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Data de publicação:

fev. 21, 2022

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Especialistas em Marketing Google

Especialistas em Marketing Google

Os especialistas em marketing não descartam o Google como uma plataforma extremamente significativa para as estratégias de marketing digital. Isso porque, a cada segundo, cerca de 60 mil pesquisas são realizadas nesse buscador.


Além disso, todos os dias cada usuário da internet realiza, pelo menos, 3 pesquisas na plataforma. 


Esse levantamento mostra o quanto o Google está presente na rotina das pessoas e das empresas, e se ler um pouco mais sobre ele, vai se impressionar com a relevância dessa ferramenta.


Tudo isso deixa clara a importância do maior site de buscas do mundo para as técnicas de marketing digital. É por meio dele que as marcas conseguem colocar em prática várias estratégias.


O Google Analytics é apenas uma das ferramentas oferecidas pelo buscador, que trazem soluções essenciais para o marketing digital e até mesmo para o TI do negócio.


Organizações dos mais variados portes e segmentos conseguem construir sua presença digital por meio dele, melhorando seus lucros. É com ele que as empresas conquistam mais visibilidade e aumentam suas chances de vendas.


Neste artigo, vamos explicar a importância do Google para o marketing e por que as empresas precisam contratar especialistas dessa área. Confira!

Importância do Google para o marketing digital

Em primeiro lugar, é importante entender que o Google é muito mais do que um buscador, pois oferece um conjunto de ferramentas para as empresas se apoiarem e otimizarem seus resultados.


Um dos principais exemplos é o Google Meu Negócio, que ajuda empresas de pequeno porte a serem localizadas pelos clientes. Para isso, é preciso criar um perfil gratuito para se promover de maneira simples.


O Google Meu Negócio é voltado para companhias de vários segmentos, desde um fabricante de balança analitica e semi analitica, até os negócios do mercado de varejo. Essa plataforma disponibiliza informações relevantes para os usuários, tais como:



  • Site institucional;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone para contato;
  • Imagens da fachada e interior.


Essas e outras informações ajudam as pessoas a localizarem os negócios e ainda permite que eles compartilhem notícias, como lançamentos de produtos e serviços, promoções, entre outras ações para facilitar a interação com os usuários.

Os clientes também encontram um espaço para descrever sua experiência com a marca e compartilhar suas avaliações.


Quanto ao Google Ads, ele é utilizado para promover o negócio, inclusive por empresas que ainda não iniciaram suas campanhas de links patrocinados.


Para desenvolver uma boa estratégia, é necessário planejar o SEO do negócio, e a própria plataforma oferece ferramentas para este trabalho, como no caso do Keyword Planner.


Ele funciona por meio de uma vasta pesquisa de palavras-chave que estejam relacionadas com o tipo de negócio. A partir disso, é possível saber quais são as que possuem maior volume de buscas e assim segmentar bem os anúncios.


Ademais, a marca consegue encontrar sugestões de palavras-chave que melhoram ainda mais a produção de conteúdos.


Para encontrar assuntos relevantes e falar sobre temas que estão em voga, uma das ferramentas mais eficazes é o Google Trends. Por meio dele, a marca cria materiais com um apelo maior para a audiência.


A ferramenta os assuntos mais comentados do momento, com base em localização geográfica, período ou termo específico.


Dessa forma, uma empresa de retirada de entulho ensacado compreende melhor o que sua audiência procura, melhorando o conhecimento da marca perante o público-alvo.


O Google Search Console, por sua vez, serve para acompanhar o desempenho do site e das ações de marketing, trazendo informações relevantes a respeito da performance do portal.


Quatro métricas podem ser avaliadas, como número de cliques, total de impressões, CTR médio (Click Through Rate, ou taxa de cliques) e posição média.


Os profissionais de marketing utilizam o Google Search Console para acompanhar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e compreender a performance do negócio dentro do buscador.


Essa plataforma ainda garante que as páginas de um fabricante de bateria de caminhão sejam indexadas de maneira individual, o que potencializa os resultados.


Por fim, as companhias podem contar com o Google Analytics, sendo esta uma importante ferramenta de marketing que ajuda a analisar os resultados e o comportamento dos visitantes dentro do site institucional.


Por meio dela, é possível analisar o comportamento do usuário, desde o primeiro momento do acesso. Assim, o negócio descobre quais páginas têm mais acesso, quanto tempo as pessoas permaneceram nelas, número de conversões, entre outras informações.


