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Data de publicação:

mai. 11, 2021

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Agência de marketing digital para pequenas empresas

Agência de marketing digital para pequenas empresas
 A KOP é uma agência de marketing digital para pequenas empresas que trabalha com campanhas de Google Ads e estratégias de SEO. Somos uma das poucas agências de marketing para pequenas empresas a garantir resultados em qualquer ação de marketing no Google.

Nossa equipe desenvolve estratégias de marketing digital para microempresas que possuem orçamentos médios e baixos, mostrando os caminhos para uma operação saudável e assertiva. A KOP oferece preços de agência de marketing para pequenas empresas que são completamente acessíveis e trazem os resultados necessários para quem está começando ou ainda em fase de crescimento. 

Oferecemos consultoria de marketing digital para pequenas empresas sem custo no primeiro atendimento com a nossa equipe. Com apenas alguns cliques nas nossas ferramentas de performance, mostramos e medimos a concorrência do seu mercado e o tamanho dos desafios dos algoritmos do seu negócio. 

Sugerimos que antes de contratar uma consultoria de marketing para pequenas empresas ou mesmo qualquer agência de publicidade de pequenas empresas, leia com atenção as dicas de como funciona o marketing digital de pequenas empresas e orçamentos baixos. 

Como começar no marketing digital para pequenos negócios?

marketing digital para pequenos negócios

Para começar no marketing digital para pequenos negócios, primeiro busque entender onde os seus concorrentes atuam. Faça um estudo das principais estratégias de marketing do seu mercado em operações do Google, como SEO e Google Ads, e dos posicionamentos dos concorrentes principais em mídias sociais. 


Uma das maneiras de você descobrir como investir no marketing digital sendo uma pequena empresa, é entender se o seu produto ou serviço está inserido no marketing de intenção ou no marketing de atenção como fonte principal. Se as pessoas já procuram o seu produto ou serviço, você tem que focar e apostar no Google. Se as pessoas não conhecem ou não sabem da importância do seu produto ou serviço, você tem que focar e apostar nas mídias sociais. 


Obviamente que o melhor seria poder investir no Google e nas mídias sociais, e também não estou falando que você tem que abandonar um ou outro. Mas quando somos uma pequena empresa no marketing digital, precisamos ter foco, pois não há orçamento para fazer tudo de uma vez.

Quais as principais estratégias de marketing para empresas pequenas?

As principais estratégia de marketing para empresas pequenas são SEO, Google Ads e Redes Sociais.


Descobrir como iniciar no marketing digital para empresas pequenas é um grande desafio se você tentar realizar esta tarefa sozinho. Os estudos e as pesquisas são super importantes, como por exemplo ler este artigo. Entretanto, no marketing de pequenos negócios só a prática é capaz de oferecer os caminhos mais concretos, pois muitos destes estudos oferecem estratégias que não estão de acordo com o baixo orçamento. 


A esta altura do campeonato todo mundo já sabe a importância de investir em marketing para pequena empresa. Mas por onde começar? SEO, Google Ads ou redes sociais? Por isso estamos aqui para ajudar você a não se perder neste caminho tão duro do empreendedorismo, que é dar o primeiro passo. 


Existem diversas maneiras rápidas e eficazes de dar início ao seu marketing digital.

Com boas estratégias de marketing para pequenas empresas, as barreiras de entrada no mercado são minimizadas quando comparadas às formas antigas e tradicionais de marketing adotadas há um tempo não tão distante assim. 


Esperamos mesmo que este artigo seja super importante para você não desperdiçar tempo nem dinheiro na sua jornada.   

Como criar um planejamento de marketing de pequenas empresas?

planejamento de marketing de pequenas empresas

Criar um planejamento de marketing de pequenas empresas é realizar análises de concorrentes e pensar como diferenciar-se para conquistar mercado. Analise os seus concorrentes no google, nas mídias sociais, entenda o posicionamento, avalie o atendimento e verifique o preço médio do mercado.   


Criar um planejamento de marketing para empresas menores é uma tarefa indispensável, porém não tão complexa quanto possa parecer em diversos artigos de agências de marketing para pequenas empresas que você lê por aí. Entenda que estamos em uma época em que os planos são derradeiros e tudo pode mudar a qualquer momento. 


