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Data de publicação:

mai. 25, 2022

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Quais as vantagens das estratégias de SEO

Quais as vantagens das estratégias de SEO

Com o mundo virtual crescendo cada dia mais, as empresas precisam achar novas formas de se destacar sobre outras empresas, e é aí que entra o SEO.

Definição de SEO e como ele funciona 

As estratégias de Search Engine Optimization ou como são chamadas SEO, que na língua portuguesa se traduz, otimização para mecanismos de busca.


O SEO em rápida definição é uma estratégia muito utilizada por empresas, com o objetivo  de aumentar os acessos aos seus sites, blogs ou páginas da Internet.


Ele melhora o seu posicionamento nos resultados orgânicos em mecanismos de busca como, Google, Yahoo, Bing, entre muitos outros. 


Aparecer no topo desses mecanismos de busca, demonstra que o seu site tem as melhores soluções para a consulta, o que gera uma taxa de cliques muito mais alta.


O SEO envolve muitas práticas, mas a sua principal é o uso estratégico de palavras-chave, que são a principal forma do cliente chegar até a empresa. 


Se a empresa trabalha, por exemplo, com a montagem de empilhadeiras, é coerente usar palavras chave específicas que os usuários poderiam pesquisar, como "peças de empilhadeira hyster".


Entretanto, vale ressaltar que para a estratégia de SEO funcionar em um site, é preciso ter o conteúdo organizado de forma simples e fácil, para o usuário conseguir entender seus objetivos.


Mas, também sem deixar a qualidade de lado, que é o que os clientes mais buscam quando estão atrás de um serviço ou produto.

10 mecanismos de busca onde o SEO é usado

Além dos já mencionados mecanismos de busca, existem diversos outros que podem ajudar a achar desde a melhor urna para sorteios personalizada, até pistas de patins próximas a você. 


A seguir, mecanismos de busca não tão conhecidos como o Google, Yahoo e Bing que são tão eficientes quanto todos eles:


  1. Ask;
  2. Boeing;
  3. Dumb Fine;
  4. MSN Search;
  5. Wikipedia;
  6. Metacrawler;
  7. Pinterest;
  8. Kompass;
  9. Gigablast;
  10. Copérnico.


Esses só são alguns exemplos, mas existe uma infinidade de buscadores em que o SEO se aplica.

Motivos para utilizar o SEO

O principal motivo que todos já sabemos é tornar a empresa visível no mundo online, mostrando a variedade de itens e a praticidade que é comprar da sua loja.


Entretanto, existem muitos outros motivos para utilizar essa estratégia no seu site, como:

Aumento de tráfego 

Alcançar as primeiras páginas nos buscadores é saber que o seu site terá mais visitas e consequentemente cada vez mais novos clientes.


Mas, para isso é preciso manter o site sempre atualizado e com todas as informações relevantes sobre produtos, promoções, novidades, entre outros.


Por exemplo, se um cliente entra em um site procurando materiais como viga U dobrada, é importante que ele encontre todas as informações de qual é a melhor escolha para sua necessidade.

Autoridade na marca

Ser a referência que um usuário procura na hora de ir atrás de algum serviço ou produto é essencial para qualquer empresa nos dias atuais.


Quanto mais buscas um site tiver nas primeiras páginas, maior será a sua autoridade no assunto, para pessoas que buscam soluções ou dicas sobre o mesmo.


Não adianta apenas investir em conteúdo, é preciso estar sempre atualizado nas novas técnicas de marketing digital, para que seu site esteja sempre à frente.


Se uma empresa trabalha com impressão offset e acabamento gráfico, por exemplo, ela deve se manter atualizada sobre esses assuntos diariamente.



Com isso o SEO se torna mais uma vez tão necessário para alcançar bons resultados de busca nos sites.

Aumento na qualidade de anúncios

O uso do SEO é fundamental para melhorar as campanhas de uma determinada empresa. A otimização dessas campanhas, pode ajudar a baixar muito seus custos.


É possível aproveitar o SEO para melhorar os anúncios da sua empresa no Google Ads, por exemplo, ou outros mecanismos já vistos.


É necessário ter em mente a resposta da seguinte pergunta, "o que eu posso fazer de diferente para trazer clientes para mim e eliminar a concorrência?".


Se o usuário estiver procurando por calandra de perfil motorizada, por exemplo, deve se pensar em como convencê-lo que o seu produto é a melhor opção.


Esse é o tipo de pensamento que se deve ter na hora de redigir os anúncios para o público-alvo.

Manter a visibilidade da empresa

O objetivo principal de utilizar as técnicas do SEO é aumentar a visibilidade da empresa e consequentemente aumentar suas vendas.


Além de aumentar o número de acessos, a técnica ajuda a produzir conteúdo relevante que retira dúvidas de usuários que podem ser potenciais clientes. 


Contudo, essas técnicas SEO são muito relevantes para a empresa estar sempre visível para os usuários que procuram por seu produto.

Vantagens de utilizar o SEO

Oferecendo um produto viável, suas vendas podem aumentar consideravelmente com o uso das melhores estratégias de SEO.


Mas, é necessário investir em campanhas vencedoras, para que seu negócio cresça cada vez mais, seja ele de computadores LED ou portinhola de alumínio.

Torna os clientes mais informados

Os clientes usam os mecanismos de busca para se informar sobre as coisas ou para ajudá-los a tomar decisões, ficando ciente das opções disponíveis.


As classificações altas que o SEO gera ajudam a educar os clientes, a tomar a decisão mais vantajosa para ele.

Impulsiona vendas em lojas físicas

90% dos clientes procuram produtos online mesmo que acabem indo em lojas físicas comprar, eles fazem isso antes mesmo de decidir se vão comprar ou não o produto.


Portanto, mesmo que estejam fazendo uma pesquisa do produto online, muitos confiam mais em ir à loja física para adquirir o produto.

Gera confiança e credibilidade

É fato que as pessoas confiam nos mecanismos de busca, porque usam eles todos os dias para procurar coisas, por exemplo, churrascaria entrega a domicílio. 


Alcançando uma posição boa nas páginas de pesquisa, a empresa consegue garantir a credibilidade da sua marca e ganhar a confiança de seus clientes.

Influência na decisão de compras 

SEO influencia muito nessa decisão, devido à confiança desenvolvida com os clientes, já mencionada acima.



O SEO ajuda a melhorar suas conversões, influenciando muito a tomada de decisões dos usuários online. Quanto mais eles confiarem na sua marca, mais comprarão com você.

Planejamento de longo prazo

Pode parecer mais uma desvantagem do que uma vantagem, por que leva tempo para uma empresa alcançar as classificações esperadas em buscadores.


Mas, assim como demoram para aparecer, elas demoram para sair do topo, na verdade é bem raro uma vez estando no topo sair pelo menos da primeira página de pesquisa.


A única forma disso acontecer seria a mudança dos algoritmos dos buscadores ou a competição de planejamentos SEO aumentar mais do que já vem aumentando.

Pode dar vantagem para pequenas empresas

Para quem tem uma pequena empresa, é muito mais difícil gastar com publicidade e propaganda para sua marca, pois falta capital para isso.


Mas, com uma estratégia eficaz de SEO é possível se destacar nas páginas de pesquisas gratuitamente. Esteja você oferecendo serviços de conserto de modulo de injeção ou móveis ergonômicos para escritório.

SEO orgânico

Como já dito acima, se tiver uma boa classificação nos buscadores com o SEO, a empresa não precisará pagar por anúncios para aparecer no topo desses buscadores.


A estratégia de SEO o ajuda a diminuir os investimentos em marketing e investi-los em outras áreas que precisam mais.

Entrada em novos mercados

O SEO pode ajudar empresas a entrar em novos mercados porque permite que você expanda seu site por meio das necessárias palavras-chave.


Além da vantagem de ajudar a colocar seu site no topo das pesquisas, elas podem com o tempo ser sobre novos serviços ou produtos que a empresa oferece.

Aumento de seguidores nas redes sociais

O SEO ajudará a aumentar seus seguidores na medida que os usuários forem encontrando seu site nos buscadores.

Se eles tiverem uma boa experiência dentro só seu site, as chances de escolher seguir suas redes sociais para saberem mais sobre sua marca são muito grandes.


Portanto, para manter esses seguidores crescendo, movimentar as redes também é importante, buscar fazer interações com enquetes ou jogos é indicado.


Além de sorteios ao vivo com itens que chamam a atenção, por exemplo, urna para sorteio personalizada. Com isso o SEO ajuda a ter uma conversão maior de seguidores.

Considerações finais

Resumindo, com um bom planejamento estratégico de SEO é possível fazer seu site se destacar dos outros a cada dia mais.


Agora que já se conhece o conceito básico e estratégias de palavras-chave para impulsionar seu site para o topo é só pôr a mão na massa e começar o seu próprio planejamento de SEO.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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