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Data de publicação:

fev. 26, 2022

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Agência de marketing Google para empresas

Agência de marketing Google para empresas

O universo corporativo tem se mostrado cada vez mais dinâmico, assim como o mundo da publicidade e da divulgação sempre foi. Hoje em dia, o que isso mostra é a importância de contar com a ajuda de uma agência de marketing, que pode fazer toda diferença.


De fato, nos últimos anos o marketing vem se transformando, por razões e motivos que vão desde fatores macro culturais e comportamentais por parte das pessoas, até questões internas do mundo da compra e venda e dos negócios como um todo.


O fato é que, até os anos de 1990, quando uma pessoa precisava de algo como um motor de partida de caminhão, o que ela fazia era pedir indicação para outras pessoas, no boca a boca, ou esperava até ver um panfleto ou outdoor de anúncio na rua.


Basicamente, o marketing offline era 100% da realidade possível, então vivia-se dentro desses termos, sem poder conceber algo que fosse além dele. Contudo, na segunda metade de 1990 e nos anos 2000, esse cenário mudou radicalmente.


O que trouxe tantas diferenças assim foi o avanço da informática e do microcomputador, especialmente no que diz respeito à disseminação da internet. Hoje os smartphones, tablets e até os smartwatches (relógios inteligentes) fazem parte disso.


A pessoa pode realmente acionar o seu relógio inteligente para fazer uma pesquisa comercial por meio de comando de voz. Além de poder aparelhar esse dispositivo com o celular e torná-lo ainda mais dinâmico com o uso de mapas e GPS, por exemplo.


Assim, ao fazer a pesquisa de voz por algo como empresa de limpeza de piscina, em poucos segundos ela encontra centenas ou mesmo milhares de resultados. O que estiver mais perto, vai aparecer com destaque e como indicação mais interessante.


Diante dessa nova revolução digital, não podemos nos esquecer de que o Google tem um destaque maior do que qualquer outra marca em termos de motores de busca, embora em nosso país alguns também utilizem Bing, Yahoo! e Ask Brasil.


Mas foi o Google quem desenvolveu o serviço de excelência em termos de pesquisa, seja para uso pessoal ou profissional.


Isso graças aos seus algoritmos e parâmetros que posicionam nas primeiras páginas apenas os melhores resultados.


Por essa razão é que também tem se tornado cada vez mais importantes para um negócio aparecer na primeira página, o que por sua vez exige que ele encontre uma boa agência de marketing Google para empresas, tomando as decisões certas na hora certa.


Daí que tenhamos decidido elaborar este material completo sobre como essa dinâmica acontece, mostrando também a importância do Google hoje, a relevância do profissional de marketing e os benefícios que a agência pode trazer à empresa.


Aliás, um aspecto bem interessante disso tudo é que, atualmente, esse motor de busca evoluiu tanto que hoje ele já pode beneficiar qualquer modelo de negócio, seja para vender produtos no varejo ou anunciar serviços como limpeza colchão a seco.


Então, podemos dizer que se o interesse mais urgente e genuíno do leitor é mergulhar de cabeça em uma solução relativamente simples, que pode mudar radicalmente seus resultados comerciais, então basta seguir até a última linha da leitura.

Afinal, por que o Google?

Praticamente não deve existir uma pessoa que tenha acesso à internet e que nunca tenha ouvido falar no Google, haja vista que ele tem se tornado cada vez mais uma das maiores autoridades do mundo em termos tecnológicos.


Isso vale para seu motor de busca, mas também para outras aplicações como seu mapa, a caixa de e-mails da Google, os aplicativos de celular e tantas outras frentes. Mas a grande pergunta é por que isso aconteceu, será que essa marca deu sorte?


Alguns podem pensar que ela foi a primeira a surgir na área de motor de busca, e por isso cresceu mais que as outras. A verdade é que não houve nenhuma sorte, mesmo porque o Yahoo! já atuava quando o Google surgiu no mercado.


Basicamente, o que faz ele ser tão diferenciado é a sua cultura organizacional, bem como os algoritmos e parâmetros que revolucionaram esse mercado para sempre.


Antes, quando a pessoa buscava por algo como limpeza de fachada de vidro, os resultados vinham de maneira pouco dinâmica. Não havia a preocupação de mostrar apenas as páginas de estabelecimentos próximos, então podia vir algo de outra cidade.


