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Data de publicação:

mar. 26, 2022

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Estratégias de SEO para gerar leads

Estratégias de SEO para gerar leads

Hoje em dia, há recursos e táticas de venda que nenhum empresário ou gestor de empresas pode ignorar, pois seria um erro imperdoável. É o caso das estratégias de SEO que, sem sombra de dúvida, são algo que podem mudar os rumos de um negócio.


De fato, podemos dizer que nas últimas duas décadas, o eixo principal da comunicação entre marcas e público-alvo acabou passando por uma verdadeira revolução. Trata-se da digitalização dos processos comerciais de venda.


Ou seja, o marketing digital acabou crescendo tanto que hoje já é igual ou maior que o marketing offline. É claro que sempre vai haver um
outdoor nas ruas ou alguém fazendo panfletagem e anunciando na televisão e no rádio.


Nem se trata de colocar o offline em detrimento do online. Afinal, quando uma empresa de
impermeabilização de estofado recorre a um desses veículos tradicionais, certamente ela vai obter algum resultado positivo que compense o gasto.


Contudo, reconhecer que o universo online tem se tornado cada dia mais importante é uma simples constatação, de modo que a empresa que não leva isso em conta com certeza vai acabar ficando para trás e perdendo oportunidades.


A maior prova disso é, justamente, a do SEO (
Search Engine Optimization), sigla em inglês para a Otimização de Páginas para Motores de Busca. Talvez alguns ainda não tenham ouvido falar desse termo, mas ele faz parte do dia a dia de todos nós.


É aquela rotina de abrir um grande motor de busca sempre que estamos pesquisando algo, seja para entender alguma coisa melhor ou cotar produtos e serviços. Os maiores e mais famosos que atuam em nosso país são o Google, o Bing, o Yahoo! e o Ask Brasil.


O primeiro deles, da Google Inc., é hoje uma das maiores empresas do mundo, não apenas na área de tecnologia e informática, mas como um todo. Em termos de marketing, também podemos dizer que ele se tornou a maior vitrine do planeta.


Na prática, isso quer dizer algo bem simples: quando um negócio de
bolsa de plastico personalizada deseja obter sua máxima visibilidade, o que ele precisa fazer é ganhar destaque nas primeiras páginas do Google, e isso mostra sua importância.


Quando falamos em geração de
leads, tal como anunciado no título deste nosso artigo, os buscadores se tornam ainda mais fundamentais, assim como a otimização de páginas do nosso site passa a ser imprescindível.


O que ela vai garantir é que nosso website esteja em dia com os parâmetros e algoritmos dessas plataformas de busca. Assim, ao cumprir esses requisitos, o buscador passa a ranquear nossos conteúdos com um melhor posicionamento.


De fato, aparecer na primeira página do Google é uma das melhores coisas que uma marca pode fazer nos dias de hoje, com isso conquistando desde autoridade para o seu negócio até vantagens comerciais práticas, que vão aumentar as vendas.


Por isso mesmo é que deliberamos sobre criar este conteúdo especial, focado totalmente na questão das estratégias de SEO mais promissoras e mais efetivas, como modo de gerar
leads de maneira séria, sólida, sustentável e assertiva.


Isso também implica mostrar como uma empresa de
iluminação apartamento linear precisa compreender alguns conceitos e características que podem ajudar e muito a empreender esse esforço, pois nem tudo são apenas dicas práticas.


Compreender, por exemplo, o valor que a otimização tem para os buscadores é algo que deve mudar a própria cultura organizacional da empresa, de maneira que ela passe a buscar a excelência na comunicação com seu público-alvo.


No fundo, só o que o motor de busca quer é priorizar os conteúdos mais originais e mais relevantes, para assim garantir uma boa experiência para seus usuários. Então, a empresa que ficar alinhada nesse sentido sempre sairá na frente.


Como todo empresário ou gestor de vendas está sempre atrás de conquistar
leads e contatos promissores, até como modo de manter a sustentabilidade da empresa, esse tipo de parceria com o Google e os demais se torna algo bastante vantajoso.


Além de mostrar os conceitos, as melhores dicas e até os benefícios, também vamos trabalhar com exemplos bem práticos e ilustrativos, baseados em segmentos ou nichos de mercado reais, que ajudam cada leitor a imaginar o conselho no seu caso a caso.


De fato, um dos pontos mais interessantes disso tudo é que atualmente os buscadores já evoluíram e se popularizaram tanto, que realmente podem ajudar em qualquer tipo de negócio, seja para vender
controle acesso ou para prestar serviços industriais.


Desta maneira, se o seu interesse como leitor é mergulhar de cabeça em dicas relativamente simples, que podem gerar um banco de
leads incrivelmente promissor e revolucionar seu negócio, então basta continuar com a leitura até o fim.

Por que fazer SEO?

Antes de tudo, é preciso deixar claro por qual motivo vale tanto a pena fazer SEO, o que implica aprofundar não só o que essa estratégia significa, mas um pouco de sua história.


Na prática, foi o Google quem revolucionou esse segmento, depois de criar os melhores algoritmos e de gerar as melhores experiências em termos de busca.


Antes deles, a indexação de sites em motores de busca era feita com base em ordem de publicação, ordem alfabética ou qualquer outro critério superficial.


De repente, eles tiveram a ideia de customizar a experiência, levando em conta o perfil da pessoa que faz a pesquisa, a localidade dela e, claro, os méritos de cada empresa que submete seu site aos parâmetros do buscador.


Assim, quando alguém procura por algo como antena coletiva para prédio, tudo isso é levado em conta, de modo que os resultados que aparecem para quem está em uma cidade são totalmente diferentes de quem está em um estado diferente.


Basicamente, os principais algoritmos são os seguintes:


  • Originalidade;
  • Link building;
  • Palavras-chave;
  • Navegabilidade;
  • Mobilidade.


Ou seja, esses são os pilares mais importantes dos buscadores e, portanto, são também o cerne de qualquer estratégia de SEO para a geração de leads de qualidade.


Ao cumprir esses requisitos, com as dicas que seguem adiante, qualquer marca consegue atrair mais gente, retê-las melhor e encantá-las para que comprem, gerando depois a famosa fidelização do cliente.


Assim, os leads que nascem como contato comercial promissor, evoluem para consumidores e, enfim, para defensores e fãs da sua marca. Tudo graças a essas vitrines digitais incríveis e à otimização de páginas para elas.

Sobre o marketing de conteúdo

Além das dicas já sugeridas até aqui, uma absolutamente fundamental é a da geração de conteúdos gratuitos, relevantes e de qualidade.


Isso entra naquela classificação que falamos de quando a empresa se torna uma espécie de parceira do buscador, entendendo que só o que ele quer é oferecer para seus usuários aqueles conteúdos que realmente possam ajudá-los na prática.


Para isso, o site de uma loja que presta serviço na área de
edredom lavanderia pode anexar um blog ao seu domínio, trabalhando as melhores palavras-chave de seu segmento, por meio de artigos que se tornem uma referência no segmento.


A geração de
leads começa a partir do momento que o leitor se sente beneficiado por aquele conteúdo, e deseja receber novidades e newsletters de sua página.

Crie um bom formulário

Você até poderia esperar que cada leitor interessado em seu conteúdo e sua solução mandasse um e-mail, mas há modos de encurtar o trajeto, pedindo os dados dele.


Por isso, criar um formulário de preenchimento com nome, e-mail e telefone é fundamental para seu SEO gerar mais
leads, o que também presta um serviço melhor.


Uma empresa da área de
despachante carros pode ir além e usar CTAs Call to Action (Chamada para Ação) para conseguir ainda mais cliques e leads.


Por exemplo, oferecendo algo em troca, como um
e-book ou vídeo explicativo gratuito, desde que a pessoa preencha o formulário.


Isso entra na parte de originalidade do conteúdo, pois você vai oferecer algo próprio, e também de navegabilidade, por tornar o site mais claro e objetivo.

Trabalhe o link building

Pouca gente sabe que esse termo significa “gestão de links”, mas todo mundo prefere um site cujas páginas explicam bem um assunto e ainda fazem links com outras que complementam o assunto.


Ou seja, você precisa de links internos e externos que enriqueçam a leitura dos visitantes. Isso vai posicionar melhor suas páginas e aumentar a relevância delas, gerando mais
leads e mais pessoas realmente interessadas.

Esteja em dia com as inovações

Por fim, além das palavras-chave, dos links, da originalidade e até da navegabilidade, é preciso ficar atento às novas tendências do digital.


Um exemplo incrível é o da mobilidade, já que hoje quando uma pessoa vai procurar algo como
copa terceirizada é bem provável que ela faça isso pelo celular, não pelo computador.


Então, sua otimização precisa levar isso em conta, criando páginas responsivas que se adaptam à tela do dispositivo móvel.

Considerações finais

Falar sobre estratégias de SEO para geração de leads é algo que simplesmente une duas frentes indispensáveis do marketing digital atual.


Com as dicas que demos acima, tornou-se ainda mais simples fazer essa otimização de suas páginas, e com isso conseguir os melhores
leads e contatos de pessoas interessadas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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