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Data de publicação:

fev. 24, 2022

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Conheça as principais dicas para aparecer na primeira página do Google

Conheça as principais dicas para aparecer na primeira página do Google

Você já parou para analisar quais são os sites que aparecem na primeira página do Google? E o motivo deles serem os primeiros dentre milhares de sites? Afinal, indica-se que os primeiros resultados costumam ser os mais clicados.


Acontece que quando o assunto é o mercado digital, nada acontece de modo aleatório. As posições do Google acontecem de acordo com os critérios. Quanto mais você corresponder às normas exigidas, melhor será a sua posição. 


Por isso, as empresas realizam um trabalho árduo para que os seus sites fiquem entre as primeiras posições. 


Podemos comparar as 10 primeiras posições do Google com um ranking de uma corrida: os primeiros colocados ganham o melhor prêmio - no caso é o maior tráfego e, consequentemente, mais chances de vender seus produtos.


Entenda o motivo das empresas disputarem tanto os 10 primeiros lugares na página do Google.


Qual a importância de estar na primeira página?

Como já falamos anteriormente, as 10 primeiras posições são as mais disputadas, isso acontece porque raramente passamos para a segunda página durante uma pesquisa.


Sendo assim, se uma pessoa está procurando um determinado produto e ela encontrar em um dos primeiros sites, ela vai comprar.


Isso só prova que quem está em primeiro lugar tem vantagem, principalmente em relação aos que estão na segunda página em diante.


Na prática, uma empresa de software, por exemplo, deverá investir em estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo para que todas as vezes que uma pessoa pesquisar por
sistemas de crm gratuitos, o seu site seja o primeiro aparecer


Além de conseguir um tráfego melhor em relação aos concorrentes, estar na primeira posição contribui para o fortalecimento da marca, já que o nome da empresa fica sempre em evidência. 


Por isso, vale investir até em estratégias permitindo que você fique em primeiro lugar em temas que nem sempre vão converter o usuário para cliente, mas dos quais reforcem o nome da sua marca. 


Algumas estratégias incluir aspectos como produção de conteúdo ou criação de uma reputação pré-estabelecida entre os clientes, mas existem diversos outros critérios e técnicas a serem levadas em conta.

Estratégias para estar em primeiro lugar

Como vimos anteriormente, estar bem posicionado é fundamental para o sucesso do seu negócio. Acontece que os primeiros lugares são muito disputados, mas não significa que seja impossível posicionar o seu site desta forma.


Pelo contrário, com um trabalho bem feito é possível alcançar os primeiros lugares em pouco tempo. 


Para isso, é fundamental ser estratégico em todas as ações e tomadas de decisão. Sendo uma das estratégias a de SEO, que tem como principal objetivo posicionar o domínio de forma orgânica, ou seja, sem custo. 


Confira algumas das estratégias de SEO:

1. Use palavras-chave

Antes de aplicar qualquer estratégia, é fundamental que você compreenda quem é o seu público e qual é a sua “dor”.


Feito isso, é preciso fazer um levantamento de como essa pessoa pesquisaria para resolver o seu problema, ou seja, quais seriam as palavras que ela “jogaria no Google” para ter uma resposta satisfatória.


Usando o mesmo exemplo anterior, uma empresa de software precisa vender melhor a sua ferramenta
comercial crm. Através de termos e palavras levantadas, pode-se levantar algumas respostas para a reputação e fidelização:



  • Potencial cliente;
  • Dor do potencial cliente;
  • Critérios do potencial cliente para compra;
  • Principais motivos que o levam ao fundo do funil.


Diante dessas informações é preciso identificar como esse potencial cliente pesquisaria a solução.


Nesse caso temos duas vertentes, o potencial cliente que já sabe que precisa de um CRM e aquele que está procurando uma ferramenta qualquer para solucionar o problema. 


Por isso é preciso fazer o levantamento das duas vertentes. Por exemplo:


O potencial cliente que já conhece a ferramenta, provavelmente irá pesquisar por:
crm online free, crm para equipe comercial, crm preço ou sistema crm.


Já o potencial cliente que não sabe que produto deseja, tem grandes chances de pesquisar por: como otimizar o tempo da equipe, ter controle de dados da equipe, ferramentas para gestão e entre outros.


Com o levantamento das palavras-chaves é possível utilizá-las dentro dos conteúdos e em estratégias de linkbuilding para ser posicionado de forma mais rápida.

2. Tenha conteúdos otimizados

Sabemos que cada vez mais os conteúdos têm tomado um papel muito importante para os negócios em geral. Isso porque a informação se tornou a principal moeda de troca online.


Quando você entra em uma página e o site disponibiliza um ebook gratuito, logicamente você se interessa, mas para acessá-lo você precisa informar os seus dados.


Ou seja, a empresa acabou de comprar os seus dados em troca do conteúdo que ela produziu. 


Como isso te ajuda a ficar na primeira página? Toda a estratégia do Google gira em torno de um único ponto: proporcionar uma boa experiência para o usuário.


Com isso, o Google valoriza e entende a importância de um bom conteúdo, logo, ele favorece aqueles que o disponibilizam.


Pode-se dizer que os melhores posicionados são os conteúdos com uma boa escalabilidade, sem erros gramaticais e sem plágio.


Além disso, quando você usa uma palavra-chave específica, você tem chances de ficar bem posicionado todas as vezes que uma pessoa pesquisar por ela.


Continuando com o exemplo anterior, a empresa de software poderia criar um conteúdo otimizado utilizando a palavra crm gratis.

3. Invista em link building

Além das palavras-chaves e dos conteúdos, é fundamental investir em estratégias de link building. 


O link building é muito utilizado e tem como principal objetivo conseguir que outros sites insiram um link do seu portal no conteúdo. Explicando em outras palavras, direcionando um pouco do público deles para o seu website.


Além de direcionar e compartilhar o tráfego, o linkbuilding permite que o Google entenda que o site está sendo bem referenciado. 


Como exemplo, se um site que é referência no assunto de tecnologia colocar em um dos seus conteúdos a palavra crm online gratis com o link do site da empresa.


Através da palavra aplicada no conteúdo, o Google irá entender que esse é o melhor crm grátis, considerando que um grande site o mencionou e consequentemente, ele possuirá um pouco de sua autoridade.

Fique atento às mudanças

Você conferiu apenas algumas das inúmeras estratégias de SEO.


De toda forma, vale destacar que o mercado digital passa por inúmeras mudanças diariamente, ou seja, o que é regra hoje pode não ser amanhã.


Por isso, antes de adotar uma estratégia específica é importante consultar um especialista e se necessário contratar uma empresa que seja expertise no assunto.


Informações atualizadas são a forma mais eficiente de se criar estratégias funcionais.

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