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Data de publicação:

mar. 28, 2022

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4 Dicas de SEO para o Youtube

4 Dicas de SEO para o Youtube

A era digital revolucionou a comunicação, se antes as relações eram baseadas em anúncios por escrito, os vídeos hoje são essenciais para uma comunicação limpa, o SEO para o Youtube é o mecanismo para assegurar a entrega de conteúdos aos consumidores.


Para uma comunicação assertiva é importante ter em mente a necessidade de receptor e transmissor trabalharem em conjunto para que a mensagem seja transmitida e recebida com sucesso e os objetivos sejam atendidos.


Por isso, cabe ao transmissor compreender o linguajar de seu público e os canais de comunicação que ele se encontra, bem como cabe ao receptor ser transparente quanto ao entendimento e de fato estar atento à mensagem.


A comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, exige reciprocidade. Trata-se de uma relação de deve ser no mínimo bilateral para cumprir com seus objetivos.


Logo, as exigências que abarcam a comunicação tornaram necessária a diversificação dos mecanismos para que esta ocorra. 


Certamente durante a etapa de adequação e levantamento de comportamento, novas formas de se comunicar foram pleiteadas,


Se uma criança procura nas ferramentas de pesquisa por tutoriais de “higienização de poltrona do papai” tais ferramentas analisam os termos pesquisados e personaliza a entrega dos resultados de forma que contenha somente resultados de fácil entendimento.


Essa personalização permite não só que os conteúdos sejam entregues aos termos que mais se adequam, mas é a forma que a tecnologia impacta nos negócios. 


Com o avanço do marketing digital os negócios foram direcionados para plataformas online, sabendo da amplitude da internet e as vastas possibilidades de gerar renda, especialistas em tecnologia desenvolveram mecanismos para combinar interesses.


Isto é, as ferramentas de pesquisa hoje contam com tecnologias aplicadas para qualificar a entrega de conteúdos, de forma que os temas mais relevantes aos assuntos fiquem em posição de destaque para o consumidor de conteúdo e assim sucessivamente.


Mesmo no formato de vídeos, como é visto na plataforma Youtube, se o internauta pesquisa por tutoriais de instalação de persiana horizontal, por exemplo, as ferramentas analisam os conteúdos mais relevantes que correspondem ao que foi pesquisado e qualificam.


Essa qualificação é feita a partir de uma ferramenta chamada SEO.

O que é SEO?

Derivado do termo em inglês Search Engine Optimization a sigla SEO traduzida para o português diz respeito a ferramentas de otimização para mecanismos de busca. Seu uso é exclusivo do marketing digital com o objetivo de entregar conteúdos.


A entrega de conteúdos não é uma etapa simples, requer que uma série de fatores passem por verificações minuciosas, levando em considerações determinantes como:


  • Público-alvo;
  • Linguagem;
  • Meios de comunicação;
  • Tendências de mercado.


O SEO depende da realização de estudos de mercado e com o mapeamento das determinantes citadas, há a definição das palavras-chave que otimizam o processo de busca e entrega de conteúdos.


A ferramenta é de fácil adaptação a diferentes veículos, sendo aplicada tanto para conteúdos escritos em blogs ou vídeos publicados em plataformas como o Youtube.


Independente dos veículos em que foram publicados e seu formato, as palavras-chave devem ser definidas analisando o contexto das determinantes e a expectativas a serem supridas.


Um autônomo que trabalha com instalação elétrica passou a publicar vídeos no Youtube com o intuito de ensinar coisas básicas do dia a dia e divulgar seu trabalho. 


De forma simples, o autônomo entendeu que seus vídeos deveriam ser focados para pessoas jovens que não tem o suporte e tampouco gabarito em instalações elétricas para terem a autonomia em realizar atividades simples, como trocar um chuveiro.


Com isso, adaptou a linguagem do vídeo para torná-la de fácil entendimento e para o título e descrição inseriu termos que frequentemente poderiam vir a ser pesquisados por seu público-alvo, e assim atingiu seu objetivo.

Youtube e os negócios

A internet revolucionou os negócios de diferentes nichos, capacitando empresas pequenas que fornecem assistencia de iPhone a adotarem métodos assertivos para alavancar seus resultados igualmente multinacionais.


Não é possível desconsiderar que empresas de tamanhos distintos tenham resultados semelhantes, isso depende de fatores como capital social, investidores, captação de recursos, aceitação no mercado e orçamento.


Mesmo a não comparação de resultados sendo possível, é verdade que o mundo dos negócios tem sido mais democrático quanto ao acesso de mecanismos, respeitando a diversidade entre as empresas, porém dando acesso para todas.


