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Data de publicação:

fev. 23, 2022

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5 dicas para não perder dinheiro no Google Ads

5 dicas para não perder dinheiro no Google Ads

Preparamos 5 dicas para você não perder dinheiro no Google Ads, e ainda otimizar suas campanhas. Acompanhe!

Pode parecer difícil identificar uma Ads, mas a verdade é que elas estão em quase todos os sites e blogs.


Basta reparar na caixinha que fica ali de canto nas páginas que entram, nelas se pode ver anúncios de várias coisas, muitas delas que talvez estavam suspeitosamente na sua lista de procurados a pouco tempo atrás. 


Dito isso, essas caixinhas são parte do Google Ads, uma maiores ferramentas de advertising (propaganda) que temos hoje na internet, das que ficam estampadas como um adesivo freezer na sua cozinha, isso se não for a maior.


Antes conhecido como Google Adwords, esta plataforma é extremamente essencial hoje em dia para colocar o nome da sua empresa nas primeiras opções de resultado de pesquisa do Google. 


O grande diferencial do Google Ads é que as empresas que anunciam podem se destacar para um público separado em vários segmentos.


Em outras palavras, isso não é só pagar para aparecer mais, é investir em visibilidade de primeira e que tenha relação favorável com o seu negócio de embalagem descartável para bolo, por exemplo.

1- Saiba o quanto você pode investir

Uma das maiores ferramentas da plataforma é a possibilidade de investir em anúncios pagos, aqueles que sempre aparecem primeiro na lista de resultado de buscas. 


O que, obviamente, é uma das ferramentas preferidas para as empresas uma vez que te fornece grande visibilidade, pois quanto mais alto você está na lista, mais chances você tem em alguém clicar no seu link. 


Entretanto, é importante lembrar que quando o assunto é Google Ads, só ganhar cliques no site do seu negócio de cobertura de vidro retrátil não é tudo.


Visto que você precisa esquematizar muito para poder chamar cliques que se tornem em possíveis clientes, que se tornem em conversões, pois só assim o retorno vem.


E preste atenção no seu investimento, não adianta você investir exorbitantes quantias se você não tem confiança sobre o retorno que isso vai gerar. 


Para saber como investir, é preciso ter um bom planejamento financeiro, não adianta ficar fazendo lavagem de tapete com vassoura, você precisa de um rodo. Você precisa de algo confiável. 


Definir perfil e objetivos de curto, médio e longo prazos e conhecer os produtos do mercado financeiro precisam ser pivô na sua busca, assim construindo assim uma boa planilha diversificada de investimentos.


Outro ponto importante de lembrar é que você precisa entender o que está fazendo, pois dessa forma irá investir para alcançar um retorno e não apenas fazer isto por fazer. 


Fique atento, pois o Google Ads é uma ferramenta que se modifica constantemente, além de acompanhar o mercado e a demanda, o que requer conhecimento e bastante força de vontade.


Sendo assim, o maior conselho aqui é que realize as suas contas direitinho, não tenha pressa.

2- Negative palavras-chave irrelevantes ao seu anúncio

O Google Ads trabalha com Pay Per Click (Pagamento por clique), ou seja, você investe pela possibilidade de cada clique que receberá em sua plataforma. 


A média de taxa de cliques em anúncios no Google, que se tem conhecimento, até o momento é de 3,16%. 


Um anúncio que está na primeira posição de pesquisa tem uma média de mais de 7% de taxa de cliques. 


Sendo assim, utilizando o marketing online que inclui o Custo por Clique é 54% bem mais sucedido na obtenção de leads, que são possíveis clientes.


Quando alguém faz uma pesquisa no Google por algo específico, as palavras-chave fazem todo o trabalho para levar a melhor opção de link para a busca, só que algumas vezes essas palavras podem acabar te prejudicando. 


Como por exemplo, se eu pesquisar por “curso de roteiro gratuito” aparecem alguns resultados sobre curso de roteiro, porém, que não são gratuitos. 


Imagina a quantidade de dinheiro que esses anunciantes estão perdendo por cada clique inútil que acaba gastando toda a sua verba.


A solução para esse tipo de problema é simplesmente encontrar as palavras-chave que não condizem com o seu serviço e vetá-las, para que o seu investimento seja bem utilizado em cliques que geram retorno. 


Para isso, observe qual termo não está agregando para sua campanha e vete-os. Além disso, verifique constantemente o retorno das palavras-chave patrocinadas.


Passando então a realizar o bloqueio de termos que não estão gerando o retorno desejado e invista mais nos que estão claramente expondo um melhor desempenho.


As palavras-chave são a porta de entrada para o seu link, então cuide bem delas, elas são o seu cartão de visita manicure em meio um oceano de empreendedores que, assim como você, estão trabalhando muito para ganhar visibilidade e subir anúncios.

