Layout do blog

Autor:

Data de publicação:

jun. 30, 2022

Siga o autor:

Google Ads para e-commerce: 3 dicas para montar uma campanhas de sucesso

Google Ads para e-commerce: 3 dicas para montar uma campanhas de sucesso

As plataformas e-commerce precisam investir em maneiras de divulgar seus produtos na internet de maneira rápida, segmentada e inteligente. Um dos maiores recursos para isso, se não o maior, é o Google Ads.


Trata-se de uma plataforma de anúncios do Google, utilizada para trabalhar campanhas de links patrocinados na web. A cobrança pode acontecer por cliques, dentre outras possibilidades, e os anúncios são exibidos em diferentes canais.


Todos sabem que o Google é a maior ferramenta de busca do mundo e possui a maior plataforma de anúncios da internet. Trabalhar com ele é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.


Muitas organizações escolhem divulgar suas campanhas em formato de links patrocinados, ou seja, são links que aparecem entre os primeiros resultados de pesquisa e potencializam o alcance da marca.


Embora seja muito eficaz e necessário, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a essa plataforma, mas para os sites de vendas, é fundamental conhecê-la e saber como utilizá-la.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito do Google Ads, explicar o que é um e-commerce e dar algumas dicas para criar anúncios de sucesso. Confira.

O que é Google Ads?

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que antigamente era conhecida como AdWords. Por meio dela, as marcas divulgam seus produtos e serviços na internet, de maneira rápida e eficiente.


O pagamento acontece por cliques, visualização de conteúdo ou qualquer tipo de interação com a empresa. A principal vantagem desse recurso é que a campanha é exibida no momento certo e para as pessoas certas.


Os potenciais clientes de um fabricante de bandeja rack servidor vão encontrar links patrocinados, toda vez que realizarem uma busca sobre o produto ou então quando assistem vídeos no YouTube e visitam sites parceiros.


Esta plataforma é a principal fonte de receitas do buscador e esse rendimento é uma prova de que é fundamental utilizá-lo, pois ele coloca o negócio em todos os lugares onde as pessoas navegam e realizam pesquisas.


As plataformas e-commerce precisam investir em estratégias de marketing digital completas, por isso, não podem excluir o Google Ads de seu planejamento. Mas para entender o motivo, primeiro é necessário compreender o conceito de e-commerce.

Entenda o que é e-commerce

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um modelo de negócios que estrutura seu processo de compra e venda na internet. As transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas digitais.


Só que ao contrário do que muitos pensam, o conceito de e-commerce está muito além de criar um site. Isso porque estamos falando de um empreendimento que possui uma estrutura de funcionamento diferente e totalmente relacionada ao digital.


Por exemplo, uma plataforma e-commerce que vende forro em drywall digitaliza integralmente os processos de venda e atendimento ao cliente. Por conta disso, automatiza outras áreas importantes, como:


  • Marketing;
  • Controle de estoques;
  • Finanças;
  • Gestão.


Esse modelo de negócios acaba facilitando e agilizando várias frentes e, consequentemente, tem um trabalho muito mais estratégico em relação à logística.


Também é muito comum que as pessoas confundam e-commerce com loja virtual. Só que o e-commerce envolve muitos processos comuns ao comércio, mas não se restringe apenas ao seu site de vendas.


A loja virtual é apenas uma parte do e-commerce, mas não o seu todo, isso porque também é possível vender pelas redes sociais, por e-mail, além de utilizar vários meios de divulgação que levam o usuário à loja.


Por vender e se relacionar com as pessoas pela internet, as plataformas de e-commerce precisam trabalhar muito bem suas estratégias de marketing digital, e uma das práticas que não pode ficar de fora é o emprego dos anúncios pagos.


Só que não basta apenas criar uma campanha e aguardar seus resultados, na verdade, quando se trata de Google Ads uma loja online de rádio comunicador deve saber montar uma campanha de sucesso.

Como montar uma campanha bem-sucedida no Google Ads?

O sucesso dos anúncios criados no Google Ads não são milagres ou sorte, na verdade, isso depende muito da maneira como são criados. Algumas dicas para ter sucesso com isso são:

1. Definir um objetivo

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é definir um objetivo para a sua campanha. Por meio dela, é possível gerar tráfego para o site, ampliar a visibilidade da marca, aumentar o número de conversões, dentre outras possibilidades.