O Youtube é a plataforma que permite a construção do relacionamento entre usuários a partir de vídeos, se popularizou por volta de 2009 por ter a presença de clipes musicais e dar a opção do pagamento em dólar aos criadores de conteúdo de acordo com o mérito.


Com isso, foi comum ver pessoas publicando conteúdos como tutoriais sobre atividades comuns no dia a dia como tutoriais de maquiagem e atividades do lar.

 

Por intermédio dos resultados positivos para pessoas físicas, o mercado se movimentou.


A virada de chave do mercado ao Youtube iniciou com apresentações de empresas, inicialmente apenas para facilitar a comunicação entre empresa e clientes. 


Uma empresa de câmera de segurança em Santana relata que começou dessa forma.


Hoje a mesma empresa conta com o marketing digital como uma de suas frentes de negócio, criando vídeos como estratégia de inbound marketing que é baseado na prospecção de informações ao público.


De fato o caminho ao sucesso não é simples de ser trilhado, exige constância e estratégias a serem definidas. 



Portanto, apesar de não ter uma fórmula secreta, algumas dicas podem facilitar esse caminho, incluindo o uso de SEO.

1. Estudo de mercado

O estudo de mercado é a forma de conhecer o público e saber como esse se comporta, com o levantamento inteligente de informações, os negócios podem ter um norte sobre quais palavras-chave utilizar e quais efetivamente têm mais chance de sucesso.


Considere que uma construtora quer conhecer melhor seu público na internet e decide fazer uma pesquisa para conseguir tal ato. 


Com o estudo direcionado corretamente foi possível definir os termos a fim de conseguir fechamento de contratos para a aplicação de asfalto borracha, sua principal frente de atuação.


O SEO antes de ser implementado exige um estudo para um planejamento prévio de estratégias.

2. Conteúdos atrativos

Semelhante ao procedimento para enviar cartas, os conteúdos no Youtube devem ter a clara definição de tema e pessoas a quem se referem.


A plataforma conta com o apoio de títulos, descrições e marcadores para fazer o bom uso daquilo que foi identificado no estudo de mercado. 


Para obter um rankeamento satisfatório, ou seja, uma entrega positiva ao público é preciso focar no desenvolvimento de um conteúdo de interesse no mercado. 


Estar antenado com as tendências é uma maneira de replicar modelos e personalizá-los de acordo com seu nicho.


Se um e-commerce identifica o aumento de tendências no uso de cortina blackout, certamente um conteúdo direcionado ao tema deverá ser criado.


Seguindo essa linha de pensamento o uso das estratégias deverá ser aplicado.

3. Ter acessibilidade

Com o apelo para a pauta de acessibilidade, o mercado reagiu de maneira positiva se adaptando para entregas que fácil entendimento e adequações a todos os públicos.


Uma gráfica que tem o trabalho focado em adesivo de vinil personalizado notou a importância em ter linguagem acessível no momento de apresentar seu produto aos consumidores. Por isso, readequou seu formato de vídeos.


Em adição, para possibilitar que mais pessoas pudessem fazer parte de seu quadro de espectadores decidiu inserir legendas nos vídeos. 


Assim, pessoas com pouco conhecimento técnico e dificuldade auditiva foram incluídas em seu escopo. Certamente ações como essa permitem um bom rankeamento de SEO.

4. Ouvir o público

Sem sombra de dúvidas os conteúdos devem estar alinhados aos interesses das empresas, no entanto, é preciso estar atento ao comportamento do público mesmo após a realização do estudo de mercado.


Saber se os conteúdos estão de fato agregando ou não irão fazer toda a diferença para que as expectativas estejam alinhadas e os resultados sejam atingidos.


Por isso, é válido pedir feedback dos espectadores e ainda dar foco para os comentários feitos nos vídeos, obviamente que somente críticas construtivas devem ser o foco, pois essas que efetivamente irão agregar.

Considerações finais

Sendo assim, compreendendo as mudanças no mercado e suas necessidades, portanto, é possível concluir que a horizontalidade no acesso às ferramentas tornou mais democrático a entrada de empresas em diversos nichos e tamanhos no marketing digital.


Apesar de soarem um pouco complexas, as estratégias SEO não são impossíveis de serem aplicadas. 


O apoio de especialistas vale para empresas que tenham disponibilidade em investir logo de início.


Porquanto para negócios que queiram “sentir” o ritmo antes de desembolsar um investimento com a contratação de serviços de assessoria, existem algumas dicas para organicamente adentrar no Youtube.


Entender o público, seu comportamento e a linguagem adequada são a chave para uma comunicação assertiva. 


Feito isso, basta personalizar os conteúdos para trilhar o caminho do bom rankeamento na internet.


Por fim, a constância deve existir, mesmo que as dicas sejam para agregar, as estratégias por si só não são capazes de trazer resultados repentinos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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