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Autor:

Talita Cristina

Data de publicação:

mai. 08, 2021

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Marketing digital para energia solar

Marketing digital para energia solar
Apostar em marketing digital para energia solar é o melhor caminho para empresas do setor que querem conquistar novos clientes em um mercado sustentável que tende a crescer muito nos próximos anos. As maiores empresas do setor já investem em agências de marketing especializadas em energia solar para fortalecer estratégias de SEO, Google Ads e mídias sociais. 

O investimento em marketing para energia solar é praticamente indispensável para empresas do ramo que precisam alavancar as vendas. Estamos diante de um mercado dos que mais crescem em todo o mundo, e as pesquisas sobre os produtos dispararam nos últimos dois anos. 

Dados recentes mostram que o crescimento estimado da indústria global de energia solar deve ser de 24% (no CAGR) até 2022, o que é $ 422 bilhões em termos monetários. Uma empresa que aplicar estratégias de marketing digital para energia solar da forma correta e um momento ainda inexplorado com certeza vai pegar uma fatia deste bolo. 

Mas como conseguir clientes para energia solar? Como apresentar uma empresa de energia solar? 

Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!

Por que o marketing digital é melhor caminho?

Google Ads para energia solar

No cenário atual, quando a geração de leads offline está cada vez mais difícil, há uma fresta de esperança devido ao marketing digital.


Antes de fazer uma compra significativa, a maioria dos clientes faz algumas pesquisas online. O mesmo vale para os clientes em potencial de energia solar, pois eles também recorrem à Internet para entender o processo de compra, instalação de energia solar e custo. Esta é uma oportunidade para as empresas de energia solar destacarem seus produtos e chamarem a atenção dos clientes.


O marketing digital é uma ferramenta útil para empresas de energia solar, e elas podem aplicar várias estratégias para gerar leads de energia solar.


Algumas dessas estratégias são pesquisa orgânica do Google, campanhas de e-mail, mídia social, anúncios de pesquisa paga, marketing de conteúdo e ofertas promocionais.

Google Ads para energia solar

O Google Ads é um programa de publicidade online do Google. As agências de marketing para energia solar usam a plataforma para criar anúncios de busca e alcançar seus clientes-alvo, com a missão de fazê-los conhecer e, consequentemente, agir ao comprar um produto ou serviço.


A plataforma do Google Ads funciona com publicidade paga por clique ou PPC. Isso significa que você tem que pagar cada vez que os visitantes clicam em um anúncio.


Por que Google Ads para energia solar? Aqui estão as razões:

Maior alcance

Os números de pesquisas sobre energia solar dispararam nos últimos dois anos no Brasil, e muitos consumidores estão atentos e aptos a fazer esta mudança comportamental imediatamente. Atrair essa pesquisa para o seu site é uma grande oportunidade de converter clientes.

Resultados mais rápidos

Os anúncios do Google Ads colocam empresa à frente de todos os resultados orgânicos em uma página de mecanismo de pesquisa. Suas chances de cliques em direção ao seu site, consequentemente, aumentam de forma avassaladora e certeira.

Aumento de conversões

Se você realizou a campanha de Google Ads de energia solar da maneira correta, basta você ter um site estruturado, informativo e pronto para convertes visitantes em clientes.

Quanto investir no Google Ads para energia solar?

O investimento no Google Ads para o mercado de energia solar ainda é baixo e pouco concorrido desde que você faça as otimizações certas. Anúncios de energia solar entre R$1 mil e R$2 mil já garantem um grande resultado para a sua empresa.


O ideal é que, antes de decidir sobre o orçamento para os anúncios do Google, seja feito uma avaliação por uma agência especialista em energia solar. As melhores empresas de marketing para energia solar conseguirão, com apenas alguns cliques, falar exatamente quanto você tem que investir para ter determinado resultado.


Isso porque só um marketing especializado em energia solar conseguirá medir qual o CPA (Custo por aquisição) na sua área de atuação. Assim, basta você entender quanto você paga para ter um cliente novo dentro da sua empresa.


Por exemplo: se o CPA na sua região for de R$40, significa que para você ter 100 clientes você tem que investir ao menos R$4 mil reais. É uma matemática simples que bem avaliada antes da execução da campanha tem poucas variações.


Portanto, antes de decidir sobre seu orçamento de marketing de energia solar, é melhor realizar primeiro uma pesquisa de palavras-chave. Faça uma lista das palavras-chave que deseja segmentar e identifique os CPCs altos e baixos.


Dessa forma, você pode ter uma ideia sobre a tendência dos lances de seus concorrentes e quanto você tem que gastar para competir com eles.

SEO para energia solar

O SEO para energia solar nada mais é que a otimização de mecanismo de pesquisa e, no caso de energia solar, principalmente para estratégia local. O SEO vai posicionar bem o seu site na sua região e vai ajudar os clientes locais a encontrar produtos ou serviços que procuram sobre o tema.


Conforme o Google, quase 46% das consultas de pesquisa têm intenção local. Uma agência de marketing de energia solar, inclusive, consegue garantir estes resultados para você dependendo da sua região. 


Você consegue classificar o seu site para uma consulta de pesquisa como "como comprar painéis solares", pois a pergunta tem mais intenção de compra, que é "empresas de energia solar perto de mim" ou "melhor provedor de serviços de energia solar em SP".


A contratação de uma agência especialista em SEO pode garantir que o SEO local seja aplicado estrategicamente para identificar e converter a pesquisa local. É uma espécie de nicho no trabalho de SEO.


Hoje em dia, produtos solares são um tópico de pesquisa muito procurado. Um especialista em SEO pode alinhar suas palavras-chave naturais e conteúdo com as pesquisas mais frequentes.


O especialista também pode sugerir que você use o conteúdo e o vídeo do seu site para explicar os benefícios da energia solar e ter confiança de seus clientes em potencial.

Qual o investimento para SEO de energia solar?

O investimento para SEO de energia solar vai de acordo com o porte da agência de publicidade para energia solar que você contratar e o tamanho da operação que você deseja. O orçamento de marketing de SEO de energia solar pode variar entre R$900 até R$20 mil, dependendo do tamanho da sua campanha e o quanto você quer atingir determinados objetivos.


Entretanto, com as novas atualizações do Google você consegue grandes resultados com o algoritmo do SEO fixo, que é colocar o seu site na primeira página do Google com poucas palavras. Mas, se você quer resultados grandes, tem que apostar no SEO Variável, que coloca você no topo das pesquisas em diversas pesquisas.

Qual a importância de um site bem projetado?

SEO para energia solar

A qualidade do design do seu site pode empurrá-lo à frente de seus concorrentes ou pode derrubá-lo!


Um site com design profissional pode ser um fator decisivo para quantos visitantes permanecerão em seu site.

Tudo começa com o design da web que cria uma interface de usuário agradável e limpa. Quando os visitantes chegam às páginas de destino, eles podem encontrar rapidamente as informações que procuram, sem uma navegação sem rumo.


Particularmente, a experiência do usuário depende da apresentação do texto e do conteúdo visual. Uma página inicial ou página de destino de qualidade deve ter estes cinco recursos básicos:


  • elemento de marca (logotipo);
  • título e descrição;
  • menu de navegação;
  • apelo visual através de capturas de tela, vídeos ou imagens;
  • frase de chamariz - um botão call to action;


Você pode reavaliar seu site com base nos recursos listados acima. Verifique se o seu site facilita para os usuários obterem informações relevantes sobre o seu produto e seus benefícios. Só então o site servirá ao seu propósito.

Destaque histórias de sucesso e tenha os CTAs certos

Nenhum outro conteúdo de marketing é mais poderoso e persuasivo do que as histórias de sucesso do cliente.


Se você apresentar histórias de sucesso com exemplos de como outros clientes estão satisfeitos com a capacidade de solução de problemas de sua empresa, os clientes em potencial terão mais probabilidade de se converter em vendas reais.



As maneiras mais eficazes de contar histórias de sucesso de clientes são as seguintes:


Crie de uma seção de depoimentos

Seu site provavelmente será o primeiro lugar onde os clientes em potencial procurarão exemplos de seu trabalho. Se gostarem do que estão vendo, mostrarão interesse no seu produto.

Desenvolva estudos de caso

Os estudos de caso podem fornecer uma história de cliente mais personalizada e detalhada que pode chamar a atenção dos clientes e gerar interesse em ter um contato comercial com você.

Grave depoimentos em vídeo

Os vídeos são ferramentas altamente envolventes para compartilhar depoimentos de clientes. Se você tem um orçamento apertado, grave um breve vídeo de depoimento em seu smartphone e peça aos clientes que compartilhem sua experiência de trabalho com você.


Compartilhe os vídeos em seu site, mídia social, blog ou boletim informativo por e-mail.

Por que contratar uma agência de marketing digital para energia solar?

Lembre-se de que o marketing digital é um processo dinâmico. Após obter os resultados desejados, você precisa continuar trabalhando nisso, usando todos os canais de marketing mencionados neste post. Continue também destacando as histórias de sucesso de maneiras proeminentes para atrair mais clientes em potencial e aumentar as conversões.


Além disso, otimizar sua taxa de conversão como um processo contínuo o ajudará a reduzir significativamente o custo de aquisição de novos usuários.


A Agência KOP é especializada em marketing digital para energia solar e pode te ajudar a ter resultados positivos no seu negócio melhorar o ROI de seus investimentos em publicidade.

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