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Data de publicação:

fev. 28, 2022

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Como colocar seu site em destaque na primeira página do Google?

Como colocar seu site em destaque na primeira página do Google?

Posicionar um site em destaque na primeira página do Google é uma ação cobiçada por empresas e criadores de conteúdo independentes, seja qual for a natureza de sua atividade. 


Afinal, o sucesso e a popularidade que este posto promete é o que atrai tantos concorrentes. 


Este artigo vai explicar dicas valiosas para melhorar o posicionamento de páginas da Web no Google, como o buscador funciona e quais critérios devem ser observados pelo administrador de um site.

O valor do Google para o comércio digital

O Google representa a maior plataforma de pesquisas na internet, responsável pela transição do uso corporativo e científico da rede para a comercialização doméstica de computadores, entre meados de 1980 até os anos 2000. 


Apesar de não ser o buscador mais antigo, o Google conseguiu ultrapassar barreiras de comunicação e estabelecer uma infraestrutura eficiente, atuante até hoje com poucas alterações. Hoje, a plataforma redireciona mais de 60% do fluxo online. 


Estar no topo dos resultados de busca aumenta as chances de geração de leads e conversão em vendas para as empresas, além de popularizar a marca, qualificar o consumidor e construir preferência.

Critérios para otimização de sites

Para oferecer produtos como álcool gel atacado no contexto online, é necessário criar um site responsivo. Com boa aparência e funcionalidade, sua interface deve estar de acordo com as preferências do Google. Essa otimização acontece por aspectos como:

1 - Entenda o algoritmo

A seleção de quais páginas aparecem nos resultados de busca do Google, assim como os critérios de ranqueamento, são regidos pelos algoritmos de indexação. Um algoritmo é uma sequência de comandos que executam uma ação objetiva, com entradas e saídas claras. 


O conceito de algoritmo rege todo o processo de automação, sendo ele empregado em todas as linguagens de desenvolvimento de software, seja para uso doméstico ou corporativo. Os algoritmos viabilizam todo o serviço prestado pelo Google. 


Um de seus recursos mais importantes e antigos, o PageRank é o algoritmo que define o nível de relevância de um site de acordo com as conexões internas e externas que um endereço virtual é capaz de fazer. Isso é chamado de link juice


Para aprimorar a seleção de conteúdo, após 2005, a marca lançou uma série de novos algoritmos que atuam em conjunto com o PageRank na seleção de links em uma pesquisa de injeção eletrônica fusca e outros. São eles: 


  • Hummingbird (2013): melhora a seleção de palavras-chave;
  • Pigeon (2014): otimiza a exibição de resultados usando a localização;
  • RankBrain (2015): melhora as recomendações de pesquisa relacionada;
  • Panda (2015): pune práticas “black-hat” de otimização; 
  • Penguin (2016): estabelece o ranqueamento página por página;
  • Fred (2017): regula a quantidade de anúncios por página; 
  • Mobile (2018): ranqueia a otimização para dispositivos móveis.


Os sites que ganham espaço na primeira página do Google devem cumprir os requisitos ideais de otimização elencados por todos os algoritmos listados. Por essa razão, estudar esses recursos é o primeiro passo no planejamento de qualquer estratégia.

2 - Valorize seus links internos

O link juice é marcado por todos os links associados a uma página, seja por menção direta do endereço em outro site ou pela referência estabelecida entre links relacionados de um mesmo site. Isso estabelece a prática de link building onpage


Quando o usuário chega ao site de uma empresa de
manutenção de ar condicionado de janela através da pesquisa por um tema relacionado no Google, ele pode ler um artigo, em um endereço específico, chamado, nesta sessão, de página de entrada.


A página de entrada deve não apenas manter o leitor por toda a extensão de seu conteúdo, como estimular a exploração de outras partes do site, como outros artigos ou páginas de catálogo. Para isso, é necessário relacionar um link a outro. 


Para valorizar seus links internos, estabeleça menções em um artigo para outro artigo relacionado, como um gancho para elucidação de um tema secundário a ele, sinalizando ao algoritmo, como um
precificador de gôndola, a relevância da página.

3 - Forme parcerias

Observando a valorização de links por outra perspectiva, estabelecer conexões externas depende da referência, de maneira voluntária, de outro site ou criador de conteúdo às páginas de seu site. Na maior parte dos casos, isso acontece através de parcerias. 


Estas devem ser buscadas de acordo com o tema e o público-alvo que o criador de conteúdo deseja alcançar. É recomendado buscar negociação com marcas, influenciadores ou profissionais independentes com um nível de influência um pouco acima do seu. 