Do mesmo modo, a anexação era feita com critérios como ordem de publicação das páginas, ou até mesmo por ordem alfabética. Ao passo que o Google surgiu e criou essa ideia de que o que deve aparecer é a página da loja mais próxima, e a melhor delas.


Ou seja, os algoritmos atuam como filtros ou como referências que todo mundo deve seguir se quiser aparecer com destaque. Quem não consegue ou não se esforça para cumprir esses parâmetros de excelência, acaba ficando de fora dos primeiros resultados.


Foi assim que o Google mudou completamente nosso modo de fazer marketing, obrigando toda empresa a se preocupar em aparecer nele, a ponto de que hoje existem profissionais e agências especializadas apenas em Google e nada mais.

Como esse buscador funciona

Outro modo interessante de compreender por que o Google é importante e como é fundamental contratar um profissional ou agência da área, é falando mais sobre seu funcionamento.


A grande revolução mencionada acima foi operada com base em ideias brilhantes, sem dúvida, mas sobretudo com apoio na Inteligência Artificial, cuja principal fachada hoje é a do machine learning (aprendizado da máquina), que torna tudo mais customizado.


Assim, quando uma pessoa pesquisa algo como rastreador para carro, se no dia seguinte ela fosse fazer outra pesquisa e escrevesse apenas “rastreador”, os resultados já iam ser canalizados para carros, e não para motos.


Ou seja, a máquina aprendeu qual é a principal vontade ou perfil daquela pessoa. Com isso, os níveis de customização e personalização de experiência têm chegado a níveis realmente surpreendentes, que tornam as pesquisas bem mais interessantes para cada um.


Diante disto, na prática, há dois aspectos mais importantes com os quais toda empresa precisa se preocupar, sendo o primeiro deles o das keywords, que são as palavras-chave. Elas precisam aparecer em vários locais da página, tais como:


  • Títulos do texto;
  • Primeiro parágrafo;
  • Título das fotos;
  •  URL da página;
  • Meta description.


Enfim, há alguns detalhes técnicos dominados pelo profissional da área ou pela agência que fazem com que o Google entenda qual é o assunto da sua página, ajudando a torná-la mais evidente nos resultados principais.


Outro fator importantíssimo é o dos links, também chamado link building, que é uma gestão de páginas com as quais a sua página se comunica, por meio dos famosos hiperlinks.


Assim, quando o cliente vai ler algo sobre recepcionista terceirizada, por exemplo, o que ele faz é ter uma experiência muito melhor, pois os links levam ou para outras páginas do seu próprio site, aprofundando o tema, ou para outros sites.


Naturalmente, os links mais pesados e mais importantes são os que levam para outros portais, sobretudo quando eles são referência na área e já contam com um bom posicionamento, o também que vai tornar suas próprias páginas bem posicionadas.

A importância do profissional

Até aqui já ficou clara a importância do profissional da área, já que as diretrizes de bom ranqueamento são tão exigentes ou técnicas, mas há outros motivos fortes para isso.


Por exemplo, o fato de que os algoritmos podem mudar a qualquer momento, além de que o Google não avisa quando isso vai acontecer, nem deixa explícita qual foi a mudança.


Então, se depois de alguns meses ou mesmo anos você conseguir posicionar bem uma palavra-chave como varais de teto, certamente não vai querer perder isso do dia para a noite, de modo que é preciso agir estrategicamente.


Como a correria da firma já é demais para qualquer dono conseguir tocar adiante, permanece sendo importante que um profissional da área do Google possa ajudar as empresas que o contratam, mantendo a conquistas e trazendo atualizações.

Os benefícios de uma agência

Além do profissional da área, uma vantagem que a boa agência de marketing focada no Google pode oferecer é a da customização e das garantias.


Primeiro que ela vai tratar seu site de salgados para festa infantil como algo único, em vez de você continuar sendo apenas mais um no mercado. Então essa customização já fortalece suas estratégias e faz você se destacar no seu segmento.


Segundo que você terá a chance de trabalhar com contratos e garantias legais que também tornam o processo bem mais leve, tranquilo e seguro. Sem falar que assim você cresce de modo sério e sólido, tornando sua marca realmente sustentável.

Considerações finais

Falar sobre o Google equivale a tratar de um futuro que já chegou, e por essa razão, quem não souber priorizá-lo vai acabar ficando para trás.

Com as informações básicas e dicas eficientes que apresentamos acima, qualquer um já consegue entender o papel do profissional e da agência da área, o que ajuda na hora de tomar decisões realmente estratégicas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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