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Autor:

Renan da KOP

Data de publicação:

fev. 14, 2023

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Quais as principais tendências de marketing para 2023?

Quais as principais tendências de marketing para 2023?

As principais tendências de marketing para 2023 estão ligadas a inteligência artificial e personalização das tecnologias

O marketing digital está prestes a sofrer a maior revolução e movimentação de mercado desde quando surgiu nos últimos anos. As principais tendências de marketing para 2023 estão ligadas diretamente às novas inteligências artificiais, tecnologias personalizadas, conteúdos em vídeo, marketing de voz e experiência do usuário. Tudo isso de forma conectada e automatizada.


Por mais que isso pareça difícil de entender ou de executar, a verdade é que estamos há um passo de ver tudo que conhecemos do marketing digital sofrer o maior impacto que o mercado já viu. As novas inteligências artificiais e suas variações farão com que as peças do tabuleiro se movimentem, deixando peões disciplinados acima de reis e rainhas acomodados.


Nós estamos muito próximos de uma grande oportunidade que as tendências de marketing digital em 2023 estão trazendo para quem quer crescer. A oportunidade de fazer mais em menos tempo, de divulgar melhor e se posicionar melhor, além de oferecer uma melhor experiência ao usuário. 


Tudo isso com poucos clientes, apenas entendendo a lógica daquilo que você quer e solicitando tarefas para inteligências quase que inalcançáveis para as mentes humanas, que precisará de sabedoria para colocar em prática fazendo os ajustes certos.


Seja lá você quem for e seja lá o que quer, a oportunidade está batendo na sua porta neste exato momento. Basta abrir!

O que esperar do marketing em 2023?

O que esperar do marketing em 2023?

Você pode esperar do marketing em 2023 o maior desenvolvimento tecnológico das empresas em busca da evolução da personalização e experiência do usuário. Espera-se, em geral, que todas as ações estejam centradas para que o usuário seja acompanhado de algoritmos que entendam todo o seu comportamento, levando mensagens por texto, voz e vídeo em momentos oportunos.


Todas essas ações dos algoritmos também enfrentarão os desafios das políticas de privacidade, que estão cada vez mais se desenvolvendo conforme as leis de dados e proteção. Espera-se, inclusive, que as empresas de tecnologia sejam mais responsáveis com a privacidade e dados do usuário, o que de fato será cômodo e importante uma vez que a proteção de dados não impede as plataformas de usarem essas inteligências ao próprio favor.


Entendendo a base desta estrutura, o que pode esperar do marketing para 2023 é a utilização da inteligência artificial e automação, conteúdo por vídeo, marketing de influencer, marketing por voz, personalização de marketing, interação em tempo real e realidade virtual aumentada.

O que esperar da inteligência artificial no marketing em 2023?

inteligência artificial no marketing em 2023

Em 2023, o marketing digital sofrerá o maior impacto dos últimos anos com o desenvolvimento da inteligência artificial, que será capaz de desenvolver textos, códigos, anúncios, correções, criação de imagens, entre outros. Além disso, a inteligência artificial ajudará as empresas a desenvolverem campanhas cada vez mais eficientes e personalizadas, aumentando a taxa de interação e retenção dos usuários.


Em geral, a inteligência artificial se tornará uma ferramenta indispensável para as empresas, que terão que ter profissionais cada vez mais criativos para ajustar e diferenciar suas campanhas e posicionamentos. Entretanto, a velocidade da inteligência artificial será capaz de fazer com que as empresas façam cada vez mais com menos.

Personalização por Inteligência artificial

A inteligência artificial será capaz de entender as lógicas do comportamento de um usuário para que as empresas possam desenvolver campanhas personalizadas, por meio de coletas em tempo real.

Análise de dados por inteligência artificial

A Inteligência Artificial será capaz de realizar uma grande quantidade de dados em tempo real para identificar comportamentos e tendências do usuários, permitindo que as empresas recebam rapidamente dados preciso para tomar decisões importantes sobre as campanhas de marketing.