3- Preste atenção em suas conversões

O seu site deverá ter o pixel de conversão do Google instalado, que monitora as conversões da sua campanha. 


A conversão é aquele possível cliente que acabou virando cliente e comprou o produto, ou seja, é o que vai mais te beneficiar nesse jogo, porque quanto melhor sua campanha melhor o rendimento seu e da empresa. 


Ter um bom relacionamento com eles é de suma importância para que o seu negócio dentro da web dê certo.


Dentre as conversões mais comuns que podem ser acompanhadas, temos como exemplo:


  • Usuários que preenchem formulário de contato;
  • Usuários que buscam ajuda pelo chat;
  • Compras feitas por meio de botão de pagamento;
  • Conversões de extensões de chamada.


Neste ponto é válido dizer que a observação é tudo, então esteja constantemente de olho no que está dando retorno e o que tem proporcionado maior saída.


Quais ações você pode tomar para que isso aumente, se esse cuidado não for tomado, é possível que você esteja perdendo grandes oportunidades de lucro e até perdendo dinheiro graças a algo bobo como falta de atenção.


Sendo assim, procure também arranjar outros tipos de conversões, pois quanto mais conversões possíveis, melhor, tendo em vista que esse é o foco, levar teu nome para trazer clientes.

4- Otimize seus anúncios

Não use apenas 1 anúncio em sua campanha, mas sim pelo menos 3 ou 4 anúncios diferentes. 


A cada semana, pause aquele anúncio que apresenta pior desempenho e faça uma variação daquele que está convertendo mais. Renove e inove e dê up nos que estão dando retorno. 


O foco principal de investir no Google Ads é a possibilidade da visibilidade do seu empreendimento de higienização de cadeiras subir com os anúncios. 


Portanto, o faça, aproveite bem o seu investimento, mais uma vez, preste atenção no que está dando retorno e o que não está. 


Foque nisso, porque ter anúncios com bom retorno aumentam o CTR (Click Through Rate ou Clique por Taxa, em português), da sua campanha e quanto melhor o seu CTR, menor a taxa dos anúncios. O que pode gerar uma bola de neve de bom lucro.

5- Estude a busca de seus clientes

Não adianta muito você ter vários anúncios, mas acabar não fornecendo o que eles procuram. Se você não fornecer o que é procurado os cliques não se tornarão em conversões e você acabará perdendo dinheiro.


É a mesma coisa que prometer uma janelas de alumínio e acabar dando uma janela de papel. Além de te prejudicar financeiramente, também prejudica a imagem da sua empresa, o que não é nada legal.


Observe também quem são os seus possíveis compradores e o que trás as conversões, porque eles são o seu maior alvo nessa corrida. 


Aqui vale ressaltar o fato de os seus clientes serem o seu principal objetivo, ainda mais fregueses que retornam e que compram seus serviços, por isso, os observe, os estude.


Para concluir podemos falar que se você quer crescer no marketing digital, você precisa se inserir na plataforma. Não dá para negar o poder que essa ferramenta possui. 


Sendo tão grande que qualquer tipo de empresa (pequena, média ou grande) adere a plataforma, com diferentes valores investidos. 


Cada investimento crescendo do seu jeito, dando tamanho reconhecimento, o que só confirma o fato de que o Google Ads gera retorno sim, você só precisa saber usar.


Não adianta muito você ter vários anúncios, mas acabar não fornecendo o que eles procuram. Se você não fornecer o que é procurado os cliques não se tornarão em conversões e você acabará perdendo dinheiro.


É a mesma coisa que prometer uma janelas de alumínio e acabar dando uma janela de papel. Além de te prejudicar financeiramente, também prejudica a imagem da sua empresa, o que não é nada legal.


Observe também quem são os seus possíveis compradores e o que trás as conversões, porque eles são o seu maior alvo nessa corrida. 


Aqui vale ressaltar o fato de os seus clientes serem o seu principal objetivo, ainda mais fregueses que retornam e que compram seus serviços, por isso, os observe, os estude.


Para concluir podemos falar que se você quer crescer no marketing digital, você precisa se inserir na plataforma. Não dá para negar o poder que essa ferramenta possui. 


Sendo tão grande que qualquer tipo de empresa (pequena, média ou grande) adere a plataforma, com diferentes valores investidos. 


Cada investimento crescendo do seu jeito, dando tamanho reconhecimento, o que só confirma o fato de que o Google Ads gera retorno sim, você só precisa saber usar.

Considerações finais

Para concluir todos os pontos que foram abordados neste conteúdo é importante lembrar que o Google Ads é uma das ferramentas mais úteis para os empreendedores online.


Sendo assim, utilizando os cinco pontos ilustrados aqui será mais viável o sucesso para quem ainda está iniciando sua experiência com todo o universo de advertising.


Eles servirão de base para estudos mais aprofundados na área de Ads, que deve ser pensada seguindo os conhecimentos já existentes sobre o público-alvo do empreendimento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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