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Data de publicação:

fev. 18, 2022

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Marketing de conteúdo: Qual a sua importância para o Google?

Marketing de conteúdo: Qual a sua importância para o Google?

Marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair clientes, por meio de conteúdos relevantes que podem assumir diferentes formatos. Seu objetivo não é promover a marca diretamente, mas sim, atrair o público certo e oferecer soluções para eles.


Há muito tempo, o marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade, um investimento indispensável para qualquer tipo de negócio. Ou seja, para se comunicar com as pessoas, é preciso estar presente na internet.


Mais do que criar um site, perfil nas redes sociais ou enviar e-mails, a marca deve saber construir essa presença, ganhar a atenção das pessoas e se destacar em meio aos concorrentes.


Isso envolve a adoção das melhores estratégias para conquistar clientes, e uma das que mais se destacam é o marketing de conteúdo. Inclusive, ele é recomendado pelos maiores especialistas de marketing do mundo.


Essa prática caminha em direção aos interesses do consumidor moderno e transmite uma mensagem de confiança e credibilidade para a companhia.


Pensando em esclarecer melhor este tema, neste artigo iremos abordar o conceito de marketing de conteúdo, quais são suas vantagens e como montar um planejamento de conteúdos. Confira!

O que é marketing de conteúdo, afinal?

Marketing de conteúdo é uma prática de marketing que tem o objetivo de engajar o público-alvo do negócio e aumentar o número de clientes. Isso acontece por meio da criação de materiais relevantes e valiosos, que nutrem os usuários.


Por meio dele, a empresa atrai, envolve e gera valor, além de criar uma percepção positiva sobre ela mesma, o que ajuda a atrair mais oportunidades de negócios.


Companhias dos mais variados segmentos, como uma empresa de injeção eletrônica motor ap, investem nessa estratégia porque, hoje em dia, o consumidor moderno não se deixa levar somente por uma propaganda de TV.


A era da informação trouxe mais autonomia para as pessoas, ao mesmo tempo em que a internet possibilitou que elas interagissem com suas marcas preferidas.


O público também está mais exigente, e é justamente por isso que não se deixa convencer por qualquer anúncio ou propaganda. Hoje em dia, as pessoas querem saber tudo sobre determinado produto ou serviço antes de fechar negócio.


As empresas precisam tirar um pouco o foco das soluções que vendem e prestar mais atenção em seu público e nos desejos das pessoas.


O marketing de conteúdo serve justamente para isso, tendo em vista que seu objetivo é resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo para a audiência, fazendo com que a venda seja apenas uma consequência.


Além de abordar assuntos interessantes para o público-alvo, os materiais chegam até eles no momento mais oportuno, e é aqui que entra a importância de entender a jornada do cliente. 


Ademais, além de atrair a atenção das pessoas, também faz com que elas queiram compartilhá-los com amigos próximos.


Assim, ao longo do tempo, um fabricante de embreagem para ônibus conquista uma imagem positiva e a confiança dos consumidores.

Vantagens do marketing de conteúdo

Mais de 70% das empresas já investem na produção de materiais ricos e relevantes, que são publicados em diferentes canais digitais. Ao fazer esse investimento, as companhias têm acesso a muitos benefícios, entre eles:

1 - Aumenta o número de leads

Gerar leads é o objetivo da maioria dos negócios, mas isso só é possível por meio da publicação de conteúdos de valor nos canais da marca. Eles podem assumir diferentes formatos, como:


  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • Podcasts.


O marketing de conteúdo é uma estratégia sólida e orgânica, por essa razão, traz resultados de longo prazo, que aumentam o tráfego e o número de leads.

2 - Crescimento das vendas

Mesmo que o objetivo do marketing de conteúdo não seja vender nada, fechar negócio se torna uma consequência da confiança conquistada ao longo do tempo.


É por essa razão que o marketing de conteúdo é tão importante dentro do funil de vendas. Um fabricante de persiana rolô preta deve manter o foco na produção de conteúdo para guiar os leads durante as etapas do funil.

3 - Educa os consumidores

Às vezes, o público não entende muito bem o propósito ou como funciona determinado produto ou serviço. A criação de materiais valiosos ajuda nesse sentido, pois eles respondem às principais dúvidas dos clientes e orientam as tomadas de decisão.


Quando o conteúdo realmente tem boa qualidade, torna-se mais simples quebrar objeções e garantir a satisfação dos clientes. Isso acontece porque eles realizam a compra de maneira totalmente consciente.

4 - Maior engajamento com a marca

O engajamento é importante porque ele constrói um relacionamento próximo e constante entre a companhia e os consumidores.


Quanto mais conteúdos de qualidade uma empresa de aluguel caçamba entulho produz, mais ela consegue interagir com as pessoas e trabalha o engajamento.


É assim que uma marca conquista clientes fiéis e que vão recomendá-la para todos aqueles que pertencem ao seu círculo social.

5 - Aumenta o tráfego do site

O Google é o principal buscador usado pelas pessoas para pesquisar materiais relacionados aos mais variados assuntos.


Para qualquer empresa, a porta de entrada para novos clientes é o site institucional e o Google funciona como a ponte que faz a ligação entre os visitantes e essa plataforma.


O negócio que produz conteúdos relevantes consegue colocar seu site na primeira página do Google. Para se ter uma ideia, as organizações que investem em marketing de conteúdo possuem quase 3 vezes mais visitas em seus sites.


Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo assertiva, que de fato traga resultados.

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo

Antes de produzir seus materiais e publicá-los, um fabricante de ribbon etiquetas deve seguir um passo a passo para elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Entre as dicas, estão:

Conhecer os objetivos do negócio

É fundamental entender qual é o objetivo do negócio, pois isso mostra se, além do marketing de conteúdo, a marca precisa investir em outras estratégias e de que modo alinhá-las.


Outro ponto importante é compreender a identidade da marca e apontar o tipo de conteúdo que será criado e compartilhado.

Saber quem é o público-alvo

As marcas que conhecem bem seu público conseguem determinar o tipo de conteúdo que vão produzir, os assuntos que vão abordar, a linguagem aplicada, tom de voz, dentre outros aspectos.


Algumas companhias possuem uma gestão segmentada de clientes ou até mesmo uma lista de clientes potenciais, o que ajuda a começar a ter uma ideia das características do público.


Assim, uma empresa de salgados para aniversário também pode fazer uma pesquisa com os seus clientes atuais para desenvolver sua persona. Trata-se de um personagem semi-fictício, que representa o perfil do cliente ideal do negócio.


A persona deve reunir algumas características, como idade, gênero, profissão, estado civil, problemas, necessidades e até uma foto, para deliberar uma possível aparência.


Fazer o marketing de conteúdo em cima dessas características direciona melhor a estratégia e de quebra cria uma marca humanizada.

Escolher o tom de voz

O marketing de conteúdo ajuda a empresa a moldar sua personalidade diante do público. Ao escolher o tom de voz certo, a marca mostra que tem tudo a ver com o consumidor.


Por exemplo, uma empresa de lavagem de tapetes persas pode usar uma linguagem um pouco mais formal do que uma loja de roupas para adolescentes.


O tom de voz cria identificação entre o consumidor e a empresa ainda facilita a compreensão dos conteúdos gerados.

Criar um calendário de publicações

Ao saber quais são seus objetivos, quem é seu público-alvo, definir a persona e determinar o tom de voz, fica mais fácil saber quais assuntos serão abordados.


Só que mais do que começar a criar os conteúdos, também é vital criar um calendário para distribuí-los pelos canais da marca, seguindo sempre um planejamento.


O calendário vai ajudar um fabricante de troféu personalizado a ter uma visão clara acerca dos materiais que precisa produzir, o que não deve ser incluído no planejamento e em quais plataformas os conteúdos serão publicados.


Ter esse cronograma é essencial porque não faz sentido postar conteúdos a semana inteira no blog, e na semana seguinte deixá-lo desatualizado.


Além disso, o calendário traz mais consistência para as publicações e as pessoas saberão quando podem saber das novidades em seus canais.

Conclusão

Estabelecer um diálogo com os consumidores é muito importante para conquistar a confiança deles e influenciar em sua decisão de compra sem ser intrusivo.


Fornecer materiais de qualidade também mostra que o seu negócio entende daquilo que faz e está preparado para atender às demandas do mercado.


Para fazer tudo isso, a melhor estratégia é o marketing de conteúdo. Seu foco é entregar materiais de valor para as pessoas, esclarecer suas principais dúvidas, ajudá-las a resolver seus problemas e melhorar o posicionamento da marca perante os concorrentes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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