A distância entre ambos, de qualquer forma, não pode ser grande demais. Desenvolva relações onde há benefício mútuo, aumentando as chances de acordo e fortalecendo marcas do mesmo nicho, tal como produtoras de
açúcar de confeiteiro.

4 - Saiba o que seu público procura

Para que uma campanha de impulsionamento para mecanismos de busca funcione, é necessário saber para quais resultados o conteúdo deve ser otimizado, ou seja, em quais perfis de pesquisa as chances de sucesso são maiores.


A internet favorece um patamar inédito de segmentação de público pela coleta de dados de sessão, isto é, o conjunto de movimentos, visualizações e atividades realizadas por cada usuário em cada momento em que utiliza plataformas online.


Essas informações são armazenadas e tratadas em centrais que analisam o tráfego, transformando o fluxo de acessos em gráficos e inferências legíveis ao usuário não habituado a conceitos da programação.


O próprio Google conta com a ferramenta
Analytics, gratuita, que permite o acompanhamento de um site de lavagem de poltrona em tempo real, com um painel de controle repleto de informações, como: 

  • Demografia do tráfego em cada página; 
  • Dispositivos e navegadores usados no acesso; 
  • Tempo de sessão; 
  • Páginas de entrada e saída; 
  • Taxa de rejeição; 
  • Fonte do acesso (redes sociais, busca, link direto).


O criador de conteúdo pode criar um perfil de cliente com base nesses dados, que já são fornecidos em seus números totais e com cálculo de média, em porcentagem. Esse perfil pode ser usado em qualquer estratégia de vendas.

5 - Invista nas meta tags

As meta tags são um recurso implementado pelo Google na quinta versão da linguagem de hipertexto, chamada HTML, usada na construção do site. Essa linguagem de marcação apresenta uma série de tags que definem onde e qual conteúdo será exibido na interface. 


A marcação em HTML divide uma página na web em partes: head (cabeça), main (corpo) e footer (rodapé). Além do título e logotipo do site, o head serve para a configuração de critérios básicos e algoritmos que vão ditar o comportamento do site. 


Nesta seção, são configuradas as meta tags, que indicam aos algoritmos do Google algumas informações extra, favorecendo a leitura do site e a indexação. Sites otimizados com o uso de meta tags ganham melhores pontuações no posicionamento dos resultados. 


As meta tags são diversas e servem para os mais distintos propósitos no site de uma empresa de serviço de guincho 24 horas. Abaixo, acompanhe uma lista resumida com os principais recursos:

  • Meta description: descrição da página para o Google; 
  • Title tag: indicação do título que deve aparecer no link;
  • Meta viewport: ajuste de escalas na exibição da interface; 
  • Meta property: define tipo de página e idioma; 
  • Meta robots: estabelece o tipo de indexação para o Google. 


Um site repleto de páginas com funções distintas, por exemplo, ou que lida com uma ampla seção de comentários, pode usar o recurso das meta tags para melhorar o mapeamento do endereço virtual como um todo, separando blog, catálogo e anexos.

6 - Diversifique suas páginas

O site é um promissor meio de criação de conteúdo, onde as opções são quase infinitas. Nele é possível publicar artigos, vídeos e fotos, estabelecer compras virtuais, incluindo o pagamento de produtos e a visualização de rotas de entrega, dentre muitos outros. 


Diversificar suas páginas é explorar todo o potencial que um site pode proporcionar a uma organização. Além disso, a multiplicidade de informações e ações concentradas em uma plataforma facilita a vida do consumidor e agrega valor ao endereço online.


Uma fornecedora de
bateria 60 amp pode usar o próprio site para negociar o produto, atender o cliente, resolver dúvidas e problemas, liberar documentos fiscais e estabelecer um canal para assessoria de imprensa.

7 - Otimize seu conteúdo

Este tópico aborda diretamente a otimização de conteúdo gerado para atrair o cliente ou fazer declarações e comunicados públicos, em nome da empresa. O modelo mais conhecido de otimização é o uso de palavras-chave, mas vai além disso. 


Com base no que foi descoberto pela pesquisa do usuário, mencionada neste artigo, construa um cronograma de temas que serão abordados com base no nível de interesse e no potencial de engajamento que o conteúdo pode ganhar em sua audiência.

Conclusão

Estar na primeira posição do Google é uma conquista importante para aqueles que aderiram ao comércio online. Além do maior número de acessos, os resultados de pesquisa na plataforma representam uma oportunidade para criar uma boa reputação. 


Os grupos de interesse das organizações buscam marcas relevantes, que sejam ouvidas e vistas, e que se mantenham coerentes com sua proposta. As estratégias de marketing digital voltadas ao Google unificam essas demandas com eficiência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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