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Data de publicação:

mai. 14, 2021

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A melhor estratégia de marketing digital para contabilidade

melhor estratégia de marketing digital para contabilidade
A melhor estratégia de marketing digital para contabilidade é a criação de conteúdos de SEO. Por se tratar de uma área que gera muitas dúvidas, os potenciais clientes estão constantemente realizando pesquisas contábeis, e o seu site tem que estar lá para informar e educar as empresas. 

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma estratégia de marketing para contadores que mais atrai os clientes sem gerar custos de anúncios. Uma simples pesquisa por “melhor contador perto de mim”, provavelmente trará uma série de escritórios de contabilidade nos resultados de pesquisa e no Google Maps.

Tudo isso significa que vários escritórios contábeis estão competindo pelos primeiros lugares para atrair mais clientes. Entretanto, no Brasil, ainda são poucos os escritórios de contabilidade que apostam nesta estratégia, e o Google acaba distribuindo conteúdos antigos por falta de novos. 

Em 2021, o Google atualizou o funcionamento dos algoritmos e embaralhou as cartas do jogo. Os contadores estão tendo uma grande oportunidade e a maioria ainda está dormindo neste caminho.  

Se você possui um escritório de contabilidade e quer chegar ao topo das pesquisas, implementar uma estratégia de SEO para atrair clientes é a melhor ação de marketing para contadores que você pode adotar. 

O que é SEO para escritórios contábeis?

SEO para escritórios contábeis

O SEO para escritórios contábeis é uma estratégia de pesquisa que envolve a otimização do seu site para pesquisas locais ou nacionais. Isso significa que, se alguém está procurando um serviço em sua área local ou alguma especialização com os termos como, por exemplo: “melhor contador em São Paulo”, seu site aparece nas primeiras pesquisas.


A técnica é essencial para escritórios de contabilidade no marketing digital, pois a informação leva a ação. E como todo contador sabe, o mercado de contabilidade oferece grandes profissionais e apenas aqueles que tem só um diploma. Oferecer informações valiosas fará você diferenciar-se de todo o resto. 


Nesta estratégia, existem dois componentes que vão de acordo com o seu objetivo como empresa. Se você quer conquistar clientes na sua cidade ou região, aposte em estratégias de SEO local. Se o seu modelo de negócio é por segmentação ou não importa a localização, aposte em SEO nacional.


É preciso sempre saber quais as principais oportunidades antes de agir. No SEO local, por exemplo, é menos competitivo tentar classificar para palavras-chave com os nomes da sua cidade ou região. Tem menos pessoas procurando por “contador no Rio de Janeiro”, mas também tem menos escritórios de contabilidade tentando se classificar para esse termo em comparação com “melhor escritório de contabilidade do Brasil”.


Abaixo citamos os principais componentes do SEO na contabilidade e como implementá-los em seu site.

Otimização de sites de contabilidade

A primeira etapa do SEO para escritórios de contabilidade é a otimização de sites, pois você precisará de um site rápido, funcional e compatível com SEO para atrair tráfego orgânico.


Se você já tem um site feito antes de 2021, este é o momento certo de atualizá-lo para as os novos algoritmos do Google. A partir de agora tudo é fator de ranqueamento, como links quebrados, velocidade de carregamento do seu site, palavras-chave de destino por meio dos títulos das páginas, entre outros.


Se você estiver construindo um novo site, certifique-se de que a sua agência de marketing para contadores entenda de SEO e possa projetar um site otimizado para mecanismos de pesquisa e para os usuários. Trata-se da base do seu marketing contábil, e se as estruturas falharem, a engrenagem falha também. Abaixo uma lista importante sobre isso.

Experiência Móvel

Estima-se que cerca de 70% das pesquisas do Google já são de dispositivos móveis. Isso significa que as pessoas usam smartphones e tablets para pesquisar serviços de contabilidade e, em seguida, visitam os sites que mais lhe interessam de qualquer lugar.


Atender as novas exigências é essencial e indispensável. É preciso criar um site compatível com textos claros, imagens de carregamento rápido e botões de ação diretos.


Concentrar-se na experiência móvel é um fator importante de classificação e também mantém os visitantes em seu site por mais tempo.

Criação de conteúdo contábil

Tome muito cuidado com o conteúdo do seu site. Lembre-se que você está falando com empresários e profissionais que não entendem os termos técnicos, e o exagero nesta comunicação faz com que o público se afaste rápido e aumente a taxa de rejeição - o que também afeta a classificação do Google com o tempo.


O conteúdo do seu site é o que diz aos visitantes o que você faz, como pode ajudá-los e como eles podem entrar em contato com você. Divida bem as páginas e conteúdos e sempre peça para que alguém leia antes de mandar ao ar para saber se o site está confuso.


Nunca se esqueça de utilizar as palavras-chave de pesquisas sempre no tírulo de cada página e durante o texto do seu site.

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o próprio Google Ads para encontrar termos que sejam relevantes para a área que você atende e os serviços que você oferece.


Além disso, você pode publicar artigos informativos que atraem clientes em potencial. É indispensável ter um BLOG dentro do seu site.

Google Meu Negócio para contadores

O Google Meu Negócio também se atualizou no último ano e a classificação no Google Maps passa a ser super importante para as pesquisas locais. Se você realizar uma pesquisa sobre escritório de contabilidade agora no Google, no mapa irão aparecer os mais próximos e mais preparados para você.


Os primeiros passos são gratuitos e existem vários campos onde você pode incluir seu horário comercial, serviços, endereço, número de telefone, URL do site, fotos de sua empresa e muito mais. Ao preencher completamente sua ficha do Google Meu Negócio, você pode superar seus concorrentes nas buscas.


O Google Meu Negócio também permite comentários de clientes, o que também ajuda na sua reputação e aumenta o número de cliques e até classificação.

Reputação e comentários

Avaliações positivas de clientes são fatores predominantes para aumentar a autoridade do seu escritório, além de auxiliar na reputação online e ajudar nas classificações nos mecanismos de pesquisa.


Considere que, se um cliente em potencial fizer uma busca por um contador e descobrir que sua empresa tem as avaliações mais positivas, ele vai preferir escolhê-lo em vez da concorrência.

Link Building e citações

O último componente do SEO Marketing de contabilidade é o link building - que envolve atrair links de outros sites para o seu.


Chamamos indicações de outros sites para o seu site como “backlinks”, que são diferenciados por importâncias. É como se fosse uma indicação de um cliente para outro, mas no caso o site é o componente confiável da história e uma boa fonte de informações para atrair uma variedade de links de alta qualidade para melhorar sua classificação.


Uma maneira de fazer isso é fazer parcerias com outros colegas ou mesmo clientes. É importante focar na qualidade e não na quantidade. Os melhores links irão ajudá-lo a impulsionar suas classificações e gerar mais tráfego para o seu site.

Agência de Marketing digital para contabilidade

Agência de Marketing digital para contabilidade

Nos somos uma agência de marketing digital para contabilidade especialista em Google. Somos uma das poucas empresas de marketing contábil a garantir resultados de site na primeira página do Google.


O SEO local é simplesmente uma das melhores estratégias de marketing contábil. Aposte nela com uma agência que tem as melhores estratégias de marketing de contabilidade. Entre em contato conosco e veja as oportunidades que oferecemos.

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