques.


Dessa forma, ou o site aparece nas primeiras posições, ou dificilmente será notado.

Dicas para aparecer na primeira página

Por fim, será interessante apresentar aqui algumas orientações práticas de como conseguir fazer o site de um comércio eletrônico aparecer na primeira página do Google Chrome.


Para que um site de e-commerce seja visto na primeira página, será preciso primeiro ele:


  1. Possuir boas palavras-chave;
  2. Conter conteúdos relevantes e qualificados;
  3. Utilizar link building;
  4. Ter imagens otimizadas para SEO;
  5. Enfatizar a localização;
  6. Possuir uma meta-descrição atrativa;
  7. Estar atualizado quanto às tendências de SEO.


O primeiro passo é ajustar o básico, as palavras-chave devem ser inseridas nas imagens e nos textos do site de maneira estratégica.


Conforme a tática eficaz e bem conhecida de SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca em português.


O SEO, que é o método mais utilizado no mundo do marketing, serve justamente para que as palavras-chave que os internautas mais frequentemente digitam nos buscadores favoreçam o site de quem faz uso da técnica.


Dessa forma, o SEO deve otimizar também as imagens, atrelando palavras-chave a elas. Palavras essas que devem descrever o seu conteúdo.


E por falar em conteúdo, eles precisam ser bastante relevantes ao público e agregar valor a quem procura. Pois, não é por mera coincidência que o Google Chrome é o mecanismo de buscas mais usado no mundo.


Para ser colocado na primeira página, um site precisa provar que é capaz de agregar valor aos visitantes.


O objetivo da plataforma, como o próprio Google sempre deixou claro, é oferecer uma experiência completa para o usuário. 


Dessa forma, é preciso investir em um bom conteúdo, pois esse é o maior requisito para um site ser mostrado primeiro.


Já o link building se trata, a grosso modo, de fazer com que os outros domínios incluam nos seus conteúdos alguns links

direcionando o visitante para a página da empresa.


Trata-se de algo que pode ser feito tanto de forma orgânica e manual quanto de maneira interativa, estimulando outros sites a divulgar esses links. E sites com boa autoridade que divulgam os links de um outro negócio é visto pelo Google como relevante.


Se o comércio também for local, é importante enfatizar bastante a sua localização. E é bom que isso seja feito dentro de uma meta-descrição bem atrativa, que nada mais é que um pequeno texto que aparece embaixo do título e da URL.


Isso serve para ajudar o algoritmo do Google a atrair o público certo para o site, portanto, é preciso também estar sempre atento às mudanças em relação ao funcionamento das técnicas de SEO utilizadas, para que o site esteja sempre bem posicionado.

Considerações finais

Sendo assim, o sucesso do mercado online está apenas no começo, mas já é possível ver os bons frutos que ele tem gerado.

 

As pessoas que buscam oportunidade aqui dentro tem inúmeras opções a escolher, e não falta lugar para o desempenho de nenhuma atividade.


A internet possui espaço até mesmo para emissores de laudo de vistoria moto venderem os seus serviços, bem como para profissionais e empresas de todos os ramos.


Apostar no e-commerce é investir em um projeto de grande potencial, o empreendedor que estiver atento aos detalhes sairá na frente de muitos.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo da KOP

Share by: