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Data de publicação:

mar. 27, 2022

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Estratégias de tráfego para conseguir as primeiras páginas do Google

Estratégias de tráfego para conseguir as primeiras páginas do Google

As estratégias de tráfego estão cada vez mais populares entre as empresas, afinal, quanto mais pessoas visitam um blog ou site, maiores são as chances de convertê-las em leads, também conhecidos como clientes em potencial.


A concorrência no mercado está cada vez mais acirrada, sendo por essa razão necessário destacar o produto ou serviço, ser cada vez mais reconhecido e despertar o interesse dos consumidores.


Gerar tráfego é uma maneira de conquistar tudo isso e, consequentemente, alavancar as vendas e o status do negócio no mercado como um todo.


As companhias podem investir em tráfego pago ou orgânico, pois enquanto ela paga por um para atrair de pessoas rapidamente, o outro leva um tempo para se concretizar, mas conquista resultados sólidos e ainda aumenta a credibilidade da empresa.


Contudo, há muitos gestores que simplesmente não compreendem o funcionamento das estratégias de tráfego, mas é importante conhecer por qual razão são elas que vão trazer mais visibilidade para a companhia e atrair oportunidades de negócios.


Se você também tem dúvidas sobre o assunto e quer esclarecê-las, leia este artigo. Vamos explicar o que é tráfego e apresentar algumas estratégias para conquistar as primeiras páginas do Google. Confira!

Tráfego: do que se trata?

O conceito de tráfego é bastante simples, pois diz respeito às visitas e visualizações que uma empresa recebe em suas páginas, como site, blog e redes sociais. Em outras palavras, é uma métrica que aponta os acessos recebidos, e seus tipos são:


  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego pago;
  • Tráfego direto;
  • Tráfego de referência;
  • Tráfego social.


Quando uma assessoria avcb investe em tráfego orgânico, gera audiência para seus canais de maneira gratuita espontânea. Para entender essa situação, considere as pessoas que chegam até uma loja virtual depois de fazerem uma pesquisa nos motores de busca.


Esse tipo de tráfego é considerado essencial para as empresas, e quanto maior ele for, mais chances o negócio tem de atingir seus objetivos. Além disso, a organização não precisa desembolsar para fazer investimentos em anúncios.


Trata-se de um bom volume de acessos naturais que gera autoridade para a marca. Também existem muitas vantagens em trabalhar o tráfego orgânico, como no caso do custo benefício.


O negócio não precisa gastar com muitas estratégias de marketing, o que acaba aumentando sua margem de lucro. Sem falar no fato de que, quanto mais visitantes são atraídos, menos o negócio precisa gastar para atrair clientes.


Outro ponto positivo do tráfego orgânico é que ele aumenta a relevância e a credibilidade da organização, e a melhor forma de atraí-lo é por meio das estratégias de SEO.


Sigla para Search Engine Optimization, este é um conjunto de práticas que tem como objetivo otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.


Por exemplo, se uma pessoa procurou por adestrador de cachorro no Google, encontrou como resposta links de empresas que investem em SEO.


Para trabalhar essa prática, é necessário que o site do negócio seja responsivo. O design responsivo é aquele que permite ao usuário acessar a plataforma por meio de qualquer tipo de dispositivo, como um smartphone ou um computador.


Os elementos se ajustam perfeitamente a qualquer tamanho de tela, garantindo uma boa experiência ao visitante. Existem muitas outras estratégias de SEO, como o uso correto das palavras-chave, produção de material relevante, entre outros.


Com relação ao tráfego pago, este é proveniente de anúncios pagos e que são veiculados no Google, Facebook e outras plataformas.


O tráfego direto diz respeito a quando o usuário digita o endereço do site ou blog da empresa diretamente na barra de navegação. É uma pessoa que já conhece o negócio e não precisa mais procurá-lo no Google.


Também existe o tráfego de referência, que nada mais é do que quando o usuário clica em um link em outra plataforma, como no caso de um blog, e é direcionado para o canal da sua marca.


Por fim, o tráfego social é proveniente das redes sociais e costuma acontecer quando o endereço da empresa na internet é inserido nas publicações.


Por exemplo, quando um fabricante de ar condicionado 12000 compartilha um conteúdo em seu perfil no Facebook, e junto com ele um link para ler o material na íntegra no site ou blog institucional.

Afinal, como conseguir as primeiras posições do Google?