Essa definição ajuda a planejar e direcionar a campanha de maneira assertiva, segmentar o público correto e determinar o orçamento que o negócio precisa para alcançar os resultados que deseja.

2. Saber escolher os lances

Outro ponto muito importante para uma empresa de construção de muro com vidro fumê é definir o lance, ou seja, o valor máximo que deseja pagar pelo anúncio.


O Google Ads funciona como uma espécie de leilão, onde os anunciantes oferecem o quanto podem pagar pela campanha. Para isso, é possível usar 3 tipos de sistemas de lance, tanto na rede de pesquisa quanto na rede display.


Uma das possibilidades é o custo por clique (CPC) e o anunciante é cobrado quando o usuário clica no anúncio, sendo muito utilizado em campanhas de tráfego com o objetivo de alcançar um grande número de visitantes.


O custo por aquisição (CPA), por sua vez, é uma modalidade em que o assinante paga toda vez que fizer uma venda, e é utilizado quando o propósito é aumentar as conversões.


Por fim, você pode optar pelo custo por mil impressões (CPM) e vai pagar toda vez que seu anúncio for exibido mil vezes, sendo a opção ideal para quem quer fortalecer a marca.

3.  Segmentar o anúncio

Ao anunciar pelo Google Ads, uma das maiores vantagens de um fabricante de suspensão hidráulica para carros é poder segmentar suas campanhas, ou seja, direcioná-las para o público certo.


Faça uma boa segmentação dos anúncios, considerando o perfil de cliente ideal do negócio e o objetivo da organização.


Supondo que o propósito seja recuperar carrinhos abandonados, uma boa dica é fazer uma campanha de remarketing para a Rede de Display. Com isso, é possível direcionar o anúncio para quem já visitou o seu site, mas não concluiu a compra.

Vantagens de anunciar no Google Ads

Não é difícil imaginar porque anunciar no Google Ads é tão vantajoso para os negócios. Dentre os benefícios trazidos por essa ferramenta estão:

Gerar Leads em grande escala

Hoje em dia, um dos maiores desafios das empresas é encontrar uma plataforma que seja capaz de gerar leads em grande escala. Por meio do Google, uma empresa de central telefônica de interfone conta com uma ferramenta altamente escalável.


É possível começar investindo pouco e aumentar os valores investidos, conforme os resultados vão aparecendo. Essa possibilidade torna a ferramenta muito eficiente para quem quer aumentar a visibilidade e alcançar mais leads.

Valoriza outras estratégias de marketing

Os anúncios no Google também servem como recursos para valorizar outras estratégias de marketing, inclusive as orgânicas, tendo em vista que todas precisam estar interligadas.


Por exemplo, por meio do remarketing é possível segmentar as pessoas interessadas em seu produto. Se o visitante já passou pela sua plataforma antes, os anúncios de seus produtos vão aparecer para ele em outros sites.


Automaticamente, ele vai se lembrar de uma empresa de lavagem de estofados de carros a seco e a campanha vai influenciar sua decisão de compra.

Aumenta o reconhecimento de marca

Antigamente, para aumentar o segmento de marca, era necessário investir em métodos pouco eficazes, isso porque era muito difícil mensurá-los, como no caso dos anúncios em jornais e rádios.


Eles eram caros e pouco compatíveis com as necessidades de outros tipos de negócios, como no caso das empresas B2B.

A publicidade digital trouxe muitas mudanças, principalmente por conta do Google Ads que mudou totalmente a maneira como uma marca pode ser divulgada.


Seus recursos possibilitam que a organização anuncie para o público, enquanto as pessoas procuram soluções na web.

Em outras palavras, um anúncio de rele de partida vai aparecer exatamente para o usuário que estiver pesquisando sobre isso.


Consequentemente, a marca consegue influenciar a compra o tempo todo, pois além dos resultados de pesquisa, as campanhas também podem aparecer em sites parceiros, aplicativos, no YouTube e até no e-mail.

Considerações finais

O Google Ads é a principal plataforma de anúncios pagos da internet e é inegável a importância dele para o e-commerce, um modelo de negócios que depende exclusivamente das estratégias digitais.


As práticas orgânicas são importantes, mas nenhum empreendedor deve descartar esse tipo de investimento para alavancar a empresa rapidamente. Com as dicas que demos aqui, você vai criar campanhas bem-sucedidas nessa plataforma.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo da KOP

Share by: