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Data de publicação:

mar. 25, 2022

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Como usar o Google ADS para gerar lead

Como usar o Google ADS para gerar lead

O Ads para gerar leads é uma ferramenta que facilita o trabalho de captação desses clientes em potencial, sendo considerado um dos pontos mais importantes dentro do marketing digital.


Os leads são contatos que, em algum momento, demonstraram interesse pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa e desejam saber mais sobre eles. Por conta disso, representam uma oportunidade de negócio.


Existem várias maneiras de gerar esses potenciais clientes, como no caso da produção de conteúdos. O marketing de conteúdo orienta a produção de materiais ricos e relevantes, que são publicados no blog institucional.


Esses materiais esclarecem as dúvidas dos usuários e procuram até mesmo resolver alguns problemas, sem que para isso o visitante precise comprar algo.


Tal estratégia é muito eficiente, posto que além de atrair pessoas que podem ser convertidas em leads, também posicionam a marca como uma autoridade naquilo que faz.


Só que mesmo sendo muito eficiente, os conteúdos demoram muito tempo para trazer resultados, o que pode comprometer os lucros dos negócios que estão começando a gerar leads na internet há pouco tempo.


Os anúncios Ads (antigo Adwords) agilizam esse processo, e é pensando nisso que vamos explicar um pouco mais sobre o conceito de leads e o modo como essa ferramenta ajuda a conquistá-los.

O que são leads?

Os leads também são conhecidos como potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstraram interesse pelos produtos e serviços do negócio, deixando seus dados e informações pessoais em troca de algum material, como um e-book.


Quando isso acontece, a empresa pode começar a se relacionar com essa pessoa e inseri-la em seu funil de vendas, de modo que ela atravesse todas as etapas até que finalmente compre o produto ou serviço.


Ao fazer isso, um fabricante de bateria carro deve investir na gestão de leads, um trabalho que faz o negócio crescer, gerando novas oportunidades.


Quando falamos na geração de leads, nos referimos a um processo em que a empresa transforma visitantes em contatos promissores e que, ao longo do tempo, por meio da produção de conteúdos, se tornam cada vez mais relevantes.


Só que para fazer com que os usuários forneçam alguns dados, é necessário oferecer algo em troca, como outro conteúdo mais completo e que pode ser enviado em vários formatos, como:


  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Infográficos;
  • Textos;
  • Imagens.


Os anúncios também ajudam a gerar esses contatos promissores, mas antes de falar especificamente sobre eles, é necessário entender a importância de gerar leads.


Não é difícil encontrar a razão para esse trabalho, uma vez que esses contatos são fundamentais para uma estratégia de marketing digital.


Conforme uma corporação gera leads, utiliza ferramentas que ajudam a calcular o nível de engajamento e compreender em que etapa do funil essas pessoas se encontram.


Esse trabalho é conhecido como lead scoring e, por meio dele, uma empresa de higienização de estofados classifique seus leads e compreenda o quanto eles estão interessados, educados e envolvidos com as soluções.


Contudo, o trabalho de nutrição e qualificação desses contatos depende, primeiro, de estratégias para gerá-los, e uma das mais usadas atualmente é o Google Ads.

Como o Google Ads ajuda a gerar leads

Agora que você já sabe qual é o conceito de lead e a importância dele para os negócios, chegou o momento de saber como usar uma das ferramentas consideradas fundamentais do marketing digital para gerar esses contatos.



O Google Ads fornece 3 ferramentas para atrair contatos promissores para a sua empresa. São elas:

1 - Rede de display

Anunciar na rede de display nada mais é do que veicular seus anúncios em sites parceiros do Google. Eles aparecem em formato de banner e, quando trabalhados de maneira correta, geram leads qualificados para o negócio.


Entretanto, é fundamental escolher bem em qual site deseja anunciar, nesse contexto, a primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre seu segmento e escolher plataformas que sejam compatíveis a ele.


Por exemplo, uma empresa especializada em colocar portas blindadas pode fazer seus anúncios no site de uma loja de materiais para construção.


Da mesma forma, um nutricionista pode anunciar no site de uma academia, de redes de spa, entre outras possibilidades.

2 - Rede de pesquisa

A própria rede de pesquisas do Google é um excelente canal para vincular os anúncios, que vão aparecer entre os resultados de pesquisas feitas pelos usuários.


Geralmente, quando procuramos alguma coisa no buscador, encontramos entre as três ou quatro primeiras posições alguns links identificados como anúncios.


Quando isso acontece, é porque a empresa pagou para que o Google rankeasse sua página para determinada pesquisa, usando a palavra-chave escolhida na campanha.


Essa estratégia é muito interessante para uma empresa de entrega motoboy que conheça muito bem o perfil de seus clientes e que já tenha uma persona bem definida.


São organizações que conhecem o que os usuários procuram e conseguem atrair a atenção deles por aparecerem no topo das pesquisas.


Isso porque, quando o usuário procura sobre determinado assunto, pode ser que esteja interessado em comprar um produto ou serviço. No entanto, para impactar as pessoas certas, é fundamental escolher as palavras-chave certas.



Se a empresa investir nessa modalidade, pode direcionar o usuário para uma landing page, e a partir daí converter este visitante em lead.

3 - YouTube

Cada vez mais empresas percebem o potencial do YouTube como site de buscas, tanto é que, atualmente, ele só perde para o Google em termos de pesquisas na web.


Dependendo do ramo de atividade do negócio, os vídeos são até mesmo uma fonte de pesquisa recorrente, e uma prova disso são os tutoriais e dicas de faça você mesmo (Do It Yourself, ou DIY) que podemos encontrar nessa plataforma.


Por exemplo, um fabricante de porta automática residencial pode explicar como instalá-la, um assunto muito complexo para ser explicado apenas por meio de um texto escrito.


Quando a companhia faz um anúncio no YouTube, pode escolher entre 3 modalidades diferentes, sendo TrueView In-Stream, Descoberta Trueview e Não Ignoráveis.


O primeiro tipo são os anúncios exibidos no início, meio ou fim do vídeo, enquanto o segundo aparece no topo da página da pesquisa e o terceiro diz respeito àqueles que os usuários não podem pular.


Com exceção dos Não Ignoráveis, os outros dois tipos ajudam a indicar o interesse do usuário quando ele vê a propaganda até o final.


Para transformá-lo em lead, é necessário inserir um botão, conhecido como CTA (Call to Action, ou chamada para a ação), que vai direcioná-lo para uma página de captura. Ali, ele deve fazer um cadastro.


Para criar anúncios desse tipo e fazer com que a pessoa queira clicar no CTA, uma loja de acessórios bicicleta precisa criar anúncios interessantes e capazes de prender a atenção do usuário, do começo ao fim.


Também é crucial trabalhar em um material de qualidade e extremamente relevante, capaz de convencer o usuário a fornecer alguns dados sobre ele. Alguns dos mais utilizados são e-book, webinars, planilhas, dentre outros.


A landing page também precisa ser bem estruturada, pois somente dessa forma será capaz de atrair e converter o visitante. Por fim, a organização precisa segmentar seu público corretamente, para criar anúncios interessantes.

Importância do Google Ads para gerar leads

Usar o Google Ads para gerar leads contribui muito com as estratégias de marketing digital do negócio. Mas é vital ter em mente que o trabalho não termina quando o contato é conquistado.


Na verdade, a partir daí, uma empresa de adesivação de parede deve começar o processo de gestão de leads, para que assim possam ser convertidos em clientes.


O Google Ads é importante porque agiliza o processo de geração de leads enquanto as práticas orgânicas vão criando raízes e gerando resultados.


Outro ponto que merece destaque é o fato de que, geralmente, quando uma pessoa clica em um anúncio, pode estar bem adiantada dentro do funil de vendas.


Em outras palavras, às vezes as marcas nem precisam amadurecer essas pessoas antes da compra, pois elas já estão por dentro de seu problema e do modo como ele pode ser resolvido e querem apenas comprar o produto.


Para obter os melhores resultados com essa estratégia, uma empresa de arquitetura paisagista precisa apenas conhecer bem as características de sua audiência e determinar o tipo de anúncio Ads, além do que vai fazer para atrair leads.


A partir disso, consegue estabelecer contato com as pessoas certas, algo muito promissor para as estratégias de vendas para os lucros do negócio.

Considerações finais

O Google Ads é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes da atualidade, pois por meio dela sua empresa é capaz de anunciar os produtos e serviços nas melhores plataformas da internet e de maneira direcionada.


Ao impactar as pessoas certas, fica muito mais fácil estabelecer contato com aquelas que realmente podem se transformar em clientes, facilitando o processo de geração de leads.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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