Para estar entre os primeiros resultados de pesquisa do Google, uma das coisas que a empresa precisa conseguir é aumentar o seu tráfego. Nesse sentido, existem várias estratégias que podem ser aplicadas, como:

1 - Trabalhar com palavras-chave de cauda longa

Uma das estratégias de SEO mais importantes é saber escolher as palavras-chave que serão utilizadas nas páginas do seu canal e em seus conteúdos. Elas nada mais são do que os termos usados pelos usuários para fazer pesquisas.


Existem termos de cauda curta, que possuem apenas uma ou duas palavras em sua composição. As palavras de cauda longa, ou longtail, são aquelas que possuem mais de três palavras, como “empresa de construção civil residencial”.


Perceba que, ao usar uma palavra-chave headtail, a companhia de construção de residências vai disputar espaço nos resultados de pesquisa com aquelas que constroem prédios, galpões, pontes, dentre outras.


Mas ao usar um termo de cauda longa, ela torna seu conteúdo mais específico e voltado para pessoas que procuram exatamente aquilo que ela oferece.


Apesar de atrair uma quantidade menor de visitantes, esses termos atraem as pessoas certas e que realmente podem fechar negócio com a companhia.

2 - Investir em marketing de conteúdo

Uma das estratégias de marketing digital mais importantes é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de material rico e relevante para estabelecer uma comunicação com o público e atrair as pessoas.


Assim, uma gráfica especializada em banner impressão digital pode criar materiais em diferentes formatos para atrair visitantes e educá-los sobre seus produtos e serviços, aumentando o valor oferecido por suas soluções.


Tudo o que a corporação precisa fazer é criar conteúdos relevantes e relacionados ao seu mercado de atuação, que sejam do interesse do público.


Esses materiais podem ser textos, vídeos, infográficos, imagens ou qualquer outro tipo que colaborem com o conhecimento da audiência e sejam capazes de transformar o visitante em lead.

3 - Trabalhar com link building

Outro ponto fundamental para aumentar o tráfego e conseguir se posicionar melhor nos resultados de pesquisa é investir em link building, ou seja, a inserção de links internos que façam o usuário permanecer mais tempo dentro da sua plataforma.


Quanto mais tempo o visitante permanece dentro do site, maiores são as chances de conversão, além de convencer o Google sobre a relevância de seus conteúdos.


Mas lembre-se de que os links precisam fazer sentido dentro do conteúdo. Se você escreveu sobre climatização de ambientes, pode inserir um link que fale sobre a importância da manutenção do ar-condicionado, por exemplo.

4 - Investir em links patrocinados

Os links patrocinados aumentam as chances de converter leads em clientes, e uma das plataformas mais usadas para a sua criação é o Google Ads.


Trata-se dos primeiros resultados que aparecem quando fazemos uma pesquisa e que são identificados como anúncios.


Essa opção favorece a empresa porque destaca seu conteúdo em meio aos demais, sendo uma excelente alternativa para ganhar tempo, enquanto as estratégias orgânicas se consolidam.


Para uma confecção de baby doll, os links patrocinados também são muito vantajosos porque os anúncios são totalmente segmentados. Isso significa que eles seguem as características da sua audiência.

5 - Trabalhar o e-mail marketing

O e-mail marketing também é uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego do site ou blog. Além de fortalecer o relacionamento entre marca e consumidor, direciona pessoas para os canais da marca.


Por exemplo, se a companhia atualizou seu blog, pode inserir o link da publicação no corpo do e-mail, e quando o usuário clicar nele será direcionado para a página, aumentando, assim, o seu tráfego.

6 - Estabelecer relações duradouras

Quanto mais próximo o seu negócio estiver das pessoas que frequentam o blog ou site, maior será o tráfego dessas plataformas.


Você já sabe que os mecanismos de busca são excelentes plataformas para atrair visitantes, mas os clientes antigos podem ser mantidos e atraídos por meio de outras estratégias.


Exemplo disso é quando uma empresa de manutenção predial compartilha seus conteúdos nas redes sociais e respondem os comentários de seus seguidores. 


Essa interação aproxima o negócio do consumidor, ao mesmo tempo em que faz com que ele se interesse por seus canais.

 Considerações finais

Conquistar um bom tráfego é fundamental para angariar oportunidades em um mercado cada vez mais digital e em meio a consumidores tão exigentes.


Com as estratégias que mostramos aqui, a empresa terá mais facilidade para atrair visitantes e estabelecer um relacionamento duradouro e promissor com eles em seus principais canais. Isso faz o negócio crescer e se consolidar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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