Trata-se de um recurso muito abrangente, que oferece desde dados simples até opções mais avançadas, como análise do funil de vendas, número de conversões, e assim por diante.


Embora as estratégias de marketing digital tenham mais chances de sucesso com a ajuda do Google, não se pode descartar a necessidade de contratar especialistas em marketing.

Por que contratar um profissional de marketing?

Empresas de qualquer segmento, como uma de injeção eletrônica ap, precisam contratar especialistas em marketing Google por diferentes razões, e dentre as que mais se destacam estão:

1 - Economia de tempo

Mais do que construir uma boa presença na internet, é necessário que ela seja mantida, por meio de um trabalho regular e de qualidade. Se houver falhas nesse sentido, todo o resultado pode ser comprometido.


Por outro lado, se a empresa contrata um profissional de marketing digital, economiza seu tempo e não coloca em risco o planejamento estratégico, garantindo a construção de uma presença forte e consolidada no ambiente digital.

2 - Gerar leads qualificados

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), cerca de 126 milhões de brasileiros utilizaram a internet todos os dias em 2018.


Diante disso, um fabricante de chaves presenciais deve se concentrar em impactar as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente se sentiriam interessadas por seus produtos e serviços.


Contudo, no meio de tantas pessoas, pode ser difícil elaborar uma estratégia direcionada e que realmente seja compatível com a audiência desejada.


A melhor solução para isso é contratar um bom profissional de marketing digital. Ele sabe como criar estratégias direcionadas às características do público-alvo. A partir disso, fica mais fácil convencer as pessoas a comprarem as soluções oferecidas.


Ao mesmo tempo, ele é capaz de construir uma imagem positiva, que transmite credibilidade e profissionalismo para os consumidores.

3 - Comunicação próxima com o cliente

São os especialistas em marketing que vão estabelecer uma comunicação alinhada com a audiência da marca, por meio dos melhores canais e utilizando linguagem adequada.


Sabemos que hoje as empresas se veem diante de várias possibilidades para se comunicar com os consumidores, mas estar em todas as plataformas é um erro.


Por outro lado, ao contar com esse profissional, uma empresa de manutenção preventiva de ar condicionado consegue elaborar uma abordagem adequada em cada canal que utilizar.


Também é ele que vai assegurar as estratégias de SEO e garantir que as páginas da empresa apareçam sempre entre os primeiros resultados de pesquisa.

4 - Plano estratégico mais eficiente

Para que as estratégias de marketing digital funcionem, é crucial ser objetivo ao elaborá-las. Quando bem definidas, atingem o público ideal. No entanto, para chegar a esse resultado, o profissional de marketing leva em conta vários pontos.


Por exemplo, ele analisa os objetivos que a marca tem ao criar sua presença na internet, quem é seu público-alvo, quais são as métricas e indicadores-chave que precisam ser monitorados, quem são os concorrentes e quais canais serão usados.

5 - Crescimento escalável

Não existe uma regra que mostre quantos conteúdos uma escola de curso de conserto de celular deve criar, dentre outras fórmulas mágicas que os empreendedores procuram.


Na verdade, é de se desconfiar quando alguém diz que é possível fazer isso, afinal, um trabalho de marketing digital assertivo depende de um bom planejamento, estudos, testes e monitoramentos.


É dessa forma que a companhia tem acesso a ações eficazes e não corre o risco de cair em armadilhas, como a produção de conteúdos que não são direcionados ao público certo.


É claro que grandes empresas, como uma escola de curso de teatro infantil, tendem a produzir muitos materiais, mas não é a quantidade que define o sucesso delas.


Um profissional de marketing digital sabe escalar a produção de conteúdos, sempre mantendo a qualidade do que é produzido, respeitando os objetivos principais e procurando falar sobre assuntos do interesse da audiência.

Mas todo esse trabalho não é uma tarefa simples, visto que envolve planejamento, esforços constantes, alinhamento, entre outras necessidades que não comprometem a identidade dos conteúdos.

Conclusão

O Google oferece uma série de recursos importantes para que as empresas consigam se posicionar na internet e alcançar grandes resultados. Contudo, mesmo tendo em vista a sua eficiência, é necessário contar com um bom profissional.


Ele sabe utilizar essas ferramentas e consegue aproveitar melhor o potencial de cada uma delas, fazendo com que a sua marca obtenha retornos surpreendentes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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