Mesmo que você tenha o melhor plano de marketing para pequenas empresas do mundo, o que mais vai contar na sua operação e a forma como você reage às mudanças e imprevistos que o mercado inevitavelmente oferece atualmente. Tudo muda e muda muito rápido e, se você não está atento às novas tecnologias e exigências do seu público, você fica para trás da noite para o dia. 


Sempre digo que todo mundo deveria colocar em um plano de marketing de empresas pequenas e médias: mudar o planejamento de marketing a qualquer momento. Porque isso vai acontecer quer você queira quer não. Com pequenas ou grandes mudanças, mas mudar os rumos faz parte do negócio.

Análises básicas de planejamento de marketing em pequenos negócios

Não quero entrar no mérito da importância de você ter definido o seu público-alvo e construir suas personas. Este não é o objetivo deste artigo, mas entenda que antes de qualquer ação você precisa construir o seu target minuciosamente. 


Nosso objetivo é te mostrar como fazer um planejamento de marketing para pequenos negócios de uma forma simples. Por isso, faça análises da sua concorrência de SEO, análise de investimento no Google Ads, posicionamento dos concorrentes e, planeje o tempo de ação. Abaixo uma lista importante para você. 


Aqui está uma lista de 10 dicas para criar um plano de marketing digital para empresas pequenas:

  1. Pesquise os concorrentes e diferencie-se
  2. Tenha um site móvel, que você possa mexer 
  3. Aposte no Google Meu negócio e nas avaliações dos clientes
  4. Crie conteúdos interessantes para o blog
  5. Considere o Google Ads para sua pequena empresa
  6. Crie conteúdo visual profissional
  7. Aposte no SEO
  8. Desenvolva campanhas de inbound marketing por e-mail
  9. Tenha foco na ação que mais funciona 
  10. Faça parceria com influenciadores locais

1. Pesquise os concorrentes e diferencie-se

A pesquisa de concorrentes é importante porque você tem que oferecer valor adicional no mercado. A Pesquisa Google é um ótimo lugar para começar. Você pode ver como seus concorrentes estão se posicionando e como estão anunciando. Avalie o site do seu concorrente e também as posições de SEO que ele se encontra.

2. Tenha um site móvel, que você possa mexer

Não adianta você ter um site que não seja funcional e nem móvel. Fuja daqueles sites que só o programador pode mexer. Uma pequena empresa que aposta no marketing digital precisa ter mobilidade em todas as suas ações, pois tudo pode mudar a qualquer momento.

3. Aposte no Google Meu Negócio e nas avaliações dos clientes

Sua reputação online como proprietário de uma pequena empresa pode ser o fator decisivo quando um cliente em potencial está procurando seu produto ou serviço. Felizmente, com o Google Meu Negócio, você tem um certo nível de controle quando se trata de gerenciar como as pessoas veem sua empresa. 


Deixe o seu perfil sempre atualizado. Peça a clientes e amigos realizarem avaliações positivas no Google Meu Negócio e crie conteúdos exclusivos na plataforma. Tudo isso vai te levar ao topo na sua região.

Alguns dos erros comuns a serem evitados no Google meu Negócio:
  • Listagens duplicadas
  • Configurando novas listagens desnecessárias após uma mudança de endereço
  • Uso indevido do nome da empresa, por exemplo, adição de mensagens promocionais desnecessárias
  • Não esqueça das avaliações

4. Crie conteúdos interessantes para o blog

O site é uma das principais oportunidades para sua pequena empresa ficar conhecida por meio de conteúdos que mostram seu talento, posicionamento e diferencial. Coloque a escrita de BLOG no seu cotidiano ou escreva pelo menos uma vez por semana. Temos um artigo que mostra como ficar em primeiro lugar do Google.

5. Considere o Google Ads para sua pequena empresa

O Google Ads é o caminho mais rápido para conquistar clientes rapidamente. Entretanto, para isso, você precisa ter um site estruturado para receber a visita desse público-alvo e convertê-los em clientes. 

Plano de Google Ads:

Estabeleça seus objetivos

Faça sua pesquisa

Defina o seu orçamento

Defina sua estrutura

Escolha suas palavras-chave

Seja relevante

Use mensagens fortes

Olhe para a foto inteira

Novo planejador de palavras-chave do Google

Um dos principais estágios ao criar suas campanhas de pesquisa do Google Ads é selecionar palavras-chave apropriadas. O Planejador de palavras-chave do Google foi atualizado na nova interface para ajudar nisso. Você consegue ter uma prévia do seu orçamento e de quanto tem que investir para quanto tem de retorno de acordo com o mercado. 

