Layout do blog

Autor:

Data de publicação:

mar. 27, 2022

Siga o autor:

4 dicas assertivas de SEO para pequenas e médias empresas

4 dicas assertivas de SEO para pequenas e médias empresas

SEO é uma das estratégias de marketing digital mais importantes da atualidade, senão a mais importante. 


Por meio dele, o negócio conquista um bom posicionamento nas páginas de resultados e atrai a atenção de usuários que podem se tornar clientes.


Suas estratégias são perfeitas para aumentar as conversões, e consequentemente, as vendas, algo muito importante para as pequenas e médias empresas.


Aliás, quando pensamos nessas estratégias para esse tipo de negócio, é necessário lembrar que a internet é um espaço muito disputado por organizações dos mais variados portes e segmentos.


Antigamente, essa disputa acontecia em canais tradicionais, como a televisão e o rádio, mas não havia espaço para os pequenos negócios por conta dos custos desse tipo de ação.


A internet mudou essa realidade, mas ao mesmo tempo em que é mais acessível, também é muito mais concorrida. A boa notícia é que os resultados aparecem não para quem investe mais, mas para quem sabe o que está fazendo.


O SEO é um exemplo clássico disso, e neste artigo, vamos explicar o seu conceito e quais são as principais estratégias dessa ação para pequenas e médias empresas.

Entenda o conceito de SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como otimização para motores de busca.


Como o próprio nome sugere, são ações que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.


Essas práticas ajustam os conteúdos de modo que eles satisfaçam os algoritmos dos buscadores e permitem que sejam encontrados facilmente pelos usuários.


A internet aumentou muito o consumo de produtos e serviços, desde roupas até contratações variadas, como de agrônomo paisagista. Isso fez com que o SEO se tornasse uma mina de ouro.


Suas ações possibilitam crescimento para os negócios e são totalmente digitais. A partir disso, a disputa que acontecia apenas nos meios tradicionais passou a acontecer nos canais digitais.


Hoje em dia, o principal objetivo das marcas é aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, visto que isso representa mais chances de conseguir a atenção do usuário.


A importância de um bom posicionamento fica ainda mais clara quando percebemos que os usuários não costumam passar da primeira página.


Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 75% das pessoas não visualizam a segunda página do Google. 


Além disso, outra pesquisa realizada pela Zero Limit Web mostrou que 67,6% dos cliques aconteceram nos 5 primeiros links orgânicos.


Investir em SEO é trabalhar com abordagens que aumentam o tráfego orgânico, além de ser uma excelente alternativa para os negócios que não podem investir em estratégias pagas, como no caso dos links patrocinados.


Essas práticas também ajudam a evitar a punição por parte dos sistemas de busca, mantendo a empresa sempre segura e acessível no meio digital.


Outro ponto importante e que vale a pena mencionar é a existência de dois tipos de SEO, conhecidos como SEO On Page e Off Page.


SEO On Page são alterações que um fabricante de adesivo para colagem braquetes fgm pode fazer dentro de suas páginas, tais como:


  • Definição de bons títulos;
  • Meta descrições;
  • Uso de imagens;
  • Mudanças na URL;
  • Heading Tags.


Essas e outras alterações acontecem dentro das páginas do canal institucional, por outro lado, SEO Off Page diz respeito a otimizações feitas fora do site, como backlinks, buscas diretas, menções, entre outros.


Só que para conquistar um bom posicionamento nos resultados de busca e aumentar o tráfego orgânico, é fundamental saber investir nas melhores estratégias de SEO.

Dicas de SEO para o seu negócio

Muitas estratégias de SEO são perfeitas para os pequenos e médios negócios. E dentre as que mais se destacam estão:

1. Saber escolher palavras-chave

Uma empresa, como no caso de um fabricante de aparelho esterilizador de ar, precisa saber escolher as palavras-chave certas para as suas páginas e seus conteúdos.


São termos usados pelas pessoas para procurar informações sobre assuntos de seu interesse. Quando a empresa usa essas palavras em suas produções, consegue atender às necessidades do público.


Para isso, é necessário fazer um mapeamento por meio de ferramentas específicas, pois elas ajudam a identificar o quanto alguns termos estão sendo disputados e o quanto podem gerar de acesso.


Mas, ao fazer esse levantamento, é necessário compreender os tipos de palavras chave que podem ser utilizadas. Existem as de cauda longa, que são mais específicas, e as de cauda curta, que são mais generalizadas e menores.