Chatbots com inteligência artificial

Os chatbots gerados por inteligência artificial serão capazes de interagir com os usuários em tempo real e ainda oferecer produtos nos quais se encaixam em seus comportamentos e desejos.

Anúncios personalizados por inteligência artificial

As empresas utilizaram os anúncios desenvolvidos por inteligência artificial para aumentar a personalização de acordo com o comportamento do usuário, sendo cada vez mais personalizado e momentâneo.

Otimização de campanhas por inteligência artificial

A inteligência artificial será capaz de otimizar campanhas de marketing em tempo real, ajustando os alcances e lances para entregar o anúncio cada vez mais para quem tem real possibilidade de conversão. 

Como serão os conteúdos em vídeo em 2023?

Como serão os conteúdos em vídeo em 2023?

Os conteúdos em vídeos em 2023 seguirão evoluindo e sendo a principal fonte de atenção e retenção do público alvo em qualquer estratégia de marketing. As interações nos próprios vídeos serão um dos pontos altos de personalização do usuário, sendo capaz de direcionar uma mensagem de vídeo para aquilo que o usuário quer ou precisa.


Basicamente, os vídeos curtos e dinâmicos do Instagram e TikTok seguirão em alta e tendem a evoluir com a disputa entre as duas plataformas, que seguem brigando pelo primeiro lugar na atenção do público.


Os conteúdos ao vivo serão cada vez mais utilizados uma vez que a inteligência artificial conseguirá personalizar cada vez mais as interações, oferecendo ao desenvolvedor mais direcionamentos em tempo real e respostas rápidas ao usuário.


Outras tendências de vídeos em 2023 que estarão em alta são da realidade aumentada, capaz de entregar melhor visualização e realidade para o usuários nas lojas virtuais; e os vídeos 360°, populares em algumas plataformas atualmente e que devem se expandir principalmente para eventos online.

Como será o marketing por voz em 2023?

Como será o marketing por voz em 2023?

Com o crescimento repentino de adeptos e popularidade nos últimos dois anos, o marketing por voz será uma tendência importante em 2023. A tendência é que as empresas de tecnologia desenvolvam mais assistentes de voz como as do Google e Amazon, e sendo cada vez mais inteligentes e assertivos nas suas decisões. 


O marketing por voz será dividido basicamente em 5 categorias, como o anúncio por voz, a interação por voz, voz e ação, voz e personalização, voz e segurança.

Anúncios por voz

A tendência é que diversas plataformas se adequem aos anúncios por voz, alcançando cada vez mais o público-alvo onde ele estiver. Novos televisores estão sendo desenvolvidos com esse recurso, além de sistemas que conseguirão ter conversas com os clientes por voz, simulando uma pessoal real.

Interação por voz

As interações entre as empresas e clientes serão cada vez mais por voz, seja ela gerada por uma inteligência artificial ou um direcionamento de filtro de assunto para um atendente.

Voz e ação

As integrações por voz tendem a evoluir em 2023, permitindo cada vez mais que o usuário faça um comando de voz para realizar ações como comprar, agendar compromissos, entre outros. 

Voz e personalização

As lógicas e o desenvolvimento da inteligência artificial será capaz de personalizar o marketing por voz para interagir ou direcionar o usuário para uma experiência. 

Voz e segurança

As empresas estão buscando cada vez mais em um comando de voz mais ética e segurança, capaz de proteger dados mesmo que o usuário grave uma mensagem ou realize um comando específico. 

O Google vai continuar sendo importante no marketing em 2023?

O Google vai continuar sendo importante no marketing em 2023?

O Google é a empresa com um dos maiores bancos de dados do mundo e já utiliza inteligência artificial nos seus algoritmos há algum tempo. Por isso, o Google segue sendo importante no marketing para 2023, sendo o principal canal de pesquisa da internet e fundamental para que as empresas alcancem o público-alvo por meio do SEO, Google Ads e YouTube.


Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento de inteligências artificiais em 2023, o Google vai seguir evoluindo conforme o tempo. As próprias plataformas de inteligência artificial, quando perguntada, diz que o Google seguirá sendo a principal fonte de buscas da internet nos próximos anos.

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