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Data de publicação:

mar. 25, 2022

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Agência de marketing digital para site estratégico e intuitivo 

Agência de marketing digital para site estratégico e intuitivo

Se tem algo que realmente mudou de modo considerável nos últimos anos é o mundo corporativo, sobretudo na sua relação com o marketing digital. Um dos maiores sinais disso é a importância que um site tem hoje em dia, de modo crescente.


De fato, foi-se o tempo em que era possível contar apenas com o boca a boca e as indicações entre as pessoas. Atualmente, crescer em uma empresa é algo que passa por processos muito mais elaborados e complexos.


O próprio website da corporação já não pode se limitar a algo com um simples cartão de visitas online. Ou ainda, aquele tipo de página que só reflete o portfólio do estabelecimento, como se fosse um cardápio online.


Pelo contrário, quando uma empresa que trabalha com
campanha segurança do trabalho temática ou qualquer outro negócio real decide marcar presença na esfera digital, é preciso levar vários fatores em conta, alguns comerciais, outros estruturais.


Os comerciais dizem respeito ao fato de que um site pode impactar diretamente nas vendas e nos resultados mais práticos. Portanto, é possível e até preciso investir nele como veículo de divulgação, alocando parte do orçamento para seu desempenho.


Na prática, isso significa investir em desenvolvimento,
design, melhorias, atualizações e muitas outras frentes que vão para além do que se faz da porta para dentro. Como a própria questão de pagar para obter mais tráfego, algo essencial.


Para entender melhor esse ponto, basta comparar o site ou loja virtual com um estabelecimento físico. Se um comércio de rua precisa estar bem localizado para poder ser vista por muita gente e receber bastante clientes, com o site não é diferente.


Só que o tráfego da internet ocorre de modo distinto, dependendo muito mais das configurações e anúncios que serão feitos, do que simplesmente fazer algo como panfletagem ou anúncio em revistas e rádios.


Ao mesmo tempo, a performance de um site também pode ir muito além, como quando as páginas de uma firma que faz
aluguel de uniformes industriais aparece com destaque nos grandes motores de busca, a exemplo do Google, do Bing e do Yahoo.


Há outros buscadores, mas esses são os mais utilizados em nosso país, e os que mais trazem resultado, sobretudo no caso do Google. Assim, ao fazer anúncios ali, um site consegue muito mais tráfego e de maneira bem mais qualificada.


Também é nessa altura que surge a questão de contar com uma agência de marketing digital para manter seu site estratégico e intuitivo. De fato, boa parte dessas táticas são algo que se comunica com os motores de busca.


A própria questão de criar páginas intuitivas remete ao famoso SEO (
Search Engine Optimization), que é a “Otimização de Páginas para Motores de Busca”, como recurso que torna o site mais alinhado aos algoritmos e, com isso, bem ranqueado.


Afinal, se o seu site é intuitivo e tem uma navegabilidade melhor que outros, é justo que ele apareça com mais destaque nas buscas. Ao mesmo tempo, isso trará um resultado incrivelmente positivo para você e seu negócio.


Lembrando que, quando uma pessoa busca por algo como
higienização a vapor automotiva, a página apresentará resultados pagos e resultados orgânicos. Os primeiros ocupam o topo da página, os demais ficam logo abaixo e vão até o fim.


Como as táticas podem variar sensivelmente na hora de dominar um ou outro campo, é digno de nota que um especialista realmente pode ajudar e muito, como modo de conseguir fazer algo bom não só no curto prazo, mas também a médio e longo prazo.


Isso sem falar em outras frentes como a de padronizar o site, ou melhor, suas URLs, cujos parâmetros ajudam a rastrear e mapear o que gerou o tráfego de suas páginas. Isso é fundamental para se desenvolver, como veremos adiante.


Também vamos explicar, por sua vez, o tagueamento de sites, que ajudam igualmente a rastrear movimentações no seu site, no sentido de entender melhor como seus visitantes e compradores se comportam quando online.


Tudo isso entra naquela classificação de que “informação é poder”. Afinal, é isso que nos ajuda na hora de verificar quais estratégias e gastos valeram a pena, precisando continuar, e quais não foram bem, merecendo ser descontinuadas.


Neste sentido, já não faz diferença se estamos falando sobre um site de
impermeabilização de fachada ou de uma loja de roupas que vende seus produtos no atacado, pois qualquer segmento precisa de uma ótica assim.


Ou seja, todos precisam das estratégias que uma agência de marketing digital pode trazer. Por isso decidimos escrever este material aprofundando o tema, trazendo toda sua importância, bem como suas características e conceitos fundamentais.


Também vamos apontar os benefícios e vantagens de fazer isso, com exemplos práticos e bastante ilustrativos de segmentos e nichos de mercado realmente existentes, como modo de ajudar quem deseja colocar tudo em prática.


Desta forma, se o seu interesse mais imediato e urgente é o de entender de uma vez por todas como exatamente ter um site mais estratégico, intuitivo e otimizado, melhorando suas vendas, então basta seguir com a leitura até o fim do artigo.


Por que ter um site?

Além de tudo o que já foi dito, é preciso lembrar que há várias outras razões para criar um website próprio, inclusive como modo de apenas iniciar sua presença digital.


No fundo, o site vai precisar virar uma verdadeira plataforma digital, pois com o tempo, você vai expandindo para várias outras frentes igualmente indispensáveis e vantajosas.


Ou seja, uma
farmacia de manipulação que deseja digitalizar sua marca e se aproximar do público vai presenciar inserir esse fator em sua filosofia de trabalho, também chamada de cultura organizacional ou corporativa.


As demais frentes em torno do website podem incluir o seguinte:


  • Um blog próprio;
  • Uma loja virtual;
  • As redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Um aplicativo.


Enfim, o website é mesmo apenas um pontapé inicial. Outra vantagem inegável de sua parte é a questão do custo-benefício, pois o investimento é bem menor que uma loja física, que exige uma infraestrutura pesada.


Além disso, no caso do website, é possível enxugar e muito a operação, automatizando as funções para que elas operem 24h por dia, sete dias da semana, sem gerar gastos ou ônus a mais por essa razão.


O mesmo não ocorre se você depende de funcionários comparecendo dia a dia em uma loja, gastando água, energia e correndo o risco de haver, por exemplo, reclamações trabalhistas, extravios e afins.

O papel de uma agência

Ainda tem muito empresário ou gestor de empresas que não entende o papel da agência de marketing em tudo o que dissemos até aqui.


De fato, explorar o fato de que um website é bem mais em conta do que uma loja física com seus custos presenciais não significa dizer que o site possa se manter sozinho.


Na verdade, o departamento de vendas de uma empresa sempre vai precisar de pessoas especializadas e dispostas a operar as estratégias. 


Nesse sentido, a agência opera mais ou menos como um antigo vendedor ou consultor presencial que vendesse
bateria carro brazabrantes. Assim como o dono não podia vender tudo sozinho, vai continuar precisando de apoio profissional.


Além disso, a agência também oferece uma certa segurança em termos de resultados e metas, uma vez que é possível sentar com ela e fazer um planejamento muito mais cuidadoso, inclusive com exigências de retorno e de métricas.


Ao passo em que um planejamento feito apenas por pessoas não habilitadas, por mais que fossem bem-intencionadas, certamente acabaria ficando aquém e deixando a desejar.


Até porque, o marketing digital tem esse fator que é o da sustentabilidade. Ou seja, não basta acertar uma vez ou outra e fazer uma bolada, é preciso ter constância, pois ela vale muito mais do que um ou outro ganho esporádico.

Sobre a parametrização

Parágrafo NovoComo já referido, um dos aspectos mais estratégicos de um bom site é o da parametrização, que ajuda a rastrear de onde vem seus resultados.


Para entender melhor, basta imaginar o caso de uma
lavanderia auto serviço que decidiu fazer anúncios em várias frentes distintas, como dois motores de busca e duas redes sociais diferentes, tudo apontando para o site.


Como saber, ao final, qual foi a origem de cada resultado atingido? Somente parametrizando os links e URLs específicos de cada página. Sendo que, quando a agência faz isso, o resultado fica ainda mais profissional e promissor.


Mantenha tudo tagueado

Como vimos, outra grande função que a agência de marketing digital opera para manter seu site estratégico é a do tagueamento.


Com ele, um site da área de
biseladora de vidros pode ir além da parametrização, conseguindo rastrear também outros fatores fundamentais, por meio de tags que são implementadas em todo o site.


Assim, a agência de marketing digital consegue mensurar a assertividade das estratégias, o quanto intuitivo o site está e se isso tem feito com que os visitantes realizem aquilo que precisam para as vendas realmente aumentarem.

Considerações finais

Falar das funções de uma agência de marketing digital para ter um site mais estratégico, intuitivo e eficiente é algo muito importante.


Com as dicas e informações essenciais que trouxemos acima, fica ainda mais fácil entender como essa relação deve se dar e o que esperar dela no curto e longo prazo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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