6. Crie conteúdo visual profissional

De nada adianta ter uma super campanha se quando o público-alvo chega ao seu site tudo está poluído e não gera a confiança para vender. Aposte alto em uma identidade visual forte e uma comunicação clara e objetiva.

7. aposte no SEO

As estratégias de SEO são os melhores caminhos para a pequena empresa que quer crescer de um jeito sustentável. São resultados de médio e longo prazo, mas que fazem a sua empresa se tornar as principais referências do seu mercado ou da sua localidade.

8. Desenvolva o inbound marketing por e-mail

Faça com que os seus primeiros clientes sejam a sua fonte de divulgação. Encante-os enviando informações e conteúdos relevantes sobre o seu mercado por email. Entretanto, tome muito cuidado com a frequência. 

10. Faça parceria com influenciadores locais

Aposte nas parcerias locais com influenciadores ou mesmo setores do mesmo ramo. Mas não gaste toda a sua fortuna ou energia com isso. Para ser uma boa parceria, isso precisa acontecer de forma natural.

Passo a passo para atrair clientes para pequenas empresas 

atrair clientes para pequenas empresas

Atrair clientes para pequenas empresas requer seguir um processo de construção de marca e marketing que inclui: identidade visual, construção de site, SEO, Google Ads e Mídias Sociais. 


Além disso, uma pequena empresa precisa ter uma avaliação criteriosa de onde vai empregar mais tempo e dinheiro para ações de marketing de empresa pequena, uma vez que o orçamento de marketing de pequenas empresas é quase sempre escasso e precisa ter um direcionamento certo. 


Contratar uma agência de marketing de empresas menores é um bom caminho, desde que você tenha claro os seus objetivos e a empresa de marketing de pequenos negócios entenda as suas forças e suas limitações na atuação do mercado. 


Abaixo um passo a passo de como fazer marketing digital para pequena empresa.

Identidade visual de pequenos negócios

Já falamos aqui da importância de ter uma identidade visual e uma marca forte para o seu negócio ser impactante mesmo sendo uma pequena empresa. Entretanto, não necessariamente você precisa sair gastando uma fortuna para a construção da sua marca tudo de uma só vez. 


Como o orçamento é pequeno, você pode construir sua identidade visual aos poucos. Primeiro você pode contratar um designer ou freelancer para criar um logotipo agradável com paleta de cores bem relacionadas ao negócio. Só isso trará um impacto interessante para as suas campanhas de marketing digital. 


Posteriormente, você pode criar outros elementos da sua identidade visual, como ícones, mascotes, personagens e até materiais impressos dependendo do seu negócio. Se você tem pouco dinheiro, não gaste seu orçamento de uma vez aqui, pois você vai precisar para todo o seu processo de marketing.

Sites de pequenas empresas

sites de pequenas empresas

Os sites de pequenas empresas precisam ter mobilidade para realizar alterações rápidas, pois de repente tudo pode mudar e você tem que estar preparado para isso. De nada adianta você ter um site que só o programador sabe mexer? O site precisa mudar a qualquer momento e a empresa de sites profissionais precisa oferecer isso a você. 


Basicamente você precisa entender a importância de ter um site qualificado na sua estratégia de marketing de pequenos negócios. Toda ação precisa de um destino, e quanto mais objetivo você for neste destino mais resultados você vai colher com isso. Muitas das estratégias de marketing de uma empresa pequena é, simplesmente, destinar o máximo número de pessoas do público-alvo para determinadas páginas do site. O resultado acaba sendo proporcional ao volume, de 1 a 10% de conversão.

Sites estratégicos

Seu site precisa ser estratégico e não um institucional bruto que não dá a informação que o seu cliente quer. É preciso ter diversas páginas de destino explicando cada produto ou serviço da sua empresa. 


É preciso entender que nem todos os visitantes de um site chegam pela página home do seu site. Muitos podem acessar seu site por uma pesquisa que leva a uma página específica.

Landing pages

Seu site precisa estar preparado para em qualquer momento você criar uma nova landing page para determinada campanha. Se a agência de desenvolvimento de sites não te der essa liberdade de criação após o site concluído, pule fora. É uma cilada, Bino!

Preparados para o Google

Seu site precisa estar preparado para que os robots do Google leiam e posicione o site nas melhores posições do ranqueamento de pesquisas. De nada adianta você criar um site que o Google não possa ler e rastrear.

Velocidade do site

Se o seu site não é veloz, as pessoas chegam até ele e saem rapidamente, aumentando assim a chamada taxa de rejeição. Quando isso acontece, rapidamente os mecanismos de buscas identificam a ponto de desclassificar o site das posições principais do Google. Portanto, tome muito cuidado com a velocidade do seu site.

Painel de controle fácil

Para qualquer alteração rápida, o seu site precisa ter um painel de controle que você possa mexer de um jeito fácil e rápido. As alterações não podem esperar quando se trata de sites de pequenas empresas em uma estratégia de marketing.

SEO para pequenas empresas

SEO para pequenas empresas

Apostar em uma estratégia de SEO para pequenas empresas não é uma tarefa tão complicada assim quando você conhece as técnicas e utiliza a tecnologia certa. O SEO para pequenos negócios é uma estratégia de marketing barata para pequenas empresas e completamente eficiente. 


Com o SEO de pequenos negócios você posiciona o seu site nas primeiras páginas do Google e não necessita de investimentos em anúncios para conseguir resultados. Além do mais, trata-se da estratégia de marketing digital de microempresas que mais traz resultados constantes. 


Outro ponto importante de uma estratégia de SEO de empresas pequenas é que as pessoas tendem a confiar mais em sites que estão na primeira página do Google. Assim, indiretamente, você gera um grande branding para sua marca e gera a confiança que um pequeno negócio precisa.

Como apostar no SEO de pequena empresa?

Para apostar em uma estratégia de SEO para negócios menores é preciso entender que os resultados são de médio a longo prazo, porém constantes e intensos após o período. Para otimizar o seu site para SEO você precisa ter uma boa tecnologia, uma boa estratégia de conteúdos divididos por títulos, escrever constantemente no seu BLOG e apostar em palavras-ves relacionadas ao seu negócio com a intenção de pesquisa.

Estratégia de Palavras-chave

Para construir o seu SEO com qualidade e que realmente traga o resultado a médio prazo que você deseja, aposte nas palavras-chave ideais para o seu negócio. Quando a gente fala de uma estratégia de SEO de empresas menores, a gente sabe que nem sempre o tempo é nosso aliado. Escolher as palavras-chave certas vão economizar um bom caminho. 


Por isso, separamos algumas dicas de palavras-chave no SEO de negócios pequenos para você avaliar como utilizar para sua empresa.

Palavras-chave de alta intenção

Palavras-chave de alta intenção são palavras e frases usadas pelos consumidores para sinalizar sua forte intenção de comprar agora, perguntar sobre um serviço ou uma decisão rápida que levará a uma venda.


Uma estratégia de palavras-chave de alta intenção é considerada a ação mais promissora e valiosa para conversão.


Para atrair novos clientes com esta estratégia, é sempre use palavras-chave específicas do produto ou serviço, como “melhor lente macro para fotografia da natureza”, ou “contratar uma assessoria jurídica”.


Para atingir a intenção do comprador no SEO, os termos e frases que as pessoas inserem nos mecanismos de pesquisa precisam estar nos títulos e nas primeiras linhas do seu conteúdo de SEO.

Palavras-chave informativas

Quando você gera um conteúdo informativo no seu site, o Google entende que você está sendo uma peça essencial para a melhor qualidade das pesquisas. Assim, ele passa a te apresentar mais vezes para as pesquisas relacionadas ao site ou ao seu BLOG.


As palavras-chaves informativas não trazem um resultado rápido nem direto, mas a estratégia traz constância e relevância para o seu site, o que acaba indiretamente gerando conversões sempre.


Para quem pensa a longo prazo, esta é a melhor estratégia para crescer consideravelmente nas pesquisas do Google e aumentar o volume de acessos do site de uma maneira única.

Palavras-chave de navegação

Essas frases-chave não levam os clientes em potencial a realizar uma compra rápida, mas elas informam que você pode oferecer uma solução para o problema deles.


Nesse estágio, os clientes usarão palavras-chave que incluem nomes de marcas, um nome de produto específico, um serviço especializado ou mesmo avaliações.


Alguns exemplos de palavras-chave de navegação:

“avaliações do produto X”

“advogado especializado em heranças”

“médico para cirurgia de tireoide”


As palavras-chave de navegação precisam ser os títulos dos seus conteúdos, entretanto, diferentemente de outras palavras-chave, o que o faz atingir as primeiras páginas é encontrar a melhor resposta para estas pesquisas.

Palavras-chave transacionais

Palavras-chave transacionais ou palavras-chave “compre agora” são termos e frases que têm a maior intenção do comprador por trás deles. O cliente está pronto e quer comprar, e a única dúvida agora é de quem.


Lembre-se de que, embora as palavras-chave transacionais fechem a venda, isso não significa que você deseja apenas classificar essas palavras-chave em sua estratégia de SEO.


É preciso argumentar no seu conteúdo ou página porque ele tem que comprar de você. Garantias, fretes, segurança, depoimentos, cases precisam fortalecer a sua comunicação, ou, caso contrário, ele simplesmente vai entrar e sair da sua página.


Exemplos de palavras-chave transacionais:

“melhor lugar para comprar um tapete”

“cupom de desconto para comprar tapetes”

“Tapete X: lugares seguros para comprar”

“Tapete Y original. Onde comprar? ”


Seu objetivo é encontrar palavras-chave que correspondam a cada estágio e, em seguida, criar conteúdo útil para incorporar essas palavras-chave.

Você faz isso para atrair seu público-alvo, convertê-los em compradores e atendê-los como clientes fiéis.

Importância da estruturação H1, H2, H3

Para atingir as primeiras páginas do Google, o seu site tem que estar com a codificação estruturado para que os robosts dos mecanismos de busca leiam e posicionem a página. Quando falamos de estrutura H1, H2, H3, H4, H5, etc, etc etc … falamos da sequência de títulos que você tem que usar de acordo com a importância de cada um deles. 


Se você reler este artigo, vai ver que ele segue uma lógica de importância, e que o nosso título H1 aparece apenas uma vez no topo desta página. 


H1 - Título principal 

H2 - Título que corresponde ao título principal 

H3 - Título que corresponde ao título H2

H4 - Título que corresponde ao título H3

H5 - Título que corresponde ao título H4

Google Ads para pequenas empresas

Uma campanha de Google Ads para pequenas empresas é o melhor caminho para quem precisa de resultados rápidos, o que é quase uma realidade de todos os micronegócios que não possuem fluxo de caixa nem capital de giro adequados. 


Com os anúncios do Google Ads, sua empresa consegue enxergar os resultados concretos em menos de uma semana. Entretanto, calcula-se que os resultados certos surgem após uma operação de 15 dias pelo menos, o tempo necessário para a otimização dos anúncios. 


Como falamos nos tópicos acima, para que a sua campanha de Google para empresas pequenas seja um sucesso, faça uma avaliação prévia pelo planejador de palavras-chave e descubra quanto o seu mercado investe e quantos clientes convertem. Alguns cliques lhe trarão este gráfico. 


Outro ponto antes de anunciar no Google Ads para pequenos negócios é ter um site qualificado para receber essa audiência. Tenha páginas específicas de cada produto ou serviço, e não desperdice dinheiro fazendo o visitante ir para página que ele não tem interesse ou se distraia com alguma informação.

Quais os tipos de anúncios de uma campanha Google Ads?

A estratégia que mais funciona para pequenas empresas no Google Ads é o anúncio na rede de pesquisa, que também é o mais barato e rápido de todos, pois pega o público-alvo pela intenção de realizar algo. 


Entretanto, ainda é possível anunciar nos parceiros do Google e varrer a internet apresentando a sua marca. Neste caso, anúncios na rede de display e anúncios de vídeos no YouTube são os mais comuns para um pequeno negócio.

Quanto investir no Google Ads sendo um pequeno negócio?

Com uma pequena empresa você tem que se planejar para realizar uma campanha de Google Ads por pelo menos dois meses. O valor de investimento é correspondente ao seu mercado e a estratégia de palavras-chave que você adotou. Em média, pelo de de R$1 mil a R$3 mil por mês. 


Se você tem um bom site capaz de receber esse público, os resultados são fantásticos.

É possível segmentar o público-alvo?

Sim! No Google Ads você pode segmentar o público-alvo por localização, renda, escolaridade, profissão e outras diversas estruturas para você acertar em cheio no seu target. Assim, você traz para a audiência do seu site apenas aqueles que você realmente tem interesse.

Como fazer o meu anúncio não aparecer para pesquisas fora do meu público-alvo?

No Google Ads você consegue fazer as otimizações dos anúncios dividindo as palavras-chave em amplas, correspondências de frases e exatas. Também é possível negativar palavras-chave para que o anúncio não apareça para pesquisas relacionadas.

Redes sociais para pequenas empresas

A esta altura do campeonato todo mundo já sabe a importância de estar nas redes sociais para divulgar uma pequena empresa. Porém, crescer um perfil corporativo no instagram ou no Facebook não é uma tarefa fácil. É preciso de muito conhecimento, tempo e persistência. 


Ao contrário do que todo mundo pensa, com as recentes atualizações dos algoritmos, uma boa estratégia de Google traz resultados muito mais rápidos do que as próprias mídias sociais, das quais você tem que estar lá, só precisa definir a intensidade e o foco. 


Sobre você focar nas mídias sociais ou no Google, sempre se pergunte se o seu produto está inserido no marketing de intenção ou no marketing de atenção. Se as pessoas pesquisam o seu produto, foque em Google. Se o seu produto é bom a ponto de prender atenção de uma pessoa na rede social, foque no seu perfil do instagram e outros. 


O grande problema das mídias sociais para uma pequena empresa é que, diferentemente do Google, as ações são temporárias e morrem rápido, e o tempo a se destinar a criação constantes é muito maior e mais frequente. 


Apesar disso, toda pequena empresa tem que estar nas redes sociais, mas do jeito certo.

Estratégia de redes sociais que funciona

Para ser frequente nas mídias sociais sem ter que desligar das ações do Google, vamos indicar uma tática que utilizamos em muitas contas pequenas. 


Quando você cria conteúdos longos para o Blog do seu site, você consegue fazer diversos recortes de um mesmo post. Muitas vezes, ao escrever um conteúdo explicativo no seu Blog, você tem com os recortes pelo menos uma semana de conteúdos. 


Já que você chegou até aqui neste artigo, se você acompanhar as nossas redes sociais nos próximos dias vai ver diversos recortes deste mesmo artigo no nosso perfil. 


Isso é apenas uma das estratégias de redes sociais que não deve ser abandonada, pois ela otimiza tempo e fomenta os seguidores de informações.

Estratégia mais rápida de redes sociais para conseguir clientes

Investir em tráfego pago de conversão ou visualização de página são as estratégias mais rápidas de redes sociais para conseguir clientes. Porém, em ambas as situações você tem que gerar criativos de anúncios impactantes para não desperdiçar dinheiro, e chamar atenção para uma proposta de valor da sua empresa. 


Se você escolher o público certo e gerar os criativos certos nestes objetivos de campanhas, há grandes chances de você conseguir resultados rápidos com pouco orçamento. Com pelo menos R$400 você consegue bons anúncios e bons clientes dependendo do seu mercado.

Como gerar contatos nas redes sociais

Se você tem um produto ou serviço segmentado, não há nada demais em você chamar o seu público-alvo no direct do instagram ou nas mensagens do Linkedin, por exemplo. Ser frequente em mensagens pode te ajudar a conseguir bons contatos. 


As práticas não são adequadas para produtos ou serviços com públicos amplos.

Em quais redes sociais devo apostar?

É importante você estar em todas as redes sociais, mas para uma pequena empresa é preciso ter foco naquilo que mais funciona pois, muitas vezes, não há braço suficiente para todas as ações. 


Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin e até TikTok são boas redes sociais para posicionar sua empresa.

Conclusão

consultoria de marketing digital para pequenas empresas

São muitas as oportunidades de investimento em marketing para pequenas empresas, porém os ruídos podem te tirar do foco e jogar tudo a perder. Não deixe de investir em uma boa marca e um bom site capaz de converter visitantes em clientes; depois gere ações de Google Ads, SEO e redes sociais, mas foque naquilo que dá mais certo. 


Escute mais a sua intuição do que os grandes gurus da internet, por exemplo. Cada mercado tem suas prioridades de marketing para agir, e fórmulas prontas nem sempre funcionam. 


Suas características e habilidades também vão direcionar para a melhor ação de marketing que sua empresa vai atuar. Teste muito e não tenha medo de errar. No fim, se você persistir, consegue grandes resultados.

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