Os termos de cauda longa costumam ser compostos por mais de 3 palavras, e por serem mais específicos, conectam melhor o negócio com seu público.


Geralmente, quando o usuário pesquisa um termo muito longo, como “ar condicionado empresa de manutenção preventiva”, geralmente, já está pronto para fazer negócio.


Por outro lado, pesquisar por termos mais abertos e curtos mostra que o usuário tem interesse apenas em aprender um pouco mais sobre um assunto.

2.    Investir em link Building

O link building é uma estratégia muito importante para conectar as páginas, fazendo um trabalho coordenado para linkar as páginas que se relacionam entre si, com base em termos relevantes.


Por exemplo, se a empresa criou um conteúdo sobre determinado assunto, pode incluir, ao longo do material, um link que vai direcionar o usuário para um assunto complementar.


É uma forma de facilitar a navegação pelo site e entregar respostas cada vez mais completas. O Google, por sua vez, percebe que existe uma organização interna e posiciona melhor a página em seus resultados de pesquisa.


Mas, para investir em link building, um fabricante de bag box vinho deve respeitar algumas regras, por exemplo, inserir 3 links a cada 500 palavras.


Também é muito importante que a ordem faça sentido, colocando primeiro os mais relevantes, e para as palavras-chave mais importantes para a empresa, o ideal é linkar publicações completas e aprofundadas.


Se o objetivo é conquistar links externos, procure avaliar o nível de autoridade e credibilidade da plataforma que menciona o seu negócio.

3.    Garantir uma boa experiência ao usuário

Outro ponto muito importante é garantir que o visitante do seu site ou blog tenha uma boa experiência. O principal objetivo do Google é garantir uma excelente experiência aos usuários, portanto ele sempre vai priorizar sites que fazem a mesma coisa.


Para garantir uma boa experiência, ajuste a velocidade de carregamento das páginas, trabalhe em cima de uma boa navegabilidade, invista em um design responsivo e garanta a usabilidade da plataforma de modo geral.


Dessa forma, uma assistência técnica da weg para motores vai oferecer uma plataforma prática e simples de usar, contendo informações importantes, além de conteúdos fáceis de navegar.

4.    Criar conteúdos relevantes

Conteúdos de qualidade geram valor para o negócio, e mesmo que os algoritmos dos buscadores mudam muito ao longo do tempo, esta questão sempre vai permanecer a mesma.


Uma das principais estratégias de SEO é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais ricos e relevantes, focados nas principais dúvidas e necessidades dos usuários.


Para o Google, conteúdos de valor são muito importantes porque respondem aos questionamentos dos usuários. 


Portanto, a melhor maneira de conquistar a atenção dos buscadores e atrair visitantes é desenvolver materiais valiosos.


Um fabricante de assafétida para culinária deve garantir que eles sejam únicos e completos, além de totalmente focados nas demandas do público-alvo. O objetivo é fazer com que esclareçam dúvidas e apresentem soluções práticas.


Ao criar esses materiais, procure ensinar as pessoas sobre a sua área, inclua argumentos que querem objeções. É assim que a companhia instrui a audiência e oferece soluções para seu cotidiano.


Lembre-se de que o objetivo do marketing de conteúdo é ajudar a persona, por isso, o negócio deve tirar o foco de seus produtos e serviços e abordar temas importantes para as pessoas, adotando um tom de voz consultivo.


Além de prezar pela qualidade de seus materiais, uma loja de cortina blackout dupla deve variar o formato deles, ou seja, além de textos, procure criar vídeos, áudios e imagens sobre os temas trabalhados.


Isso facilita até mesmo na hora de distribuir os conteúdos nas redes sociais, tendo em vista que elas possuem características diferentes. Para saber como criar um material perfeito, estude a intenção de busca de seu público.


Por fim, essa produção precisa ser organizada e planejada, sempre levando em conta princípios importantes e boas práticas.

Considerações finais

Sendo assim, qualquer empresa que queira crescer na internet, aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa e conquistar muitos visitantes para seus canais institucionais precisa investir em SEO.


As estratégias orgânicas estão em alta e vieram para ficar, e seguindo as dicas que passamos aqui, pequenos e médios negócios vão conseguir estruturar melhor sua presença na internet e conquistar boas oportunidades de vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo da KOP

Share by: